Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Em 05/01/2018 em 22:14, FelippeF disse:

Oi, galera.

Alguém já usou algum dos isolantes autoinfláveis da Quechua A100 ou A200? Quais as impressões? Eu gosto muito dos equipos da Decathlon, por isso estou considerando comprar um dos dois. Como acampo com rede em vez de barraca, acho que o A100 deve suprir minhas necessidades. Se, por algum acaso eu precise usar o chão pra dormir, a manta aluminizada que uso na rede não vai me dar conforto algum, outro motivo pra eu querer investir num autoinflante em vez de EVA.

Abraço e boas viagens a todos :-)

Olá Felippe!

Tive um A200 Ultralight, muito bom no isolamento, apesar de fino quando inflado, o que prejudica um pouco o conforto. Considero ótima relação custo x benefício, mas ele não foi tão robusto quanto eu esperava, apesar de ter durado bons 4 anos de uso relativamente intenso. Descolou próximo da válvula e remendo nenhum deu jeito, acabou indo pro lixo.

Atualmente tenho usado tanto um Quechua Forclaz Air (550g) quanto um Naturehike Ultralight TPU (560g) na maioria das minhas acampadas em que durmo no chão com isolantes infláveis. Eles são de um material mais fino, não tem espuma de isolamento adicional interna e sua espessura quando inflados é maior do que o A200. Só ainda não peguei situações de frio forte com nenhum dos dois, então não tenho como dizer se o isolamento deles é tão eficiente como o do A200. Pelo índice de "R Value" deveria ser, pois os 3 são bem próximos.

Abraços!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Boa tarde pessoal!
Tem EVA na Av. Rangel Pestana, no Brás em São Paulo, mais precisamente paralelo ao viaduto da Rangel.
:-)
Alguém conhece algum material para fazer saco estanque, comprei uma lona vinílica mas ficou muito grosso e depois de enrolar para fechar fica muito amassado quando desenrola. Tem que ser um material mais fino. Alguém aqui já fez sacos estanque?



Já pensou em usar saco de ração para cachorro ou gato?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde,

Entre o Ultralight Mummy da Naturehike e o Ultralight SI da Sea to Summit vocês optariam por qual?

Pergunto pois encontrei estes isolantes a preços semelhantes aqui em SP e pelo que pesquisei os 2 tem dimensões parecidas, sendo que o da Sea to Summit especifica o r-value (2,6) e pesa 550g enquanto o da Naturehike não especifica o r-value (alguém sabe este valor?) e pesa 390g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Em 9/22/2017 em 16:01, Janilson disse:

Boa tarde pessoal!

Tem EVA na Av. Rangel Pestana, no Brás em São Paulo, mais precisamente paralelo ao viaduto da Rangel.

:-)

Alguém conhece algum material para fazer saco estanque, comprei uma lona vinílica mas ficou muito grosso e depois de enrolar para fechar fica muito amassado quando desenrola. Tem que ser um material mais fino. Alguém aqui já fez sacos estanque?

Olá, Janilson.

Eu fiz saco estanque com um tipo de nylon emborrachado que infelizmente não lembro o nome e não estou com ele pra mostrar (mais pra frente faço um update deste post com detalhes do saco). O material é bem resistente, 100% impermeável até o momento em que você coloca costura nele; daí vira uma peneira. Resolvi esse problema (que eu já havia antecipado) com o silicone pra vedação da Náutika. Funcionou bem, enrolando e desenrolando semanalmente nas viagens, por uns 4 meses. Depois disso, notei entrada de ar nele e descobrique o silicone racha por causa do trabalho de enrolar-desenrolar. Pra resolver isso, vou reaplicar o silicone e voilá, tenho saco estanque novamente. O melhor ora testar a impermeabilização é inflar ele, lacrar e enfiar na piscina. Marque os lugares com bolhas e é só reaplicar o silicone.

Taí a foto do nylon. Ele é bem leve. O amassado foi intencional. Ele não marca profundamente o tecido.

Abs e boas aventuras.

 

20180502_104135.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Em 08/04/2018 em 20:47, kelly.moralesbalthazar disse:

Salve!

Vi na loja apenas esse Forclaz Trek 700G (do link) é muito similar ao Forclaz Air 550 (vermelho), modelo anterior, de formato retangular, que também era vendido nas lojas Decathlon. Disse "similar", pois material de construção me pareceu o mesmo (PES+TPU), porém o Trek 700G apresenta alguns avanços em relação ao seu antecessor, como a existência de uma válvula dupla (1 bocal para enchimento e outro para esvaziamento), o que é bem vindo para facilitar o esvaziamento total na hora de guardar. Também sua espessura é um pouco maior, de 5,5 cm contra 4 cm.

O R-Value dele não é divulgado pela Decathlon, onde já inclusive questionei há mais de ano o serviço de atendimento sobre o índice do Forclaz Air 550, até hoje sem resposta. Todavia, mesmo sem essa informação oficial, baseado em modelos de outros fabricantes, do mesmo material e design, estimo que seu índice R-Value deva ser de 0,7 a 1,0, o que o torna adequado para regiões de frio moderado, ou seja, acima de 5ºC de temperatura ambiente. Apesar disso já usei o meu Forclaz Air 550 em temperaturas próximas de 0ºC sem notar resfriamento por condução, valendo lembrar, no entanto, que eu conto com uma camada extra de isolamento contra o frio. B|

No mais, provavelmente os mesmos problemas

1. Quem for mais pesado (acima de 60 kg) o isolante é muito instável fazendo com que o usuário comece a “balançar" e a "quicar” a cada volta que realiza durante o sono. Isso se deve em função da forma de disposição dos "tubos" de ar, dispostos em sentido longitudinal. Se fossem dispostos na transversal, como ocorre nos Therm-a-Rest, ou em formato de célula (Nature Hike e Sea to Summit), esse problema não existiria.

2. Por ser de material relativamente fino, muito cuidado é exigido na hora de montar acampamento e limpar o local onde será montada a barraca, especialmente quanto à presença de espinhos ou pontas que possam perfurar o isolante.

No geral, para campistas eventuais nas condições típicas brasileiras, este isolante da Decathlon é um bom produto, especialmente pela relação custo x benefício.

Saudações!

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi, pessoal, tudo bem?

Estou me organizando para um mochilão roots aqui na america do sul e queria uma sugestão acerca de isolante térmico. Adquiri um Isolante inflável Forclaz da quechua que supre em temperaturas medianas, então vou precisar pegar um isolante de eva de uns 10mm e um saco de dormir de temperaturas baixas também. A minha dúvida é sobre o isolante de eva comum para o dobrável, queria saber se há alguma diferença saliente entre eles em questão de qualidade e peso!? Já vi que o dobrável é um pouco mais caro que o comum de eva, e aí galera, o que vocês dizem? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Em 05/06/2018 em 13:55, Otávio Luiz disse:

Isolante de EVA o que muda é a espessura, quanto mais grosso mais isolante.

Se é de enrolar, dobrar, tanto faz, vai do gosto. Acho que o de dobrar ocupa menos espaço, puro achismo mesmo.

Lembrar que os EVA mais grossos (acima de 10mm), se dobrar, além de mais difícil (de dobrar para guardar na mochila, por exemplo) vai rachar e desmanchar com o tempo. EVA mais grosso também é difícil de encontrar em metro.

Sds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...