Ir para conteúdo

JULHO/2014 - Mochilão sozinho durante 30 dias por Bolívia, Peru e Chile


Posts Recomendados

  • Membros

Nossa, 13h, pelo que vi o pessoal fala que tem coisa pra cacete lá, deu tempo de ver tudo?

Outra dúvida, você disse que gravou uns CD's durante a viagem. Nas lan houses os computadores tem gravador de CD / DVD? Eles deixam descarregar fotos na máquina pra gravar, cobram a mais por isso? Pergunto porque já vi lugares que cobram pra gravar CD e algumas lan houses que não permitem que plugue nada no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 47
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Fala Alexandre. Então cara, ao todo eu fiquei dentro do parque de MP durante aproximadamente 7h.

Tem muitos lugares para visitar e provavelmente o ideal deve ser dormir mais uma noite em Águas Calientes e subir novamente em MP no dia seguinte.

É totalmente questão de balança. Depende de como você gosta de observar, do ritmo de caminhada e etc. Ou seja, é muito pessoal.

O que posso te dizer é que para mim, foram satisfatórias as 7h dentro do parque.

 

Sobre os CDS, os dois que eu gravei foram em lojas 'especializadas' para isso. Até poderia ter comprado um CD virgem lá mesmo e levado até uma lan house para fazer o serviço, porém não era nem um pouco caro gravar diretamente na loja e acabei realizando assim. Sobre as lan houses, posso te dizer que encontrei muitas que estavam com os compartimentos de CD/DVD quebrados, porém encontrei algumas funcionando, porém utilizei apenas para visualizar as fotos do CD já gravado. Assim, não tenho como te dizer se é possível gravar o CD lá mesmo, não sei tinham o programa para isso. Mas todos deixam você utilizar, contanto que esteja funcionando. Na pior eu paguei cerca de 3 reais para gravar um CD e cerca de 6 reais para gravar um DVD.

 

Valeu, abraços cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Rui!

Primeiro, parabéns pelo relato, super prático, sucinto e na verdade salvou minha vida!!!!

pq eu ia fazer o roteiro "convencional" que a galera faz, porém pra poder encontrar um amigo no uyuni vou fazer um igual ao seu. aliás estou lendo ainda seu relato pois ja estou anotando todas as dicas. e daí vem a primeira pergunta, se vc não se importar, você foi pro salar já fechando um tour no atacama certo? não daria pra vc ter ido pro salar de onibus e ter fechado o tour por lá? vc chegou a pesquisar isso?

obrigada!!!

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ah, mais uma coisa que esqueci de perguntar, vc sempre coloca a conversão de dólar pra moeda utilizada.

vc acha que foi vantajoso levar dolar ou vc levou real também?

pergunto pois as pessoas colocam a conversão da moeda, mas ninguém conta que pagamos IOF para comprar uma moeda estrangeira.

 

obrigada d novo!!!

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Carol, muito obrigado e fico feliz que esteja te ajudando. Vamos as suas dúvidas:

 

Cheguei sim a pesquisar essa ida de ônibus convencional para o Uyuni e de lá fechar o tour, mas um fato me atrapalhou. No período que estive por lá, ocorreu uma manifestação na cidade de Uyuni e pelo que conversei com os Bolivianos, os moradores da cidade não queriam a construção de um novo terminal que eles estavam planejando. Assim, os manifestantes fecharam todas as entradas e saídas para a cidade e somente entravam os carros dos tours. Foi uma coincidência e como eu não tinha mais tempo para esperar isso acabar fui por SPA mesmo. Tudo isso só acabou no meu último dia de tour, o que me possibilitou viajar de Uyuni para Potosí logo após o fim do tour. Foi uma doidera, quando cheguei em Uyuni as ruas com pneus pegando fogo e outros objetos atrapalhando o trânsito. Mas é bem improvável que isso aconteça com você, porém se acontecer é algo que só conseguirá pensar na hora. E ah, não existem ônibus no trajeto SPA -> Uyuni, e sim no trajeto Calama -> Uyuni, o que não dificulta muito.

 

Sobre a moeda, levei somente dólares e não levei nenhum real. É verdade que é ruim pagar o IOF, porém quase não existe diferença. No fim, fazendo as contas de quanto eu levei em dólares convertidos em moedas locais, estaria MUITO próximo do que se tivesse levado direto em reais. Talvez a opção foi boa por levar menos cédulas, mas acho que só por isso. E ah, cuidado com as notas, se estiverem um pouquinhos rasgadas, amassadas e etc, eles convertem por menos.

 

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, pode mandar =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Rui!

 

Mto obrigada pelas respostas, super ajudaram!!!

Agora tenho mais umas dúvidas.. Pelo que li, você comprou passagens, passeios, hospedagens, etc, tudo meio que na hora, não reservou com muita antecedência. Você achou que foi tranquilo dessa maneira? Principalmente na questão locomoção, e a entrada pro Machu Picchu, que a galera fala que precisa comprar bem antes e talz...

Outra coisa, vc não quis, ou não deu pra subir no Huayna Picchu por essa questão da reserva?

E uma última dúvida, (hoje..rsrsrs), você sabe se dá pra ir direto, ou em menos dias de uyuni pra sta cruz de la sierra? pretendo chegar no salar dia 28/10, fazer o tour de 3 dias, e volto pra São Paulo por Sta cruz no dia 02/11, ou seja, pouquíssimo tempo...

 

Mto mto obrigada!!!

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Carol, não esquenta, é um prazer ajudá-la.

 

Sobre as reservas, foi tudo muito tranquilo, principalmente quando se têm certa capacidade de adaptação, haha! As passagens eu não tive problema com nenhuma, somente com a de Arica para Calama, que quando cheguei na rodoviária estavam todas esgotadas mas por que era exatamente o dia de volta da férias escolares no Chile, então não é algo comum de acontecer. Em questão de hospedagens não tive problemas para encontrar as mais baratas possíveis de última hora, a única que talvez eu pudesse ter considerado um problema foi em Cusco. Eu cheguei na cidade com uma galera que tinha reservado quarto no Loki e ficamos amigos no caminho de Copacabana até lá. Quando cheguei fiquei com vontade de ficar por lá mesmo, mas não tinha mais vaga. Então fui para o The Point e foi tudo certo. Agora se fizer questão de ficar no Loki, dependendo da época é legal reservar. Por último, sobre os passeios, também não tive problema com nenhum, todos foram possíveis de comprar ou um dia antes ou até mesmo no dia do passeio (em La Paz comprei o Tihuanaco às 7h30 e o passeio foi às 8h30). Porém, Machu Picchu requer atenção especial. Se você for realizar com qualquer tipo de tour, eles já incluem o ingresso e não há necessidade de se preocupar. Se for realizar por conta, pelo caminho da Hidrelétrica é legal comprar em Cusco mesmo. Existe uma oficina que abre de segunda à sábado a partir das 7h da manhã e são os preços oficiais. Aí é legal fazer o cálculo certinho de quanto tempo demorará a viagem até Águas Calientes e comprar o ingresso para o dia certo. Nesse mesmo momento você pode optar por subir ou não em alguma das duas montanhas. A Huayna Picchu é mais requisitada e por isso deve-se comprar com antecedência, já a Montaña eu consegui comprar na hora e imagino que você também poderá.

 

Sobre o trajeto Uyuni - Sta Cruz de La Sierra, te digo que é melhor repensar um pouquinho. Porque se você tiver um avião marcado é sempre bom ter certeza de que chegará a tempo, né?! Pois então, tenho a impressão de que Uyuni - Sucre existe porém Uyuni - Sta Cruz de la Sierra não. De qualquer jeito, imagino que no trajeto Uyuni - Sucre/Sucre - Sta Cruz de la Sierra você irá demorar cerca de 7h no primeiro mais 13h no segundo. O horário limite de saída de Sucre me lembro que era mais ou menos 18h, mas a maioria das empresas realizavam até as 16h mais ou menos. Sendo assim, se você calcular direitinho, poderá fazer em mais ou menos 24h. Já estou contando alguns imprevistos, e na Bolivia é bom contar até mais haha! Mas pensando bem, se você iniciar o Salar no dia 28/10 dá tranquilo.

 

28/10 - Salar

29/10 - Salar

30/10 - Salar + trajeto Uyuni-Sucre

31/10 - Acordar em Sucre + trajeto Sucre-Sta Cruz de La Sierra

01/10 - Chegada em Sta Cruz de La Sierra + 1 noite

02/10 - Acordar em Sta Cruz de La Sierra + avião para SP

 

É uma opção.

 

Bom, surgindo mais dúvidas, manda aí ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entendii!!! ótimo então, pq também vou sem reservar absolutamente nada.. rsrs

 

só mais uma coisa, :mrgreen: fora esse ultimo onibus que vc pegou pra sta cruz, que quebrou, vc recomendaria as outras empresas que vc cita no relato?

 

Mto mto obrigada novamente, pela mega ajuda!

o mini roteiro excelente!!!! :wink::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Rui!

 

Muito bom teu relato, me ajudou bastante na elaboração do meu, embora faça o trajeto no outro sentido! Vou semana que vem e fico 23 dias. =]

 

Vc poderia falar um pouco mais sobre a rota alternativa ate Aguas Calientes? Pretendo fazer tb. O trajeto é realmente tenso com estrada estreita, curvas e penhascos? ;O Dura mesmo 7h nessas condições? Que horas aproximadamente chegou na hidroelétrica para inicar a trilha? Li alguns relatos de gente que chegou meio tarde e teve que fazer parte da caminhada à noite, no escuro!

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Imagine, Carol. Sem problemas, como disse, tenho certeza que vai dar tudo certo na sua trip. Sobre empresas de ônibus, é sempre difícil fazer recomendações, né?! O que posso te dizer, é que sempre procurei pagar o mais barato possível em todos eles e por isso nem sempre eram tão limpos e quase sempre tinha algo "ruim". Para mim, até mesmo o ônibus que quebrou foi maravilhoso, porém algumas vezes pode-se pagar pouco mais caro e ter um serviço melhor. O que você tem que ter cautela é que nem sempre é o ônibus que eles dizem que é e na maioria das vezes eles não tem todos os serviços que eles dizem. Muitas vezes eles oferecem um com WI-FI, banheiro, ar condicionado, calefação e cama por um preço muito maior do que um que eles dizem ser normal. Aí quando você entra, o ônibus não tem nada disso e pra quem você irá reclamar? Esquece, haha!

 

Fala Cinthia, que bom que te ajudou, espero conseguir sanar tuas dúvidas nessa reta final.

Posso falar mais sobre a rota sim! Foi o seguinte:

 

Depois de planejar o dia que eu queria ir, fui até a oficina comprar o ticket de MP. Estava fechado pois não abre aos domingos. No mesmo domingo, fui até o terminal de ônibus para Santa Maria (perguntando no Hostal ou na rua me informaram em meu mapa aonde ficava, caminhando foram 30 minutos, de táxi seriam 5-10 BOL) e peguei todas as informações, como horários e preços para o dia seguinte. Na segunda-feira, fui bem cedo (7 da manhã) comprar o ticket para MP, saí de lá e fui até uma casa de câmbio que só abria às 8h e me fez atrasar um pouco já que eu queria ter pego o ônibus para Sta Maria às 8h. Não consegui e tive que pegar o das 8h30. Sem problemas e com tudo organizado, peguei o ônibus. Foram longas 6 horas de viagem, já que a estrada tem muitas curvas e eu não me senti muito bem durante a viagem, portanto não houve nenhum perigo nesse trajeto. Chegando a Sta Maria, não existe nenhum problema para o reconhecimento de onde ir para pegar a Van, já que esse percurso se tornou muito turístico é tudo muito simples. Aliás, o ônibus te deixa exatamente no lugar onde estão as vans. Só certifique-se, é claro, de que vai descer em Sta Maria. Logo que desci do ônibus, subi na van com outros turistas e partimos para mais ou menos 1h30 - 2h00 de viagem. Uma estrada de terra e estreita porém eu não me senti inseguro em nenhum momento, pelo contrário, gostei muito do visual e do trajeto. Cheguei na Hidrelétrica e iniciei a caminhada, que se não me engano pode ser realizada entre 1h30 - 2h30, dependendo do seu ritmo, paradas, bagagens e etc. Cheguei em Águas Calientes no comecinho da noite, porém já sem sol, uma vez que é um povoado cercado por montanhas bem altas e a energia de MP já me abraçou. Curti Águas Calientes, dormir, acordei e subi no parque. Seguem os horários, mais ou menos:

 

7 am - Compra do ticket, câmbio de dinheiro e ida ao Terminal

8:30 am - Ônibus de Cusco para Santa Maria (duração de aproximadamente 6 horas, sem banheiro e com uma parada há 1 hora de Santa Maria)

14 pm - Chegada a Santa Maria e Van para Hidrelétrica (aproximadamente 2 horas)

16 pm - Chegada a Hidrelétrica e início da trilha até Águas Calientes

18 pm - Chegada a Águas Calientes

 

Cinthia, eu cheguei às 18h e me lembro que ainda com um pouco de folga em relação ao anoitecer. Procurei o hostal ainda com uma certa iluminação.

É claro que o melhor é realizar a trilha com um pouco de luz, se esforce para isso porém fique tranquila, já que ela é BEM limpa e demarcada e sem bifurcações.

 

Espero ter te ajudado e me desculpe se coloquei algumas de minhas impressões, lembre-se que é tudo muito pessoal.

Se tiver mais perguntas, manda aí,

 

Boa trip :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...