Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Facas... Qual comprar?

Posts Recomendados

• Membros de Honra

A parafina é bem menos eficiente que o óleo mais "flúido" para trocar calor, por consequência deve ter resfriado mais lentamente a lâmina fazendo cair a dureza.

A viscosidade pode manter o fluido quente em contato com a lâmina impedindo que o fluido ainda não aquecido troque calor com ela e a resfrie mais depressa. Se a viscosidade é o problema, o Rafael pode usar parafina líquida no lugar da parafina sólida fundida, isso pode ser comprado bem puro em farmácias, o nome comercial é Nujol.

O Nujol, como a parafina fundida, é mais estável que os óleos vegetais para uso repetido em têmperas. Em termos de condutividade térmica, parece que canola e parafina tem condutividades semelhantes, sendo que os óleos de soja e algodão possuem maior condutividade térmica, mas na mesma faixa de valores em termos práticos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 4k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Rmcolpani,   Pronto, com esta "inocente" dúvida ele tocou fogo no fruteiro!   Brincadeirinha!   Na verdade você está entre duas excelentes opções!   O Mestre VdM tem uma triflex e eu t

Rmcolpani,   Não tenho uma triflex, mas tenho uma classic que se aproxima da 2080 em termos de geometria. Como não fiz battoning ou chopping com nenhuma das duas, não posso lhe dar uma opinião sólid

caro Rmcolpani,   como o velho cabral disse, a bushcraft 2010 tem a enorme vantagem de ser inox.... e a triflex enferruja ! para o preparo de alimentos isso é um grande diferencial. a única vantagem

Posted Images

• Membros

A parafina é bem menos eficiente que o óleo mais "flúido" para trocar calor, por consequência deve ter resfriado mais lentamente a lâmina fazendo cair a dureza.

A viscosidade pode manter o fluido quente em contato com a lâmina impedindo que o fluido ainda não aquecido troque calor com ela e a resfrie mais depressa. Se a viscosidade é o problema, o Rafael pode usar parafina líquida no lugar da parafina sólida fundida, isso pode ser comprado bem puro em farmácias, o nome comercial é Nujol.

O Nujol, como a parafina fundida, é mais estável que os óleos vegetais para uso repetido em têmperas. Em termos de condutividade térmica, parece que canola e parafina tem condutividades semelhantes, sendo que os óleos de soja e algodão possuem maior condutividade térmica, mas na mesma faixa de valores em termos práticos.

Pois é, tu ja me comentou sobre isso, é de se pensar sim, embora eu não lembre de ninguém ter usado isso...

Mas com o oleo de canola esta ficando bem legal mesmo! O jeito é ir testando, eu sou um cego tateando! kkkk

Não estou só, trago imagens também! kkk

DSC03259.JPG

Pequena faca para cozinha

Aço: Disco de serra para madeira (1050, talvez 1070)

Tempera integral em óleo

Cabo: Madeira desconhecida

Pinos: Latão

Comprimento total: 25cm

Comprimento do cabo: 11,4 cm

Espessura: 2mm

Abraço

Link para o post
  • Membros

Mestre cabral...

A turma da parafina passou pelo facão tramontina, então fica no intervalo de 53 a 55 hrc...

Se lembra daquela lamina que eu fiz um teste de destruição?

Não joguei ela fora, testei ela no vitorinox e passou com louvor, com certeza tem mais de 56hrc, vai ver foi o revenimento, não me lembro bem a temperatura que usei só sei que foi menos de 200ºc!

Se tivesse uma afiação adequada pra trabalho pesado ia passar tranquila pelo prego e moeda, mas como era pra cortar carne né... kkk

Abração

Link para o post
  • Membros
Frico,

Nadinha haver!

Os aços citados tem maiores correlações em termos de aplicação e caracteristiscas com o 440C, apesar de ambos serem bem menos tolerantes à oxidação que o 440C.

Abraço

Desculpe a ignorância srsrsrrs, quer dizer que tem desvantagens em relação aos 440 e D2?

A propósito... a jumenta tá caminhando! Pedi pra um amigo meu fazer guardas em aço inóx preu pôr na JUMA.

Tipo essa de latão do tahar.

$T2eC16RHJI!E9qSO8m7tBQUMU7z8Pw~~60_3.JPG

Posso chamar de guarda mesmo? kkkk Essa peça de metal que fica entre a lâmina e o cabo kkkkkkk Tenho muito a aprender.

Qual a melhor forma de fixar essas peças?

Link para o post
  • Membros

Frico,

Tem vantagens e desvantagens em relação à ambos! É sempre assim, ganha-se deum lado e perde-se de outro.

O ATS-34 tem grão menor que o 440C e maior tolerância a altas temperaturas graças a adição de 4 a 5x mais molibdênio, porém note que é diminuída de forma significante a quantidade de Cr para poder contribuir na diminuição do tamnaho dos grãos.

No caso do ATS-34 a adição de Mo além de aumentar a tolerância à temperaturas mais elevadas de trabalho, diminuir o tamanho do grão e contribuir para maior potencial de endurecimento, permite que este aço seja endurecido até a casa dos 60 RC mantendo robustez e resiliência semelhante ao 440C na casa dos 58 RC. Nestas condições sua retenção de fio costuma ser um pouquinho melhor que a do 440C 2 pontos menos duro.

Com relação ao D-2 não tem muita comparação pois são aços diferentes para diferentes aplicações. O D-2 é para aplicação em trabalhos à frio, o contrário do ATS-34. O D-2 tem quase 50% mais de C e é muito, mas muito resistente à abrasão quando comparado com o ATS-34. Em em mesma dureza de 60 RC, o D-2 tem cerca de 30% mais tenacidade que o ATS-34. Sua grande desvantagem é que tem bem menos resistência à corrosão.

Em linhas gerais, é isto!

Segue um gráfico só para mostrar a composição dos 3:

598d9fabf0f38_440CvxATS34vsD2.jpg.cf2881ad45c6fdb4969d8e7b91563b05.jpg

Abraço

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...