Ir para conteúdo

Itália em 16 dias quase sozinha: Roma, Nápoles, Sorrento, Florença, Pisa, Luca, Siena, San Gimignano e Veneza


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 7: Sorrento e outras cidades litorâneas

 

Meu primo e a esposa costumam muito ir a Sorrento (inclusive se casaram lá hehehehe) e sempre me falou demais da cidade! Saímos de Gragnano logo cedo e fomos seguindo pelo litoral italiano: Castellamare, Piano Sorrento, Sorrento...era Março, ainda fazia frio e nesse dia uma garoa super chata nos acompanhou a viagem toda :?

 

Em alguns pontos meu primo parava o carro para eu poder contemplar o mar e tirar lindas fotos!! Gente!! Era totalmente baixa temporada e mesmo assim era difícil parar o carro em muitos momentos! Imagino como aquilo deve ferver no verão!!! Prometi a mim mesma que um dia volto a Itália no verão para aproveitar Sorrento e também conhecer Capri, Amalfi, Positano...cada lugar lindo!!!

937.JPG.d9c7772ba4f7943e6a49154a6d12d9aa.JPG

 

Paramos no centrinho de Sorrento para tomar um gelatto e andar pelas ruelas. Alí no Sul é muito legar comprar o Limoncello - e você encontrará também Figoncello, Meloncello (esse eu amei!! ::love:: ), sem contar nos cheirosos limões sicilianos!! Nossa, como eu adorei caminhar por lá!!

965.JPG.e92e66342be391555dbf2695d97d41e5.JPG

 

Ficamos praticamente o dia todo passeando, sem pressa, e a noite fui conhecer um outro tio em Nocera Inferiore, cidade de meu avô!! Foi só eu comentar que gostava de muzarela de bufala que pronto!! hahahahaha..me entupiram dessa delícia (só de lembrar já dá saudades!). Engraçado que até pouco tempo eu mal sabia da existência dessas pessoas todas e eles me recepcionaram como se conhecessem a vida toda ::love:: deve ser coisa de sangue isso, não sei dizer!! Pensava muito no meu vô e no quanto eu gostaria que ele ainda fosse vivo para presenciar tudo aquilo!

 

Dia 8 - Paestum

 

Nesse dia acordamos cedo rumo a Paestum, cidade famosa pelo templo grego que abriga, bem como pelo agriturismo.

Eu estava muito empolgada porque conheceria o avô desse meu primo, irmão favorito do meu avô! Era Domingo de Ramos e, pra variar, a comilança é tradição lá na Itália...hahahahaha..como se não bastasse "ter que comer" umas sfogliatellas na casa do meu tio, ainda passamos na loja do filho dele, que nos recepcionou com prosecco, tomate cereja e....muzarela de bufala!! hahahahahaha...tudo o que eu AMO!

 

Depois fomos almoçar...gente...eu estava estudando italiano ha cerca de 4 meses,ou seja, falava pouquíssimo!!! Aí imagine mais de 20 pessoas falando ao mesmo tempo, querendo saber da minha família, da vida no Brasil...e eu tentando entendê-los e fazê-los me entender hahahahahaha. Conclusão: saí desse almoço super feliz mas com MUITA dor de cabeça...meu outro primo perguntou se eu não queria sair a noite, mas eu estava SEM CONDIÇÕES!!! No final das contas, nem deu tempo de irmos conhecer o sítio arqueológico de Paestum...rs

 

Dia 9 - Nocera Superiore e ida a Florença

 

Meu primo precisou ir trabalhar e a esposa dele me levou para dar uma volta em Castellamare. De lá, fomos almoçar na casa da minha prima em Nocera Superiore, uma bela macarronada. Eles não misturam a comida no mesmo prato de jeito nenhum, nem em casa!! Primeiro é servida a massa, depois recolhem o prato para então servir a carne! ::hein:

 

Lembro que quando uma prima minha veio ao Brasil, láaaaa em 1996, achou super estranho (e nojento!) comermos tudo junto...hehehehehe

 

No fim da tarde, eles me deixaram na estação de Nápoles, onde eu pegaria o trem para Florença. Foram cerca de 3 horas de viagem, comprei o bilhete na Trenitália (Econômico) a EUR 39 (foi o trecho mais caro!).

Link para o comentário
  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Saí de Napoles no final da tarde e cheguei por volta das 21 horas em Florença (se quiser ver meu post completo sobre o Sul da Itália, está aqui: http://wp.me/p4vIew-s).

 

Eu confesso que a ideia de chegar a noite sozinha a Florença não me agradava muito, mas foi o que deu pra fazer. Fiquei com medo de sair da estação só, com mala, já tarde e com mapa nas mãos então peguei um táxi na porta - não me lembro o valor que paguei, mas foi baratinho porque era perto.

 

O táxi cruzou o Duomo para chegar ao hotel...NOSSA!!! Fiquei emocionada com aquele lugar, que lindo!!

 

Fiquei num hotel que não curti muito, chama-se Hotel Aldini. A localização era perfeita, na Via Calzaiuoli, praticamente ao lado do Duomo e, apesar de ser tão central, não fazia muito barulho a noite não. O que eu não curti foi que o armário era super empoeirado (deixei minha roupa na mala) e a manutenção da limpeza deixava um pouco a desejar...eu tive muita dificuldade para achar hotel em Florença, todos pareciam caros demais pelo que ofereciam.

 

Dia 10 - Florença

 

Eu sempre sonhei TANTO em conhecer Florença e felizmente a cidade não me decepcionou! Muito pelo contrário: eu voltaria quantas vezes pudesse...lógico que o excesso de turistas sempre tira um pouco do charme e romantismo que visualizamos, mas faz parte, né?

 

Meu primeiro passeio do dia foi o mais óbvio: Duomo!! Desafio você a tirar uma foto dele inteira...rss...Impossível!! Para quem estiver BEM disposto, pode subir os mais de 460 degraus para ir ao topo! Confesso que depois da Basílica San Pedro, #traumatizei e não subi mais nada na Itália....hahahahahahaha...apesar de ser praticamente o mesmo número de degraus da Basílica, já li relatos que dizem que o Duomo é mais sufocante, pois tem menos janelas...o Batistério fica logo a frente e o ingresso para visitá-lo comprei na frente (não é no lugar de Informações Turísticas, mas logo a frente na Piazza). Paguei uns EUR 5 e achei caro, se for comparar com os preços dos museus.

996.JPG.1391b1cc3641540893882ba639e257bc.JPG

 

Logo atrás do Duomo tem o Museu Dell´Opera del Duomo, em que são expostas as esculturas originais, além da famosa porta do Batistério (você sabia que foi feito um concurso para decidir quem seria o responsável por fazer a porta, entres ele Donatello, que perdeu para Ghiberti?). Comprei o ingresso na hora e foi super tranquilo, não tinha quase ninguém.

 

Fui caminhando até a Basília San Lorenzo mas infelizmente estava fechada (tentei em outras ocasiões e não consegui conhecê-la). Logo a frente, fica o Museu delle Capelle Medicee, que contempla diversas obras de Michelangelo que pertenceram à família Médici. Fiquei um tempinho lá na fila esperando, achei o museu bacana, mas é pequeno.

 

Continuei caminhando, meio "sem destino"hahahaha, pra conhecer Florença! É IMPRESSIONANTE o tanto de imigrantes vendendo bolsas falsas por lá (como diria meu amigo, "Luiz Viton", e não Louis Vuitton hahahahahaha). Eles são insistentes e chatos, FUJA!

 

Como eu andei em Florença, minha gente!!! Como eu andei...hahahaha...a cidade é uma delícia, porque é pequena, você faz tudo a pé, e, ao mesmo tempo, atrações não faltam.

 

Fui depois conhecer as igrejas de Santa Maria Novella e Santa Maria Maggiore, lindas! A Santa Maria Novella é tão grande que você pode inclusive fazer uma visita guiada.

 

Segui para a Piazza della Signoria - que eh issooonnnn??? Um museu a céu aberto!!! Que lugar lindo!! Era lá que ficava o Davi de Michelangelo (hoje exposto na Galeria dell'Accademia). Fiquei um tempão lá tirando umas mil fotos....rs ::love::

 

Continuei para a Ponte Vecchio, que, dizem, permaneceu intacta na II Guerra Mundial a pedido do próprio Hitler. Eu queria conhecer um restaurante lá perto, o Trattoria Ponte Vecchio! Fiz a phyna e, mesmo sozinha, pedi uma taça de vinho toscano e uma massa trufada hehehehehe. Simplesmente amei a comida e o atendimento, recomendo! Ali na Ponte Vecchio só tem lojinhas de joias - no meu caso, fui só pra ver e passar vontade mesmo, voltei de mãos vazias ::hahaha::

1210.JPG.f1e1ab56ece863a80d27a96e1ea3374a.JPG

 

As 15 horas eu tinha agendada a minha visita a Galeria uffizi, maior museu de Florença e um dos mais respeitados da Itália - aliás, se você é daqueles que foge de museu, recomendo então que conheça apenas esse na cidade!! É fantástico...muitas obras renascentistas e é lá que está exposta a famosa obra de Sandro Botticelli, Nascimento de Vênus. Infelizmente fotos não são permitidas. Quem tiver interesse em visitar esse museu, recomendo comprar antecipado pela internet - a fila de quem estava comprando na hora era enorme!! Eu fiz um post sobre compra de ingressos em Florença, espero que ajude: http://wp.me/p4vIew-h

 

Saí, fiquei mais um tempo "babando" pela Piazza della Signoria, caminhei pelas ruelas de Florença até me cansar e voltar ao hotel. Tomei um banho, desci pra comer uma pizza lá pertinho do hotel e camaaaa....rs

 

Se vocês tiverem interesse em saber mais sobre as atrações que comentei, bem como sugestão de roteiro, podem ir conferir no blog: www.ciaoviaggio.com :)

Link para o comentário
  • Membros

Dia 11 - Florença

 

No dia anterior, uma prima minha italiana me ligou dizendo que iria passar o dia comigo em Florença :wink: eu já a conhecia, ela veio ao Brasil com a mãe em 1996 e trabalha num hotel naquela ilha onde afundou o navio, sabem? Ela chegou no final da tarde e fomos jantar numa pizzaria que o amigo dela indicou, infelizmente não me lembro o nome, mas era super afastada da parte turística de Florença...só tinha italianada lá...rs

 

Fiquei feliz que ela viria me ver, maaas eu já tinha comprado online o ingresso para a Galeria dell'Accademia, onde está exposto o original de David de Michelangelo para as 9 horas e não abriria mão por nadaaa....rsss. Ela decidiu que iria comigo e chegamos bem antes ao Museu, para ela comprar o ingresso dela...Bem, esperamos, chegou meu horário de entrar, ela continuou na fila...entrei no Museu, fiz tudo com calma, aí ela me liga dizendo que mal saiu do lugar ::hein: sério...fiquei mais de 1 hora lá dentro e NADA de ela chegar...eu já comecei a ficar estressada porque aquele era meu último dia útil para curtir Florença, e tinham muitas outras coisas que eu queria ver....liguei pra ela e NADA...até que saí do Museu e ela estava praticamente no mesmo lugar. Por isso que falo, gente: se você não tem muito tempo ou paciência, vale muito a pena pagar EUR 4 a mais pelo ingresso online...se ficássemos esperando ela entrar, teríamos perdido a manhã inteira, no mínimo! Fiz um post para ajudar vocês a encarar os Museus de Florença sem filas ::otemo:: no meu blog http://www.ciaoviaggio.com. Espero que ajude!

1208.JPG.3507165eb47419bb82cebe952e9966f7.JPG

 

De lá, fomos conhecer a Basílica della Santissima Annunziatta e depois passeamos bastante...por acaso, vi o Museu de Dante, não entrei, mas que charme aquela rua!! Fomos seguindo rumo a Ponte Vecchio porque eu tinha reserva num restaurante lá perto, o Golden View: o restaurante é bem moderninho e tem uma vista linda para a Ponte Vecchio - se você quiser ir a noite, eu fizer muita questão de "sentar na janelinha" (como eu) recomenda-se reservar.

1214.JPG.01736d5b4e3fe1667f54ebfaf58e4a6b.JPG

 

Fomos a Basílica de Santa Croce, que tem uma arquitetura muito parecida com o Duomo, e contempla uns túmulos muito famosos, entre eles do Michelangelo. A Piazza na frente é super bonitinha e no caminho a Basílica tinham várias barraquinhas vendendo souvenir, inclusive de um brasileiro...rsss. A entrada é paga, não me lembro o valor ao certo, mas acho que algo em torno de EUR 5.

 

De lá, era hora de a minha prima voltar...retornamos ao hotel para ela buscar a mala e a acompanhei até a estação. Na volta, fui conhecer o Palazzo Pitti, que é muito bacana!! Comprei o ingresso na hora, tranquilamente, e existem distintos tipos, dependendo do que você quer ver. O mais bacana é a visita a Galeria Palatina e, como eu não teria muito tempo, dispensei o ingresso que dava direito a conhecer o jardim. De lá, tentei conhecer a Capela Brancacci, que dizem ter afrescos lindos, mas já estava fechada ::hein: #chateei.

 

1166.JPG.c7ce6da4ebbcb6cb5c63706af34558d5.JPG

 

Fiquei andando "sem rumo"por Florença, revisitando lugares por onde eu já havia passado e descobrindo outras preciosidades: ruelas, cafés, lojinhas...fiz umas comprinhas, voltei ao hotel para tomar banho e me veio o estalo: "Meu Deus!!! Esqueci de ir a Piazzale Michelangelo!!!!"

 

Aguardem cenas dos próximos capítulos...rs

 

Quer saber mais sobre cada um desses pontos turísticos de Florença, bem como sugestão de Roteiro? Tem posts no www.ciaoviaggio.com

Link para o comentário
  • Membros

Dia 12: Pisa e Luca

 

Fiquei louca da vida comigo mesma por ter "simplesmente" esquecido de ir a Piazzale Michelangelo e decidi fazer ALOKA ....rs! Acordei mais cedo, pedi um táxi no hotel para me levar até lá...(o ideal teria sido mesmo ir no final da tarde, ver o por do sol, mas eu não queria arriscar pois poderia chegar tarde de Luca!). Uma garoa fininha começou a cair, mas ignorei e fiquei lá admirada com aquela vista linda, tirando várias selfies...hahahahaha

 

A Piazzale Michelangelo é uma praça que fica num ponto super alto de Florença, de forma que você consegue ver praticamente a cidade toda lá de cima: Ponte Vecchio, Duomo, etc...é um passeio mais do que recomendado!

 

1475.JPG.3da1e8f9ca56f197b4f4a6cf6a6beb43.JPG

 

De lá, chamei um taxi (eu tinha um cartão de uma central de táxis) para me levar a estação de trem, que é longe. Eu já havia comprado o bilhete para Pisa na tarde anterior, quando fui levar a minha prima - você adquire nas próprias maquininhas, tem muitas opções de horários e são baratinhos. O trem que faz o trajeto Florença - Pisa Central é o regional, e você precisa validar o ticket nas maquininhas que ficam na estação.

 

Desci em Pisa Central e na tabaqueria da própria estação comprei o bilhete de ônibus (pode perguntar lá mesmo que eles te informam o ônibus que faz o trajeto. Eu peguei o LAM Rossa e desci na Parada Via Cameo/Piazza Camin).

 

A Piazza dei Miracoli, onde fica a Torre, é uma graça: gramado super bem cuidado, limpa, tem uma igreja, o Batistério e a Torre de Pisa propriamente dita. Gente: a Torre é muitoooo mais torta do que eu imaginava (e menor também!), eu adorei! Estava viajando sozinha e logo uma menina chinesa perguntou se eu não podia tirar fotos dela, e ela poderia tirar fotos minhas também. Topei, afinal, ir a Pisa e não tirar aquelas fotos "mico"empurrando a torre é meio impossível, né?? hahahahaha

1513.JPG.071a7231721936a72c3ed7dd59e25a8c.JPG

 

Quem tiver interesse pode subir a Torre, mas o número de pessoas é bem limitado, assim como o tempo de permanência lá em cima - você pode verificar a compra de ingressos e horários nesse site: http://www.opapisa.it

 

Nesse dia chovia DEMAIS, gente...aquela garoazinha boba lá de Florença foi só um indício...eu só me livrava do guarda chuva pra tirar fotos e, como eu ainda iria a Luca, cidade em que eu faria tudo ao ar livre, acabei nem indo conhecer a igreja de Pisa mas, pelo que vi em fotos,é muito parecida com algumas de Florença.

 

Aproveitei a "carona"de minha colega chinesa até a estação - ela voltaria a Florença e eu iria a cidade murada de Luca ::otemo::

 

Quem tiver mais interesse sobre Pisa, bem como sites referentes a cidade, tenho um post no meu blog: http://ciaoviaggio.com/category/pisa/

 

Voltei a estação de Pisa e lá comprei o bilhete para Luca que, para a minha sorte, sairia em poucos minutos. Correriaaaaaaa até a plataforma...rs

A viagem é rapidinha e mal vi o tempo passar...só lamentava a chuva caindo lá fora :x esse definitivamente era um dia de museu, lugar fechado....mas faz parte, né?

 

Chegando em Luca, basta atravessar a rua da estação que você logo verá a cidade murada!

1533.JPG.7be4de7f5cfe6ce52d8b3ffdb2b6c257.JPG

 

Você entra por um túnel, aí segue reto e já verá a parte de trás do Duomo di San Martino, a Catedral de Luca. Entrei para conhecer, existe também um museu mas não fui, e lá fui seguindo meio que sem rumo pelas ruelas.

 

Eu fico imaginando como deve ser bacana passear por lá num dia de sol: as ruelas são estreitas, é um labirinto, e a cada virada, uma Torre, um café bacana, uma lojinha de souvenir...muitas pessoas aproveitam para alugar uma bicicleta e dar a volta na cidade murada, mas, com a chuva chata que estava, ninguém se aventurava a isso, aliás, a cidade nem estava muito animada :?

 

Parei para almoçar e me "secar"um pouco....rs...depois, segui a Piazza dell’Anfiteatro, que serviu como um Anfiteatro no século II e hoje conta com muitos restaurantes e lojinhas!

1548.JPG.05f4c9a5fc30e617b6a56efb30a0ad5e.JPG

 

Fui seguindo aleatoriamente pelas ruelas. Luca conta com umas torres bem interessantes, como a Torre do Relógio, a mais alta da cidade e que permite visitação (eu não subi, #trauma da Basílica de San Pedro hahahahahaha mas a vista deve ser linda! Se eu voltar um dia a Luca, quero subir!) e a minha preferida, a Torre Guinigi, que tem uma árvore em seu topo.

 

Luca é uma daquelas cidades em que você esquece o mapa e se deixa levar pela sua intuição, sabe? Dá pra ficar desde 1 hora batendo perna, até o dia inteiro...rs...o tempo infelizmente não me ajudou em nada, então voltei a Florença antes do entardecer (comprei o bilhete na hora na estação, bem tranquilo também).

 

Se quiserem saber um pouco mais sobre as atrações de Luca, tem post aqui: http://ciaoviaggio.com/category/lucca/

 

Espero que estejam gostando do meu relato, qualquer dúvida é só falar :)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...