Ir para conteúdo

13 dias em Cuba - Ajudem-me, mochileiros!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileiros!

 

Vou com minha namorada para Cuba em março. Faremos uma parada de um dia inteiro em Lima (aproveitaremos para conhecer) na ida e de meio dia em El Salvador na volta (também tentaremos passear um pouco por lá. Mas a essência, obviamente, é CUBA! Chegaremos em Havana às 13:05 do dia 13 e saímos da Ilha de Fidel, por Havana, às 18:15 do dia 26.

 

Li bastante dicas e gostaria muito que os colegas aqui do Mochileiros contribuíssem com críticas construtivas ao roteiro que tenho em mente. Sei que preciso ainda lapidá-lo, avaliar se dará mesmo tempo de fazer tudo e talvez excluir algumas coisas e incluir outras. Nessa viagem, pretendo conhecer a cultura e o povo cubano, bem como as cidades históricas, as belas praias e fazer mergulhos e snorkel.

 

Lá vai:

 

(editado em 09/02, com novo roteiro)

 

Agora já modifiquei um pouco, pois não irei mais realizar o curso de mergulho em Cuba. Farei aqui no Brasil mesmo e já irei para lá certificado.

 

Dia 13 – Tarde e noite em Havana;

Dia 14 – Havana;

Dia 15 – Havana;

Dia 16 – Sair de manhã cedo rumo a Playa Larga e Playa Girón. Realizar durante a tarde algum mergulho na baía dos porcos.

Dia 17 – Realizar mais algum mergulho por ali e, no meio da tarde, partir para Cienfuegos.

Dia 18 - Ir pela manhã até a Playa Rancho Luna. Mergulhar pela manhã e à tarde ir ao Delfinário. Voltar no final do dia para Cienfuegos.

Dia 19 – Ir após o almoço para Trinidad e passar a tarde lá (em uma das noites em Trinidad ir na balada na caverna)

Dia 20 - Ir até Playa Ancón, que fica ao lado de Trinidad.

Dia 21 - Ir pela manhã a Santa Clara e no final da tarde para Remedios, passando a noite lá.

Dia 22 – Ir de manhã para Cayo Santa Maria (ou Cayo Las Brujas, que fica mais próximo, no caminho).Passar o dia em Cayo Santa Maria (procurar explorar a Playa Periquillo, para aproveitar os coloridos recifes de corais e naufrágios que abundam nas águas pouco profundas).

Dia 23 - Passar a manhã e início da tarde nas praias e então ir para Remédios, passar o final do dia.

Dia 24 – Ir cedo para Havana.

Dia 25 – Dia em Havana.

Dia 26 – Aproveitar a última manhã, almoçar e rumar para o aeroporto.

 

Os três últimos dias em Havana podem ser manejados para acrescentarmos, na hora, outro dia em algum ponto de nosso interesse.

 

roteiro no google maps: http://goo.gl/maps/kUsJf

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Cláudio,

 

Eu li seu roteiro, mas não comentei porque ainda não fui viajar e poderia dar pitaco sem o devido know-how. Mas, diante deste chamado, eu acabei perdendo a inibição!

 

Acho o roteiro bem legal pq inclui cidades interessantes, não muito distantes de Havana (assim vc não perde muito tempo na estrada) e pode explorar as opções de passeios de cada uma delas, com foco em praias. Só fico um pouco em dúvida com relação a logística de deslocamento, vc pretende alugar um carro? Como vc planeja ir das cidades até as praias e se deslocar entre cada cidade destas?

 

Acho que esta questão pode ser meio problemática pq vi que em alguns dias vc planeja fazer mais de um programa por dia, o que pode ser complicado, dado que, pelo que li, em Cuba o tempo é outro.

 

Por exemplo, não sei se é possível, de bus, sair de Havana pela manhã e nadar com golfinhos em Cienfuego a tarde, será que rola? Pensando passo a passo, considerando que vc consiga pegar o primeiro ônibus, que sai de Havana as 08:15 e chega em Cinefuegos as 13:00. Quando chegar vc precisará se deslocar até o lugar onde vai se hospedar, fazer o "check in", dar um oi pra família, conhecer a casa, deixar as malas, colocar roupa de praia, achar um lugar para almoçar etc. Se vc sair de Cienfuegos as 14h30 e chegar no Rancho Luna (de taxi) às 15h, ainda vai ter show de gofinhos rolando? Tem que considerar que nesta época do ano o sol se põe perto das 18h.

 

Tb tem que ver como é o transporte entre as praias de Cienfuegos e Playa Larga, e tb entre Santa Clara-Remédios-Cayos. Na volta, eu vi tb que entre Remédios e Havana não tem bus direto, tem que ir até Santa Clara para pegar o Viazul.

 

Bom, estou colocando as questões aqui sem respostas, na verdade muitas delas tb são dúvidas minhas que me ocorreram quando eu estava montando o meu roteiro. Tb não sei como vou fazer por lá, li que em alguns lugares dá pra alugar moto, o que pode ser bem legal para explorar determinadas áreas pq dá pra ir parando no caminho e tal, mas não sei se tem motos à disposição nestas cidades.

 

Vamos ver se o pessoal do fórum tem respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Excelentes questões, Adne!

 

E sim, acho que meu roteiro está corrido e talvez inviável em alguns aspectos. Mas não pretendo fazer muita coisa com a Viazul não.

 

Sei lá como será na prática, mas pretendo organizar um pouco as coisas através da Casa que me receber. Por exemplo, em Havana eu já pediria para entrarem em contato com uma casa para me receber no dia seguinte e já saberem que eu quero ir ao Rancho Luna para o show das 14hs. Além disso, pediria para eles tentarem um táxi compartilhado para mim (ou tentaria na rodoviária arranjar mais um casal para pegar um dos vários táxis que, aparentemente, disputam turistas por lá). Se der certo, a viagem fica bem mais rápida (pelo que vi, de táxi acaba saindo a metade do tempo do ônibus). E o preço, se conseguir ir em 4 pessoas, fica igual ou até menor!!! Se não der, vou só eu e a namorada mesmo. Melhor pagar um pouco mais e aproveitar melhor o tempo por lá, né?

 

Até pensei em alugar carro, mas acho que eu me perderia mto fácil por lá sem gps. PElo que li não é mto fácil transitar lá. E tb não é barato alugar carro... Então, é táxi e bus eventualmente.

 

De qualquer modo, meu roteiro é mto mais um esboço de intenções do que propriamente um roteiro. Como só iremos reservar as três primeiras noites em Havana, o resto poderemos fazer de acordo com nossa intenção no momento e a possibilidade real :)

 

Tomara que a moçada nos dê boas dicas aqui! Pelo jeito temos a mesma ideia para essa viagem. Pena que iremos (vc, seu namorado, minha namorada e eu) com um mês de diferença, ou já teríamos 4 pessoas para fazer tudo em táxis hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Até agora nada dos mais experientes ajudarem aqui, Adne hehe Mas vamos nós nos ajudando então!

 

Sobre o horário que o sol desaparece, que vc mencionou ali, veja o que apurei: no período em que estarei lá (segunda quinzena de março), o sol nasce às 7:13 e se põe às 19:18.

 

Nascer do Sol 07:13:40

Pôr do Sol 19:18:09

Trânsito do Sol 13:15:54

Crepúsculo civil começa 06:51:36

Crepúsculo civil termina 19:40:12

Crepúsculo náutico começa 06:25:53

Crepúsculo náutico termina 20:05:56

Crepúsculo astronômico começa 06:00:05

Crepúsculo astronômico termina 20:31:44

Nascer ao pôr do sol 12h5m

 

http://www.vercalendario.info/pt/sol/cuba-18-marco-2014.html

 

Mas achei estranho o fato de que ainda na primeira semana de março os horários são bem distintos, pelo mesmo site:

 

Nascer do Sol 06:26:30

Pôr do Sol 18:12:59

Trânsito do Sol 12:19:45

Crepúsculo civil começa 06:04:20

Crepúsculo civil termina 18:35:10

Crepúsculo náutico começa 05:38:34

Crepúsculo náutico termina 19:00:55

Crepúsculo astronômico começa 05:12:51

Crepúsculo astronômico termina 19:26:38

Nascer ao pôr do sol 11h46m

 

Se fosse apenas a diferença de uma hora eu poderia suspeitar de algo do tipo "horário verão" por lá. Mas o dia é bem mais curto (menos luz solar) na primeira quinzena de março em comparação à segunda.

 

Sabe explicar isso? hehe eu não... Claro que a diferença entre inverno e verão provoca isso, mas uma mudança tão brusca em questão de dias me espantou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aos poucos vamos adaptando o roteiro às sugestões valiosas...

 

Até o momento, é mais ou menos isso que pretendo:

 

Dia 13 – Tarde e noite em Havana;

Dia 14 – Havana;

Dia 15 – Havana;

Dia 16 – Sair de manhã cedo rumo a Playa Larga e Playa Girón. Tentar começar um curso de mergulho de dois dias e com isso já realizar 4 mergulhos por ali.

Dia 17 – Prosseguir com o curso e os mergulhos.

Dia 18 - Curso e mergulhos. Se der para conhecer a Cueva de los Peces e lá mergulhar, excelente. Se não der, ok... Ao final da tarde, seguir rumo a Cienfuegos.

Dia 19 - Ir pela manhã até a Playa Rancho Luna. Mergulhar pela manhã (lá que tem os labirintos de corais?) e à tarde ir ao Delfinário. Voltar no final do dia para Cienfuegos.

Dia 20 – Ir após o almoço para Trinidad e passar a tarde lá.

Dia 21 - Ir até Playa Ancón, que fica ao lado de Trinidad.

Dia 22 - Ir pela manhã a Santa Clara e no final da tarde para Remedios, passando a noite lá.

Dia 23 – Ir de manhã para Cayo Santa Maria (ou Cayo Las Brujas, que fica mais próximo, no caminho).Passar o dia em Cayo Santa Maria (procurar explorar a Playa Periquillo, para aproveitar os coloridos recifes de corais e naufrágios que abundam nas águas pouco profundas), retornando para Remedios no final da tarde.

Dia 24 – Passar a manhã em Remédios e ir após o almoço para Havana.

Dia 25 – Dia em Havana.

Dia 26 – Aproveitar a última manhã, almoçar e rumar para o aeroporto.

 

O dia 25 em Havana pode ser retirado para se aumentar em algum outro ponto do roteiro (talvez em Cayo Santa Maria...), de acordo com nosso interesse na hora.

 

 

Eis o percurso no mapa:

http://goo.gl/maps/kUsJf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi gente!

Respondo apenas para poder receber notificações de outros mochileiros. Acabo de comprar minha passagem! :)

Vou dia 13 de abril e fico até 2 de maio. Ainda montando um roteiro, um pouco apreensiva por ir sozinha, mas empolgadíssima.

Boa viagem a quem vai antes!

PS: E, claro, se alguém estiver por lá nesse período, dê um toque! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Beleza Pessoal.

 

Então estive em Cuba em maio de 2013, foi maravilhoso. O país e as pessoas são maravilhosas. Assim senti falta de Varadero no seu roteiro a praia é linda e tem passeios maravilhosos. Se quiser da uma olha no meu face tem fotos de Cuba. https://www.facebook.com/marcel.antoneto?fref=ts

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...