Ir para conteúdo

Parque Nacional do Caparaó


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

E aí Rogério.

Se vc for somente subir o Pico da Bandeira, a subida nao é tao dificil. Nem há a necessidade de guia. É uma trilha muito fácil. Certa vez subi o pico p/ ver o Por-do-Sol e só retornei a noite. Nao tinha lanterna e mesmo assim nem tive problemas na trilha. Em época de Lua Cheia muita gente sobe durante a noite p/ o Pico p/ ver o nascer do Sol, que é um outro espetaculo, além do por-do-sol.

Se vc for na caminhada, passando pela Portaria do Parque são uns 6 Km (+ - 4 hrs) por uma estrada de

terra bem chata e bastante íngreme até a Tronqueira (1.970 m de altitude e onde vc pode deixar

seu carro). Nesse lugar há uma infra-estrutura boa p/ camping. Desse ponto inicia-se uma trilha bem demarcada até o Terreirao (2.450 m de altitude e outro bom lugar p/ camping). Dá p/ ser feito em umas 3 horas. Do

Terreirao até o topo do Pico são mais 3 horas pela trilha que está bem demarcada e com marcações de setas

amarelas nas rochas em todo o trecho de subida. O Parque tem uma infra-estrutura de camping das

melhores. Na Portaria vc irá receber o croqui do Parque que mostra os principais pontos que vale a pena

visitar. São varios. Se puder visite boa parte deles, pelo menos os que estao proximos da trilha em direção ao Pico.

No topo faz um frio do caramba. Vá bem agasalhado.

 

Se vc for ficar em Pousada, recomendo a do Rui (cara muito gente fina), que fica quase ao lado da Igreja

Matriz. O tel: (0xx32) 3747-2691.

Já se vc pretende acampar dentro do Parque, ligue p/ eles c/ antecedencia. Os telefones sao: (0xx32)

3747-2555 e (0xx32) 3747-2565.

Eles cobram 6,00 Reais por dia de camping mais a taxa do Parque que é de 3,00 Reais.

 

Espero que tenha ajudado.

 

Abcs.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 233
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

FALA ROGÉRIO, VAI LÁ MESMO CARA, VOCÊ VAI ADORAR, LÁ É LINDO...AS INFORMAÇÕES DO AGSTS ESTÃO CORRETÍSSIMA, SÓ ACHO QUE A SUBIDA DO TERREIRÃO ATÉ O TOPO É UM POUCO MAIS DEMORADA, ELA É MAIS PESADA DO QUE A DO COMEÇO, O QUE FAZ COM QUE VC DEMORE MAIS APESAR DA DISTÂNCIA SER PRATICAMENTE A MESMA...

A SUBIDA É SENSACIONAL, E LÁ EM CIMA É LINDO - PENA QUE QUANDO EU SUBI ESTAVA MUITO NUBLADO E NÃO DEU PRA VER O SOL NASCER - E MUITO FRIO, VÁ COM BASTANTE AGASALHO...

PRECISANDO DE ALGUMA COISA É SÓ AVISAR...

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Aê Alan,vcs estarão subindo a BR116 em direção ao pico da Bandeira e nós estaremos descendo a mesma BR no mesmo horário em direção à Lumiar-São Pedro da Serra-Sana.O pico da Bandeira é 10, só que eu particularmente prefiro em junho e julho devido a baixa probabilidade de chuvas.Moro a 220 kms do pico e nos ultimos dias o templo tem ficado nublado direto com algumas chuvas, e acho que aí no Rio tbem deve estar do mesmo jeito.Eu nunca peguei chuva lá em cima, mas dizem que é muito ruim além de perigo de raios.De qualquer forma faltam 3 semanas e até lá o tempo já deva ter melhorado,boa viajem para vcs.

 

Ekbral

ekbral.logme.ig.com.br

ekbral2.logme.ig.com.br

Link para o comentário
  • Membros

Fala Guilherme.

Não sei te precisar quanto tempo vc levaria da sua cidade até lá, mas vc´s indo de carro com certeza daria pra conhecer o Pico da Bandeira porque carro vai até uma parte chamada Tronqueira e restariam apenas 9km de trilha a pé.

Qualquer coisa de uma ligadinha para o parque (32)3747-2555 / (32)3747-2565.

Quanto ao GPS se vc´s forem somente ao Pico acho que não seria válido porque a trilha é muito bem sinalizada.

Espero ter ajudado.

[]´s

ALan

Link para o comentário
  • Membros

Aê Guilherme, se vc for somente subir o pico não precisa de GPS,mas se vc quiser fazer uma coisa diferente, depois de subir o pico pode dar umas voltas lá por cima,em direção ao pico dos Cristais e Cruzeiro que são pertinho e tem altos visuais ,e lá sim dá pra usar GPS, pois uma vez eu dei estas voltinhas a mais e comecei a sofrer um principio de "meio perdido".

Ekbral

Link para o comentário
  • Membros de Honra

E aí Judeu.

Se vc entrar no Parque pelo lado mineiro (Alto Caparaó) pegara uma estrada de terra q o levara até a Tronqueira e de lá até o Terreirão nao tem erro. A trilha é bem nitida. Até de noite dá p/ fazer. Chegando no Terreirão e saindo em direção ao Pico, na trilha existem setas amarelas pintadas nas rochas q ajudam, mas desnecessarias, pois a trilha é bem nitida e sem bifurcacoes. Uma vez fui até o topo p/ ver o por-do-sol e desci durante a noite, por volta das 20:00 hrs. Estava c/ lanterna, mas nem precisei usá-la. Se for

em época de Lua Cheia, melhor ainda.

Não se preocupe c/ mapas, vc nem vai precisar. Pegue apenas um croqui na entrada do parque p/ conhecer outros pontos legais.

 

É isso.

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Judeu, é o seguinte:

Boas atrações q vale a pena ver no Parque: Vale Verde (pouco depois da entrada do Parque), Cachoeira Bonita (antes da Tronqueira), Vale Encantado (pouco depois da Tronqueira) sendo q essas atraçoes ficam próximas da trilha.

Recomendo vc visitar essas atraçoes em um dia e no dia seguinte subir o P. Bandeira e se der o P. Cristal, pois a trilha p/ esses dois picos é bem puxada.

Tem também muitas outras cachoeiras fora dos limites do Parque, mas eu não as conheço. Aí seria caso de vc tentar falar c/ alguém da Pousada onde vc vai ficar ou c/ algum guia ou até quem sabe c/ o pessoal do Parque mesmo.

 

 

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

E ae Rgério e Judeu.

Se forem acampar dentro do Parque procurem ir bem agasalhados. Durante a noite a temperatura baixa facilmente p/ menos de 0ºC.

P/ vcs terem uma idéia, anos atras a agua congelou nos encanamentos no camping do Terreirão. Existia até agua quente nos chuveiros nesse camping.

E no topo do Pico da Bandeira a temperatura durante o dia tembém é muita baixa, com ventos muito fortes.

Vão preparados, hein.

 

Boa sorte e fico aguardando as fotos.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...