Ir para conteúdo

Relato 12 dias na Bolívia em Abril/14!


Posts Recomendados

  • Membros

Gastos

Rio para Sta Cruz pela Gol: 16k milhas + uns 120 reais de taxas, passagem comprada em janeiro

Vôos internos na Bolívia: cerca de 300 reais

Comida, hospedagem e passeios: cerca de 450 dólares

Total => cerca de 1500 reais

 

 

Sta Cruz

Achei o aeroporto Viru Viru top, pequeno mas bem organizado.

Não fui incomodado em nenhum momento, sem assédio de taxistas.

Tem wifi liberada.

O micro para o centro fica parado em frente, logo na saída. Linha 153. Custou 6bs.

 

Fiquei no Hostel Loro Loco, reservado via hostelworld.

 

Comi o famoso Pacumuto por 36bs numa boa churrasqueria:

IMG_20140412_135752.jpg

 

Descobri o shopping Ventura Mall novo, grande e lindo (fica no 4o anillo), muita loja de marca mas achei tudo caro.

 

Passeio pelo centro incluindo a praça central.

 

Enfim, Santa Cruz não tem muito o que fazer! (ou então não achei)

Mas foi um bom início.

 

Sta Cruz para Sucre: entre 12hs de ônibus ou 30min de avião, fiquei com o segundo.

Comprei um vôo por 294bs pela BoA dias antes do embarque (parece que é preço fixo independente da antecedência).

Gostei da BoA, vôo saiu um pouco atrasado mas o avião estava em bom estado e bem limpo.

 

Táxi Hostel Loro Loco até o Viru Viru por 50bs (inicialmente pediram 60bs).

 

Não há mais aquela taxa de 15bs do aeroporto. Havia o seguinte aviso:

Para os aeroportos de La Paz, Cochabamba e Santa Cruz a taxa aeroportuária está incluída no bilhete a partir de 03/03/2014.

 

 

Sucre

Fiquei na casa de uma prima e juntos visitamos alguns museus no centro, o mirador da cidade e o cemitério (muito interessante, parece com o da Recoleta em Bs.As.)

 

Fomos também nos mercados central e campesino.

Tem que comer as saltenas e sta clara no El Patio.

Comi também o Pique a lo macho em um bom lugar por 48bs.

IMG_20140413_125407.jpg

 

 

De Sucre para Potosi

Ônibus Trans Villa Imperial +/- saiu 15min atrasado e custou apenas 20bs.

Viagem durou cerca de 3:30 com paisagens lindas.

Estrada asfaltada.

 

 

Potosi

Preparar para altitude pq em Potosí é 4200m.

 

Me hospedei no Hostel Koala, 50bs por um quarto coletivo sem reserva mesmo.

 

Passeio na praça central pela noite, maravilhosa, muitas luzes, linda.

 

Café da manhã top, muito bom.

 

Comprei o tour para as minas na Cristal Tours por 70bs (barato!).

Infelizmente eles atrasaram e só chegamos na mina por volta das 10hs.

Emprestaram todo o equipamento.

Passeio difícil ok? (como já disseram aqui).

 

Cerro rico:

JPEG_Image_10089.jpg

 

O passeio terminou por volta das 13hs.

Todo mundo saiu imundo!

 

De Potosi a Uyuni paguei 30bs no ônis, saímos 14:30 e chegamos por volta das 18:30.

 

 

Uyuni

Fui ao Hostal Vieli, também sem reserva. Fica na calle Sucre perto da esquina com Colón.

Quartos individuais pequenos por 50bs. Banheiros coletivos mas bons.

Negativo: não havia café da manhã.

 

Lembrar de comprar a passagem de Uyuni para La Paz (ou qualquer outro lugar) antes de sair para o salar!

 

Passeio no salar

Comprei com a Empexia por 700bs (chorei um desconto de 50bs) que era uma das poucas que não vi reclamações.

Mas quando chegou o dia nos colocaram num carro da Tours y Bol.

Ou seja, não adiantou escolher.

 

Carro razoável, ótimo motorista, que também era o cozinheiro.

Cemitério de trens (divertido mas nada demais), o salar (muito legal), isla del Pescado (não paguei para subir pq achei chato).

 

Comida bem saborosa. Não fiquei com fome em momento algum (os biscoitos que levei sobraram).

SCN5683.jpg

 

A 1a noite no hotel de sal foi boa, quartos coletivos e cama razoável com várias cobertas.

Mas que hotel rústico/tosco! Hahahaha

JPEG_Image_40464.jpg

 

O banheiro era uma droga, muito ruim. Para água quente tinha que pagar 10bs.

Levar também papel higiênico próprio.

A dica que deram aqui dos lenços umedecidos também é ótima.

Levar também óculos escuros, protetor solar e labial e (claro) roupas de frio e 1 garrafa água.

Na boa: sacos de dormir, muitos lanches, muita água... não fez falta.

 

Como já disseram aqui, proteja sua câmera e baterias do frio.

As minhas baterias chegam a durar só a metade se eu as deixo no frio.

 

Café da manhã com pão, manteiga, geléia, nescafé, leite em pó, achocolatado e chás.

 

O 2o dia (lagunas e arbol de piedra) foi complicado. Muita poeira mesmo. Estrada de terra ruim, o carro balançava muito.

O hostel que fiquei era em frente à laguna colorada.

Sem tomadas elétricas (só tinha luz), custava 5bs para recarregar celular e 10bs banho quente.

Hostel bem melhor que o 1o porém chuveiros em outro prédio que não estavam funcionando!

Claro, quartos também coletivos.

 

Antes de dormir, aproveite para olhar para o lindo céu estrelado (se suportar o frio!!)

 

3o dia foi terrível: acordar 4:30 não foi fácil com o frio de morrer.

Fomos aos gêiseres, muito legal!

Depois para lacuna verde que não estava verde (disseram pq não havia vento).

 

Depois rumo à fronteira chilena. Paramos no controle boliviano, quem ia pra San Pedro desceu e voltámos rumo à Uyuni.

Muita poeira no caminho, estava chorando barro e cuspindo tijolos.

 

Sinceramente?

Dava para fazer esse passeio em 2 dias, bastando sair cedo no 1o dia e chegar mais tarde no 2o dia!

 

Chegamos em Uyuni por volta das 16:30. Procurei um baño/duchas público e achei na própria av. Ferroviaria. Custo: 10bs.

 

 

De Uyuni para La Paz pela Panasur, paguei 120 bs e o ônibus saiu 20hs, chegando por volta das 6:30.

Viagem horrível, apesar do ótimo ônibus: estrada de terra e muitas curvas. Quase não dormi.

 

 

La Paz

 

Fui direto para o hostel (Wild Rover), táxi da rodoviária por 15bs (mas peguei na rua, não em frente).

Deixei a mochila no depósito, tomei café no próprio hostel (que é simples: café, leite, chás, pão, manteiga e umas geléias).

 

Passeio pela praça Murillo, mercado de bruxas, igreja são francisco, etc.

 

Seguindo as dicas daqui queria fechar o passeio de bike na Barro Biking.

Paguem 450bs (10% de desconto) pela bike dupla suspensão, com direito a CD e camiseta.

 

Comprei também um city tour (60bs) e a luta livre das Cholitas em El Alto por 50bs (somente aos domingos).

Já estava cansado de altitude e montanhas por isso cortei Chacaltaya.

Queria ir ao Tiwanaku mas tb cortei só tinha o domingo e não chegaria a tempo para ir na luta livre.

 

O city tour passou pelo Valle de la Luna e ali fica parado por 20 min (entrada = 15bs).

Notei que há vários micros que passam ali, então parece fácil ir/voltar por conta própria.

 

 

No dia seguinte, domingo, luta livre das Cholitas.

O onibus saia 15:30 (de fato só saiu quase 16:30), chegamos na arena em El Alto por volta das 17:30, já escurecendo.

A luta é muito divertida, todos deram boas gargalhadas:

DSCN5981.jpg

 

 

Dia seguinte passeio de bike e a Barro Biking pisou na bola: o horário de saída era 7:30 e só passaram no meu hostel 9:00 (liguei várias vezes para eles pq jurava que tinham me esquecido).

Ao chegar o funcionário se desculpou e explicou que houve problemas, blá, blá... mas quando chegamos (cerca de 1hr depois) a La Cumbre ainda tinha outras agências também chegando.

Equipamento fornecido é bom (mas não novo), deu pro gasto.

 

La Cumbre é lindo, paisagens belas com um pouco de neve.

DSCN6017.jpg

 

Passeio muito radical, adrenalina total, tombos iminentes, necessário ter juízo senão pode até morrer!

Olha aí:

 

O passeio acaba por volta das 15:00 num hotel, onde ficamos enrolando até eles lavarem as bikes, embora eles digam que é tempo pra ir na piscina - sabe de nada, inocente ::lol4:: .

 

Último dia, acordei cedo e voei La Paz p/ Santa Cruz pela Amaszonas.

Paguei cerca de 650 bs comprando com umas 2 semanas de antecedência.

Para fazer o checkin, ter em mãos passaporte/identidade e o cartão de crédito usado na compra.

 

Táxi Hostel Wild Rover até o Aeroporto El Alto por 60bs (inicialmente pediram 70bs).

 

O avião é um bombardier que estava limpo e em bom estado:

IMG_20140422_065036.jpg

 

Bagagem em mãos, tem uma funcionária que verifica a bagagem com o cartão de embarque (ótimo!).

 

Fiz hora em Viru Viru aguardando meu vôo Gol para o Brasil.

 

É isso aí. Abs!

Bolivia, um belo país!

Bolivianos, um povo fraterno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...