Ir para conteúdo

Relato Patagônia – El Calafate – TDP – El Chaltén 2014 (10 dias)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Estimados colegas mochileiros aqui está mais um relato nosso na maravilhosa Patagônia, em retribuição à ajuda que tivemos aqui quando estávamos planejando nosso roteiro. Espero que possa ajudar quem pretende ir para este paraíso. ::otemo::

 

Saímos dia 04/04 de Fortaleza e chegamos 05/04 em El Calafate.

O primeiro perrengue começou com a primeira raiva com a Aerolineas Argentinas ::vapapu:: . O vôo deveria ter saído as 2h de Guarulhos para Buenos Aires, mas uma das aeromoças passou mal e não tinha nenhum outro funcionário para substituí-la. Depois de muita espera, lá pelas 3h avisaram que o vôo foi CANCELADO. ::grr:: Absurdo total. Iriam realocar todos, e qual foi o critério que eles usaram? Ordem de checkins. Os primeiros foram em um vôo às 5h e nós ficamos no segundo grupo com um vôo as 8h (imagino a última pessoa que fez check-in... ::mmm: que horas essa pessoa começou a viajar, então fica a dica, faça check-in logo).

 

Chegando em Buenos Aires eles nos colocaram de pronto em um vôo que estava partindo para El Calafate. ::otemo:: Chegando lá veio a segunda raiva com esta companhia: 11 malas não vieram, incluindo a da Ione ::vapapu:: . Eles informaram que entregariam na manhã seguinte e que, na volta, receberíamos 500 pesos para compensar qualquer gasto (com roupas por exemplo).

 

Ainda no restinho de tarde que sobrou em El Calafate fomos tentar fechar logo os passeios. Fechamos na manhã seguinte para o Full Day em Torres del Paine (490 pesos com a empresa Always glaciers) e no dia seguinte para o Big Ice (1200 pesos com a Hielo & Aventura).

 

Dia 6 – Torres Del Paine

 

Começamos cedo no dia seguinte pois a viagem é longa. Cedinho eles nos pegaram e fomos rumo ao Chile. Lembrando que tem que levar o passaporte, pois você sai da Argentina e entra no Chile (e vice-versa :D) e o passaporte será carimbado. Deve-se pagar uma valor (não lembramos ::putz:: , mas não era muito caro) para ter acesso ao parque.

TDP é um lugar muito bonito e durante o tour eles param em vários lugares para tirar foto e apreciar o lugar. As paisagens são de tirar o fôlego ::hãã:: , lagos, montanhas cobertas de gelo, cachoeira... um show para que adora ecoturismo. Pena que ainda presenciamos os estragos do ultimo incêndio que teve por lá. Como o parque é uma área de intensa ventania é extremamente proibido fazer qualquer forma de fogo, mas apesar de todos os avisos espalhados pelo parque sempre existe um mal educado sem consciência de seus atos para fazer merda... :roll::roll: Mas a natureza está lá se esforçando para se recuperar! (incendio-no-parque-torres-del-paine-fechado-em-janeiro-talvez-abrem-parte-de-tdp-quarta-t64125.html).

Chegamos já a noite e foi só descansar pois o outro dia prometia!!!

DSC02745.JPG.c97710b3e73c3ad161f50567758b8347.JPG

 

Dia 7 – Parque Nacional Los Glaciares e Big Ice

 

Chegou o dia do Big Ice ::Cold:: . A hielo nos pegou, estava escuro ainda, já tinha uma galera dentro do ônibus. Dentro do bus na entrada do parque entram os funcionários do parque e tivemos que pagar uma taxa de 150 pesos para entrar no Parque Los Glaciares. Entramos no parque descemos a escadaria para ver o Glaciar perito Moreno de perto e é lindo de se ver ::dãã2::ãã2::'> . O barulho que faz quando se desprende um pequeno bloco de gelo parece um trovão, fiquei imaginando como seria um grande desprendimento de gelo, deve ser um barulho ensurdecedor... Passamos em torno de uma hora admirando o parque e voltamos para o bus e fomos em direção a um pequeno porto. Lá pegamos um barco e fomos em direção ao glaciar para iniciar o BIG ICEEE!!! Pensamos que seria moleza... ::quilpish:: as fotos abaixo foram nomeadas de “sabe de nada inocente” ::tchann:: . Descemos da embarcação e recebemos as primeiras orientações que devem ser levadas à sério... “LEVEM SOMENTE O NECESSÁRIO, EVITEM PESO EXTRA”. Pois bem, demos inicio a uma caminhada, digo subida pela montanha. Foi uma hora subindo, subindo e subindo para chegar ao topo onde tem um acampamento para pegar o equipamento e medir os grampones. Eu (Ione) estava morta de cansada e nem havia pisado no gelo ainda ::lol3:: kkkkkk me bate um pensamento (por que diabo não fiz o mini trekking). Recuperado um pouco o fôlego descemos em direção ao glaciar. Chegando finalmente no gelo, colocamos os grampones e haja fotos. A visão é maravilhosa e o grupo era bem alegre. Ganhei um gás ao começar a andar no gelo, esqueci um pouco o cansaço. Almoçar sentada no meio do glaciar foi o ponto alto! Caí no gelo umas duas vezes ::prestessao::::prestessao:: kkkkkk já não estava sentindo direito as pernas kkkk Mas aguentei bem até o final da caminhada no gelo! Já o Alisson sofreu na volta, o cansaço bateu e ele pensou que não iria conseguir ::Ksimno:: hehehehehe as pernas dele já não respondiam mais, ficamos para trás e quase perdemos o barco kkkkkkkkkk. Mas ao chegar no bus veio aquela felicidade de missão cumprida. Não preciso nem dizer que chegamos no Chalé acabados.

DSC02788.JPG.13a703a5c5b8b7417bd8841627a426ad.JPG

bigice.jpg.6aed46308c1eea0b39c5eefe8789678c.jpg

DSC02806.JPG.adb6045e58211ca48ee6fd4dc3971b7f.JPG

 

Dia 8 – El Chatén

 

Fomos cedindo para rodoviária e pegamos o bus para El Chaltén, viagem curta e com paisagens lindas pela janela, lagos de um azul incrível nos acompanham por toda a viagem. Você sabe logo quando chega, vê de longe um paredão de montanhas, lindo demais. ::otemo:: Na entrada da cidade, o bus para e recebemos informações turísticas sobre a cidade e as trilhas. Chegamos na rodoviária e fomos atrás de saber onde ficava nosso Hostel e mais uma vez caminhamos para chegar lá. Tiramos a tarde para descansar no Patagonia Hostel, que é ótimo, super recomendamos.

GEDC1966.JPG.551434ca1df095fee45feb610955b8ae.JPG

 

Dia 9 – Trilha para Laguna Torre.

 

Acordamos 7hs, tomamos café e fomos para a trilha... de cara subir uma montanha kkkkkk no inicio da trilha é um sobe e desce de montanha, depois entramos no meio da floresta e fica mais tranqüilo. A paisagem de outono era tão linda. A trilha era maravilhosa e bem sinalizada, eu realmente estava muito feliz de estar ali. Após 3hs de caminhada chegamos na Laguna. Simplesmente FANTÁSTICA!!! ::otemo:: Ficamos por ali uma hora e depois retornamos. Um total de 6 horas de caminhada neste dia. A dica para esta trilha é que não precisa levar água, leve uma garrafa vazia que no caminho tem água potável. Leve um saco para guardar o seu lixo, ajude a manter aquele paraíso. ::kiss::

DSC02876.JPG.36ccac96117c64ab309fd874218ee2f0.JPG

DSC02880.JPG.a38326e3b5e57b8027e33b1f4c360053.JPG

 

Dia 10 – Mirante de los Condores e Cascata Chorillo del salto

Acordamos mais tarde (porque somos filhos de Deus e para não esquecer que estávamos de férias kkkkk ::tchann:: ) E estava uma chuva com vento, fomos tomar café e esperamos o tempo melhorar um pouco para ir para o mirante dos Condores. Subimos a montanha até o mirante e imaginem só o inesperado, não tinha nenhum condor voando e para completar começou a chover e ventar muito ::Cold:: kkkkkkkkkk descemos meio frustrados! Almoçamos e depois descansamos um pouco mais. A tarde fomos até a cascata Chorillo Del salto, uma horinha de caminhada e chegamos lá. Assim que chegamos temos a impressão que estamos em um jardim japonês, arvores pequenas e uma queda d`água linda, um paraíso. Enchemos nossa garrafinha com aquela água maravilhosa.

DSC02938.JPG.2f1f35110b2ed61d731fd5b5d5679371.JPG

 

Dia 11 – O temido Fitz Roy e Laguna de los Três

 

Já havíamos lido alguns relatos sobre esta trilha e logo pensamos “será pior que o Big Ice?“ :o O dia amanheceu chovendo e friiooo, ::Cold:: esperamos melhorar um pouco o tempo. Fomos na recepção do hostel pedir informações sobre a trilha e a moça da recepção nos disse que era bom que fossemos o quanto antes porque corríamos o risco de voltar no escuro. Corremos então, saímos com um pouco de chuva mesmo. As primeiras 2hs foram subidas e descidas pelas montanhas, a paisagem começou a mudar e a neve no chão começou a aparecer... mais um pouco de caminhada e estávamos em caminhos coberto de neve, foi fantástico, lindo demais. Continuamos caminhando, mal paramos com medo de perder a hora. Já cansados chegamos no inicio da subida mais cruel que tanto ouvimos falar. Geeeente o que era aquilo, subida phodaa!!! Subimos, subimos, subimos mais um pouco, Alisson tentando me animar dizendo que estava perto, quando finalmente chegamos no todo a surpresa... mais uma montanha coberta de neve para subir, mas essa foi rápida 10 min só kkkkkkkkkkkkk ::Cold::::otemo::::ahhhh:: e lá no alto a visão mais incrível. Estava tão cansada que me esforcei para a sessão de fotos kkkkkkk ::hein:::lol4:: passamos meia hora lá com medo de voltar no escuro. Neste lugar esqueça a máxima ”na descida todo santo ajuda” kkkkkkk ::lol4:: descer é tão difícil quanto subir, afinal descer por pedras é teeeenso! Chegamos no limite, estava escurecendo e graças à Deus chegamos inteiros. O mais difícil mesmo foi subir a escada do hostel depois de 9hs de caminhada (escalada) kkkkkkkkkkk

CONSEGUIMOS FINALIZAR O PODEROSO CHEFÃO FITZ ROY, PENSAMOS!!!

GEDC2037.JPG.ba4b17ecbf2ef5ae59d26827fab00fba.JPG

 

Dia 12 e 13 - Despedidas

No despedimos de El Chatén, como estava triste de ir embora, moraria lá tranquilamente e retornamos a El Calafate, chegamos lá a tarde. Passeamos pela cidade a tarde e tomamos um helado chamado Dulce tentacion (doce de leite com pedaços de chocolate), magníficooo.

Fomos também a laguna Nimez e um museo próximo ao lago que tem ossos de dinossauros, bem legal. Reservamos o ultimo dia em El Calafate para fazer as compras dos presentes e chocolates.

Espero que ajude aos colegas mochileiros!

GEDC1872.JPG.a7682d3465210acb81b1cf4d305b3807.JPG

GEDC1944.JPG.96cda18cf254fffa51297ba4c0453441.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alisson&Ione, parabéns pelo relato e a viagem!

 

Farei roteiro parecido em dez/14. Que bus vcs pegaram de Calafate para Chaltén e que horário? Pagaram em peso ou dólar? Tá programado chegar de Ushuaia em Calafate início da tarde e já quero partir para Chaltén...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi betodbf

 

Pagamos em pesos (220 pesos, se não me engano ida e volta. Estou na dúvida se é o valor do trecho ou ida e volta). :?::?

Compramos com a Always Glaciers quando fechamos TDP. Fomos no primeiro ônibus pela manhã (8h) e voltamos em um pela tarde (13h).

Tem uma taxa de 05 pesos que se paga na hora por uso do terminal (mesmo não usando) ::lol4::

 

Os ônibus são da Chaltén Travel ([email protected]). Escreve pra eles que eles te passam horários e preços atualizados. Existem outras opções na rodoviária (mais 1 ou 2 companhias que fazem o trecho).

 

Precisando estamos a disposição

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, pretendo fazer o mesmo roteiro que vcs fizeram.

Pode pfv me ajudar em algumas perguntas?

 

*Ficaram quantos dias em El Calafate e quantos em El Chalten?

* Quanto tempo dura o Big Ice?

* Acha que compensa alugar carro para fazer o trajeto El Calafate x El Chalten?

 

Obrigada!

Bjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Lari

 

na nossa opinião:

1 - Ficamos 03 dias em Calafate e 05 em Chaltén. Gostamos mais de Chaltén devido a calmaria e as trilhas gratuitas. ::otemo::

2 - O passeio dura o dia todo, te pegam pela manhã e retorna no começo da noite. Sinceramente o mini-treckking satisfaz a vontade de andar no glacial, gastando menos, se desgastando menos. :mrgreen:

3 - Com certeza não. Chaltén é bem pequena, dá pra fazer tudo a pé. Vá de ônibus, é bem seguro e você gastará menos. ::otemo::

 

Ficamos a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, gente! Também sou de Fortaleza e estive em El Calafate e Torres del Paine em janeiro de 2014. Muito bacana o relato de vocês e as fotos. Muito massa saber que alguém da terrinha (Fortaleza/CE) esteve em terras patagônicas. Quando viajei ninguém daqui entendeu muito, só compreenderam meu amor depois da publicação das fotos. Ah! Em tempo: não tive problema com os voos. Ao contrário de vocês viajei com a TAM e a LAN. Foi muito tranquilo e fui bem atendida por todos. E a viagem foi linda demais! Beijos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oláaa Farfallaja, que lugar maravilhoso não é? Adoramos tb. O problema foi a Aerolíneas, a Lan e Tam são ótimas mesmo, tb nunca tivemos problemas com elas. Já está programando a próxima trip? Vc já fez o relato dos seus dias na Patagonia? Coloca aqui pra gente ver. Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Lari

 

na nossa opinião:

1 - Ficamos 03 dias em Calafate e 05 em Chaltén. Gostamos mais de Chaltén devido a calmaria e as trilhas gratuitas. ::otemo::

2 - O passeio dura o dia todo, te pegam pela manhã e retorna no começo da noite. Sinceramente o mini-treckking satisfaz a vontade de andar no glacial, gastando menos, se desgastando menos. :mrgreen:

3 - Com certeza não. Chaltén é bem pequena, dá pra fazer tudo a pé. Vá de ônibus, é bem seguro e você gastará menos. ::otemo::

 

Ficamos a disposição.

 

 

Muito obrigada pelas dicas! Excelente relato! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...