Ir para conteúdo

Mochilão Paris/Reino Unido e Dublin - 30 dias em junho/julho de 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, faz três semanas que cheguei da viagem que eu considero a “viagem da minha vida”, e gostaria de compartilhar com vocês um pouco dessa experiência incrível que foi visitar pela primeira vez o velho continente e conhecer a minha amada Escócia (depois vcs vão entender).

Antes de começar meu relato, gostaria de agradecer ao AdrianoLB e a CrisB pelas dicas e ressaltar que como foi minha primeira viagem a Europa, me propus a visitar os pontos turísticos sem com isso deixar de conhecer lugares que tem muito a ver com a minha grande paixão: a literatura. Também ressalto que meu objetivo era economizar ao máximo com locomoção, alimentação, etc. Optei por fazer muito dos trechos de ônibus,pois devido ao tamanho e peso da mochila, não era possível contar com as companhias low cost e trêm era muito caro, então mesmo sendo mais longo, economizei noites de hospedagem e consegui encontrar algumas barganhas.Preparem-se, esse relato será longo! 8)

 

Lugares Visitados:

 

França - Paris

Inglaterra - Londres/Bath/Liverpool

Escócia - Edimburgo/Aberdeen/Inverness/Glasgow

Irlanda - Dublin

 

Ideia de gastos gerais

 

Passagens Terrestres

Paris a Londres = Megabus £5,00 (R$ 20,00)

De Londres a Bath (ida e volta) = National Express £15,00. (R$ 60,00)

De Londres a Liverpool = National Express £6,00. ( de R$ 24,00)

*De Liverpool a Edimburgo = National Express £35,90. (R$ 141,00)

De Edimburgo a Aberdeen = Megabus £ 1,00 (R$ 4,00)

De Aberdeen a Inverness = Citylink £ 6,50 (R$ 26,00)

De Inverness a Glasgow = Megabus £ 1,00 (R$ 4,00)

De Glasgow a Dublin = Arriva trains wales £38.00 (R$152,00)

*De Dublin a Londres = National Express £35,00 (R$ 140,00)

Valor total = De R$ 571,00

 

Acomodação

Paris: Village Boutique Hostel; 3 diárias ( 8 camas, suíte) = R$ 215,05

Londres : Astor Quest; 7 Diárias ( 6 camas, suíte) = £110.70 ou R$ 444,00

Liverpool: Hatters Liverpool; 1 diária ( 4 camas, suíte) = R$ 68,53

Edimburgo : Kick Ass 3 diárias ( 6 camas, wc comp.) = £40,50 ou R$ 162,00

Inverness : Inverness Tourist Hostel; 4 diárias ( 4 camas, wc comp.) = £36.00 ou R$ 144,00

Glasgow: Euro Hostel Glasgow; 1 diária ( 4 camas, suíte) = R$ 76,15

Dublin : Ashfield House City Centre; 2 diárias ( 4 camas, suite) = R$ 95,76

Londres: Central Hostel; 1 diária ( 4 camas, suíte) = £11.90 ou R$ 48,00

Total = aproximadamente R$ 1.254,00

 

Passeios/ Tours

Palácio de Windsor, Stonehenge e Oxford = £54.00 ou R$ 220,00 (Evans Tour)

Urquhart Castle e Loch Ness Centre = £ 25.00 ou R$ 100,00(Scottish tours)

Eilean Donan Castle and Isle of Skye = £49.00 ou R4 196 (Scottish tours)

Total = Aproximadamente R$ 516,00

 

Passes e ingressos de atrações

Paris Museum Pass 2 dias= € 42,00 ou R$ 139,00

*London Pass = £79,80 ou R$ 320,00

Madame Tussaud´s + London Eye = £39.96 ou R$ 160,00

Total = Aproximadamente R$ 619,00

 

 

Saí de São Paulo voando com a Tap, comprei a passagem no estilo “múltiplos destinos” Sp-Paris e Londres/SP com uns 8 meses de antecedência e paguei R$ 2.400 por todos os trechos, acho q valeu a pena e gostei muito do atendimento deles.

 

Paris

 

1° dia: Cheguei na parte da tarde em Paris pelo aeroporto de Orly e logo na chegada procurei o central de informações turísticas onde já comprei o meu carnet 10 voyages(suficiente para os meus 4 dias na cidade) + o bilhete de trem para a estação Antony de onde segui em direção ao hostel. Aproveitei e comprei o Paris Museum Pass de 2 dias, que eu super recomendo, pois dá direito a entrada em vários museus e pontos interessantes, normalmente podendo escapar das longas filas que se formam por lá no verão(não confundir com Paris Pass, esse não vale a pena, muito caro). Desci na estação Gare Du Nord e me perdi um pouco visto que a estação é enorme e eu precisava fazer baldeação para ir à estação Anvers, mas depois de algumas idas e vindas consegui me localizar e segui para meu destino que era o hostel que eu escolhi em Montmartre. Aqui vai uma opinião que é bem pessoal e que muitos podem não concordar. Li muitas pessoas aqui dizendo que a região de Montmartre deveria ser evitada em relação à hospedagem, mas eu digo exatamente o contrário, eu simplesmente amei me hospedar por lá, não me senti nem um pouco insegura, mesmo viajando sozinha, fora que o lugar tem uma vibe diferente, eu adorei! É perto do metro, fácil para se locomover e com hostels com preços mais “atraentes”. Vale a pena! ::otemo::

Aproveitei esse primeiro dia para caminhar pelo bairro, segui os passos do filme da Amélie Poulain, subindo os degraus da Sacré Cour, com uma ótima vista da cidade lá do alto. Aproveitei para me “perder” pelas ruelas charmosas do bairro, comer os deliciosos crepes de chocolate, enfim, o dia estava lindo e ensolarado, eu adorei o lugar. Como estava muita cansada pela longa viagem, comprei umas coisinhas no supermercado Dia que está ao lado do hostel e resolvi jantar por lá para me preparar para o próximo dia.

SAM_2463.JPG.8c4fa08cc0acacd98943535b28b3f153.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

2° dia: O dia mais “longo” da viagem. Acordei cedo e fui em direção (é claro!)a Torre Eiffel. Pensei até em subir, mas desisti assim que vi a fila enorme. A torre é uma das poucas atrações que não está inclusa no Paris Museum Pass, e sem fast track não dava para encarar aquela fila gigantesca. Segui então de metro até a Catedral de Notre Dame. Lá tinha uma filinha básica tbm, mas foi coisa de uns 30 minutos e de quebra ainda encontrei um casal de americanos super simpáticos que ficaram conversando comigo na fila e me acompanhando no longo e árduo processo de subir toda a escadaria que leva ao topo da Catedral e suas famosas gárgulas. Como sedentária (vergonhosamente) convicta, sofri horrores até chegar ao topo, mas valeu a pena, a vista da cidade de lá de cima é maravilhosa!

Já era por volta do 12h quando resolvi almoçar por lá mesmo, perto da Catedral. Achei um restaurante em uma ruazinha que não lembro o nome que tinha uma ótima promoção dessas tipo “menu do dia”, e mesmo sem falar uma palavra de francês, fui bem atendida e a comida estava ótima, com direito ao um mousse de chocolate delicioso (poxa, eu merecia um desses depois de subir todos os degraus da Notre Dame ::hãã:: ).

Devidamente abastecida, resolvi caminhar em direção ao Louvre( neste dia,o museu fechava mais tarde). Todo trajeto foi lindo, tanto que nem me senti cansada mesmo depois de 4 horas andando pelo Louvre (claro que não deu para conhecer nem 5% do lugar, mas paciência!)tanto que resolvi que iria caminhar pela Champs Elysees até o Arco do Triunfo. Nunca, em toda a minha vida eu andei tanto e mesmo assim, nunca me senti tão feliz. Acho que Paris realmente opera milagres na vida de professoras sedentárias como eu! Quando cheguei ao Arco, fui informada que neste dia o horário de visitação acabou sendo reduzido (quando cheguei era por volta das 19h e normalmente o funcionamento para subir ao topo do Arco é até as 23h. Não nesse dia! ::putz:: )

Devidamente cansada depois de todas as “andanças”, voltei para o hostel, preparei meu jantar e fiquei por lá, assistindo ao jogo da Copa e conversando com o pessoal que conheci, uma australiana e dois brasileiros, super bacanas.

SAM_2589.JPG.9ead18dae3dee17b2d6c32df1c40142b.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3° dia: Neste dia, tbm acordei cedo (dormir é uma perda de tempo) e fui em direção a Versalhes. A viagem de trem foi super agradável, inclusive essa linha de RER é toda temática, com o teto todo decorado imitando o próprio palácio, lindo! Cheguei relativamente cedo e fui direto para a fila que já estava grande. O passeio durou a manhã inteira e parte da tarde, foram umas duas horas no interior do palácio, ostentação pura aquele lugar! ::ahhhh:: Como no dia anterior tinha excedido minhas forças com toda aquela caminhada, resolvi visitar o Grand e o Petit Trianon com o trenzinho que fica logo na saída do palácio que leva aos jardins (que eu acabei vendo muito pouco). Esse trenzinho é um valor a parte que não estava incluso no meu Museum Pass, mas achei que valeu a pena, pois ele faz um circuito com três paradas e você pode descer e ficar o tempo que quiser é depois é só seguir viagem.

Almocei em Versalhes mesmo, perto da estação de RER e como a conexão que eu faria para chegar ao hostel era justamente na mesma linha que fica o Arco do Triunfo, resolvi sair e, desta vez, consegui subir até o topo do Arco, com direito a mais uma visão panorâmica da cidade agora com fotos de toda a extensão da Champs Elysees. Linda! A noite fui assistir o jogo do Brasil com os amigos brasileiros do hostel, em Montmartre mesmo, aproveitei para tirar umas fotos da frente do Moulin Rouge e conhecer um pouco da fama boêmia do bairro.

 

4° dia: Esse era meu último dia em Paris, mas deu para aproveitar bastante, pois meu ônibus para Londres(sim, ônibus, já conto como foi) só sairia por volta das 22h. Como era domingo, fui com os amigos brasileiros do hostel até a cinemateca francesa que neste dia tem a entrada gratuita. Ótimo passeio, sem nem sombra de turistas, o lugar é super interessante e se vc gosta de cinema francês, vai se realizar no lugar. Depois de almoçarmos, voltamos para Montmartre. Fui até o espaço Dalí (bem legal), caminhei um pouco pela Place du Tertre, fiz algumas comprinhas básicas e fui fazer o check out no hostel. Como me sobrava tempo até a partida do ônibus, fui até a Bastilha e depois visitei rapidamente a casa do Victor Hugo (cheguei 30 min antes do fechamento). A casa onde ele viveu é bem pequena e 30min pode parecer pouco, mas fui suficiente para visitar os três minusculos andares da casa. Saindo de lá têm uma praça bem legal que estava lotada de parisienses “lagarteando” pela grama, aproveitando mais um dia ensolarado de verão. Fiquei um pouco por lá e depois segui para o hostel para buscar minhas coisas e ir para a estação de onde saía o ônibus da empresa Megabus.

 

Dicas

Hospedagem: Fiquei Le Village Hostel e adorei o lugar. É bem simples, mas com um preço justo que não é comum em Paris onde toda hospedagem é cara. Inclui café da manhã, tbm simples, é limpo, um ambiente agradável e os funcionários super atenciosos ( dois deles, brasileiros).Tbm fica a 2 min da estação de metro de onde vc pode ir a qualquer lugar em Paris. Recomendo o hostel e o bairro.

Passagem de ônibus: Viajei de ônibus de Paris a Londres por míseros 5 pounds pela empresa Megabus. A viagem dura umas 9h, mas fui à noite então economizei na hospedagem. O ônibus desta empresa não é muito confortável, mas pelo preço, confesso que achei que o serviço foi muito além das minhas expectativas. Nessa rota, o ônibus te leva até um porto que se não me engano fica em Calais, onde vc desce, faz o processo de imigração e embarca no ferry (esse sim, um luxo só) para a travessia que dura algumas horas e onde vc pode “cochilar” pois tem varias opções de entretenimento. Depois vc volta para o ônibus e segue viagem até a estação Victoria, onde cheguei por volta das 07h. Se eu recomendo? Claro, 5 pounds seria o equivalente a 20 reais, uma pechincha. Mas precisa comprar pelo site com certa antecedência.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Londres/Bath/Stonehenge e Liverpool

 

5°dia: Cheguei bem cedo em Londres, mais precisamente na Victoria Coach Station, não confundir com a Victoria Tube Station, ambas são próximas, mas vc precisa sair da estação de ônibus para então chegar na estação de metro. Como cheguei cedo, aproveitei para comprar meus Oyster Card, nosso melhor amigo em Londres! Ja que ficaria 7 dias na cidade, pedi o cartão com o 7 day travel card, funciona como um bilhete que vc usa ilimitadamente no metro e ônibus (esse último eu não usei), super útil!

Como não dava para fazer o check in no hostel, somente guardei minha mochila, tomei um demorado café da manhã e fui fazer o Free Tour da Sandmans, que eu tbm super recomendo, tanto que acabei fazendo o mesmo free tour em outras cidades por qual passei. Como o nome diz, é gratuito, mas é legal se vc deixar uma “caixinha” para o guia. Para um primeiro dia é ótimo, conheci alguns pontos legais da cidade bem como histórias interessantes, vi a troca de guarda e muito mais. Acho que durou umas 3h30. Voltei para o hostel cansada depois da caminhada e da viagem da noite anterior então, não teve jeito, fui “obrigada” a dormir cedo.

6° dia: Nesse dia resolvi que ainda não ativaria meu London Pass (já explico sobre ele) e que aproveitaria para fazer os passeios que o mesmo não incluiria. Como comprei um ingresso combinado do Madame Tussauds+ London eye pela internet (mais barato), resolvi começar pelo primeiro. Cheguei 30 min antes da abertura do lugar e foi a melhor coisa q poderia ter feito, pois aproveitei para tirar várias fotos com as estátuas de cera antes da “muvuca” se instalar. Saindo de lá comecei minha primeira peregrinação literária em solo inglês, visitei o Museu do Sherlock Holmes, bem pertinho do Madame Tussauds. Depois, almocei perto do hostel, dei uma descansada básica e no final da tarde fui ao London Eye, ótima vista da cidade!

SAM_2938.JPG.1ff5e1da60922d20be1667ae158ac74a.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

7° dia: Para essa viagem eu adquiri um London Pass para 3 dias e que funciona como o Museum Pass de Paris. É mais caro, mas eu fiz as contas e valeu a pena. Como nesse dia eu iria começar a utiliza-lo (ele é por dias consecutivos e se ativa no primeiro uso) resolvi começar visitando o Shakespeare's Globe , logo no horáro de abertura do lugar. Lá eu fiz um tour guiado que falava sobre a construção do lugar, sua ligação com o escritor e sobre o como era o teatro elisabetano. Bem legal! Depois aproveitei para visitar lugares que estavam próximos, fui ao London Bridge Experience (divertido, mas não teria pagado se não estivesse incluído no Pass) e por fim a Tower Bridge que é linda demais, porém não curti muito a exibição em si. A partir do primeiro lugar, fiz todos os passeios a pé e neste meio tempo aproveitei para almoçar o famoso fish and chips inglês que é exatamente igual ao que comia na NZ, ou seja, puro óleo. Depois fui de metro até a West End e consegui comprar um ingresso mais barato para O Fantasma da Ópera para o dia seguinte.

8°dia: Ainda com o London Pass, comecei o dia visitando a Abadia de Westminster e acho que foi o lugar que eu visitei em Londres que mais me encantou, saí de lá extasiada com toda beleza e história do lugar, cheguei até mesmo a me emocionar, mas aí foi algo bem particular pq eu sou louca por histórias de reis e rainhas e o Poets' Corner, uau!!! ::love:: De lá, fui tirar as tradicionais fotos no orelhão inglês com vista para o Big Ben e o parlamento. Fiz tbm um ótimo rock and roll Walking tour incluído no London Pass (adorei) e a tarde dei continuação à peregrinação literária e visitei o Charles Dickens Museum, pequeno, mas ótimo! À noite fui a West End novamente para ver o musical que havia comentado.

9°dia: Acordei um pouco mais tarde e fui direto para a Torre de Londres. Saindo de lá, minha grande bobagem, resolvi almoçar lá perto pq não tinha comido quase nada no café e depois fui a Camden Tow, uma besteira, pois em Candem vc encontra comidas de tudo com que é jeito e de vários países e com um preço mais em conta. Claro que acabei extrapolando, provei um monte de comidinhas diferentes, mas sai de lá super pesada e sem vontade de fazer mais nada. Entre um quitute e outro, perambulei pelas diversas feiras e markets da região, comprei algumas bugigangas e me apaixonei pelo bairro. Vale a pena a visita, mesmo sendo numa sexta tinha bastante gente por lá (parece que no final de semana é uma verdadeira loucura). Recomendadíssimo! Dormi cedo nesse dia, pois no seguinte faria minha primeira day trip e teria que acordar bem cedo.

SAM_3081.JPG.ce5e0cb5e33d5676f9f70437e60b2227.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

10° dia: Nesse dia peguei um ônibus da National Express e fui visitar a cidade Bath. Sai as 7h30 da manhã com o objetivo de chegar a tempo de fazer um Jane Austen Walking tour, que além de mostrar alguns pontos da cidade, conta com algumas anedotas referentes a vida da escritora e de explicações sobre os lugares citados em alguns dos livros. Contei com a pontualidade britânica e não me decepcionei, cheguei 30 min antes do tour começar e mesmo me perdendo um pouco pelo caminho, consegui fazer o tour e simplesmente amei (coisa de fã, não sei se todo mundo curtiria). Depois me encontrei com uma amiga que vive em Bristol e foi para Bath (bem pertinho) para me encontrar. Caminhamos mais pela cidade, visitamos o Pump Room fechei o dia no Jane Austen Centre (o Walking tour é patrocinado por eles). Eu adorei a cidade de Bath, é uma graça, linda, não é longe de Londres, se quiser tem a opção do trem (não fui pq era mais caro) e é uma ótima pedida para um day tour por conta própria, principalmente com o dia ensolarado que peguei. Perfeito!

11° dia: Nesse dia, eu optei por um day tour contratado por uma agência, pois era meu último dia em Londres ( eu teria mais um antes de voltar ao Brasil) antes de Liverpool e imaginei que seria bom ter já tudo organizado, pois queria poupar minhas energias. Pois bem, contratei ainda no Brasil a agência Evans Evans Tour e fiz minha day trip para Windsor,Stonehenge e Oxford. O tour começou pontualmente, mas na primeira parada optei por não entrar no Castelo de Windsor e fiquei caminhando pelo vilarejo que é lindo. Acho que fiz uma boa escolha, pois gostei muito do lugar e se tivesse entrado no castelo, além de ter gastado uma quantia razoável, não teria tido o tempo necessário para visitar os arredores, mesmo pq meu objetivo nesse dia era Stonehenge.

Confesso que depois de ter conhecido Machu Picchu, Stonehenge pode ser um pouquinho decepcionante, principalmente pq vc não pode chegar perto das pedras. De qualquer forma, foi o ponto alto do dia, encontrei até um grupo que devia ter alguma licença especial, pois estavam todos vestidos de branco em algum tipo de ritual dentro no monolítico. Não Faço idéia do que era (vejam a foto abaixo). Já a última parte do tour foi decepcionante, fizemos um free tour por Oxford, mas muito curto e pouco explicativo. Como era final de tarde, todos os colleges e universidades estavam fechados para visitação. Fiquei com muita vontade de voltar, vai ficar para a próxima viagem.

12 dia: Fiz o check out bem cedo e fui mais uma vez a Victoria Coach Station para pegar meu ônibus para Liverpool (umas 5h de viagem) me despedindo com belas paisagens pela janela do ônibus.

 

Dicas

Hospedagem: Fiquei as 7 noites no hostel Astor Quest, e gostei. Uma acomodação para 6 pessoas, com banheiro privativo e café incluso, na região de Bayswater, ao lado do metro e do Hyde Park. Paguei 17 pounds por noite e não me arrependi, mas por não ser tão conhecido, não encontrei nenhum latino hospedado por lá, o que fez falta já que fiquei por lá na época da Copa do Mundo.

Passagens de ônibus, London Pass e mais: Como comentei no relato, a empresa Megabus é a mais barata e consegui viajar com ela por preços baixíssimos, mas a National Express é mais confortável e dependendo do trecho, a diferença não é tão grande. Já o tour que fiz foi pela Evans Evans Tour, apesar da pontualidade, achei o serviço somente razoável. Em relação ao London pass, depende dos lugares que vc quer visitar, há muitos museus gratuitos em Londres e deixei para visita-los na volta a cidade, pois tive um dia livre antes de pegar o voo para o Brasil.Eu comprei o passe ainda no Brasil,pelo site deles.Se vai valer a pena é essa a questão: faça as contas, veja o período da viagem, pois o passe te dá fast track para a entrada de várias atrações e, acredite, faz uma diferença enorme em alguns casos.Como muito dos lugares q visitei, eram pagos, valeu a pena, ou seja, eu usei e não me arrependo.

SAM_3153.JPG.6944193a7dfa38114180545a383f809c.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Liverpool

 

12° dia (cont.): Cheguei a Liverpool, a terra dos Beatles, à tarde. A viagem foi bem tranquila e os ônibus da National Express, apesar de mais caros, são bem mais confortáveis que os do Megabus. Aproveitei esse dia para dar só uma volta pelos arredores do hostel sem nada muito programado. O hostel que fiquei (Hatters Hostel, muito bom) era enorme e tinha um bar bem legal onde acabei ficando e assistindo alguns jogos da Copa, conversando com um pessoal que conheci.

13° dia: Nesse dia fiz o free tour da mesma empresa que comentei antes, foi umas 4 horas de caminhada por diversos lugares interessantes da cidade, passando pela região do cavern club, reduto dos Beatles com direito a algumas anedotas contadas pelo guia. Durante o percurso houve uma breve pausa para o café. O tour terminou no bairro de Albert Dock e foi lá que eu resolvi parar para almoçar. Este bairro parece mesmo o berço cultural de Liverpool e nesse mesmo dia aproveitei para visitar o Merseyside Maritime Museum (que conta com uma ala dedica ao Titanic), o International Slavery Museum(Liverpool, infelizmente, teve um papel importante na história da escravidão), uma passagem rápida pelo Museu de Liverpool e algumas fotos com as divertidas Bananalamas. Acho que o lugar mais procurado nesta área é o Beatles Store, mas não fui, pois achei a entrada caríssima! Como já tinha feito o check out, voltei para o hostel para buscar minhas coisas e segui para a parte da viagem que eu mais esperava. Scotland!!!!

SAM_3334.JPG.2ad8c760d12fd2a1606e9d0c874e083c.JPG

SAM_3344.JPG.fa70a33a6344f837211a175638fa1ac9.JPG

SAM_3366.JPG.40d54afa76b7b1925cb0090a85c77f2c.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...