Ir para conteúdo

Parque Nacional do Caparaó


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Galera em ritmo de aventura,

 

Muito maneiro isso. Estarei subindo dia 02/06 até o dia 05/06, estarei pelos acampamentos do Parque.

 

Nunca ir sem reservar Camping, os do lado de Mg ficam mais lotados e os do lado do Es, são mais vazios, derrepente dá pra fazer pelo lado Capixaba.

 

Grande abraço a agalera que vai pra lá e espero que seja bom pra todos.

 

Valeu,

 

Rog.

Link para o comentário
  • Respostas 233
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

SIMPLESMENTE INDECENTE!!!!

 

Cheguei de lá ontém e foi excelente, talvez a melhor das 3 idas minhas ao parque. Fizemos o Pico da Bandeira, o Calçado e só não fomos ao Cristal porque a neblina começou a subir rapidamente. Daí, descemos o vale do Rio Caparaó (e não Cipó, como estava anteriormente) até o Terreirão, muito bom!!!! Matão total!!!

 

Ah, fizemos também um pico ao lado do terreirão que também tem uma vista muito bonita do "mar de nuvens"...

 

Depois colocarei as fotos pra galera ver...

Link para o comentário
  • Membros

Para quem se interessa em subir o Pico da Bandeira pelo lado mineiro ai vão algumas dicas:

 

Alto Caparaó é uma cidadezinha muito simpática, mas, atenção, não possui banco nem hospital. Posto de gasolina tem.

 

O parque tem uma infra-estrutura muito boa. Para datas mais concorridas vale a pena fazer reserva.

 

Da Tronqueira (último ponto que se alcança de carro) até o pico são nove quilometros. Os primeiros 4.500m são tranquilos, a caminhada é muito bonito, margeando o Vale Encantado. Fiz a caminhada a noite com lua cheia, nem precisamos de lanterna neste primeiro trecho.

 

A metade do caminho é demarcada pelo Terreião. Última área de Camping antes do pico. Possui banheiros e uma casa para quem quiser alugar. Possui tb um posto de vigilância.

 

A segunda metade (do Terreirão ao Pico) é mais difícil, mas nada impossível. Vale a pena guardar forças para os últimos 800m. Esse aí é pedreira, literalmente. Vale a pena chegar imediatamente antes do nascer do sol. Chegar no pico muito cedo não adianta nada e vc vai acabar congelando. Verdade: pegamos tempo nublado (só no final, acabou que não deu para ver o nascer do sol) e lá em cima o frio é de encardir. Só como observação vale dizer que meu gorro, máquina fotográfica e cílios congelaram. Meu rosto ficou coberto por uma fina camada de gelo. E isso pq ficamos lá em cima menos de 20 minutos.

 

Dica: para quem pode o melhor é sair para o Terreirão (metade do caminho) durante o dia, armar barraca e tratar de descansar para alcançar o pico durante a madrugada e ver o nascer do sol. Levem binóculo, pois se o céu tiver limpo, dizem, dá para ver até o litoral do ES.

 

Subir da Tronqueira direto até o pico e voltar no mesmo dia (que foi o que eu fiz) é pesado. Dá para fazer, mas é pesado.

 

Desça devagar ou seus joelhos vão para o espaço. Leve bastante líquido, sanduíches, frutas e barra de cereais. Mas evite subir muito pesado. Cuidado para não exagerar nos agasalhos durante a subida ou seu suor acaba congelando. É importante, sim, levar agasalhos bem quentes para os momentos que vc para de caminhar (principalmente no pico).

 

Durante o dia dá para subir sem guia. Durante a noite, não. Dizem que dá para subir acompanhando apenas as setas, mas vc acaba se perdendo.

 

IMPORTANTÍSSIMO: Nada de banho quente logo após a descida, espere seu corpo se aclimatar primeiro. Senão vc acaba no hospital.

 

No mais, uma boa viagem e leve uma boa máquina fotográfica, as paisagens são deslumbrantes.

 

Lá é maravilhoso. Uma das viagens que vc se lembra para sempre.

 

Tiago.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera, tentei subir o pico este fim de semana. Mas infelizmente não deu. Sai da tronqueira as 19:00 e chegui ao terreirão as 21:00. Fui bem tranquilo. Estava fazendo muito frio, como não levei barraca fiquei na casa de pedra, estava muito frio. Mesmo muito bem agasalhado passei muito frio.

 

As 2:30 da madrugada, com 3 graus, começamos a subir até o pico. Após 2 horas de caminhada, quase na reta final, começou a chover. Parte grupo decidiu voltar e eu e a outra parte continuamos. Caminhamos mais uns 15 minutos. Quando demos conta que a chuva não ia passar e sim, ela só aumentava, já era tarde. Toda a trilha virou um rio, a água descia como uma cahoeira lá de cima. Ficamos todos enxarcados. Voltamos. Nos perdemos pois a cerração e a água encobrirão a trilha. Após muito sofrimento, escorregões e escoriações chegamos ao terreirão. Lá estava um caos, as barracas alagaram, poucos ainda tinham peças de roupas secas. Um colega meu apresentou pricipio de hipotermia. Pedimos ajuda aos guardas e eles foram sensacionais, fizeram um café, nos empretou agasalho e cobertores. Na casa dos guardas, ficamos sabendo que o parque tinha fechado temporariamente, ninguem sai nem entrava, devido a chuva. E quem estava na tronqueira era "aconselhado" a ficar por lá. Só 4 horas depois, por volta das 10:30 os veiculos foram liberados para descer, sempre usando a 1a marcha.

 

Resumo da aventura, foi uma lição que com a natureza não se brinca. Pico da Bandeira pode SIM ser perigoso. Mesmo que o dia esteja bom, o tempo pode mudar. Leve capa de chuva, as roupas tem que estar em sacos pláticos lacrados.

 

Bom é isso, que a experiencia sirva para todos. Pois, em alguns momentos, houve risco a integridade fisica de muitos.

 

Até,

Hugo Venturini Loureiro

Link para o comentário
  • Membros

Fala Hugo,

 

Já passei por essa situação duas vezes, mas conseguimos sair ilesos.

 

Vale lembrar que a chuva vem do nada, quando saímos da tronqueira o céu estava limpo e nem sinal de chuva.

 

Acho que deveria ter um abrigo de emergência nas trilhas para casos como esses.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

É galera, eu também já passei por isso. Foi na minha segunda ida ao parque. Nos atrasamos e chegamos na portaria já de noite. Subimos até a Tronqueira e iríamos acampar no Terreirão. Mochila nas costas e começamos a subida. Bem no início, desabou uma tempestade que cobriu toda a trilha. Saímos da trilha e nos perdemos por um tempo. Encontramos com outros grupos perdidos. No total, devíamos ser umas 12 pessoas com apenas 3 lanternas que prestavam...

 

Custamos a encontrar o Terreirão e quando encontramos, a roupa da galera estava toda molhada. A minha estava protegida e pude emprestar agasalhó pro resto da galera...

 

É isso aí, cuidado na montanha nunca é demais...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Salve pessoal!!!

 

Agora em julho/agosto devo pegar um tempo bom, sem chuva, por lá? Frio eu sei que vai estar!! hehe! Aliás, já tô acostumando, pegamos -2,4 em Itatiaia no fim do mês passado.

 

Estou querendo ir no final do mês, lá pelo dia 24/25-jul (LUA CHEIA!!!), estarei de férias e estou tentando juntar uma turma aqui do sul de MG para rachar o diesel da toyotinha... (cerca de 1500km ida e volta, em 5 no jipe fica bem mais em conta)

 

Enfim, por qual lado vale mais a pena subir, por MG ou pelo ES? Qual a estrutura em ambos os lados? Qual camping é melhor ficar? Qto tempo demora cada lado? Ó tem som de ú? Q tanto de pergunta! :-)

 

Dicas, sugestoes, palpites e informaçoes sao sempre muito bem vindas, como sempre!

 

Abraços!!!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...