Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Facas... Qual comprar?

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Bom dia povo!

(E)

Mas já ta estão bem adiantadas não??? Parabéns novamente. Se você tivesse mais ferramentas então...já estaria leiloando no Ebay! ::lol4::

Por falar em leilão, ontem arrematei uma espécime que cobiçava muito:

20120127085405.jpg

Feita em aço com 0,8% de Carbono e dureza de 59 HRC. Cabo de madeira, full tang e bainha de couro.

Faca do tipo Puukko feita pela oficina de Matti Koski "Kauhavan Puukkopaja" em Kauhava na Finlândia! A Meca das facas Puukko ao que me consta.

Assim que chegar prometo que farei um review.

Abraços

Desse estilo eu tenho uma Marttini que comprei da Oakcutlery, o aço carbono dela é chamado de Carbinox:

http://www.marttiini.fi/in_English/Product_Information/Materials.iw3

Segundo o fabricante, o fio final é feito manualmente e a minha veio extremamente afinada.

Outra coisa que eu gosto nela é a bainha, tanto o modelo inteiro quanto o tipo de costura que é o que eu pretendo fazer para aquela D-2 do Tahar que tem uma bainha frouxa demais (parece feita para uma lâmina bem maior)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 4k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Rmcolpani,   Pronto, com esta "inocente" dúvida ele tocou fogo no fruteiro!   Brincadeirinha!   Na verdade você está entre duas excelentes opções!   O Mestre VdM tem uma triflex e eu t

Rmcolpani,   Não tenho uma triflex, mas tenho uma classic que se aproxima da 2080 em termos de geometria. Como não fiz battoning ou chopping com nenhuma das duas, não posso lhe dar uma opinião sólid

caro Rmcolpani,   como o velho cabral disse, a bushcraft 2010 tem a enorme vantagem de ser inox.... e a triflex enferruja ! para o preparo de alimentos isso é um grande diferencial. a única vantagem

Posted Images

• Membros

Ola pessoal.

Phasantos: linda a sua peça. Vou esperar seus comentários para apreciá-la mais ainda.

Peço desculpas se alguém mais estava neste leilão que arrematei: ::tchann::

http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120847384713&ssPageName=ADME:L:OC:US:1123

Mas por culpa do sumido Cabral, acabei desejando uma faca em D2.

Cabral... ::sos:: apareça amigo.

Link para o post
  • Membros

Trauco

Então você também tem bom gosto! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Sinceramente, essa eu não pretendo castigar...será usada apenas em ocasiões especiais! ::lol4::

Guimarães

Confesso que estava de olho nela, mas nem dei lance...tenho duas do Tahar que estou esperando chegar e enquanto isso não compro mais nada dele ( uma dica de "bom comportamento" que o Trauco ensinou! ::lol4:: )

Acho que o Cabral foi conversar pessoalmente com o Tahar! ::hahaha::::hahaha::

Té mais

Link para o post
  • Membros de Honra
Ola pessoal.

Peço desculpas se alguém mais estava neste leilão que arrematei: ::tchann::

http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120847384713&ssPageName=ADME:L:OC:US:1123

Nessa eu não estava dando lance, estou de bobeira neste blank (nunca comprei blank do tahar) porque ele permite colocar os meus cabos bizonhos:

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300655208157&ssPageName=ADME:B:BCA:US:3160#ht_1530wt_887

e dei um lance de bobeira nesta aqui, mas não vou continuar pois promete encarecer até o final

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120847994490&ssPageName=ADME:B:ONA:US:3160#ht_1191wt_887

Acho vou investir naqueles blanks 440c para zé mané do premiumknifesuply que sai mais em conta.

Link para o post
  • Membros

Salve, trupe!

Comecei o debaste do fio secundário da primeira faca, mas como estou só na lima vai um pouco de tempo. Não avancei muito pelo que me dediquei à ela hoje.

Por curiosidade, encaixei a segunda lâmina no cabo de papelão do boneco para ver se ficaria firme. Sei lá, encanei se eu estava no caminho certo. Bom, mesmo com o peso da lâmina sendo maior que o do papelão, ficou bem equilibrada, bem firme e certinha na mão. ::mmm:::mmm:::otemo:: Gostei, me deu até mais ânimo para ver logo pronta. :wink::wink::wink:

Duas fotos dela:

20120127225245.jpg

20120127225454.jpg

Abraço!

Link para o post
  • Membros
Bom dia povo!

(E)

Mas já ta estão bem adiantadas não??? Parabéns novamente. Se você tivesse mais ferramentas então...já estaria leiloando no Ebay! ::lol4::

...

Abraços

Opa, Santos! Ainda falta tanto que, quando consigo, tento driblar a ansiedade olhando apenas para o que estou fazendo no momento. Mas qualquer hora sai, algo, bom ou ruim! ::lol4::::lol4::::lol4:: Valeu novamente! ::cool:::'> ::cool:::'> :wink: Ah, com ferramentas elétricas tudo seria menos dolorido e mais rápido.

Não tinha visto sua mensagem antes, esta nhaca, desde ontem, não está me enviando email que postaram algo novo. Está acontecendo com vocês também?

Abraço!

Link para o post
  • Membros
(E)

Como você tá planejando fazer o cabo?

Nesta, pensei em usar madeira e talvez, bronze ou latão para o 'bolster'. Dependendo da lâmina, se a têmpera ficar boa e tal, tenho vontade de trabalhar bem mais o cabo. Estou deixando para decidir isto depois, apesar de já ter pensado no básico. Tem alguma idéia?

Abraço!

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...