Ir para conteúdo

Bolívia - Morte no Downhill, Chacaltaya, Tiwanaku, Assalto y otras cosas más...


Posts Recomendados

  • Membros

eu fiz o Downhill da estrada da morte dia 14/08, um dia após a morte do Eduardo Campos....rs

 

Não fiquei sabendo desta morte. Porém, se não me engano, foi noticiado lá no downhill um acidente, tombo mesmo, com fraturas.

 

O relato deste tópico, a meu ver, poderia trazer contribuições no sentido de mostrar que há riscos potenciais, inclusive à vida, nestas viagens aos países da América do Sul. Em que circunstâncias estes riscos são maiores e por quais destas circunstâncias passou o narrador (narrador personagem).

 

 

Mas o narrador sumiu.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente Deys, você me falou no whats que havia uma campanha, e tem mesmo...rs

Enfim galera, tive vários problemas que dificultaram o término do relato, problemas familiares, fiquei sem pc, passei por alguns problemas de saúde que provavelmente me levarão a uma cirurgia no fim do mês, enfim...

Hoje continuo o relato, e Trota, se você acredita nos relatos ou não, não importa, não é todo o mundo que curte maconha e sodomização como vc cita no comentário, mas se é teu gosto com certeza vc encontra fóruns sobre o assunto, quando vc foi lá aconteceu isso? Monta um relato da sua aventura pra gente ler! Precisou viajar tanto pra sentir essa sensação? Bom... Gosto é gosto né...

Se eu fosse um turista CVC não fecharia um pacote pra Bolívia e sim para a Europa e ficaria na comodidade. E não, não sou um fake, se você sabe onde encontrar o link para meu Facebook poderá comprovar isso, se não souber peça ajuda para algum moderador.

Vou começar agora a escrever o dia seguinte e já já vocês saberão um pouco mais sobre o mochilão.

Até já.

Editado por Visitante
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Terça - 17/06 - La Paz

 

Segui uma dica muito importante que muitos que foram à Bolívia sempre citam, leve uma roupa mais "pesada" por que no busão faz frio, e realmente, é um frio "do baralho", e foi nesta madrugada mais fria que bunda de urso polar que tive o primeiro contato com o soroche, por volta das 4 da manhã acordei assustado, como se eu não conseguisse respirar, e não conseguia. Confesso que foi uma sensação estranha puxar o ar e não conseguir, mas mantive a calma e inspirava e respirava lentamente até "acordar", eu estava sonolento e fui limpar o vidro do busão para ver onde eu estava mas mesmo que eu soubesse não faria diferença alguma e voltei a dormir. Acordei com o sol forte da manhã na cara, pensei: "Não aguento mais ficar aqui", mas minhas preces foram ouvidas quando vi um movimento caótico nas ruas, sinal de "cidade grande" então estávamos perto. Algum tempo depois chegamos ao terminal de La Paz e graças a Deus eu poderia comer alguma coisa que não fosse bolacha.

Paramos em uma das lanchonetes do terminal e comi alguns lanches se assemelham ao misto quente brasileiro por 5 bols cada e uma caneca de café com leite para esquentar.

IMG_0095.JPG.6bcc3e9653b64f250bffeeb3345cc1ba.JPG

Depois do lanche matinal fomos a procura de um hostel eu tinha alguns endereços e procuramos um que toda a galera pudesse ficar, alguns tinham 2, 3 camas disponíveis, até que conseguimos encontrar o The Brew Adventure na Avenida Montes altura do nº 500 se não me engano e o melhor, camas disponíveis em quartos separados por um preço um pouco mais alto que alguns que pesquisei, 65 bols, mas dane-se, havia um segurança na porta, ficava na rua de baixo do terminal (mas descemos por outra rua e não vimos ele ¬¬), limpo e organizado.

Tomei uma ducha digna e fomos andar pela cidade e procurar os passeios, encontramos a Extreme que é bem recomendada em alguns relatos, fechamos o Downhill na temida estrada da morte para o dia seguinte e Chacaltaya e Valle de la Luna para quinta e Tiwanaku para sexta (neste fui sozinho). Ao todo paguei 480 bolivianos em todos os passeios depois de muita pechincha e choradeira. depois descobri que teve gente que pagou isso só no downhill, então não esqueçam de chorar no preço e dizer que vão em outras agências antes de fechar.

Todos os passeios tem uma "taxa" que é paga para o guia, os valores foram: 25 bols no Downhill, 15 bols no Valle de la Luna, 15 bols no Chacaltaya e 80 em Tiwanaku.

Depois de fechar os passeios, fomos almoçar, andar pela região da rua das bruxas e eu fui descansar pq ainda estava me adaptando a altura e tinha um pouco de dificuldade de respirar, no Brew vc ganha um chopp por noite hospedada, então fui tomar minha "Saya Beer" na faixa com a galera no começo da noite e só tenho uma coisa pra falar. Que bosta de cerveja viu... Cara, senti saudades de uma bela Serra Malte e até mesmo da Skol. Mas cavalo dado não se olha os dentes, e até por que o caneco custava uns 8 bolivianos e não havia outra marca. Brindemos a "Saya Beer" e vamos descansar por que o dia seguinte teria o temido Downhill.

IMG_0104.JPG.67208602c96ef8171a94074df0645950.JPG

IMG_0111.JPG.4b630e904dbe3a9e34e5c1f09fa3983f.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quarta - 18/06 - Downhill en la carretera de la muerte

 

Acordar 6 da manhã no inverno (10º) de Sampa não é fácil, mas fazer o mesmo em La Paz (-3º) é muito louco afinal é dia de Downhill!!! Que se dane o frio! ::hahaha::

Brincadeiras a parte, eu nunca senti um frio assim, se você pensa em ir pra lá a dica importante é tomar banho a noite antes de dormir pq de manhã não dá, é punk.

Acordei cedo, tomei café e falei com o Roney, "que merda vai acontecer desta vez?". Eu já fiz um mochilão pela Argentina e pelo Chile que ainda não tem relato mas um dia sai, e nada aconteceu, foram perfeitos. Mas quem leu o do Paraguai e viu que no final deu merda sabe que eu e o Roney não damos sorte viajando juntos. E realmente, comprovei que esse meu amigo das antigas dá azar, ou seria eu pra ele? Enfim... Em nosso segundo mochilão juntos não podia ser diferente.

Não segui a porcaria da instrução que a mulher da agência deu e me lasquei. Ela pede para ir com uma bermuda e por cima uma calça quente pq na primeira parte do trajeto é frio pacarai e depois um calor daqueles. Além de uma troca de roupas pq a sua estará suja. Só fui de calça, camiseta e blusa sem levar uma troca de roupa. Me ferrei pq fiquei todo sujo de barro, suado e fedido.

A van buscou passou no Brew umas seis e meia para buscar eu e o Roney, passamos no Loki e mais 4 mineiros entraram no carro, Thiago, Marcelo, Zé e o outro que não me lembro pq não tem Facebook, não dá pra lembrar o nome de todos kkk.

Um deles estava zuado, branco igual papel, só andava com o rosto pra fora da janela, se não me engano ele chegou até a ir no médico em La Paz por ter comido algo que não fez bem ou coisa do tipo. Cuidado galera, alimentação na Bolívia é coisa séria, ainda vou explicar sobre isso. Os caras queriam voltar mas ele disse que estava tudo bem, não queria estragar o rolê de ninguém e se precisasse ficaria no carro.

Cada um de nós ganhou duas garrafinhas de água (leve mais) e uma camiseta com a frase "I'M A DEATH ROAD SURVIVOR, AND YOU?" e paramos na estrada para encontrar outra van e tomarmos um café bem fulero, não conte com ele para matar a fome, leve umas barrinhas de cereal, chocolate, bolacha, fruta, enfim...

Colocamos nossas roupas, protetores, paguei a bike mais barata e me entregaram uma intermediária igual a de todos, pelo menos não fiquei com a bike de alguém por erro deles. Tiramos algumas fotos (leve uma máquina pequena, as fotos e vídeos deles são ruins), o guia deu algumas dicas de pilotagem em espanhol e num inglês mais arrastado que chinês falando "Este olizinal é tlinta leal", mas a galera entendeu de boa. Preste atenção no que ele vai dizer, vai te proteger e evitar de vc derrubar um amigo da bike a mais de 60km/h segundo nosso guia, não sei se qual foi nossa velocidade mas um coisa é certa, se não segurar no freio e com cuidado vc tá na merda ::lol4::

35.JPG.0c76d0305aae7ddf7414a82689aa075b.JPG

31.JPG.e340f7c4fbe0d79ad495b715e3bbc545.JPG

36.JPG.f2f046f8196730f64a4400b8779a9f64.JPG

Dei uma volta com a bike para me adaptar um pouco principalmente aos freios, apesar de fazer anos que não ando de bike o ditado diz que a gente nunca esquece né?!? É verdade, e depois de todos ficarem se esbarrando naquela área para entender melhor como é a magrela o guia grita: "LET'S VAMONOS!", e começa nossa aventura. Mas péra aí, "Let's vamonos!"??? É, ele gritava isso o tempo todo para todos entenderem.

Na turma haviam 2 minas (acho que de israel) que andavam mal pacas de bike e terminaram o trajeto, então não é um bicho de sete cabeças, vá com calma, não faça nenhuma idiotice e curta o visual que é indescritível, vc pode sentir um pouco de frio na primeira hora (parte mais alta), depois vem a serração para te molhar e na parte final o calor. Lembra a parte que falei pra ouvir o guia? Então, é para você não morrer ou matar alguém seu animal! Mas tem cara que se acha muito bom, quer sair correndo igual vaca louca, pensa que é o bonzão, mas não é bem assim pequeno gafanhoto. Tanto que o guia de outra empresa que desceu antes da gente morreu, e sabe por que? IMPRUDÊNCIA. Ele estava a milhão quando fez uma curva fechada, conclusão, não conseguiu parar e fez uma curva aberta indo pra contramão batendo de frente com um carro que subia. Não acredita? Tá aqui a prova:

IMG_0084.JPG.639b36cb2f36d210bdf649cb56e6040b.JPG

Viu como ficou o carrinho do lado direito? Então, o nosso guia disse que morrem por ano pelo menos 3 pessoas no Downhill, e todas as mortes são por IMPRUDÊNCIA, você consegue correr, se divertir e até tirar um racha com seu amigo em alguns trechos de cascalho sem maiores perigos, mas não acha que a morte vai perdoar vc se fizer babaquice, e falo isso com conhecimento, na segunda parte que é de cascalho eu fui fazer graça e derrapei, por pouco não caio barranco abaixo. Confesso que quase me caguei na hora, até parei a bike pra me recompor, mas o coitado do meu anjo da guarda estava de plantão, e sabe pq? Sim, eu fui idiota e tentei passar um cara pela esquerda, escorreguei na lama e perdi o controle da roda traseira que foi na direção do barranco. Depois do susto voltei a seguir as instruções e foi só curtição, até quando ví o Roney leva um tombo épico ::lol4::::tchann:: , tive que parar pra dar risada e tentar ajudar ele a levantar, ele não viu um buraco e quando chegou em cima dele empinou a roda da frente, mas a de trás entrou no buraco e foi um misto Duplo Twist Carpado com Jackass, ele caiu em cima do ombro operado e quase acabou o rolê por aí, mas depois ele foi de boa e terminou o percurso.

Na minha opinião a parte de asfalto é perigoso pela velocidade e a de cascalho pela dificuldade, não cai nenhuma vez e vi uns 3 tombos no máximo, haviam 3 guias, o líder que controlava a velocidade da turma inteira, o do meio que ficava filmando e tirando fotos e o último que controlava para ninguém ir muito devagar e se afastar tanto do povo. Faça no seu ritmo, não vacile, não tenha medo e por favor, não morra.

25.JPG.4ea3ae8c28407474a80f0c149a117b13.JPG

IMG_0133.JPG.3ca81014a1413d18959a65d82704cc45.JPG

P2040789.JPG.028d5fdb286b7e35a09483834062cc40.JPG

9.JPG.5770672cf2e8bbd7d0286d733b50510a.JPG

10.JPG.49be76c38c331f0dfefe00aed1519286.JPG

IMG_0196.JPG.3a25bc1566fe16d511ffc88f28aa3585.JPG

Minha opinião é que o Downhill e o snowboard no Chile estão empatados em a aventura mais foda que já tive. Vale cada centavo que você pagar, quem sabe um dia eu volte pra Bolívia só para fazer o Downhill outra vez e conhecer o salar, mas hoje eu não voltaria, me senti seguro em poder sacar minha câmera em qualquer parte da Bolívia e tirar uma foto, algo que aqui na zona leste de Sampa é meio impossível. Mas tenho meus motivos para não voltar, até por que existem tantos países para conhecer que não pretendo repetir nenhuma deles. Mas quem sabe num futuro distante...rs

No final do rolê paramos num bar e tomamos a JUDAS, uma cerveja tão forte que deve coisa do capeta, todos ficaram bêbados ou perto disso, mas ela é infinitamente melhor que a Paceña e melhor que a Huari (acho que é assim).

No fim do dia voltei pro hostel todo dolorido, imundo com barro na roupa, na bota, no cabelo, fedido igual um gambá e só queria saber de tomar um relaxante muscular, um banho e dormir, e assim acaba meu dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Erik Grapeia, acompanhando seu relato cara ! O do Paraguai foi massa, manda ver ! Quando vai para o Uruguai ? Em breve estarei naquelas terras ! Problemas acontecem em qualquer parte do mundo, infelizmente você foi o sorteado da vez... :mrgreen:

Ano passado estive na Bolívia e me apaixonei pelo país e seu povo ! Voltarei em breve !!!

 

Desculpa a demora Ricardo, mas tava difícil.

Então cara, pretendo ir de carro com minha namorada no próximo ano, mas ainda não tenho a data certa pra isso, depende de quando pegaremos férias... ::quilpish::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Erik, amigo, quanta situação tensa na sua trip! As próximas serão melhores! :)

Aguardando a continuação do relato.

 

Oi Rafa, foi tensa, perdi coisas mas a aventura foi boa, uma pena que desanimei e voltei. Mas as próximas espero que sejam melhores...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...