Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

  • Membros

Resolvi fazer meu relato como forma de agradecer a todos os relatos que li e me ajudaram mt!

Fui somente com uma amiga

 

Chegamos dia 11 de Janeiro de 2014 em Santa Cruz na Bolivia e de la já seguimos para a rodoviária umas 2:30 da tarde e não tivemos a opção de escolher qual empresa pegaríamos pq quase todas as passagens para la paz foram vendidas. Conseguimos um ônibus das 17:00 horas por 170 bolivianos (semi cama... não muito bom, mas serviu).

Chegamos lá meio dia do dia seguinte. Fomos ao Wild Rover (já havíamos feito a reserva pela internet), hostel mt bom, de boa localização e com MUUUITAS festas (média de 60 bls a diária)! Aproveitamos e fomos conhecer a cidade, fomos a igleza de San Francisco que é próximo ao mercado das bruxas. Compramos logo nossa roupa de frio (em la paz já é bem frio). Aproveitamos e fechamos os passeios para o Downhill na Estrada da Morte e para a Chacaltaya. Galera o passeio de bike é muito legal, beeeeeeeeeeem caro e cansativo, porém, para mim valeu a pena. O preço desse passeio varia de agencia para agencia e do tipo de bicicleta que você vai querer. Paguei por uma bicicleta intermediária e foi 430 bls, esse passeio é o dia inteiro.

No terceiro dia em La Paz fomos para a Chacaltaya + Vale de la Lunna...

Passeio bem legal... pra quem quer conhecer a neve é uma ótima escolha! Valor do passeio = 70 bls. Metade do dia!

 

No quarto dia acordamos cedo e fomos para o cemitério onde iriamos pegar um ônibus para Copacabana. Como estávamos em grupo a passagem saiu por 15 bls e são apenas 3 horas de viagem!

 

Chegamos em Copacabana 11 da manhã. O lago Titicaca é lindo, porém não há mt o que se fazer na cidade... compramos passagem para a Ilha del Sol Norte em que o barco sai as 13:30 da tarde --- 25 bls. Esta ilha é dividida na parte Norte e Sul... somente dormimos na parte Norte... as habitações são precárias e a noite é muito fria, porém durante toda a ilha tem muito hippies e pessoas tocando violão, cantando, tomando vinho... o clima da ilha é mt gostoso... aconselho dormir por la apesar dos pesares!

 

No dia seguinte pagamos mais 25 bls para voltar para Copacabana porém, aconselho a quem tem mais tempo e dinheiro fazer a caminhada de cerca de 3 horas até a Ilha del Sol Sul e dormir por la também... dizem que essa ilha já é bem desenvolvida e tals, bem diferente da do norte!

Em Copacabana já tínhamos fechado com a empresa para conhecer Puno, a ilha de Uros (com guia) e depois pegar um bus para Cusco... Tudo isso por 170 bls

Saimos 13:30 de Copacabana e chegamos as 4 horas da tarde em Puno, conhecemos a ilha... muito legal o passeio. Incrível o choque cultural que eu tive. Aquele lance de ver pra crê! Voltamos as 7 para a rodoviária e as 10 pegamos o ônibus para Cusco.

Chegamos em Cusco às 5 da manha... estava muito cedo e fomos para o primeiro hostel que vimos, o VIP(21 soles), na mesma rua do Loki. Enfim, em cusco os 2 hostels são bons, porém depois me hospedei no Dragonfly (30 soles) e gostei muito, além de ser bem prox à praça das armas.

Enfim, Cusco é uma cidade muito bonita, resolvemos ficar nela 2 dias para conhece-la bem. No primeiro dia compramos nosso passeio para Macchu Picchu pela empresa Siwar o’ ente travel. Gostei do nosso guia e a empresa cumpriu tudo o que combinamos...

 

(Nosso passeio para Machu Picchu incluía ida até a hidroelétrica... depois são 3:30 de caminhada ate a cidade de Aguas Calientes. La tínhamos direito ao hostel e ao jantar. Dia seguinte acordávamos as 4:30 para iniciar a subida até Machu Picchu... lá tínhamos guia e a manha livre para conhecer. O pacote incluía a entrada para MP e o trem de Aguas Calientes até o inicio da hidroelétrica onde estava a van para nos levar para Cusco. Pacote saiu por 98 dollares para quem tem carteira internacional de estudante)

 

Para quem tem mais disposição e preparo físico aconselho fazer a trilha da salkantaya... São 5 dias e 4 noites até MP, com muita caminhada ;)

 

Em Cusco não há muito o que se fazer... a não ser as famosas festas noturnas nas boates em frente a praça das armas... indico o MAMA AFRICA, boate muito boooa!

 

De Cusco voltamos para La Paz em um bus cama, muito bom pela empresa Trans Salvador(100 soles).

Chegamos em La Paz pela manha e já compramos nossa passagem para o Uyuni por 140 bls pela empresa Panatour, ônibus horrível, não aconselho!!!!

Chegamos ao Uyuni umas 7 da manha. Resolvemos passar 1 dia na cidade. Ficamos no alojamento El Salvador que custou 50 bls por pessoa. A cidade é horrível, fria e não há nada o que se fazer por lá.

 

Fechamos o pacote de 3 dias para o salar (existe pacote de 1 dia tbm pra quem tem menos tempo). O pacote saiu por 650 bls incluindo guia, transporte e alimentação. Gostei mt da empresa e do nosso guia. Não lembro o nome da empresa mas ela fica bem na esquina do lado esquerdo na rua do alojamento El Salvador.

Passeio incrível, porém o terceiro dia é bem cansativo pq são muitas horas de estrada!!

Havíamos comprado a passagem para ir para Sucre as 10 da noite, porém nesse dia estava tendo bloqueio na cidade e não podíamos seguir essa direção, então tivemos q voltar para La Paz. Porem, quem puder vá para Sucre, dizem que a cidade é muito bonita.

Passamos mais um dia em La Paz e depois fomos para Santa Cruz. Santa Cruz é uma cidade bela, mas beeem cara... ficamos no hostel louro loko que saiu por 70 bls. Hostel mt legal.

 

De Santa Cruz pegamos um bus para Quijarro por 90 bls. Soubemos que estávamos no Brasil quando vimos uma fila gigante e lenta para atravessar a fronteira. Pegamos um taxi de 30 reais até Corumbá e um bus de 80 reais até Campo Grande onde pegaríamos nosso voo para Teresina!

 

 

]Dicas: Levem dolar

 

deixem para trocar a maior parte do dinheiro de vcs em La Paz, lá 1 dollar equivale a 6,97 bolivianos.

 

Não esquecam jamais do protetor e brilho labial

 

Havia comprado um tênis caro próprio para trilhas, mas pra ser sincera, como não fiz longas caminhadas, depois achei meio desnecessário! Quem tiver seu tênis “bom de academia” vá sem medo!

 

Comprei a mochila da trilhas e rumos de 78 L. Ela é ótima, porém indico para as mulheres uma mochila de 60 ou 65 L!

 

Vcs vao precisar de capa de chuva e lanterna para ir pra Machu Picchu

 

Sim, a comida boliviana é uma porcaria... tomem cuidado!!

 

Mesmo quem não sabe falar espanhol consegue se virar bem por lá!!

 

Experimentem a cerveja Cusquenha do Peru, muito boa!

 

Curtam cada momento.. tentem extrair o máximo de aprendizado de cada lugar e pessoas que vocês conversem. Não tenham grilos, vão sem medo, façam o máximo de amizades possíveis e aproveeeitem muito!

 

Passei 23 dias ao todo e gastei exatamente dentro desses 2 países 860 dolares! Não tinha cartão e levei tudo em dinheiro!

 

Booooa viagem galera, espero ter ajudado.

 

Desculpem os erros de português!

 

Qualquer duvida me mandem um email: [email protected]

Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...