Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Galera !

 

Somos de Sampa e estamos planejando ir até a Chapada Diamantina em agosto agora, tenho algumas dúvidas quanto o trekking para Cachoeira da Fumaça por baixo, que demora 3 dias:

 

1) é preciso levar equipamento de acampamento (barraca, saco de dormir, isolante, fogareiro, combustível) ou posso alugar em Lençois ou o guia arruma pra gente ?

 

2) vi que existe a alternativa de ficar em casa de nativos, será que o conforto é melhor que da barraca ?

 

3) o acampamento é selvagem ou tem alguma infra tipo banheiros etc ?

 

4) a trilha termina na parte de cima da cachoeira da fumaça ?

 

5) sempre vejo que é preciso preparo físico pra fazer essa trilha, é tão puxado assim ? não dá pra fazer em 4 dias então ?

 

6) a diária do guia é sempre por pessoa ? não faz diferença se são 2 pessoas ou 10 pessoas ?

 

Obrigado pessoal !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ô, Michel..te respondo de acordo com o q eu sei..

 

1) é preciso levar equipamento de acampamento (barraca, saco de dormir, isolante, fogareiro, combustível) ou posso alugar em Lençois ou o guia arruma pra gente ?

 

Geralmente as agencias disponibilizam td, mas sei q tem umas (hj) q arrumam apenas o guia e vc leva o resto, cobrando bem menos, claro!. Ai é questão de pesquisar e optar pela q vc quiser. Lençóis é pequena e as agencias la são contadas no dedo. Pesquisar e decidir não é muito trabalhoso.

 

2) vi que existe a alternativa de ficar em casa de nativos, será que o conforto é melhor que da barraca ?

 

Qq cama, mesmo q em casas de locais, é infinitamente superior à horizontalidade e solidez do chao da barraca.

 

3) o acampamento é selvagem ou tem alguma infra tipo banheiros etc ?

 

O acampamento é selvagem. Numa noite, dependendo da disponibilidade de espaço, as barracas são montadas sobre lajes em rochas planas.

 

4) a trilha termina na parte de cima da cachoeira da fumaça ?

 

Depende do pacote q vc pegar. Tem uns q vão somente ate o poço e voltam; agora tem umas q sobem ate a parte de cima. Tem q se informar nas agencias. Uma coisa: tem épocas em q há estiagem brava na chapada e quase nem tem cachoeira, e o poço ta mais pra charco, não sei vale a pena subir ate o topo. A parte de cima so vale mesmo pela paisagem.

 

5) sempre vejo que é preciso preparo físico pra fazer essa trilha, é tão puxado assim ? não dá pra fazer em 4 dias então ?

 

Preparo físico somente se vc optar por subir ate o topo! É uma puta piramba vertical q mata qq um! Agora fazer a trilha ate a base da cachu não é muito desgastante não.

 

6) a diária do guia é sempre por pessoa ? não faz diferença se são 2 pessoas ou 10 pessoas ?

 

Depende da agencia. Geralmente os preços são "tabelados", mas nada impede q vc pechinche. As vezes as agencias topam qq parada apenas pra fechar grupo. Mas ai é so se informar na hora..

 

 

Proximoooooo............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

1) é preciso levar equipamento de acampamento (barraca, saco de dormir, isolante, fogareiro, combustível) ou posso alugar em Lençois ou o guia arruma pra gente ?

Em Lençóis tem tudo isso pra alugar ... eu só levei minha mochila e o saco de dormir, meu guia tinha os isolantes e não precisamos de fogareiro também ... a comida foi feita com lenha em fogão improvisado nas pedras. Não levamos barracas.

 

3) o acampamento é selvagem ou tem alguma infra tipo banheiros etc ?

totalmente selvagem ...

 

4) a trilha termina na parte de cima da cachoeira da fumaça ?

pra mim a trilha termina quando vc desce do alto da Fumaça até o Capão, ali perto da Mercearia Campos.

 

5) sempre vejo que é preciso preparo físico pra fazer essa trilha, é tão puxado assim ? não dá pra fazer em 4 dias então ?

eu achei puxado ... tem gente que sofre muito ... é bom ter um preparo mínimo e conhecer seus limites. 4 dias pra mim é o ideal mas a maioria das pessoas e dos guias querem fazer a trilha em 3 dias mesmo ... em 4 dias dá pra curtir com mais calma. o pior dia pra mim foi o primeiro ... mochila mais pesada e ainda tem de subir a serra do Veneno que é bem cansativa.

 

6) a diária do guia é sempre por pessoa ? não faz diferença se são 2 pessoas ou 10 pessoas ?

acho que cobram por pessoa ... não gosto de grupo grande ... quando fiz a trulha estavamos em três ... eu, uma amiga e o guia. Fazer a trilha em grupo pequeno é bem melhor ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

....acho legal usar o fogareiro com o mini-botijão mas observando os nativos percebi que eles em geral usam lenha e carvão pra cozinhar.... nas cachoerias mais frequentadas e nos pontos de pernoite das trilhas tem sempre em cantinho de pedras amontoado que serve de fogão ou churrasqueira ...

 

não quero e não acho certo incentivar as pessoas a fazerem fogueiras no parque ... foi apenas um fato que observei.

 

seja fogão fogareiro ou fogueira tome muito cuidado pois tudo é fogo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

na primeira noite foi macarrão com salcichas , molho de tomate e seleta de legumes e ainda bife de carne de sol. tinha salada de tomate tb.

 

Na segunda noite foi arroz e feijão com uns pedaços de linguiça e a carne de sol.

 

Os bifes de carne de sol eu não consegui comer, estava muito duro e mal cozido. Achei que não faria digestão e preferi não comer.

 

no café da manhã era pão , queijo, salame , café e suco. tinha frutas também pra comer a qualquer hora, além de bolacha, barrinhas de sereais ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

claro que pesava um pouco .... mas encaramos na boa ... a cada coisa que vc comia a mochila ficava mais leve .... foi ótimo comer aquele arroz e feijão com linguiça .... estava muito bom ... o nosso café também era animador ... assávamos os paezinhos caseiros de massa bem firme na grelha ... colocava um queijo pra derreter ... um pouco de alho em pó ... ficava uma delícia... e não pra esquecer do salame ... esse tipo italiano da Sadia de preferencia ... salame é uma coisa fácil de levar, não estraga, e cai bem a qualquer momento pra disfarçar a fome.

 

comidas semi prontas tipo miojo ou esses risotos desidratados é uma alternativa mais prática. O detalhe é que o nosso guia curtia fazer a comida ... e ele caprichava.

 

 

quanto ao peso das mochilas ... o pior mesmo é o primeiro dia ... a mochila mais pesada , aquela subida da serra do veneno ... o tempo todo carregando as mochilas ... é muito cansativo ... o segundo dia é bem mais tranquilo e faz-se a trilha até a parte baixa da fumaça sem levar peso; a mochila fica na gruta ou escondida na mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...