Ir para conteúdo

5 Dias. São Paulo até Puerto Iguazú e Cataratas Argentinas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal.

 

Resolvemos ir para Puerto Iguazú, Missiones, saindo de São Paulo com nossa Blazer 96 dia 30/05/2014.

Fizemos uma rota boa e muito bonita. Apesar de algumas aventuras inesperadas e o pouco tempo que tínhamos, conseguimos curtir bem o caminho, conhecer a cidade de Puerto Iguazú na Argentina e fizemos os passeios da catarata pelo lado Argentino. Uma viagem certamente inesquecível.

 

Abaixo segue link de todas as fotos de nossa aventura.

https://plus.google.com/photos/112206280083801518041/albums/6023103800641534849?banner=pwa

 

1º Dia 30/05/2014

Após trocar os pneus da frente da nossa Blazer que estavam praticamente "carecas", saímos de São Paulo às 15:00 com destino a Curitiba pela BR 116 ( Régis).

A rodovia estava tranquila e fizemos em 5 horas até lá. Chegamos em Curitiba por volta das 20:00. Paramos para jantar, acabamos conversando com pessoas e seguimos viagem às 22:00 (Isso porque falamos bem pouco) rsrsrs

Completamos o tanque no começo da Regis. Seguimos viagem até onde conseguimos revesando o volante. No dia anterior tínhamos dormido pouco. Nosso destino era chegar em Chopinzinho no Paraná.

 

Até Curitiba é tranquilo. O problema é até Nova Prata do Iguaçu. Os postos de gasolina são distantes um do outro, com a gasolina bem acima do que pagamos em São Paulo. Chegamos a pagar R$ 3,57 o litro. Sem contar que alguns postos nessas estradas e pequenas cidades não ficam abertos na madruga. O bom é ficar de olho no mostrador de combustível.

 

Nossa Rota de Curitiba para Nova Prata do Iguaçu foi:

PR 376 - Campo Largo

PR 277 - Palmeira / Irati / Guarapuava

PR 373 - Candói / Fóz do Jordão / Paz

PR 281 - Chopinzinho

Achamos que conseguiríamos chegar a Chopinzinho mas quando foi 3 da manhã paramos em um posto com restaurante muito bom na PR 281. Dormimos por lá mesmo dentro do carro.

 

DSC02868.JPG.c4211550fff41cd7e46cef196eb63970.JPG

 

2º Dia - Destino Puerto Iguazú passando por Nova Prata do Iguaçu.

 

Acordamos às 08:30, tomamos um bom café e as 09:30 seguimos viagem pela PR 281 à Chopinzinho. Quando nos demos conta estávamos á 30 minutos de Chopinzinho. Ou seja, dormimos no carro com hotel reservado. Mas bola pra frente.

Quando passamos pelo hotel, ficamos felizes de termos dormido no carro. kkkk

 

Pegamos a PR 281, passando por Dois Vizinhos, e em Salto do Lontra pegamos a PR 471 até Nova Prata do Iguaçu.

Ao 12:00 chegamos em Nova Prata do Iguaçú e paramos para o almoço. A cidade não tem muitas opções e não fomos recebidos bem. A comida era horrível e o atendimento péssimo. Sem contar que eles chamam Chuleta de Bisteca. Nosso amigo Judeu quase ficou sem almoço. ::lol4::

( Não comam X Frango. Irão se arrepender) kkkk

 

DSC03054.JPG.1a8103498626c548193354f9e94210da.JPG

 

Seguimos então pela PR 592 com destino a Fronteira. Resolvemos seguir nosso amigo GPS e tivemos uma grande surpresa. Ao chegar perto da barragem da PR 592 o GPS te indica uma estrada de terra ao invés de dar a volta por cima. Resolvemos arriscar. Foi a melhor coisa que fizemos. Pegamos a estrada a esquerda antes da barragem com sentido a PR 182. Para vocês terem uma idéia, no Maps não mostra o nome da Rodovia. Que estrada linda. Vilas estilo colonial bem antiga, com calçamento e intermináveis plantações de milho. Ficamos simplesmente encantados.

 

DSC02905.JPG.501660f865e90ed3cc914ab5ed999e0b.JPG

 

Pegamos um pequeno Trecho da 182 e já caímos na 163. Passamos por Capanema, sacamos dinheiro e fomos pela PR 281 com sentido à Aduana. Isso já era 14:30 da tarde.

 

Finalmente chegamos na Fronteira. Estávamos apreensivos com alguns relatos que lemos. Sinceramente fomos sem nada. Só com a Carta Verde válida por 3 dias, que por sinal fiz no dia anterior. Liguei em uma companhia de seguros, paguei R$ 42,00 e no mesmo dia me enviaram.

Não levamos cambão, nem primeiros socorros, adesivos de velocidade para caminhonetes e para o nosso desespero, nem a moeda do local, pesos argentinos. rsrs

Na Fronteira do Brasil, um guarda nos parou e perguntou de onde vinhamos e para onde íamos. Respondemos e ele disse ok. Sem mais perguntas, sem revista e sem delongas seguimos.

 

Na minha falta de experiência e como uma "loira", esqueci que fronteiras são compostas por dois lados. Nesta hora eu já estava gritando com a bandeira do Brasil para fora em alto em bom som: ?*%$#@* (que não condiz falar ) Maradonaaaaa... ::hahaha:: Me perdoem os fãs do futebol argentino, mas eu precisava fazer isso. kkkk

 

DSC02918.JPG.1e4eff8b963fa4821de1b3983495f55b.JPG

 

Quando olho a frente está a fronteira da Argentina. Engoli a seco meu grito. Começamos a passar bem devagarzinho quando nos fizeram parar e descer do carro.

Ufa. Era só a Entrada na Argentina. Demos nossos Documentos. (Tem que ser RG, só a de Motorista eles não aceitam), a carteira de quem estava dirigindo e os documentos do carro. 10 minutos e estávamos na Argentina. Nem pediram a carta verde.

::hãã2:: Fiz questão de dar outro grito. rsrs ( Claro que não teve a mesma graça do primeiro) rsrsrs

 

Seguindo pela Rota 19 na Argentina com destino a Puerto Iguazú, resolvemos dar mais um voto de confiança ao nosso amigos GPS, afinal anteriormente ele havia acertado.

Ele indica dois caminhos: Continuar pela 19 até Wanda e pegar a 12 até Puerto Iguazu em asfalto que davam 150km, ou cortar pela Rota 101 por dentro do Parque Nacional del Iguazú e garantir 40 km. Adivinha??? Pegamos por dentro do parque.

 

No começo tudo lindo e maravilhoso. Apesar de ter chovido bastante no dia anterior e no caminho ter garoado, até que a estrada de terra estava razoável. Passamos por vários rios, muitos animais selvagens na pista, mata quase que fechada e poças enormes de água.

Chegou certo ponto, a estrada virou uma pista de patinação. O carro derrapava a traseira para todos os lados.

Chegamos quase no fim, em uma subida o carro escorregou e caiu atolado para a direita. Conclusão? 4x2 e minha Blazer não saia do lugar.

 

DSC02957.JPG.cf276736a3aa8f67f670a72898a836eb.JPG

 

Já estava anoitecendo e o desespero de passar a noite lá me tomou. Avistamos um rapaz do Paraná que vinha com a esposa em um Uno. Eles nos disseram para não ir mais adiante pois o caminho não tinha como passar. Tinha até um caminhão atolado mais adiante.

Com muito custo ele nos guinchou e ajudou a tirar o nosso carro do buraco. Um no volante e dois atrás empurrando. Tomei um banho de lama dos pés a cabeça!

Saímos do buraco e manobramos a Blazer empurrando. Tinha tanta lama no pneu, que nem no reto ela saia do lugar.

Nesta altura o Rapaz do Uno foi embora e tentamos voltar.

 

Na primeira subida de volta, o carro não ia. Tentamos de tudo quanto é jeito. Atolamos mais 2 vezes, e eu já nem me importava mais com a lama. Saíamos e descíamos do carro cheios de lama. Detalhe... sinal de celular é para os fortes. rsrsr Não era o nosso caso!

 

Nosso cansaço, frio e fome era tanta que eu decidi. Não passarei a noite aqui! ::Cold::

Olha a loucura que fizemos...

Enquanto um dirigia, eu e minha amiga fomos atrás do carro, infincamos o pé na lama e começamos a empurrar.

O velocímetro marcava 60km/h e o carro não saia do lugar. Deus deu uma ajuda e tanto. Se contarmos ninguém acredita.

Eu e minha amiga empurramos o carro até o reto no fim da subida. Não deixamos o carro voltar para trás. Cada pisada no freio empurrávamos para a frente. E não é que conseguimos? Voltamos todo o caminho morrendo de medo de não conseguir sair, mas finalmente chegamos na Rota 19 novamente.

Seguimos pela 19 até pegar a Rota 12 até Puerto Iguazú e chegamos 21:45.

 

Conclusão: NÃO VÃO PELA ROTA 101. rsrs A não ser que o carro seja 4x4 e tenha corrente nos pneus. kkkkk ::bad::

 

Já havia reservado por telefone um hotel para nós na Rota 12 chamado Hotel Carmen. Fiquei com medo do hotel não aceitar real. Mas foi tudo bem. A cidade inteira

aceita "nossos reais", porém alguns lugares o troco é somente em pesos argentinos.

Imaginem a cara do recepcionista quando nos viu cobertos de lama.

 

Pagamos por quarto R$ 175,00 por dia. Ainda contamos com a lavanderia do hotel que lavou todas as nossas roupas por apenas R$ 30,00.

Jantamos em um restaurante chamado La Rueda no centro.

Simplesmente maravilhoso. O Bife é metade de um boi e o vinho encachaça qualquer um. rsrsrs Para três pessoas gastamos R$ 280,00, que pela qualidade foram muito bem gastos.

 

DSC02981.JPG.c6964a997c0e75dbb11e23ba0a72ca69.JPG

 

No demais os restaurantes cobram um preço ótimo pela comida. E o melhor, dividem o real por 4, enquanto na casa de câmbio eles dividem por 3,50. Ou seja. Não troquem Real em Pesos. Nosso dinheiro vale mais. ::cool:::'>

 

3º Dia. Cidade de Puerto Iguazú

 

Passamos o dia inteiro passeando e comprando tranqueiras. rsrsr Fomos até a Tríplice. Muito Lindo. Vale a pena ir até a balsa.

A cidade é uma graça e tem Wi-fi nas praças. Só vimos uma Padaria lá. A famosa Panaderia. Meio estranho o atendimento, mas no demais fomos super bem tratados.

Fomos também em um Mini Zoo Perto do Hotel Carmen, chamado Parque das Aves. Muito lindo. Vale a pena. pagamos R$ 90,00 para os três o passeio de uma hora.

 

A noite adivinha onde jantamos? La Rueda. rsrsrs Mais carne!!!

Outra coisa. Nos estabelecimentos eles se "reservam el derecho de admission" Ou seja. Nada de gracinhas. Os argentinos pedem que você se retire. Claro que não foi uma coisa que aconteceu conosco, mas vale a pena alertar. kkkk ::toma::

 

4º Dia. Cataratas e Volta para o Brasil.

 

Não poderíamos ir embora sem passar pelas cataratas.

Saímos as 07:40 do Hotel em Puerto Iguazú e chegamos 08:10 na entrada no parque. Lá eles não aceitam real. Tem que ser em Pesos. Não tínhamos trocado o dinheiro, mas o cara da recepção trocou o dinheiro dele para nós por baixo dos panos. $500 pesos a entrada com estacionamento foi o que pagamos para três pessoas. R$ 140,00. O cara trocou dividindo por 3,50. Espertinho ele né? rsrsr Ficamos agradecidos, pois perderíamos o primeiro trem para a Garganta Del Diablo que sai às 08:30 de dentro da estação do parque.

 

Fizemos primeiro o passeio até a Garganta pois ele nos aconselhou. Depois das 10:00 as passarelas ficam muito cheias.

As passarelas passam por cima do Rio Iguaçu. Ao chegar nossa voz se calou. Eu chorei feito criança. Nunca vi algo tão lindo em minha vida.

Uma sensação inexplicável. Só indo para ver. Na entrada dela tem um poema que escreve exatamente o que ela representa.

 

DSC03260.JPG.9f154e4b57189d5c228d082cf660605c.JPG

 

Segue poema Traduzido:

 

GARGANTA DO DIABO.

 

Deixe sua alma ser saciada

com a beleza ímpar da paisagem

que, embora o mundo recorra em suas viagens

Você nunca conseguirá encontrar nada como isso.

 

A dinâmica do bem e do mal mudam e

se encontram aqui, a partir de seu nome.

Leve em seu humilde coração do homem

uma mensagem verdadeira e consistente.

 

Medite e sinta a emoção profunda

assistindo ao paroxismo vibrante

que brumas eternas o rodeiam.

 

E não tente descobrir com a sua voz,

apenas se incline diante do abismo,

que é o espelho da palavra de Deus!

AUTOR: Alfonso Ricciuto

 

Dispensa qualquer comentário né?

 

Seguimos e fizemos os passeio inferior e superior. Indescritível. As plataformas do Brasil não se compararam com a visão que se tem da Argentina. Nada contra, mas ainda bem que fomos pela Argentina. Ficamos em cima da queda principal, e passamos abaixo da maioria das cachoeiras. Sem palavras.

 

No meio do parque você vê indicações para não alimentar os bichos.

Vi um Quati e sai correndo para fotografar. Estávamos com uma sacola cheia de chicletes e balas de ursinho. Quando vimos fomos surpreendidos por um Quati

que cheirava nossa sacola. Nesta hora vieram, sem exagero, uns 20 Quatis e arrancaram a sacola, abriram os pacotes e lá se vão nossos docinhos. rsrsrs

Eles roubam malas e tudo o que deixar dando bobeira.

 

DSC03284.JPG.eb5f875b2c0264dc11979229e6dda0fc.JPG

 

Ficamos com dó, afinal além de fazer muito mal para eles, eles perderam o instinto de caça e sua natureza não é mais noturna. Eles passam o dia em volta dos turistas, que para tirar uma bela foto jogam besteiras para os bichinhos. Uma pena. Destrói a natureza deles.

 

Saímos do parque e pegamos a estrada para o Brasil. 5 horas fizemos os passeio do parque inteiro.

Saímos segunda as 14:00 da Argentina e chegamos em São Paulo às 07:00 da manhã de terça. Exaustos, mas muito felizes.

Gastamos quase 5 tanques. Foi no total, entre hospedagem, combustível, alimentação e lembranças para 3 pessoas cerca de R$ 3.000. Comendo muito bem e hospedados em um ótimo hotel. Se fizerem mais economia gastam bem menos.

 

Conclusão...

Quando lembro das cataratas me vem lágrimas nos olhos. Hoje eu sei o porque dizem que a Voz de Deus é a Voz de muitas Águas.

Uma viagem que jamais esquecerei. ::otemo::

 

Em breve seguiremos para uma nova aventura. Dessa vez mais longe...

Abraços a todos!

Sam Matos - São Paulo - Brasil

DSC03194.JPG.4905bd0c0c36882cfb0dc610e2069b51.JPG

DSC03364.JPG.ac2f44d0b4a1c4cbc61fccc4ca9ab2b5.JPG

DSC03382.JPG.055ce04a81ebba2455c46fef733cd6af.JPG

DSC02906.JPG.781c178697a69c3c35f63378cdaddd84.JPG

DSC02967.JPG.e7d0dc9a10716449ae38bc460c559038.JPG

DSC03042.JPG.ee4301ca682e333eeb2f32ee4934bcac.JPG

DSC03050.JPG.51ea6f00efd8aa70ace079c3e0a2d2ee.JPG

DSC03198.JPG.734b577a3311905f70010645b85bc3b3.JPG

DSC03200.JPG.7c32dc817ea747211f7b2223f500a741.JPG

DSC03310.JPG.618450071a3b4212972db492d44e4cea.JPG

DSC03381.JPG.b0e2d9ee174561f625a7acaa44eb859b.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...