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Bolívia - Morte no Downhill, Chacaltaya, Tiwanaku, Assalto y otras cosas más...


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Erick

Não sei se é do seu conhecimento, mas caso tenha um smartphone Android, há aplicativo dos Mochileiros.

Mochileiros 4.0 (Android >4.0) https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tapatalk.mochileiroscom&hl=pt-BR

Mochileiros (android <4.0) https://play.google.com/store/apps/details?id=com.quoord.tapatalkmochi.activity&hl=pt-BR

Eu constantemente utilizo em minhas horas vagas na impossibilidade de acesso ao computador.

Agora se você tem um Iphone, aguarde pois está sendo desenvolvido o app para IOS.

Sei que não é sua obrigação responder as duvidas ou criticas aqui do seu relato, mas apenas divulgo para suas horas ociosas, ou ate mesmo fazer demais pesquisas.

 

Enfim...

Não conheço os país (passeios) relatado(s), mas tenho feito minhas pesquisas para um dia (em breve) conhecer.

Obrigada pela contribuição e tomarei meus cuidados também.

 

Lamento sobre o assalto e a morte do guia, mas acontece...

tristemente estava na hora/local errado para você passar por isso.

Cabe apenas uns “tapinhas nas costas” pela experiência adquirida e meu “muito obrigada” por transformar essa tragédia em alerta aos demais viajantes inexperientes para evitar tal constrangimento.

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AQUI O RELATO DELA   Colecionando destinos 4 de setembro · Editado The Death Road   Hoje o dia foi repleto de emocoes, mas posso resumir esse “tour” com uma única frase:   It´s amazing!   Cr

Realmente Deys, você me falou no whats que havia uma campanha, e tem mesmo...rs Enfim galera, tive vários problemas que dificultaram o término do relato, problemas familiares, fiquei sem pc, passei p

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Fala pessoal, agradeço as campanhas, as formas de facilitar a conclusão do meu relato, mas eu não tenho muito tempo disponível e não uso o aplicativo do mochileiros para celular pq para mim ia retirar o pouco de vida social que tenho. hahaha Mas agradeço mesmo a todos que de alguma forma se interessaram em ajudar e querem ler a conclusão da história.

E conforme prometido, vou montar o relato do dia seguinte.

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Erick

Não sei se é do seu conhecimento, mas caso tenha um smartphone Android, há aplicativo dos Mochileiros.

Mochileiros 4.0 (Android >4.0) https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tapatalk.mochileiroscom&hl=pt-BR

Mochileiros (android <4.0) https://play.google.com/store/apps/details?id=com.quoord.tapatalkmochi.activity&hl=pt-BR

Eu constantemente utilizo em minhas horas vagas na impossibilidade de acesso ao computador.

Agora se você tem um Iphone, aguarde pois está sendo desenvolvido o app para IOS.

Sei que não é sua obrigação responder as duvidas ou criticas aqui do seu relato, mas apenas divulgo para suas horas ociosas, ou ate mesmo fazer demais pesquisas.

 

Enfim...

Não conheço os país (passeios) relatado(s), mas tenho feito minhas pesquisas para um dia (em breve) conhecer.

Obrigada pela contribuição e tomarei meus cuidados também.

 

Lamento sobre o assalto e a morte do guia, mas acontece...

tristemente estava na hora/local errado para você passar por isso.

Cabe apenas uns “tapinhas nas costas” pela experiência adquirida e meu “muito obrigada” por transformar essa tragédia em alerta aos demais viajantes inexperientes para evitar tal constrangimento.

 

Obrigado por informar Nathalia, mas não consigo ser tão "on line" assim.

E sobre o país, bem, não serei a melhor pessoa para elogiar, mas meu caso foi "atípico" então...rs Boa sorte!

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Eu gostaria de agradecer a todos que fizerem parte do Mochilão, todos os meus novos amigos e amigas que fiz e quiçá nos encontremos pelas estradas da vida, alguns já estão aqui no mochileiros.

Maria, Alê, Cris, Carol, Ana Carol, Dani, Estevan (Potí), Daniel, Dirceu, Plínio, Gui, o quarteto dos mineiros, Roney, Pedro e tantas outras pessoas que conheci neste período, vocês foram foda e ajudaram a deixar a trip menos triste pra mim. ::otemo::

 

Quinta - 19/06 - Chacaltaya e Valle de la Luna

Se eu falar que não estava ansioso por este passeio é mentira, escalar até 5.395 metros acima do nível do mar seria um missão interessante.

Mas como nem tudo são flores... Vamos lá.

A van da agência nos buscou por voltar das 07:00 da manhã e ao entrar vimos a Ana Carol e o Gui que haviam feito o Downhill no dia anterior com a gente, já montamos nossa turma de brazucas e por todo o dia ficamos juntos. Eu já estava - ou achando que - me adaptando a altitude, e após quase duas horas chegamos a base onde os carros ficam estacionados, teríamos 90 minutos para subir e descer. Fácil, se eu subir até o (1º) pico em 60 minutos e descer em 30 seria de boa. Entretanto nós estávamos vendo O PRIMEIRO PICO, maldito guia que nos deu esperanças de fazermos tudo a tempo.

Você pensa que é fácil subir, e é mesmo. Se você não estivesse a mais de 5000 metros de altura sua anta! O que ameniza é o visual, simplesmente o lugar mais lindo que já vi. Mas por mais que seja lindo você precisa parar a cada dois passos para descansar, você não "encontra" o ar para respirar, pensei que meu coração fosse sair pelas costelas e tive bastante tontura para subir, ou seja, meu corpo avisou: "Seu animal, para que vai dar merda!", mas não escutei por estar hipnotizado pelo desafio de chegar no cume que era tão pertinho e pelo visual que era extremamente lindo. Entretanto... Quando cheguei no cume descobri que ele era o primeiro e o seguinte é que era o mais alto. Então pensei em todo o meu vocabulário de palavrões e até lembrei de alguns que não usava faz tempo.

 

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Passei mal na ida e muito mais na volta, então ouça seu corpo, você não é um super herói e acredite, sua saúde não é de ferro.

Conseguimos ir até o 2º cume e voltar, demoramos mais do que o guia havia dito, vimos algumas pessoas parando no caminho pois não aguentaram então não abusem e curtam o visual, é fantástico!

 

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Depois de voltarmos à van fomos para o Valle de la Luna que ficará para a próxima parte do relato.

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  • 4 semanas depois...
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Sim... Precisei fazer uma cirurgia nas pernas para ter tempo de escrever o restante. E vamos lá antes que meu humor acabe por causa da dor. ::essa::

Algumas semanas depois e vamos dar andamento nessa bagaça aqui.

 

Quinta - 19/06 - Chacaltaya e Valle de la Luna 2ª Parte.

 

Saindo do Chacaltaya que é um misto de lugar mais "espetacularmentefodaquejáconhecinavida" com "souumidiotacomideiasidiotas" finalmente íamos descer um pouco, se bem que falando do altiplano Boliviano vc nunca desce muito né, enfim...

Após mais ou menos uma hora de trajeto paramos para um pequeno lanche ao lado de um parquinho de diversões onde pude comer provavelmente o lanche mais salgado da minha vida.

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Vocês perceberam que a pata do bicho fica totalmente exposta né? Não tem refrigeração, a canela do porquinho (?) fica lá no balcão, você pede um lanche e a mesma mão que limpa a testa suada cobra seus 10 bols pelo lanche, faz teu rango e te serve, nada que uma passadinha de mão no avental não sirva para esterilizar tudo. Tá com nojinho? ::lol3:: Para de frescura e na próxima não olha como o lanche é feito. Simples. ::lol4::

Além de gostoso (mesmo que extremamente salgado) a senhorinha foi super gente boa com a gente. Logo, isso supera a falta de higiene! Eu acho...

 

Chegando na entrada do Valle de la Luna você tem a impressão de que é um lugar pequeno, e que só tem formações rochosas, teoricamente a segunda opção está certa.

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A questão é, o lugar é muito, muito foda. Não é só um monte de rocha velha, existe toda a história de um povo, a formação das rochas pela "vontade" da natureza com seus ventos e o mais triste, a "humanisse" sempre está presente. Seja no Brasil, Bolívia e até na Europa, sempre haverão pessoas sem educação que jogam o lixo em qualquer lugar (sim, haviam embalagens de doce encrustadas na formação rochosas) e a especulação imobiliária que segundo o guia quase fez o local sumir.

Segundo o mesmo guia reza a lenda que o homem não pisou na lua, isso foi filmado lá (lembre-se, drogas matam), risadas a parte ele contou a história de como a natureza esculpiu todas as rochas e parte foi contradita pelo Gui que é professor de geologia.

É muito legal ver como os ancestrais indígenas são retratados pelas pessoas atualmente, eles sentem muito orgulho de sua linhagem e seus "feitos", isso faz com que lendas permaneçam vivas para sempre.

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Para muitos pode ser um programa de nerd, mas você sai do seu país para mochilar em outro e não conhecer um pouco da cultura não tem graça né? Vale muito a pena conhecer, até pq se você também for de SP nunca viu algo parecido com isso.

Típico passeio barato e que vale muito a pena.

 

Próximo post: Tiwanaku

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Aproveitando que tenho tempo, vamos à mais uma parte do mochilão frustrado.

 

Sexta - 20/06 - Tiwanaku

 

De última hora decidi conhecer Tiwanaku, eu já imaginei que seria um programa mais "nerd", sem aventuras e coisas do tipo, passeio também fechado pela Extreme custou 80 bols se não me engano mais 60 para acessar o parque. Em Sampa sempre vou nos diversos museus e programas mais calmos da cidade nas confesso que em determinado momento eu cansei do guia, vc entenderá já já.

 

Por volta das 07:30 a van passou no hostel e me buscou, no veículo havia uma família (Pai, Mãe, Tia e casal de filhos pré adolescentes), até aí sem novidades, sou muito falador e em breve eu estaria amigo deles o que tornaria o dia mais interativo, exceto pelo fato de que eles eram franceses e igual a parte dos europeus são mais "frios" que nós. Legal, eu passaria o dia inteiro sem conversar com ninguém após minhas 3 tentativas frustradas de puxar assunto com eles.

Paramos no caminho em uma vendinha para comprar algumas coisas para comer, comprei além do kit porcaria (bolacha + refri e água) uma caixa com uns 20 chocolates que eu traria para o Brasil e ia entregar para namorada, família e para mim (mas acabamos comendo tudo no passeio). Descobri que o nosso guia, um senhor muito humilde com uma papete toda zoada e roupas bem surradas não havia tomado café, então comprei suco, bolacha, chocolate, água para ele e para o motorista, gastei menos de 100 bol comprando minhas coisas e as deles e vi os dois mais felizes que criança ganhando presente (a tia da vendinha também), deu uma dó na hora...

Conversando com o guia que falava em espanhol comigo e repetia em francês para a família descobri que ele falava inglês, italiano, alemão e arriscava japonês, pensei que ele tava de zueira comigo, mas não... Em Tiwanaku ele falou com um casal da Alemanha e um cara Inglês ambos com um sotaque carregado, mas o suficiente pra deixar todos nós de queixo caído.

Com mais ou menos uns 20 minutos depois de pegarmos a estrada falei que estava sentindo um cheiro de queimado, ninguém ligou, logo depois eu disse que o cheiro tinha piorado e desta vez não me contrariaram, começou a sair fumaça logo a baixo do banco do guia, pensei: Pronto, essa bosta vai pegar fogo! O motorista imediatamente manobrou pra fora da estrada e saímos, quando de repente eu o vi levantando o banco dianteiro do passageiro descobri que o motor fica ali juntinho do radiador que estava vazando e soltando fumaça. Cara, na boa, essas coisas me perseguem.

Falei pra ele que poderia usar minhas 2 garrafas grandes de água pra tentar resolver o problema, mas não adiantou, depois de usar minha água ele viu que estava vazando.

Solução: Aguardar outra van que demoraria mais ou menos 1 hora pra chegar (demorou 2). Legal, eu, o guia, o motorista e uma família de franceses quietos no meio do nada. Solução, fui dar um rolê.

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Enquanto eu andava a família ficou ao lado fazendo Tai Chi Chuan, normal né? Vc tá no meio do nada e bate aquela vontade controlar seu Chi. Quem nunca? ::lol4::

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Depois de cansar de não fazer nada voltei e peguei um chocolate na mochila, eles já tinham reequilibrado suas energias e estavam sentados. Peguei a mochila sentei ao lado deles ofereci chocolates para todos, e o pai perguntou se eu queria ficar ali pois iriam começar a jogar UNO e de imediato aceitei se alguém me ensinasse. Confesso que eles me sacanearam em algumas horas por eu não saber jogar mas foi muito divertido e rendeu muitas risadas com minhas aulas de francês e uno. A família foi se "soltando" e passamos o dia conversando num misto de espanhol e mímicas.

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Chegamos em Tiwanaku por volta das 12:00 e fomos para o museu onde o nosso guia mostrou realmente amar o que faz, ele chamava pessoas que estavam ali perto para prestar atenção na explicação e ainda dava bronca quando alguém falava junto com ele, nós riamos discretamente da situação e volta e meia ele brigava com a gente por rir também. Ele explicou tanto de tantas coisas em tantos idiomas (lembra o casal da Alemanha e o Britânico? ficaram um pouco com a gente) que chegou uma hora que não aguentávamos mais. Sim, o guia é foda, fala vários idiomas muito bem, conhece tudo sobre cada pedrinha do museu e fora dele mas tinha um gênio bem ditatorial... hahaha

Conseguimos almoçar (incluso no pacote) por volta das 16:00 de tanto que ele falava, mas foi um senhora aula de história que valeu o preço e a aventura.

Na volta ele disse que faria um caminho mais longo para podermos tirar foto de um dos pontos mais interessantes de La Paz.

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Não vá com a ideia de que será o passeio mais legal do mochilão, vá com a ideia de que será o que você mais irá aprender!

Voltamos depois de um dia muito divertido e cheio de imprevistos, na hora de ir embora a família de franceses se surpreendeu com a acalorada "despedida" brasileira, ai invés de dar a mão para eles dei um abraço em cada um e depois fomos para caminhos diferentes. Mais um dia de mochilão e mais um bando de amigos que ficarão para sempre na memória.

 

Próximo post, o dia que eu não deveria ter saído do albergue.

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    • Por Tadeu Pereira
      Salve Salve Mochileiros! 
      Segue o relato do mochilão realizado na Bolívia no final de 2018, se liga na vibe do nossos visinhos bolivianos...
       
      1º Dia: Partida - 26/12/2018 - 15h00 - São Paulo x Porto Quijarro - Empresa La Preferida R$315,00
           Partimos de São Paulo dia 26 de Dezembro de 2018 as 15:00pm da tarde do Terminal Rodoviário da Barra Funda. O ônibus teve um atraso de 30 minutos para que todos os passageiros guardassem suas bagagens no ônibus. A viagem é tranquila e o ônibus muito bom com banheiro e água da empresa La Preferida. Este primeiro trecho da viagem foi entre São Paulo à Porto Quijarro já na Bolívia. A viagem foi tranquila com duração de quase 23 horas e com paradas de 3 em 3 horas. 

       
      2º Dia: Partida - 27/12/2018 - 13h00 - Porto Quijarro x Santa Cruz de la Sierra - Empresa 2 de Mayo Bs$100,00 - Moto Táxi Bs$6,00 - Taxa terminal Bs$3,00 
           Depois de horas na estrada estávamos próximos ao serviço aduaneiro de fonteira terrestre - ADUANA - na fronteira com a Bolívia. Pensamos que o ônibus iria parar para que fizéssemos a saída do Brasil e depois a entrada na Bolívia, mas o ônibus passou direto na fronteira e só parou no Terminal Rodoviário de Porto Quijarro, já em território Boliviano. No terminal rodoviário trocamos um pouco de real em pesos bolivianos e guardamos nossas mochilas na sala vip da empresa La Preferida que foi gentilmente cedida aos passageiros, logo depois pegamos um moto táxi por Bs$3,00 bolivianos para retornar à fronteira para darmos a saída do Brasil na ADUANA Brasileira e firmar a entrada na ADUANA Boliviana. O trecho do terminal rodoviário até a fronteira leva menos de dez minutos. Chegamos na fronteira e atravessamos para o lado brasileiro novamente para fazer a saída do Brasil. A fila estava grande para quem fosse dar entrada no país mas para quem era brasileiro e estava dando a saída do país, no caso do Brasil, estava sendo atendido mais rápido. Fomos atendidos depois de uns 40 minutos e corremos para a fila da ADUANA Boliviana que esta um pouco menor. Carimbamos nossos passaportes e firmamos a entrada na Bolívia. Agora estávamos em dia com o controle de imigração rsss. Após todo trâmite da fronteira retornamos para o terminal rodoviário para almoçar e comprar nossa passagem para a nossa próxima parada, a cidade de Santa Cruz de la Sierra. Compramos em um dos diversos guichês na rodoviário pela empresa 2 de Mayo por Bs$100,00 bolivianos mais a taxa do terminal de Bs$3,00 bolivianos para as 13:00pm com aproximadamente 16 horas de duração. Poderíamos pegar o famoso Trem da Morte pelo mesmo valor e que também sai de Porto Quijarro mas leva um pouco mais de tempo para chegar em Santa Cruz e como estávamos com pouco tempo preferimos ir de ônibus mesmo. 
                       
           A viagem foi tranquila passando por diversas florestas e rios nos mostrando paisagens lindas do território boliviano. Fizemos algumas paradas durante o caminho para comer e ir ao banheiro pois no banheiro deste ônibus só podia mijar. Logo no começo da viagem o cobrador pediu para que quem precisasse cagar era pra pedir pra ele que eles paravam o ônibus para a pessoa fazer na estrada, pois como a viagem seria longa, se fosse fazer no ônibus mesmo ninguém aguentaria o cheiro. Mas ninguém precisou rsss. 
       
      3º Dia: Partida - 28/12/2018 - 11h30 - Santa Cruz de la Sierra x La Paz - Empresa Concórdia Bs$220,00 - Banheiro Bs$4,00 - Taxa Terminal Bs$5,00
           Chegamos em Santa Cruz por volta das 4:00am da madrugada. Ficamos aguardando o Terminal Bimodal de Santa Cruz abrir as 6:00am para poder fazer o cambio da moeda e comprar nossas passagens para nosso próximo destino, La Paz. Ficamos aguardando em alguns bancos que tem do lado de fora do terminal, quando um policial da INTERPOL abordou um de nós pedindo o documento de entrada na Bolívia. Documentos conferidos e fomos liberados rapidamente. Se não tivéssemos feito a entrada no país seríamos multados por estarmos ilegais no país pagando uma multa por este delito. 
           O terminal começou a abrir e logo vimos uma mulher vendendo as passagens para La Paz pela empresa chamada Concórdia pelo valor de Bs220,00 bolivianos, já adiantamos e compramos.  Depois entramos no terminal para aguardar nossa partida que seria somente às 11:30am, então tínhamos um bom tempo para comer, trocar dinheiro, tomar banho e dar uma volta pelos arredores do Terminal Bimodal de ônibus de Santa Cruz de la Sierra. Pagamos Bs1,00 boliviano para banheiro e Bs3,00 bolivianos para banho no terminal, isso acontece em toda a Bolívia, todo banheiro será cobrado, seja para necessidades ou seja para banho. Então separem suas moedinhas, pois elas serão muito úteis para isso. Outra utilidade para as moedas, são as taxas de embarque que todo terminal de ônibus cobra. Depois que compramos nossa passagem tivemos que ir em outro guichê para pagar a taxa de embarque do terminal que nos custou Bs$5,00 bolivianos. Dentro do ônibus antes de sair do terminal, um fiscal entra conferindo pessoa por pessoa o pagamento da taxa. 
        
        
           Andamos nas ruas ao redor do terminal e encontramos diversas barracas com comidas de rua. Tinha bastante comida típica, muitas sopas e caldos, sucos e escolhemos para começar as famosas salteñas e empanadas boliviana. São maravilhosamente deliciosas e valeu muito a pena experimentar. Comemos também o famoso cuñapé, que seria o pão de queijo boliviano. Outra delicia boliviana mas confesso que os pães de queijo da minha avó são infinitamente melhores que os cuñapé boliviano ahuahuahuahu. Desculpa aew Bolívia rs. 
           Retornamos ao terminal e embarcamos rumo a La Paz em uma viagem aparentemente tranquila mas assim que íamos distanciando de Santa Cruz o trajeto começou a ficar um pouco tenso. O trecho que passamos estava em obras e tivemos que passar por diversos desvios ao lado de desfiladeiros e enormes rios que cruzávamos a todo momento. Mais a noite o tempo mudou e começou a chover forte e o trânsito ficou bastante lento em alguns lugares. Com a noite chegando, a escuridão dominava e não tínhamos noção de onde estávamos passando, mas quando um relâmpago clareava tudo r nos dava a visão  do quão perigoso estava o trecho que estávamos passando. 
           Após o transtorno do trecho em obras fizemos mais uma parada para esticar as pernas, ir ao banheiro, comer alguma coisa, comprar água pois seria a ultima parada até La Paz. Como estava um calor de quase 30º graus desde Porto Quijarro, não nos importamos em colocar roupas de frio e seguimos em frente. Assim que o ônibus começou a chegar próximo da cidade de El Alto por volta das 5:00am da manhã sentimos o verdadeiro frio da Bolívia.

       
      4º Dia: Partida - 29/12/2018 - La Paz - Banheiro Bs$1,00 - Hostel Bs$153,00 - Van Bs$5,00 - Teleférico Bs$3,00 - Empresa Diana Tour Bs$40,00    
           Pela janela do ônibus só se via um descampado sem árvores, sem vegetação, coberto somente por uma grama curta e alguns arbustos e muito frio. Tinham diversas casas feitas de barro no meio do nada. Meu coração começou a bater mais forte e a falta de ar também começou levemente. Estava com os esfeitos da altitude, o soroche. Notei que estávamos próximos de El Alto, a última cidade antes de La Paz. O ônibus fez uma parada e mais da metade dos passageiros ficaram por ali mesmo. Perguntamos se ali seria o ponto final do ônibus. Algumas pessoas e o cobrador responderam que sim. Que teríamos que descer ali e pegar o teleférico até La Paz. Quando pegamos nossas mochilas do bagageiro do ônibus, perguntei para o motorista se ali seria o ponto final. Ele respondeu que não, que ali era ponto final pra quem era de El Alto. Subimos novamente no ônibus e ai sim seguimos rumo ao Terminal de Buses de La Paz.
           Chegamos por volta das 7:00am da manhã no terminal e bem na hora do rush. Havia muito congestionamento e resolvemos saltar do ônibus antes de chegar no terminal e continuarmos a pé o trajeto. No terminal de buses de La Paz usamos o banheiro por Bs$1,00 boliviano, compramos nossas passagens para Copacabana por Bs$40,00 bolivianos pela Diana Tour e usamos o wi-fi gratuitamente para podermos acessar o mapa no telefone para  poder seguir a pé para a Rua Sagarnaga. Esta rua esta concentrado a maioria das agências de câmbio, das agências de turismo, hotéis, pousadas e hostel. Fica bem próximo do Mercado Lanza, do famoso Mercado de las Brujas, da Igreja e Convento São Francisco, da Av. Illampu que contém diversas agências de turismo também. Ficamos hospedados no Hostel York B&B na rua Sagarnaga mesmo por Bs$153,00 bolivianos a diária por um quarto duplo, café da manhã e com banheiro privado. Como chegamos muito cedo no hostel e o check-in seria um pouco mais tarde, guardamos nossas mochilas na recepção do hostel e tomamos algumas xícaras de chá de coca para amenizar os efeitos da altitude que já estavam dando seus sinais. Ficamos por alguns bons minutos na cozinha do hostel tentando acostumar com aqueles sintomas e assim que o chá de coca fez efeito resolvemos sair pra rua para encontrar agências de câmbio para trocar nosso dinheiro e aproveitamos para dar uma volta na rua do Mercado de las Bruxas que estava começando a abrir.   
        


         


           Retornamos para o hostel para fazer o check-in, pois já estava no horário, nos acomodamos no quarto que reservamos, tomamos um belo e merecido banho, arrumamos as mochilas menores e bora pra rua novamente almoçar e aproveitar o dia que por incrível que pareça estava fazendo sol com todo aquele frio. Então não podíamos perder tempo e saímos logo em direção à Praça Murillo, um dos cartões postais de La Paz. 
       
       

           Ficamos um tempo nesta praça até que resolvemos perguntar para um guarda como se chega no Mirador Kili Kili. Ele nos orientou a pegar um tipo de van por ali mesmo em uma esquina da Praça Murillo pagando Bs$5,00 bolivianos que conseguiríamos chegar na entrada do mirador. Achamos a van e aguardamos por alguns minutos até que lotasse a van de passageiros. O percurso até o mirador durou apenas 10 minutos. A van percorre alguns lugares da cidade parando em alguns e seguiu rápido em direção ao mirador. Transporte barato, rápido e eficaz.  










           O Mirador Kili Kili nos da a visão da grandeza de La Paz. Tem uma vista impressionante da cidade. Ficamos por horas neste local, até que o tempo que estava aberto se fechou de uma hora pra outra e começou a chover até granizo. Ficamos por quase uma hora em um abrigo no mirador aguardando a chuva passar. Foi impressionante ver aquela tempestade do mirador com seus raios cortando toda a cidade de La Paz.
           Assim que a chuva deu uma trégua conseguimos ir até o ponto e pegamos a van que nos deixou na Praça Murillo novamente. De lá fomos ao mercado Camacho comer uma típica comida boliviana. Estava frio e chuvoso e nossos estômagos estavam roncando de fome. Andamos por cerca de 10 minutos e já estávamos no Mercado Camacho. Pedimos dois pratos tipicamente bolivianos porem esquecemos de perguntar quantas pessoas eles serviam ahuauhaua. Vieram dois pratos enormes, um chamado Picana Navideña e outro chamado Planchitas que juntos serviam 4 pessoas facilmente ahuahuhauhau. Fiquei pensando depois que o garçom poderia ter nos avisado rsss mas tudo bem, comemos até o cu fazer bico! kkkkkkkkkk 

       
           Barriga cheia, pé na areia! Saímos do Mercado Camacho e fomos nos aventurar nos famosos teleféricos da cidade. Foi sensacional andar por cima da cidade naquelas cabines. Parecia que estávamos flutuando sobre La Paz. O sistema teleférico em La Paz foi inaugurado no ano de 2014 ligando as cidades de El Alto e La Paz. Hoje em dia La Paz contém 9 linhas integradas levando 18.000 pessoas por hora, facilitando o trânsito caótico gerado pela geografia caprichosa do lugar. As linhas são interligadas, porém cada uma delas será cobrado uma tarifa de Bs$3,00 bolivianos caso tenha que trocar de linha. 
         


       
       

            Retornamos ao hostel para descansar um pouco e aclimatar pois o soroche estava acabando com nosso fôlego e o coração disparava a toda hora. Como íamos subir mais ainda resolvemos ficar de booooa no hostel pois logo de manhã iriamos sair em direção ao Terminal de Buses de La Paz para tomar o ônibus para o nosso próximo destino, a cidade de  Copacabana às margens do lago mais alto do mundo, o Lago Titicaca.
       
      5º Dia: Isla Del Sol - 30/12/2018 - La Paz x Copacabana x Isla Del Sol
       
      (((((Continua no próximo post))))
       
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       (...)
    • Por GIACOME
      Acabamos de regressar desta maravilhosa viagem, onde o exercício de resiliência e cuidado mútuo fez parte constante do trajeto; viajamos de carro, partindo de Cacoal, Rondônia, fazendo o já clássico caminho entre Rio Branco (Acre) e Cusco (Peru), passando pelas belas geleiras da cordilheira dos Andes. Estávamos em quatro pessoas, sendo elas duas crianças de 14 e 5 anos.
      Nestas condições o nível de aventura deve ser moderado, não podendo fazer caminhadas mais longas, ou qualquer outro passeio que demande muito esforço físico e muito menos risco à saúde ou à vida. Saímos de Cacoal junto com um grupo de Amigos até Porto Velho; já na saída um grupo que iria com a gente recebeu a notícia que outros membros da família que iriam se encontrar em Porto Velho haviam perdido o vôo. Logo, iríamos subir até Rio Branco somente em mais outro carro de amigos.
      O resumo do primeiro dia foi: Cacoal-RO – Rio Branco, Acre. 988km. Os pontos mais relevantes deste dia e que merecem uma observação:
      1. Abastecer em Porto Velho é bem vantajoso. Gasolina custando 3,36 antes do aumento de 0,40 do Temer.
      2. Comer no Assados; restaurante que fica na rua Carlos Gomes, em frente à Honda. Boa carne assada e postas de Dourado gigantes assadas.
      3. Em Abunã, resíduos históricos da passagem da ferrovia madeira Mamoré, incluindo uma locomotiva perdida.
      4. A Balsa; elemento jurássico que assola o desenvolvimento da região.
      5. O Shopping de Rio Branco, assim como toda a capital estão lindos.
      Não ficamos hospedados em Hotel. Ficamos na casa do amigo Carlos Frederico.

       
      O segundo dia acordamos cedo, mas conseguimos sair mesmo após às oito horas. Tomamos café em um posto de gasolina e seguimos para Assis Brasil. Em Epitaciolândia paramos para sacar dinheiro na agência. Queríamos levar 90% do dinheiro em espécie. Em 2013 levamos em espécie, mas já no final da viagem o dinheiro deu a conta; e muitos locais não passavam cartão de crédito. Importante habilitar o cartão para as transações internacionais. Saímos de Epitaciolândia e seguimos para Assis Brasil, a última cidade brasileira do caminho. Cuidado com este trecho é pouco. O asfalto está destruído em parte do trajeto, necessitando reduzir a zero a velocidade para prosseguir.
      O Resumo do segundo dia ficou assim: 574km. Rio Branco, Acre. Puerto Maldonado, Peru.
      1 Deixe bastante tempo para a imigração e passagem do carro para o Peru. É demorada a saída do Brasil na Alfândega Brasileiro quando tem ônibus também atravessando. Na Aduana peruana, se tiver ônibus ferrou. Nos finais de semana o fluxo é maior. O carro só sai agora com o Suat, um seguro obrigatório. Eles inspecionam o carro e só permitem o pagamento depois da observação e análise do veículo. Demoramos mais de três horas para fazer todos os procedimentos. Aproveitem para trocar sua grana por soles já na divisa. Uma das melhores cotações. Quanto mais entramos no país, menos o real vale. Com exceção de Cusco, que recebe muito bem o real.
      2 Viajei com a ideia de cotação entre 1 real para 1 soles. Levei prejuízo. Com o aumento do dólar, consegui comprar soles perdendo 10%. 1 real vale somente 0,90 soles. Prejuízo de 300 reais na troca dos 3,000 reais que levei em espécie. (levei mais 1,000 reais para trocar em Bolivianos).
      3 O trecho entre Inapari, primeira cidade Peruana onde fazemos os trâmites, até Puerto Maldonado é de 220 km. Cuidado com o combustível. Existem poucos “grifos” postos de gasolinas no caminho. Cuidado também com os quebra-molas, que são muitos e motociclistas sem iluminação. Passamos a noite e muitos veículos não têm iluminação.
      4 Em Puerto Maldonado ficamos no Tropical Inn. Hotel de fácil localização, à 4 quadras da praça de Las Armas de Puerto Maldonado. Ficamos na ida e na volta. O valor de 114 soles. Em média 130 reais para quatro pessoas. Quarto enorme e ótimas camas e banheiro. No entanto, sem café da manhã. No dia que chegamos estava sendo comemorado o aniversário da cidade. Muita festa na praça principal, com um show de músicas locais; uma mistura de aviões do forró com calypso. Sensacional. Comemos pizza e experimentei uma coxinhas de rua, feitas de massa de mandioca, também comi as papas helenas. Deliciosas.
      5 Já tome as deliciosas Cusquenas. Cervejas maravilhosas de Cusco. Aproveite o calor da cidade para beber, pois em Cusco o clima não é tão propício. Em Cusco gostoso é a Pisco Sour, bebida com aguardente de uva e clara de ovo.
      Dormimos com a ansiedade da subida pela cordilheira, levando em conta que estávamos com crianças e não sabíamos as reações, principalmente da menor com 5 anos. Amanhã continuo com o dia D da subida à cordilheira.


    • Por Sergio De jesus
      Salve salve mochileiros
      vou contar um pouco da minha viagem a la paz no monte chacaltaya e custo dessa viagem.
      atualmente estou morando em Santa Cruz de lá Sierra (bolivia)
      peguei um ônibus de Santa Cruz a la paz ônibus esse muito confortável com Tv banheiro poltronas ótimas,a passagem custou 130 bolivianos (65,00 reais).uma viagem que dura 17 horas até la paz,chegando na rodoviária de la paz contratei um táxi que me levou até a calle (rua) Linhares aonde tem varias agência de viagem e hoteis o custo do táxi foi 20 bolivianos (10,00 reais) o taxista me indicou o hotel lion gostei muito desse hotel no próprio hotel já tem a agência que leva ao chacaltaya,hotel muito bom tudo limpinho.obs: não pense que vai encontrar um hotel com ar condicionado em la paz pq anoite é muito frio. Custo do hotel 100,00 bolivianos (50,00 reais) com café da manhã incluso e serve tbm um delicioso chá de coca,lembrando que não é droga ok.
      fui na agência que fica no próprio hotel e contratei o passeio para o chacaltaya e valle de la Luna os 2 passeios por 90,00 bolivianos (45,00 reais)
      No dia seguinte a vãn passa no hotel as 8:00 horas da manhã  recolhendo o pessoal,estávamos em 7 pessoas na vãn,chacaltaya fica uns 40 minutos de la paz assim que sai da cidade vc já sente o clima mudar e a vãn passa por um caminho que só cabe 1 carro e vai subindo vc olha pela janela e da um puta medo desse carro cair ladeira abaixo hehehe vai chegando num certo ponto vc já vê as montanhas nevadas e estrada tbm com neve,a vãn sobe e deixa vc na estação de esqui que hj se encontra desativada quando vc deçe da vãn é incrível vc afunda o pé na neve,dai o guia pergunta se vc quer subir o monte (é lógico que sim neh ) são mais ou menos 300 metros de subida mais que eu vou te contar parece “300 kilometros”
      no meu caso eu senti muito a altitude de 5.400 metros acima do nível do mar eu demorei muito pra subir mais cada um sobe no seu Ritimo quando vc chega lá em cima a vista é incrível vc vê vários montes nevados o vento frio que parece que vai congelar seu nariz e seus dedos mesmo com luvas, mas garanto é sensacional muito lindo fui numa época com bastante neve,segundo o guia a melhor época pra ver neve no chacaltaya é no verão de dezembro a março. 
      Voltamos pra cidade para poder ir pro segundo passeio valle de la luna mais eu não consegui ir realmente estava muito cansado senti muito a altitude lá no monte chacaltaya tudo que eu queria era uma cama pra deitar e fiquei no centro próximo ao hotel. 
      Se me perguntarem se eu faria denovo,é claro que sim super indico é uma sensação ímpar.
      la paz é uma cidade linda com o trânsito caótico um monte de pessoas buzinando ao mesmo tempo heheheh aquela loucura,a única coisa que não gostei e não gosto é a culinária local.
      Um abraço a todos espero ter ajudado de alguma forma e qualquer dúvidas estarei aqui pra tentar ajudar.
       











    • Por Adeilsonn
      Salve, salve galera mochileira.
       
      Então esse é o meu 1º relato de trip, espero que seja o primeiro de muitos outros.
       
      Passei o feriadão de páscoa na Bolívia e como peguei todas as dicas aqui, nada mais justo que deixar o meu relato, pois sei que poderá ajudar outros mochileiros.
      Esse foi meu 1º mochilão internacional, na verdade vou chamar de mochilinha pois foi um bate volta.
      Vou separar por dia para tentar detalhar o máximo possível, vamos a aventura por terras Bolivianas.
       
      A trip iniciou em Novembro de 2013, foi quando a Gol fez uma promoção de passagens de volta a R$ 39,00, e para nossa surpresa minha e do meu amigo, havia passagens para Santa Cruz de La Sierra.
       
      Após comprar as passagens comecei a ler os relatos e confesso que a princípio fiquei com medo e receio e ao mesmo tempo ansioso para conhecer o país e a cultura.
       
      17/04 – Quinta-feira
       
      Como moramos no RJ e o voo partiria de SP(GRU), saimos do RJ no dia 17/04 às 23:59h pela empresa Útil que faz a linha RJ X Guarulhos.
       
      Gastos
      Passagem RJ X SP – R$ 49,00 (empresa Útil)
      Lanche na Rodoviária RJ – R$ 9,00 (Rei do Matte Joelho + Guarana natural)
    • Por ta_tia_ne
      Você encontra o relato original em:
      http://viajanderia.com/2014/11/14/um-pulinho-ali-em-chacaltaya-na-mais-alta-estacao-de-esqui-do-mundo/
       
      Fizemos a subida a Chacaltaya um dia após o Downhill, confesso que eu estava destruída e fui INFORMADA do preço, horário ao ser acordada de supetão já para trocar de roupa e sair correndo … Agradecimentos aos dois Paulistas pestes da Viagem, Flor(as vezes conhecido como Felipe) e Marco ..
       

       
      Conhecemos duas irmãs brasileiras na noite anterior bem elétricas e elas fariam o passeio conosco.
       
      O guia nos pegou as 9:30 no Loki Hostel e fomos aos poucos saindo de La Paz e indo em direção a uma montanha nevada lindíssima que depois fui saber se tratar de Huayna Potosi. Que deslumbre.
       


       
      Para nossa sorte, o pneu de nossa Van furou e foi possível ter uma parada na estrada para tirar uma fotos lindíssimas.
       

       
      2 dias na Bolívia e estávamos indo para nossa segunda aventura. Chegar aos 5395m acima do nível do mar na estação de esqui mais alta do mundo. Alguns dizem 5421m. Não sei qual o certo, sei que é alto pra caceta! De verdade.
       
      Vamos as dicas que agora eu considero importantes:
       
      Se você tem uma torneira enguiçada no lugar da bexiga faça xixi logo na base. (As minhas principais preocupações e melhores dicas sempre tem a ver com xixi, não tem jeito). Lá em cima é complicado!
      Faça uma aclimatação de 2 ou 3 dias PELO MENOS antes de encarar a subida. Filhão, o oxigênio fugiu de lá, nunca se esqueça disso.
      Não esqueça as folhinhas de coca, a muña ou sei lá que parada você esteja usando para o mal da altitude (o tal do soroche pega feio e pode estragar sua tentativa de subir).
      Não esqueça de levar um corta vento. Faz frio e venta muito mesmo. Eu também usei uma scarf para proteger o rosto, mesmo assim, meus lábios ficaram todos queimados.
      Suba devagar.Eu andava 8 ou 9 passos e parava. Eu sou sedentária, precisei respeitar os meus limites.
      Dito isso .. vamos ao que aconteceu.
       
      Chegamos a base depois de passar, segundo nosso guia pela VERDADEIRA estrada da morte. Mas de boa, a estrada da morte do Downhill era bem mais sinistra e alta .. Isso não quer dizer que você não passe por uns desfiladeiros sinistros.
       
      E gente .. quem foi que disse aos motoristas bolivianos que eles podem dirigir como se não houvesse amanhã?? Como diz a minha vó Ruth : “Jesus, Maria José!”
      Eles vão tirando fininho e você vendo as pedrinhas escorregarem lá embaixo.
       
      Chegamos a base da estação ( parada pro XIXI ) e aqui já tivemos duas desistências. Uma das brasileiras entoou um mantra durante todo o caminho até Chacaltaya: “Estou passando mal .. não consigo respirar, estou passando mal , não consigo respirar…” E assim foi, adivinhem, ela chegou na base passando bem mal e com muita dificuldade de respirar. A irmã foi solidária, apesar de brava, e ficou fazendo companhia para ela.
       
      É, o negócio não é mole não e se você não estiver, ao menos com o psicológico, bem preparado, é realmente difícil segurar a onda de começar a sentir o ar tão rarefeito.
       
      Subimos em três .. eram mais ou menos uns 200m de distância e mais uns 150m na segunda parte. Tranquilão né? O que são 200m não é mesmo?
       
      AMIGÃO, o que foi aquilo????? Eu andava um tantinho parava .. andava outro tantinho e parecia que meu coração ia pular fora do meu peito e descer a estrada da morte sozinho a procura de oxigênio.
       
      Os meus dois amigos já estavam a frente e eu MAIS UMA VEZ era a última. Mas vamos que vamos. Descobri que não vim a esse mundo a passeio e que não estou na merda de uma corrida de ratos e ainda bem que descobri isso antes de Chacaltaya. Fui no meu ritmo .. mas ao chegar na primeira parada, muita coisa no peito apertou, o psicológico tava gritando comigo e eu chorei pra caramba .. nossa, que conquista, que superação. Eu não podia acreditar que estava ali e que estava tendo a oportunidade de viver aquele momento. Lágrimas e mais lágrimas.
       
      Eu já estava seriamente pensando se subiria os outros 150m ou não. Bem, fui perguntar aos meus amigos se eles subiriam até o topo. Aí veio aquele momento em que você sente novamente que uma amizade muito maneira e bonita está sendo construída, a resposta que eu ouvi foi (e deixarei em caixa alta pois foi assim que ouvi!): SIM, VAMOS SUBIR SIM, TODOS, VOCÊ VAI COM A GENTE E NESTE ÚLTIMO PEDAÇO VAMOS SUBIR JUNTOS.
       
      Caraca … arrepiei. Tentei me recuperar o mais rápido possível e encaramos novamente. Devagar .. anda 5 passos e para … 5 passos e para.
      Não só eu, mas a emoção começou a tomar conta de todos nós. É filhão, é o tal do psicológico batendo na nossa porta.
       

       
      Foi uma chegada EMOCIONANTE em meio a lágrimas, sorrisos, contemplação e a certeza de que aquele momento marcaria muito e seria muito especial para cada um de nós.
       
      Fizemos nosso agradecimento, uma oração … relembramos algumas coisas importantes das nossas vidas, agradecemos mais um pouco e #partiudescer que estava todo mundo congelando lá em cima. Fotos, registros e vídeos e depois de 1:30 para andar 350m voltamos a base em um ritmo melhor que o da subida. Acho que não demoramos 30min para descer.
       
      O guia estava animadíssimo com nossa demora. #sqn ))
      A felicidade foi muito grande em atingir mais essa conquista que, inicialmente, nem estava nos meus planos.
       
      Como assim não estava nos seus planos? Pois é, eu nem ia à Bolívia nesta viagem e de repente eu estava ali, conquistando Chacaltaya em meio a novos amigos. Fantástico, fenomenal, incrível e emocionante.
       

       
      Na volta já a caminho de La Paz , na van, hora de almoçar!!! Quer dizer, de comer aquela tralha de biscoitos, chocolates e água que tínhamos nas mochilas.
       
      Eu fui tentar fazer um agrado ao guia, e dei a ele um de nossos pacotes de biscoitos, ao voltar pro meu lugar bati a cabeça no teto da Van e PASMEM, o vidro lateral da Van caiu e morreu no meio da estrada da morte despedaçado. Como assim? Coisas que só acontecem comigo.
       
      Eu continuo afirmando que a minha cabeça bateu no teto .. aquele vidro cometeu suicídio #prontofalei
       
      As palavras que ficam para Chacaltaya são Fantástico, fenomenal, incrível e emocionante. Sem mais.
       
      Fiz 3 vídeos curtos da subida, para que vocês pudessem entender a vibe do momento. O surto ao tentar acertar o nome do lugar e a altura certa eu atribuo a altitude que fez eu ficar um tantinho confusa
       

       
      E se você gosta de acompanhar estas aventuras ou encontrou informações relevantes, não deixe de compartilhar com seus amigos Minhas impressões sobre Peru e Bolívia foram muito ricas e eu contei um resuminho básico neste outro post.
       
      E se você quiser ver mais sobre a preparação e as curiosidades das minhas viagens, você encontra tudinho no Viajanderia.
      Você encontra o relato original em:
      http://viajanderia.com/2014/11/14/um-pulinho-ali-em-chacaltaya-na-mais-alta-estacao-de-esqui-do-mundo/
       
      Tati Batista

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