Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros

Ogum! amigo... entao eu fiz sim....

 

Fiz um agora pra um amigo, to com os dedos doendo aqui de tanto fazer furim.....

 

Funciona bem, da uns 2 mim pra ferver uns 300ml de agua. Funciona bem. So que....

 

O Macete q encontrei foi.... imagina... o combustivel tem de virar gas ... so vira quando se aquece... (lembra do carro a alcool de manha, so funciona bem depois q esquentar), entao vc faz o queimador com bordas para q estas fiquem imersas no combustivel, ,dae transfere a temperatura com maior facilidade para o dito e o faz ferver.....

 

No inicio as chamas vao sair mais pelo centro, dae quando ele esquentar bem.... o alcool vai virar gas mais rapido, dae começa a sair pelos furinhos, e sai aquela chama azul.... (com uma labareda amarelada) ae ele chega a temperatura ideal.

 

Entao antes de cozinhar, é bom vc esquentar ele primeiro... espera ele pega fogo direito, dae começa a cozinhar....

 

AH! NAO PODE COLOCA MUITO ALCOOL NAO VIU! tenta coloca tipo, menos da metade de combustivel!

 

Outra dica, eu nao percebi diferença pratica, com o material no fundo (Lã de fibra de vidro la). Entao pra nao fica consumindo combustivel, eu tirei. E funciona secao mesmo. Adiferença é minima!

 

Fiz um esses dias com filtro de Oleo de Trator, fico parecendo comprado, E ele ta mais facil, ,via q ja tem os furos prontos, tem pintura... tem um volume bom... e vc pode adaptar algo pra segurar a penela nele mesmo!

 

Qualquer coisa, eu vo tira umas fotos aqui, ,ae vcs me pedem q mando.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ogum, ,eu sou uma mula no quesito internet.... como q poe foto aqui? Nao consegui nem dar upload nomeu avatar!

 

Me da um help, q neste meio tempo vo tirar fotos do bendito fogareiro!

 

Ah... descobri q o seguinte, os furos tem de ser o mais fino possivel... pq o fogo fica alto! e na pratica, nao pode ter poucos furos, pq o fogo nao fica homogeneo, ele falha em algum lugar, ,entao coloquei furos estilo queimador de fogao de casa! fico bom....

 

ainda nao medi o tempo de fervura!

 

mas me ensinem ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

entaum são duas as mulas internéticas. tb não sei colocar foto aqui.

 

mas a montagem da coisa, como se dá? pelo que entendi, usa-se a base de uma lata e a base de outra, em cima, com os furinhos, e a abertura central essa parte eu entendi. só que há uma parede interna... é pra isso a lata menor? com se faz a transmissão do álcoool da área central para a área perimetral do fogareiro, onde o álcool aquece e sai sob pressão pelos furinhos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vamo la Ogum....

 

vo tentar por as fotos!

 

E respondendo as perguntas:

 

1) mas a montagem da coisa, como se dá?

R: Vc entendeu direitim Ogum! é isso mesmo, a debaixo por fora e a de cima por dentro. A montagem se da de forma bem simples, primeiro é, arrumar todas as peças, dar acabamento (rola tirar os escritos). Se escolher lata de atum (acho melhor pq e mais resistente) ela tem uma resina do lado de fora, tire ela no esmeril (escova de aço) ou com uma lixa, (a parte do queimador), pq ela vai queimar e da um cheiro horrivel!!!!! (fiz o teste aqui em casa hoje! e minha mae quase morreu! sai uma fumaça preta da braba! to com dor de cabeça até agora)

 

2)pelo que entendi, usa-se a base de uma lata e a base de outra...

R: Isso mesmo, ,eu usei duas latas de mesmo diamentro, pra ficar bem justo... (Mas como vc colocou uma dentro da outra?) Dae na parte de cima (queimador)... eu cortei as bordas em filetes... PQ quando vc tentar colocar a dentro da outra, eles se acomodam em cone... e pronto.

 

3)só que há uma parede interna... é pra isso a lata menor?

Olha a lata menor é justamente para se fazer o queimador, e a parede interna, aquele cilindro..... vc corta uma cinta da lata. Eu recomendo vc tentar encaixar este cilindro de forma bem rente ao queimador, para nao fazer outro canal para o fogo sair e gas consequentemente.

 

4)com se faz a transmissão do álcoool da área central para a área perimetral do fogareiro...

R: Como é so acoplado, as partes nao selam o fundo ... entao quando vc colocar o alco pelo orificio central... automaticamente ele passa pros lados (no outro compartimento).

 

5)onde o álcool aquece e sai sob pressão pelos furinhos?

R: No inicio ele queima no meio... mas como falamos antes, o queimador fica imerso no combustivel, ele transmite calor para o alcool mais rapido, pois está em contato direto, e o faz esquentar (lembra do carro a alcool de manha), O alcool vai ficar em toda a superficie do reservatorio (lata de baixo).

 

Tendo o queimador em contato direto com o combustivel, este esquenta e evapora mais rapido, fazendo com q este gas saia sobre pressao pelos furos q vc fez... como sao finos... a pressao é maior e achama tambem.

Tendo maior teor calorifico

 

Eu vou fazer o seguinte, vou desmontar o meu e bater fotos passo a passo.... e tentar fazer um texto menos confuso do q eu escrevi aqui....

 

Mas vai postando Ogum, uma hora agente consegue se etnender! ehheheh, so falo q funciona... vou cronometrar o prazo para aquecer agua.

 

Abraços

 

Ze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom meus amigos (Ogum e DiegoCv) , se precisarem de uma mao... so me add no msn space_bastard@hotmail.com

 

Mas... hoje fiquei a tarde desenvolvendo estes fogareiros e tirando foto....

 

Olha so, fiz o de lata de atum, funciona bem... So q da trabalho mecher com a lata... c tem de tentar encontrar duas latas uma maior e a outra quase do mesmo tamanho, para q se encaixem direito.... Nao consegui encontrar, entao comi duas latas de atum e dei um jeito... funcionou... Mas tem de lixa ele bem, pq a resina queima e sai uma fumaça da braba! Da até dor de cabeça.

 

MAS O MELHOR!!!! FOI O ULTIMO Q DESENVOLVI... quem quizer a planta eu mando... pq nao sei como colocar fotos em algum lugar para mostrar o passo a passo.

 

Fiz com um filtro de oleo do hidraulico de trator... e com uma coifa de vaso sanitario (ENCAIXA PERFEITAMENTE PARECE Q FOI FEITO PARA!). A labareda pegou mais de 2 palmos de altura..... ferveu 1litro de agua em aproximadamente 4,5 minutos....

 

E FICOU BACANA... com o mesmo filtro de oleo vc ja faz o aparador de vento! Ou ficou massa!

 

 

Quem tiver duvida com os aparelhos do site q passei, so me pergunta...

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

zé, esse de filtro de óleo, que tamanho ficou?

acho que um dos ítens que mais interessam em que gosta das espririteiras é o tamanho diminuto e o pouco peso: nisso qualquer espiriteira ganha em muito de muito fogareiro caro por aí....

 

quanto a latas de atum, é uma questão de ficar pesquisando nomercado... há tb latas de molho de tomate, e umas pequeninhas de extrato de tomate, que tb podem ajudar. eu vou tentar fazer o da pepsi.... que fita/cola vc usou pra soldar os dois lados, o de baixo e o de cima?

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Ogum!

 

Amigo.... o lancec é ir no supermercado e sair combinando as latas... c vc ver q um ficou dentro da outra, é o certo! nao importa do q seja ehhehe.

 

Quanto ao volume, este de filtro... ficou no volume ideal, ele o fogareiro completo + o windscreen couberam dentro da minha panela perfeitamente. e ainda coube os temperos e outras coisas .

 

diga-se de passagem minha panela ferve um litro e meio... é meio caçarola. VEIA COITADA... ja tem uns 10 anos. E ja passou por varias reformas.

 

A de lata de refri eu fiz, so q percebi q é fragil, tem algumas latas q simplesmente derretem.... compra de ceva tipo skoll ou... latas mair robustas... lata de oleo, extrato de tomate... atum... sao mais robustas... agora, a de atum é ideal, pq nao fica alta... e nao tem de corta... Pq nao adianta , o corte sai torto! colocar esquadro na lata é um Pé no saco.

 

Me manda seu email q tem mando a foto dobixo!

 

abraços

 

ze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...