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Ushuaia de Moto em 19 dias - 10.490km


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Dia 6 - 333km - Villa Santa Lucia-CHI a Coyhaique-CHI

 

Hoje podemos dizes que o dia foi "punk"!! Conhecemos parte da famosa Carretera Austral, a Ruta 7 chilena, toda sua beleza e dificuldades. Devido às complicadas características geográficas do território, no qual predominam os Andes Patagonicos, lagos, turbulentos rios e a presença de campos de gelo, a rodovia está em permanente manutenção. Por outro lado, grande parte da rodovia carece de pavimentação. Sua construção iniciou-se em 1976 por ordem do Regime Militar, sendo um dos projetos mais caros e ambiciosos de todo o século XX no Chile. O trabalho dos membros do Exército do Chile habilitaria os diferentes trechos da rodovia ao longo dos anos 1980 permitindo a conexão da Patagônia chilena com o resto do país após anos de isolamento. A rodovia ainda não está completa e vários trechos são percorridos através de balsas. Questão de soberania nacional, alguns vilarejos só tinham acesso através da Argentina antes dessa estrada...

 

O trecho inicial, até La Junta, está em processo de pavimentação. Estão preparando o terreno para o asfalto, o que para nós motociclistas significa um pesadelo, rípio do grosso! Ou seja, muito cascalho solto, sem o "trilho" que tanto nos ajuda. Em determinados trechos, grandes "bolsões" de cascalho quase nos derrubavam, e frente ficava louca e a moto sai de traseira o tempo inteiro. Nessa condição, paciência e bom senso são fundamentais. Mão longe do freio dianteiro e da embreagem, marcha reduzida e sempre dando gás... impressionante como a moto "alinha" hehehhe sempre vale a máxima "NA DÚVIDA ACELERA!". A suspensão absorvia bem as imperfeições, óbvio que o curso da CBR é muito pequeno, não é adequado para isso então várias vezes "dava o batente".

 

Pra piorar, a chuva foi companheira constante, motivo pelo qual não tiramos muitas fotos. Devido ao mau tempo e neblina, não podemos apreciar a paisagem em sua plenitude... mesmo assim a Patagônia nos revelou alguns de seus encantos. São dezenas de riachos, montanhas, geleiras e lagos. A paisagem aqui chega a ser opressiva, a floresta densa nos "espreme" no meio da estreira estrada, como que para exigir respeito daqueles que ousam passar por ali.

 

A região é extremamente isolada de tudo, cruzamos por 2 ou 3 carros até Puyuhuapi e por 2 motos BMW. É interessante abastecer aqui, pois o próximo posto só em Coyhaique, coisa que não fiz. Essa região atravessa o Parque Queulat, 30km depois da cidade, é o acesso para o Ventisquero Colgante, glaciar suspensa que forma uma linda cachoeira. Como tínhamos horário para chegar à balsa em Puerto Ibanez, resolvemos seguir em frente.

 

Os últimos quilômetros de rípio são os piores, subimos vertiginosamente até quase encostar em uma montanha completamente coberta pela neve. O frio e a umidade estava acabando com nossas forças, mas seguimos firme! Finalmente, no trevo para Puerto Cisnes, o asfalto, para nós um benção!

 

A temperatura estava baixíssima, passamos muito frio. Felizmente a chuva parou e timidamente alguns raios de sol apareceram, e deu pra sentir as mãos novamente. O trecho até Coyhaique continua maravilhoso, chegamos na cidade em torno das 16h e entramos para abastecer. Eu havia anotado que seriam mais 60km até Puerto Ingeniero Ibanez, sendo que chegaríamos até as 17h a tempo de pegar a balsa para Chile Chico. Porém, a informação estava errada, são 120km.

 

Dessa forma, poderíamos arriscar ir até Puerto Ingeniero Ibanez na esperança de algum atraso da balsa ou ficar hospedado lá. Como não sabia nada a respeito do lugar, ficamos aqui mesmo em Coyhaique, cidade grande com estrutura e muito bonita, rodeado por montanhas.Dividimos um "Pisco" no posto e fomos procurar hospedagem. Em meio a algumas manobras, um dos integrantes caiu parado (efeito do pisco???) o qual não posso revelar a identidade pela ética motociclista hehehhe. Achamos uma excelente opção de cabanas (http://guiamotoviajante.blogspot.com.br/2014/01/chile-coyhaique-cabanashostel.html) e aproveitamos para deixar as motocas em dia, tirar o barro do radiador, lubrificar correntes e etc. A propósito, a carretera Austral levou mais um parafuso do meu para-lamas e o arame, sendo que tive que descarta-lo pois estava roçando no pneu já. Fiquei sem protetor de corrente. VAMO QUE VAMO!!

 

Resumo do dia: 333Km, sendo 170km de rípio

Média Consumo: 18,4 Km/L

Média Gasolina: R$3,95

 

MAIS FOTOS: http://www.aduaneirosmc.com.br/2014/01/dia-6-333km-villa-santa-lucia-chi.html

 

[googlemap]https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=embed&saddr=Ruta+235&daddr=Coihaique,+Coihaique,+Chile&geocode=FQacaf0dnMKv-w%3BFTSpSP0dE120-ym3bGB6cNnyvTGBpS8FjZGFRQ&aq=0&oq=coyha&sll=-43.397065,-72.016754&sspn=0.96692,2.04071&hl=pt-BR&mra=ls&ie=UTF8&t=m&ll=-44.496505,-72.290039&spn=4.701837,6.591797&z=6[/googlemap]

 

 

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Glaciar, Ventisquero Colgante, Queulat

 

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Rípio do grosso na Carretera Austral

 

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e a garupa segue firme!!

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Dia 7 - 588km - Coyhaique-CHI a Gobernador Gregores-ARG

 

Saímos 8h de Coyhaique com objetivo de chegar as 10h em Puerto Ingeniero Ibanez, o horário da balsa segundo informações. Seguimos pela Ruta 7 (Carretera Austral), e não podia ser diferente, por paisagens incríveis. Logo se entra no Parque Nacional Cerro Castillo, belíssimo, parece que estamos no Canadá ou Europa, cena de filme. Extremamente frio, um chuvisco chato nos acompanhou e os raios de sol teimavam em não sair, acredito que pegamos perto de 0° no parque, pois estava quase congelando.

 

Importante observar nas rutas chilenas daqui, que para seguir na ruta 7 é preciso fazer algumas conversões. É contra o nosso instinto, a teoria é que seguindo sempre em frente continuamos na mesma rodovia, mas aqui é necessário fazer algumas conversões para seguir o caminho correto. A dica então é seguir as placas, e não nosso instinto...

 

Na saída do parque, começa um trecho de descida, uma espécie de Caracoles... bela visão da estrada. E tão logo se chega no fim da descida, saímos da Ruta 7 e dobramos a esquerda, em direção a Puerto Ibanez. Dessa forma, cortamos um trecho de cerca de 300km de rípio, um dos mais belos, mas consideramos que seria abusar das nossas motos, que já estão fazendo muito mais do que se espera delas.

 

Chegamos na cidade, e grata surpresa, é uma cidade muito limpa, organizada. Isso sem falar do Lago General Carrera, de cor esverdeada. Acabamos chegando cedo demais e aproveitamos fazer um "desayuno" em um hotel da cidade, muito bom!!

 

Por fim, embarcamos na balsa, o custo é de 6000 chilenos a moto e mais 1000 cada tripulante (não tenho certeza absoluta dos valores). A travessia leva 2hs e desembarcamos em Chile Chico (destino planejado do dia anterior) e daqui seguimos em direção a fronteira argentina (Los Antiguos). A aduana foi rápida, o sol já estava firme quando olhando pra trás, uma tempestade forte se aproximava. Vento descomunal, pensei PQP, é chegar perto da Ruta 40 começa isso?? Colocamos as capas e enrolamos o cabo, felizmente a tempestade ficou pra trás. Abastecemos e almoçamos em Perito Moreno.

 

Aqui, fizemos a primeira alteração de roteiro da viagem, a ideia inicial era contornar a 40 e seguir pelo litoral (Ruta 3), porém conforme informações do nosso experiente amigo Gedson Frasson (http://gedsonfrasson.blogspot.com.br/) que havia feito a "40" algumas semanas antes e de Biz(!!!) poderíamos ir tranquilamente, pois está quase tudo asfaltado. Perguntando para o pessoal, quanto de rípio havia "Hasta El Calafate", as respostas variavam de ZERO a DUZENTOS... bom vamos pela média, são 100km, vamos encarar...

 

Seguimos pela maravilhosa e lendária RUTA 40, que está para a Argentina assim como a ROUTE 66 está para os EUA e convenhamos... não é preciso ir até os staites, para andar em uma rodovia de cinema, aqui está ela, a poucos quilômetros de casa... LA CUARENTA

 

Logo chegamos em Bajo Caracoles, "cidade" que segundo nos informou o frentista, possui 12 habitantes no inverno... o frentista, o cara do hotel, o policia, o mecânico... loco

Abastecemos e seguimos, aqui o trecho rende... são somente 218km até Gobernador Gregores, nosso objetivo. Mesmo assim, logo acendeu minha reserva... pudera, chegamos a andar a 190km/h quando o vento ficava a favor... tirei um pouco a mão para não precisar usar o galão (pura preguiça). Avistamos uma nuvem negra a frente, mais chuva... e lá vamos botar as capas de chuva... terceira vez no dia, isso é um saco. Mal terminamos de nos vestir, se foi a nuvem... Aqui o vento é tanto que a tempestade foi pra longe, que beleza, mas agora não tipo mais a capa huehueheu...

 

Nada de rípio, apenas um desvio de 50m em uma ponte que não está concluída. Nesse ponto, o Miguel se emocionou e foi o primeiro a conhecer intimamente o rípio. Nada grave... Chegamos a Gobernador Gregores, bela cidade... nos encontramos novamente com um pessoal de Antônio Prado/RS que também fez a Carretera Autral (já havíamos encontrado eles em Esquel e adesivos nos postos). Ficamos em umas cabanas bem bacanas (http://guiamotoviajante.blogspot.com.br/2014/01/argentina-gobernador-gregores-cabanas.html) onde passamos o Ano Novo. Nossa comemoração vai ser na estrada, rípio e El Calafate, TOP!

 

Resumo do dia: 568Km, sendo 40km de balsa

Média Consumo: 14,0 Km/L

Média Gasolina Chile: R$4,23

Média Gasolina Argentina: R$2,01

 

MAIS FOTOS: http://www.aduaneirosmc.com.br/2014/01/dia-7-588km-coyhaique-chi-gobernador.html

 

[googlemap]https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=embed&saddr=Coihaique,+Coihaique,+Chile&daddr=Puerto+Ingeniero+Ib%C3%A1%C3%B1ez,+Coihaique,+Chile&hl=pt-BR&geocode=FTSpSP0dE120-ym3bGB6cNnyvTGBpS8FjZGFRQ%3BFUWpPf0d10y2-ynXO0h_F7WSvTHkc0HmSbEuXQ&aq=0&oq=puerto+ing&sll=-46.301347,-71.911011&sspn=0.057459,0.127544&mra=ls&ie=UTF8&t=m&ll=-45.828799,-71.905518&spn=1.1483,1.647949&z=8[/googlemap]

 

[googlemap]https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=embed&saddr=Gobernador+Gregores,+Santa+Cruz+Province,+Argentina&daddr=X-763&hl=pt-BR&geocode=FRgeGP0drBHQ-ynfT1QQxom_vTE6ZypyxhkfMQ%3BFbieOv0dore3-w&aq=0&oq=gobernad&sll=-46.512334,-71.766129&sspn=0.22895,0.510178&mra=ls&ie=UTF8&t=m&ll=-47.620975,-71.05957&spn=4.443305,6.591797&z=6[/googlemap]

 

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Espetacular Lago General Carrera

 

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"La Cuarenta"

 

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opaaaa Miguel

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Dia 8 - 331km - Gobernador Gregores-ARG a El Calafate-ARG

 

Ressaca de ano novo... só que não... A virada de ano foi diferente, as 10 da noite já estávamos dormindo hehe. Não havia internet nas cabanas então foi totalmente "fora da mídia". Às 8hs todos prontos, demos uma rápida passado na avenida principal e seguimos para a ruta. Uma curiosidade que observamos desde Perito Moreno (a cidade, não confundir com o Glaciar) foi a quantidade de lhamas mortas na estrada (tanto atropeladas como em cima das cercas ao lado da estrada). A principio ninguém entendeu porque havia tantas esticadas em cima da cerca... logo veio a resposta. Elas ficam presas ao tentar passar e morrem ali mesmo. Presenciamos a cena e tivemos o privilégio de salvar uma delas (vídeo abaixo), foi um momento muito legal....

 

Seguindo, são exatamente 60km de asfalto até o "empalme" com a antiga Ruta 40 e a RP29. A partir daqui não tem jeito, o piso é rípio. Ali se pega a esquerda, pela Ruta 40, sentido 3 Lagos. Dali, são 113km até 3 Lagos, sendo que faltam cerca de 80km para conclusão do asfalto. Boa parte já está preparada para receber o pavimento, o resto ainda vai demorar um pouco. O trecho não é de todo ruim, bem variável, chegamos a andar a 100km/h, as vezes 30/40... na média se anda a 60km/h com segurança.

 

A parte boa, como sempre, fica por conta das paisagens... logo somos recebidos pelo Lago Cardiel, parece um oásis em meio ao deserto... Ainda cruzamos com alguns cavalos selvagens que habitam a região. Um dos macetes aqui é acessar o asfalto que está pronto em alguns pontos, burlando os desvios. Foram 4 ou 5 trechos que andamos no asfalto clandestinamente... Em alguns desses "gatos", teve gente comprando terreno no exterior, inclusive eu, como o vídeo comprova. Ainda que nessas partes a Janaína descia e em caso de queda, só eu que me estoporava.

 

Aos trancos e barrancos chegamos em Tres Lagos, a cidade fantasma. Não havia uma alma na cidade (também, quem que quer passar o ano novo aqui??), muito menos gasolina. Abastecemos os galões reservas e seguimos nosso instinto de direção para voltar a ruta. E nada de asfalto, estranho... A sorte que cruzamos com um carro que nos corrigiu... "Vocês estão indo pra Piedrabuena, Calafate é para o outro lado!" Cacete de agulha, prontamente voltamos e logo chegamos ao asfalto, agora a preocupação era outra, a gasolina é suficiente?

 

O trecho aqui é matador, difícil de descrever a beleza do trecho... passamos ao lado do Lago Viedma, sempre com enormes montanhas a nossa volta, entre elas o Fitz Roy que vai ficar para outra viagem. Chegamos ao parador La Leona nos abrigar do frio e chegamos a conclusão que nem todos teriam combustível suficiente. De qualquer forma ficou decidido que seguiríamos em frente. Dito e feito, fui o primeiro a ficar sem, restando 50km para El Calafate. Tinha uma autonomia teórica de 400km, mas aqui quem manda é o vento, que muda tudo sem pedir permissão, ou seja, consumo péssimo.

 

Encostamos junto com o Miguel e ficamos mendigando gasolina... 4 de 5 carros que acenamos pararam, o pessoal aqui ajuda bastante. Conseguimos 2 litros a muito custo, estava difícil retirar com a mangueira e seguimos viagem. Detalhe, ninguém deixou a gente pagar a gasolina, tudo na parça. Mais 20-25km paramos de novo, a gente já conseguia avistar El Calafate. Assim, esperamos mais uns minutos e logo chegou o Jociel com 5L pra nos resgatar...

 

Assim, eu e a Janaína nos instalamos em um HOTEL (bom bonito e barato, para o padrão da cidade - http://guiamotoviajante.blogspot.com.br/2014/01/argentina-el-calafate-hotelcabanas.html) enquanto os guris ficaram em um Hostel. Amanhã, dia de descanso e visita ao Parque Nacional Los Glaciares!!!

 

Resumo do dia: 331km, sendo 80km de rípio

Média Consumo: 15,5 Km/L

Média Gasolina: R$1,74

 

MAIS FOTOS: http://www.aduaneirosmc.com.br/2014/01/dia-8-331km-gobernador-gregores-arg-el.html

 

[googlemap]https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=embed&saddr=Gobernador+Gregores&daddr=El+Calafate,+Santa+Cruz+Province,+Argentina&hl=pt-BR&geocode=FRgeGP0drBHQ-ynfT1QQxom_vTE6ZypyxhkfMQ%3BFYre__wdVD2x-ynLYo8TwAy7vTFp3OSIXQPUMA&aq=0&oq=el+cala&sll=-48.75108,-70.250068&sspn=0.013709,0.031886&mra=ls&ie=UTF8&t=m&ll=-49.539469,-71.257324&spn=2.138834,3.295898&z=7[/googlemap]

 

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Gobernador Gregores

 

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ruta 40

 

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Lago Cardiel

 

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cavalos selvagens

 

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La Leona

 

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Lago Viedma

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Sem gasolina, 50km antes de El Calafate

 

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Só alegria em El Calafate

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Dia 9 - 150km - El Calafate-ARG / Parque Nacional Los Graciares

 

Dia de passeios e descanso na cidade de El Calafate, cidade do onde saem diversos passeios, sen o o principal a visita ao Parque Nacional Los Glaciares. Fica distante cerca de 80km do centro que devem ser feitos de moto pois as paisagens no caminho são espetaculares. Cabe salientar que a temperatura cai bastante a medida que se aproxima do parque. A entrada custa 90 pesos para habitantes do Mercosul. Os passeios de barco ou trekking na geleira são comprados a parte.

 

Desnessário fazer qualquer comentário sobre o passeio, é O LUGAR, que já paga toda viagem que fizemos até aqui... indispensável... Passeamos um bom tempo pelas passarelas, de onde se pode contemplar Perito Moreno de diversos ângulos. Almoçamos no local e à tarde aproveitamos e tempo livre para conhecer a cidade e comprar algumas lembranças. Para quem tem mais tempo, disposição e dinheiro, daqui saem excursões para El Chaltén (Fitz Roy), Torres del Paine (Chile), dentre outros...

 

MAIS FOTOS: http://www.aduaneirosmc.com.br/2014/01/dia-9-150km-el-calafate-arg-parque.html

 

[googlemap]https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=embed&saddr=El+Calafate,+Santa+Cruz+Province,+Argentina&daddr=-50.465731,-73.0289611+to:Av+17+de+Octubre&hl=pt-BR&geocode=FYre__wdVD2x-ynLYo8TwAy7vTFp3OSIXQPUMA%3BFT30_fwdn6ql-ylTg4uERDa7vTGrIwlX9EitKQ%3BFX_e__wd2DCx-w&sll=-50.348856,-72.286949&sspn=0.101652,0.255089&mra=dme&mrsp=2&sz=13&via=1&ie=UTF8&t=m&ll=-50.341955,-72.575684&spn=1.051735,1.647949&z=8[/googlemap]

 

Caminho a "Los Glaciares"

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Parque Nacional Los Glaciares

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Lago Argentino

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Micro Comil Piá em El Calafate

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Dia 10 - 468km - El Calafate-ARG a Cerro Sombrero-CHI

 

Saímos de El Calafate e ficou decidido que não iriamos mais a Puerto Natales e Punta Arenas no Chile, indo direto para Rio Gallegos/Rio Grande/Ushuaia. O Objetivo do dia seria Rio Grande, chegando lá tomaríamos a decisão de ir até Ushuaia ou não...

 

Tocamos até Rio Gallegos, estrada muito boa, o que pegou realmente foi o frio, colocamos todas as roupas disponíveis e mesmo assim estava de congelar, o vento ainda não chegava a incomodar... Chegamos por volta das 11h e já aproveitamos fazer um lanche.

 

Daqui em diante o trecho não rende mais, até Rio Grande são 2 aduanas, balsa e o famoso trecho de rípio de Tierra del Fuego. Primeiro, se faz a aduana no "Paso Internacional Austral", para quem entra no Chile, deve-se passar a aduana argentina, pois todos os tramites são feitos na aduana chilena. Depois na volta acontece o inverso, tudo é feito na Argentina. Isso agiliza um pouco, mas mesmo assim, é muita gente, então demora um pouco. Pra pelhorar um pouco, a chuva, nossa companheira nessa viagem veio de novo pra dificultar as coisas.

 

Depois, é a balsa do Estreito de Magalhães, essa é rápida, são uns 20min de travessia. A medida que chega uma, ela já leva os carros para o outro lado, então não é muita espera. Seguindo mais um pouco, pegamos a esquerda em direção a San Sebastian, passando por Cerro Sombrero... logo começa o rípioo.

 

Não chegamos a completar 1km, eu estava na frente, com o Marcelo uns 20m atrás e um pouco mais a esquerda, quando pelo retrovisor, vi ele freando forte, travando a roda traseira e se debatendo pra deixar a moto em pé. A principio não entendi, depois ficou claro... a corrente simplesmente saltou fora, ficando enganchada na pedaleira do carona, travando tudo... A única explicação que encontramos foi ter saltado alguma pedrinha entre a corrente e a coroa, na hora errada e no lugar errado, não é possível acontecer isso com a relação sem um fator externo. Menos mal que o Marcelo, piloto experiente, conseguiu dominar a moto com a roda travada e "sem leme" a cerca de 60km/h, a maioria teria ido para o chão.

 

Merda feita, desmontamos a roda pra liberar o giro. A corrente danificou alguns elos e um estava seriamente comprometido, assim como coroa e pinhão danificados. Dali a moto só saia rebocada. Paramos alguns caminhões e carros mas ninguém se dispôs a rebocar a moto até Rio Grande, onde certamente teríamos mais chance de um conserto.

 

Sem mais opção, voltamos a Cerro Sombrero, achamos um lugar pra ficar enquanto um mecânico local tentava operar um milagre para colocar a moto em condições de rodar até Rio Grande. Já noite, veio ele até nosso precário Hostel, avisar que tinha encontrado um elo compatível e conseguiu deixar a relação funcionando. Não era o ideal, mas é o que havia para o momento, sendo que cobrou 60.000 pesos do Marcelo, melhor que rebocar a moto até Rio Grande... Amanhã seguimos viagem, a cidade aqui é terrível.

 

Resumo do dia: 468km

Média Consumo: 15,7 Km/L

Média Gasolina: R$1,90

 

MAIS FOTOS: http://www.aduaneirosmc.com.br/2014/01/dia-10-468km-el-calafate-arg-cerro.html

 

[googlemap]https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=embed&saddr=El+Calafate,+Santa+Cruz+Province,+Argentina&daddr=-50.7357845,-71.18598+to:-52.396663,-69.755813+to:Ruta+257&hl=pt-BR&geocode=FYre__wdVD2x-ynLYo8TwAy7vTFp3OSIXQPUMA%3BFVjV-fwdxMnB-ynJ2cVMbDm6vTH208k9UIh2Bg%3BFYl94PwdW5zX-yk1AglvW_6zvTE7io1MvleENg%3BFXWS3_wdBtLa-w&sll=-51.512161,-70.296021&sspn=3.326755,8.162842&mra=dpe&mrsp=1&sz=8&via=1,2&ie=UTF8&t=m&ll=-51.248163,-70.883789&spn=2.750896,4.372559&z=6[/googlemap]

 

[googlemap]https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=embed&saddr=Ruta+257&daddr=Y-665&hl=pt-BR&geocode=FRT83vwdjDPb-w%3BFR7D2vwdD87e-w&aq=1&oq=rio+grande&sll=-52.759775,-69.251289&sspn=0.201324,0.510178&t=m&mra=dme&mrsp=1&sz=12&ie=UTF8&ll=-52.62306,-69.400635&spn=0.666934,1.09314&z=8[/googlemap]

 

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  • 2 meses depois...
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Dia 11 - 410km - Cerro Sombrero-CHI a Ushuaia-ARG

 

Depois dos imprevistos do dia anterior parcialmente resolvidos, seguimos pelo ripio de Cerro Sombrero, foram 120km deste piso (depois descobrimos que existe uma alternativa com menos rípio) percorridos tranquilamente, observando as mesmos cuidados dos trechos anteriores. Uma coisa que sempre se repetia eram os comentários com outros motociclistas e motoristas em conversas de posto... que a estrada era horrível e que sofreríamos muito... é aquela velha história, "sem saber que era impossível, ele foi lá e fez". Pegamos todas as condições de estrada possível, com chuva, vento e rípio e em nenhum momento a tarefa pareceu impossível, parece que corpo e mente se adaptam rapidamente às novas condições e acaba passando rápido, nem paramos nesse trecho e logo chegamos à aduana.

Demorou um pouco, tem muitas filas nesse trajeto, mas em 1h já estávamos prontos. Mais alguns km de rípio, chegamos a Aduana argentina onde os tramites são rápidos. No local tem posto onde se abastece ao preço "argentino".

 

Chegamos a Rio Grande por volta do meio-dia, a cidade não é muito bonita mas tem diversos monumentos em homenagem às Malvinas então acaba tendo algum atrativo. Debatemos rapidamente a questão da manutenção da XJ e os pneus das Harleys, que precisavam ser trocados. Para não penalizar todo grupo decidimos então que o Márcio, Marcelo e Miguel ficariam aqui fazendo a manutenção das motos e o restante, Matias, Janaína e Jociel seguiriam para Ushuaia, achando uma hospedagem e já providenciando a janta para os "retardatários".

 

Almoçamos e seguimos viagem, este trecho até Ushuaia é um dos mais bacanas da viagem, logo a paisagem árida se transforma em belas florestas, ora intercalando com lagos e montanhas. Acabamos nem parando para fotos, rodamos um pouco tensos devido aos problemas com nossos amigos.

 

Chegamos finalmente ao nosso destino: USHUAIA, após quase 6mil km de paisagens surpreendentes e desafios aqui estamos... A cidade com certeza não é apenas a de latitude mais ao sul do planeta, não sabemos bem porque mas o lugar e definitivamente especial, sensação semelhante a de estar no Atacama ou Machu Picchu. Infelizmente não chegamos em grupo, mas no momento pareceu a decisão mais correta a ser tomada.

 

Passado o deslumbre inicial, saímos procurar uma hospedagem. Depois de quase 2h, achamos uma com vagas, as CABAÑAS ONASHIN (http://guiamotoviajante.blogspot.com.br/2014/01/argentina-ushuaia-cabanas.html). A dica é reservar antes, agora em janeira está tudo lotado. Nos ajeitamos na hospedagem, mandamos uma mensagem pro grupo e fizemos umas compras no mercado. Acabamos tirando um cochilo quando já passado da meia-noite ouvimos o ronco das Harleys... finalmente todos chegaram a USHUAIA, pneus trocados e corrente nova na XJ6. O pessoal pegou muito frio no "Paso Garibaldi", já nem sentiam as mãos mais... Jantamos e finalmente fomos descansar para o dia seguinte...

 

Resumo do dia: 410km, sendo 121km de rípio

Média Consumo: 17,7 Km/L

Média Gasolina: R$1,83

 

MAIS FOTOS: http://www.aduaneirosmc.com.br/2014/01/dia-11-410km-cerro-sombrero-chi-ushuaia.html

 

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Marcelo e a XJ6 na oficina em Rio Grande

 

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  • Colaboradores

Dia 12 - Ushuaia-ARG - Fin del Mundo

 

Dia de passeios, sem quilometragem significativa. Conhecemos a cidade, fizemos compras e descansamos. Subimos até o Glaciar Martial, que sempre tem neve em seu topo... subimos com os teleféricos e nos divertimos um pouco na neve. A noite, mais uma excelente janta do Mr Miguel, regada a vinho e Fernet. Amanhã começamos a volta pra casa!

 

MAIS FOTOS: http://www.aduaneirosmc.com.br/2014/01/dia-12-ushuaia-arg.html

 

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