Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

ROTEIRO MOCHILÃO EUROPA SETEMBRO 2014

Posts Recomendados

• Membros

Olá, pessoal.

Estou montando um roteiro para um mochilão de exatos 30 dias pela europa, e, a princípio, ele está da seguinte forma:

Lisboa

Barcelona

Amsterdam

(alguma localidade no meio)

Berlim

Viena/Bratislava

Praga/Plzen

Budapeste

Roma/Vaticano

(Se possível gostaria de inserir o Marrocos)

Ainda não decidi o número de dias para cada local e estou querendo ajuda para montá-lo. O roteiro também pode ser mexido quanto aos locais, contanto que fique próximo ao que assinalei.

Enfim, gostaria de ajuda de vocês quanto ao roteiro, inclusive que, quem pudesse, me ajudasse a saber qual o melhor meio de transporte para se deslocar de um local para o outro.

Obrigado desde já!

Link para o post

• Membros de Honra

Olá,

O seu roteiro tem locais muito distantes, você atravessa a Europa de Leste a Oeste e de norte a Sul, alem disto custar muito caro, ainda irá lhe consumir muito tempo nos deslocamentos, onde mesmo indo de avião, cada deslocamento irá fazer você perder praticamente 1 dia inteiro de viagem.

Alem disto, há ótimos locais em países que você vai visitar e que você está ignorando, só para ficar nas óbvias, Na Espanha, você poderia ir a Madri alem de Barcelona, na Alemanha alem de Berlim, Munique, Nuremberg, Dresden são ótimos locais. Isso sem falar na Itália, que merece um roteiro só para ela, incluindo Florença, Toscana, Veneza, Pompeia, etc...

Minha sugestão seria montar um roteiro concentrando as cidades em 1 ou 2 regiões, desta forma a sua viagem ficaria mais prática, barata e menos cansativa. Pois você poderia aproveitar a vantagem de se deslocar pouco e usar este tempo conhecendo melhor cada local e as cidades próximas do que desperdiçar 4 ou 5 dias inteiros de viagem dentro de aviões e em aeroportos.

Quanto aos dias, geralmente o pessoal costuma ficar a seguinte quantia em cada local: Lisboa(3), Barcelona(3), Amsterdam(3), Berlim(4), Viena/Bratislava (4), Praga/Plzen (4), Budapeste (3), Roma/Vaticano (4).

Link para o post
  • Membros

Na verdade, a princípio eu não iria para Roma, no entanto, incluí de última hora, mesmo sabendo que conheceria muito pouco da Itália (ou quase nada) somente pq adoro história Romana. Acho que ficaria meio contra-mão mesmo.

Particularmente, faço zero questão de conhecer Madrid, prefiro colocar qualquer outra cidade no lugar, com mais história e tal, sobretudo por diversos relatos de amigos que já conhecem/moraram por lá.

Eu pensei em concentrar meu roteiro basicamente em parte na Europa Ocidental (Lisboa, Barcelona, Amsterdam) e parte na Europa mais ao centro (Berlim, podendo tirar inclusive para uma futura viagem praticamente só incluindo a Alemanha). Pensando mais ou menos nesse sentido, como você acha que seria um bom roteiro?

Link para o post
  • Membros de Honra

Cada pessoa tem as suas preferências e gostos pessoais então você tem que fazer o que lhe agrada. Por exemplo, Amsterdam está meio perdida aí no meio do roteiro, pertinho de Amsterdam há Londres, Paris e Bruxelas e Brugges, que costumam agradar muita gente, e entre elas o deslocamento é bem fácil usando trem, rápido e barato se comprar com alguma antecedência. Aí é uma questão de você ver se essas opções lhe agradam ou não.

Mas caso você opte por manter o roteiro da forma original, também é possível faze-lo, mas você tem que estar ciente de que terá que pegar voos em boa parte do trechos, e encarrar um voo sempre é uma enrolação e burocracia grande, a cada voo você perde no mínimo 6 horas de tempo, contanto o tempo que você levar fazendo check-out do hotel, se deslocar até o aeroporto distante do centro, 1h30 de antecedência para o check-in, 1 ou 2 horas de voo, mais uns 45 para desembarque e pegar as suas mala, novo deslocamento até o centro, novo check-in no hote, etc... Alem de os voos serem potencialmente muito caros ou muito demorados, pois nem sempre há voos diretos com preços aceitáveis.

Link para o post
  • Membros

Primeiramente, muito obrigado pelas dicas, Adriano.

Quanto aos deslocamentos, na Europa Central dá pra fazer quase todos (ou até todos) os trechos de trem, não?

Outra coisa. Por motivos profissionais, possivelmente fique inviável viajar em setembro. Sendo assim, me surgem duas possibilidades: Ir em agosto ou ir em outubro. Pelo pouco que li até agora, Agosto os preços estão absurdamente altos e o calor é de rachar, o que pra mim é uma coisa bastante ruim, já que, embora more em Salvador, não suporto calor.

Quanto a Outubro, li que as temperaturas já estão bem mais baixas, o que, pra mim, não seria tanto problema, e que chove bastante, o que seria inviabilizaria muita coisa na viagem. Enfim, caso você tenha a resposta, qual seria a melhor época? Quais os prós e os contras de cada período?

Link para o post
  • Membros de Honra

Quanto ao clima, é sempre uma loteria, você nunca tem como saber, você pode tanto pegar 15 dias se sol ou 3 ou 4 dias seguidos de chuva... Para a chuva não lhe atrapalhar muito, fique mais tempo em cada local, assim se tiver azar de pegar 1 dia de chuva, você ainda tem 2 ou 3 dias para conhecer a cidade. E nos dias que chover, você deixa para ir visitar algum museu, palácio ou outro local fechado, não será um dia completamente perdido.

Quanto a fazer tudo de trem na Europa Central, teria que saber as cidades exatas, mas principio seria possível fazer praticamente tudo de trem.

Link para o post
  • Membros

Bom, Europa Central/Oriental seria, a princípio o que disse acima: Berlim, Praga/Plzen, Viena/Bratislava, Budapeste. Pelo que vi, são bem próximas, o que, em tese daria pra fazer de trem.

Acho que vou seguir sua dica mesmo de aumentar o número de dias em cada localidade para aproveitar melhor, mesmo que o frio não me seja um empecilho.

Muito obrigado novamente a você, Adriano, e você também, GabiBarros.

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...