Ir para conteúdo

Picos de Monte Verde e travessia até S. F. Xavier pela Fazenda Santa Cruz


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz Davi.

 

Legal que tudo deu certo na travessia e as infos te ajudaram. Esse é o espirito.

 

A pedra que eu montei a barraca é a ultima seguindo em frente, passando o acesso ao topo do pico.

Foi bem no platô mesmo.

Como tinha chovido muito e os lugares planos estavam todos alagados, não restou outra opção. Ficamos bem a esquerda e só tivemos que ancorar um pouco a barraca, mas durante a noite nem ventou tanto assim.

Poderiamos ter voltado um pouco na trilha e montar a barraca em outros pontos, mas percebemos que o platô era seguro.

Como no seu caso o vento tava muito forte, com certeza o platô não era uma boa opção.

 

E quem sabe da próxima vez vc tendo mais 1 dia, até dê p/ descer em direção a SFX pela Fazenda Santa Cruz.

 

E só uma pergunta: vc não chegou a acampar na Pedra Partida né?

Só foi e voltou?

 

 

Abcs

 

 

Olá Augusto,

 

Nesse final de semana que passou fui fazer a travessia em Monte Verde. Usei como guia o seu relato, inclusive fiz o mesmo caminho, só não fui até SFX porque deixei a moto na frente do Bradesco. Muito obrigado pelas informações relatadas e pela experiência compartilhada. Foi minha primeira travessia e logo vou postar o relato dela. Ler os relatos aqui deixa as coisas mais fáceis, tanto pela parte técnica, como locais de fontes de água, quanto pela parte psicológica.

 

Só uma pergunta: A pedra em que voce acampou no Pico do Selado é aquela que fica à esquerda do Pico olhando logo que se escala? Eu montei a barraca ali e no meio da noite o vento estava muito forte mesmo. Estava tão forte que não me assustaria se de repente acordasse no Platô por conta do vento ::lol4::

 

Obrigado.

Davi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Augusto,

 

pretendo fazer a crista e no outro dia fazer a trilha até SFX, uma vez que estarei com minha esposa e ela não gosta muito de caminhar, então a noite ficarei com ela e vou tentar convencê-la a acamparmos no Pico do Selado,l para vermos o por-do-sol, nascer do sol.

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Nelmar.

 

Acampar no Pico do Selado é tranquilo.

Tem a opção de vc montar a barraca quase na base do Pico ou no platô, um pouco à frente, onde a gente montou a nossa barraca.

 

Qto a descer pela trilha da Fazenda Sta Cruz, tive retorno de pessoas que passaram recentemente por lá e disseram que em alguns trechos da trilha, o mato tá tomando conta, mas nada muito difícil.

A trilha, na verdade é uma antiga estrada, então dá p/ passar.

E um outro problema é que o dono da Fazenda tá criando caso com os mochileiros que passam por lá.

Quem desce pela trilha tá evitando passar pela sede da Fazenda p/ evitar esses problemas.

 

Um pessoal que pode te dar informações mais atuais é a agencia CAT de SF Xavier.

O Miragaia, que é um dos guias da agencia, ou quem te atender lá, pode lhe ajudar com essas infos.

Ou o Centro de Infos Turisticas de SFX.

No google é facil conseguir o telefone deles.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Valeu Augusto.

 

Vou entrar em contato com eles. Como vamos ficar uns 2 dias apenas em Monte Verde e acampados no Camping que existe lá, vou ter que planejar bem o que fazer lá, pelo menos os cumes quero fazer.

 

Depois de lá vamos para Campos do Jordão, daí serão 3 dias e já via alguns relatos seus aqui bem interessantes. Teria mais algumas dicas?

 

E fechando vamos descer para Trindade-RJ, onde pretendo fazer a travessia até a praia de Camburi e acampar lá a noite. Sabe me dizer se é tranquilo? quanto tempo mais ou menos de Trindade a Camburi? Tem algum mapa ou tracklog desta trilha? Por onde saio de Trindade para pegar esta trilha?

 

Desculpe pelas iumeras perguntas, mas como você tem muita experiência e produz ótimos relatos, estou pedindo-lhe uma ajuda.

 

Grande abraço.

 

Nelmar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Nelmar.

 

Fique atento que o único camping de Monte Verde (Recanto dos Bambus) tá um pouco longe da cidade hein. São uns 4 Km do camping até o portal de MV.

Como é baixa temporada, com certeza vc consegue pousada com preços baixos.

Eu recomendo vc fazer isso.

Próximo do bairro Operário, que fica no outro extremo do portal, existem algumas pousadas que são bem legais e com valores não tão altos.

 

Estando em SFX, a logistica p/ chegar em Campos do Jordão é um pouco complicada.

Em Monteiro Lobato passa uma rodovia que segue até Sto Antonio do Pinhal e se vc conseguir uma carona ali, seria perfeito, porque aí já vai estar ao lado de CJ.

Se for de onibus, não tem opção. Vai ter de ir até S.J. Campos e de lá pegar um outro p/ CJ.

Em Campos do Jordão é quase obrigatório estar de carro p/ conhecer os melhores lugares.

E se vcs não estiverem, só resta mesmo o Horto Florestal, onde dá p/ ficar 1 dia inteiro fazendo trilhas e conhecendo algumas cachoeiras.

P/ chegar lá tem um circular que sai do centro.

Outra opção é alugar bikes.

 

Em Trindade, que fica em Paraty dá p/ ficar 1 dia inteiro aproveitando o Caxadaço, cachoeiras e as praias.

Sobre a trilha até a Praia de Camburi, na minha assinatura existem links de 2 relatos sobre essa travessia Trindade-Camburi.

P/ não ter de repetir tudo de novo, muitas das respostas às suas duvidas estão todas lá.

 

Aproveite bem as Praias de Camburi e Brava do Camburi. Uma é bem tranquila e a outra é quase que deserta.

Valem a pena.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Augusto,

 

Obrigado pelas dicas.

 

Nós iremos de carro, e levaremos as bicicletas. A idéia é fazer de Monte Verde a Campos do Jordão de bike por estrada de terra, enquanto minha mulher vai de carro por asfalto.

 

Quanto a Campos do Jordão, faremos alguns passeios de carro, e como minha esposa não é muito de pedalar pretendo fazer algumas trilhas por lá de bike, será que é perigoso ir sozinho?

 

E nas praias seguirei suas dicas, vou reler os relatos.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Nelmar, blz?

 

Vai dar p/ aproveitar bem os dias que vcs ficarão em CJ.

A cidade é bem segura. Pode ir tranquilo.

O que vc tem que ficar atento são os motoristas que não respeitam as bikes.

Muito cuidado.

 

O ideal é fazer os passeios bem longe do centro.

Poucos mts antes de chegar no Horto Florestal tem uma estrada de terra à direita, que leva ao Bairro do Gomeral, que fica na crista da serra.

É um dos melhores visuais da região. Até lá é uma subida e tanto, mas compensa.

Outra boa opção é na região das Fonte de Agua Minalba.

 

Mas a cidade possui dezenas de opções p/ bikes.

Tem p/ escolher.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

E aí galera.

 

Fui para Monte Verde-MG na semana passada. O lugar é incrível. ::otemo::::otemo::::otemo::

As dicas do Augusto e da galera aqui do Mochileiros ajudaram bastante.

Fomos de carro, pegamos uma forte chuva entre Camanducaia e Monte Verde, mas chegando lá fomos brindados com o sol no fim da tarde.

O lugar é muito bonito e agradável, e as trilhas também são show de bola.

Fizemos eu e minha mulher a do Chapéu do Bispo e o Platô subindo a partir do portal do Parque, onde deixamos o carro, no início da trilha da Pedra Redonda/Pedra Partida e retornamos à cidade pela rua do Bradesco. Daí a minha esposa cansada, resolveu ir para pousada e eu peguei carona de moto com o dono da pousada onde estávamos, que me deixou no lugar onde estava o carro. Mas como já estava lá decidi então fazer as trilhas da Pedra Redonda e da Pedra Partida, foram demais, a Pedra Redonda é bem fácil tem até escada de madeira para chegar ao pico, já a Pedra Partida essa sim foi difícil ::mmm:::mmm: , mas cheguei lá no pico também.

Com a sensação do dever cumprido, apesar que faltou o Pico do Selado, este fica para a próxima vez, voltei à Monte Verde, almoçamos um dos pratos típicos da região, truta grelhada e depois de algumas fotos fomos para Campos do Jordão, desta vez por estrada de terra, sentido a Gonçalves-MG.

Assim que sobrar um tempinho, posto algumas fotos desta aventura e o relato do restante da viagem coloco em tópicos sobre Campos do Jordão e Trindade-RJ.

 

::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...