Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

É real, existem trilhas que são tranquilas de fazer sem guias, tipo Lençóis-Capão passando pelo Morrão ou até mesmo Gerais do Vieira-Vale do Paty, mas algumas como a Fumaça por baixo, as vezes é melhor pagar um guia na 1ª viagem como o_TITO_ falou e não ficar quebrando a cabeça com preocupações em seguir a trilha correta. Também prefiro fazê-las sem guias, a curtição é outra, mas temos que usar o bom senso. É isso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A BR242 que liga Salvador a Brasília e passar pela Chapada Diamantina tem um trecho muito ruim um pouco antes de Lençóis. São quilometros de asfalto totalmente destruido... é só terra e muito buraco.

 

Dê uma olhada neste site com informações sobre essa rodovia:

http://www.dnit.gov.br/rodovias/condicoes/condicoesdrf.asp?BR=242&Estado=Bahia&DRF=5

 

Camping em Lençóis: Camping Lumiar (75) 3334.1241 - Bem localizado próximo ao centro de Lençóis e com uma estrutura básica para campistas. No local também funciona uma pousada. A entrada do camping fica do lado direito de uma igreja.

 

Existe um outro camping mais alternativo também no centro próximo ao rio mas acho que lá tem muito sapo à noite. Camping vale a pena se vocÊ está com pouca grana e quer economizar. Tem pousadas baratas que não custam muito e podem ser mais confortáveis que a barraca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ai galera, pra quem tá indo no carnaval é o seguinte:

Camping Lumiar (já teve alguns elogios aqui no site) R$10,00 por pessoa/dia, to indo pra ficar lá! Parece ser muito bom www.pousadaecampinglumiar.com.br, liguei pra lá e a Luanda que me atendeu foi muito gente boa... deu boas dicas tb...

Conversei com o Guia Joao (recomendado pelo "easta") e vou fazer algumas trilhas com ele, então quem tiver indo nessa epoca tb podemos combinar pra irmos pra trilha juntos e dividir a diária do guia... e pra juntar uma galera boa pra curtir tb... o Joao foi muito gente boa tb e demonstrou realmente conhecer tudo da regiao e ser muito profissional... bom pro povo q falou q tá indo nessa época vamo entra em contato e combinar... um grande abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Galera,

estive na chapada semana passada e fiquei na casa da Dona Radi, moradora local. Ela é mesmo espetacular e a casa dela, simples e muito aconchegante.O preço... muito bom!!!!paguei R$15,00.A casa dela e bem localizada,mas quem for de onibus e so perguntar pela casa da dona Radi para o pessoal das agencias de turismo que esperam pelos turistas no desembarque que eles te levam ate la sem cobrar. O tel dela é 75 33341625.

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ola amigos,

estive agora em janeiro na Chapada e fiquei perdidamente apaixonada pelo lugar, ja estou voltando pra lá em julho proximo se Deus Quiser. Abaixo algumas dicas e informaçoes que espero que ajudem a todos, algumas destas informaçoes me fizeram muita falta na hora em que eu estava montando meu roteiro por isto acho que pode ajuda-los.. Se tiverem duvidas me perguntem que tentarei responder...

 

COMO CHEGAR

Fui de SP a Salvador de aviao e de la peguei o onibus na rodoviaria : horarios : 07:30 manha e 23:15 direto para Lençois (umas 7 horas de viagem ).

Viaçao Aguia Branca : 0800 725 1211

Rodoviaria de Salvador : 71-3460.8300

 

ONDE FIQUEI

Por viajar sozinha optei por ficar hospedada em Lençóis mesmo por ser a cidade com melhor infra de turismo. Depois conheci as outras cidades como Andaraí, Palmeiras, Mucugê (que é uma graça e tem umas pousadinhas ), umas outras duas cidadinhas que não lembro o nome e é claro o Vale do Capão que é indescritível de lindo ! (dá pra acampar por lá )

Me hospedei em tres lugares (quando nao ia gostando ia trocando) : primeiro eu ia para a Casa da Radi, mas quando cheguei em Lençois fui recomendada a ira para a Casa da Hélia (25,00 pessoa com um café da manha impressionante quarto coletivo), eu fiquei por ai duas noites pois o lugar é meio escuro para voltar a noite, e logico que eu voltava somente bemmmmm de noite para lá pois estava tendo muita festa na cidade por conta da Nossa Senhora dos Passos. Depois mudei e fui para a Corona de Pedra outra pousadinha esta sim bem no meio da cidade .. paguei os mesmos 25,00 com cafe mais modesto e quarto individual com cama de casal e banheiro privativo... como ja comecei a formar turma no ultimo dia fui para o Albergue do Argentino (20,00 com cafe muito bom e quarto coletivo - procure o Uriel uma simpatia !) .. Mas nao se assustem , em Lençois há muuuitas opçoes de hospedagem, o que vc pode fazer é reservar apenas uma noite por telefone em algum lugar só pra chegar e ter onde ir , depois procura por la mesmo o que mais te agrada e a localizaçao tambem que vc mais gostar.

Achei pousadas muito boas como a Casarão por 60,00 o casal com um puta cafe da manha. A do Alcino que todo mundo fala realmente é uma graça de pousada so que vc tem que pagar por isto, la estava 120,00 o casal com cafe. A casa da Radi estava 20,00 tambem (preços alta temporada - jan06).

 

Fones Pousadas que conheci (preços de jan06):

 

Alcino Hostalage e Atelier

(75) 3334-1171 - 120 a 180,00 casal, muito linda a pousada superbem cuidada

 

Camping e Pousada Lumiar

Praça do Rosário, 70 Tel: (75) 3334-1241 - camping bem perto do centro

 

Hostel Chapada

(75) 3334-1497 - 20,00 coletivo , fale com o Uriel

 

Hotel Canto das Águas

(75) 3334-1154 - chiquerrrimo !!! Hotel roteiro do charme 270,00 casal , vale a pena jantar la um dia..

 

Hotel Colonial

Tel: (75) 3334-1114 - uma graça de casarao antigo 60,00 casal eu me encantei com o quarto da frente que tem 4 janeloes!! adooooro janelas

 

Pousada Casa de Hélia

(75) 3334-1143 - o cafe da manha tem um milhao de itens !! 25,00 coletivo 60,00/ 80,00 casal

 

Pousada Corona de Pedra

(75) 3334-1624 - bem simples - 25,00 quarto pequeno individual com banheiro e cafe -- casal 50,00 a 65,00 com varanda

 

Pousada Daime Sono

(75) 3334-1445 -- nao gostei desta nao.. fica na rua principal de Lençois , é estilo albergue mas é muito zoada..

 

Pousada Parador de Santiago

Tel: (75) 3334-1083 - 100,00 casal, bonita, de fundo pro rio

 

 

A CHAPADA É INCRÍVEL - lugares e distancias

- Serrano/Cachoeirinha - Fica a um quilômetro do centro de Lençóis, ou 5 minutos a pé - nao precisa de Guia

 

- Salao de Areias Coloridas -- A 1 km da cidade, este é um passeio para todas as idades.Chega-se até uma boca de gruta, onde formações rochosas multicoloridas por decomposição areias de diversas cores que são utilizadas para o artesanato -- nao precisa de Guia

 

- Cachoeira da Primavera - A dois quilômetros de carro, ou 45 minutos a pé - nao precisa de Guia

 

- Ribeirão do Meio - A quatro quilômetros percorridos em 50 minutos a pé - nao precisa de Guia

 

- Cachoeira do Sossego - Sete quilômetros de carro percorridos em duas horas e meia a pé (7km de trilha media pra pesada, em pedras e pelo rio)

 

- Rio Mucugezinho e Poço do Diabo - Vinte quilômetros de carro (20 minutos ) - Fui com Guia

 

- Morro do Pai Inácio - Fica a 30 quilômetros de carro , mais 30 minutos de subida a pé - Fui com Guia --- a vista é extase total !

- Cachoeira da Fumaça - A 74 quilômetros da cidade, mais duas horas de caminhada - Fui com Guia .. ahh! se for vá beeeem cedinho para nao chegar ao sol a pino do 12:00 para a subida.. que sao 2,5km só de subida. tem uma vista de 340metros de altura !

 

- Poço Encantado - Distante 150 quilômetros da cidade de Lençóis, mais duas horas de caminhada - Poço Encantado: um espetáculo da natureza durante todo o ano, especialmente no inverno, quando um raio de sol incide na superfície do poço por uma abertura no alto da gruta e o ilumina, deixando suas águas ainda mais azuis. Fui com Guia .. muuito lindo. (o poço azul esta fechado para visitantes)

 

- Vale do Capão - Trilha média, com 25 quilômetros, mas eu fui de carro e depois segui a pé

 

- Cachoeira do Tiburtino = facil acesso e com varios poços para tomar banho ,,uma delicia.

 

- Marimbus = passeio de barco no que eles dizem ser o pantanalzinho..tá, depois de tanta aventura este é o passeio pra relaxar total....

 

- Poço do Diabo : próximo a Lençóis, o poço é um bom lugar para nadar e tomar sol. Na cachoeira em frente pratica-se o rapel e o canyoning. trilha facil

 

- Cachoeira do Roncador = facil acesso por uma fazenda , pode-se dormir por la se quiser (apos passeio de Marimbus) .. ah! preste atençao nos gafanhotos gigantes da trilha ate lá... sao magnificos,com asas vermelhas.... (se nao tiver medo , né )

 

- Gruta da Pratinha = Pratinha uma enorme piscina natural de águas cristalinas e da pra fazer mergulho (15 reais com snorkel) .. na parte do rio , tambem muuito cristalino, pode-se mergulhar tambem.. Para entrar paga-se 10,00. Fui com guia

 

- Gruta da Lapa Doce: em uma travessia de 1 km por dentro da gruta, pode-se observar uma grande quantidade de formações como estalactites, estalagmites, cortinas, etc (a 70 km de Lençóis) -- paga-se 5,00 reais na sede para descer e fazer o passeio. Fui com guia

 

- Gruta do Lapao : nesta caverna de quartzito é possível fazer a pé os 900 m la dentro .Tem rapel de 40 m (opcional) (a 4,5 km de Lençóis)

 

- Comunidade Lotlorien = comunidade alternativa e centro de cura no Vale do Capao ( vou me hospedar umas 3 noites la quando eu voltar para Chapada)

 

- Cemiterio Bizantino = hummm, interessante..só

 

- Projeto Sempre Viva = eu nao dava nada por estas florzinhas... agora eu acho lindas....Vale a Pena conhecer , sem contar que a sede do projeto é um modelo de arquitetura integrada à natureza.

 

- Cachoeira do Riachinho = muito facil acesso, na beira da estrada (mas tem que ir de carro) .. legal para banhos, com varios degraus e quedas

 

* Passeios que ainda vou fazer (julho se tudo der certo) :

- Vale do Pati : Trilha do Vale do Pati: uma das trilhas mais famosas e bonitas do Brasil - são cerca de 45 km com belas paisagens dos Campos Gerais e o impressionante Cachoeirão, com várias quedas de 200 m de altura. Imperdível para quem gosta de caminhadas e contato com a natureza. O acampamento é bem rústico e simples, feito em casas de nativos. Precisa de uns 5 dias pra fazer sossegada a trilha e curtir os acampamentos. Estava 50,00 por dia o guia por pessoa, com comida incluso e em barracas (voce carrega a barraca) ou 75,00 por dia com comida e hospedagem em casa de nativo pela trilha. Cotei com um dos melhores guias da Chapada que é o Joao Batista ( 75-3334.1221) , alem de conhecer tudo, foi bombeiro e tem cursos de socorro. Pode ir sossegado com ele.

- Trilha Fumaça por baixo - Morrão/Fumaça: são 37 km em um trekking de forte intensidade. O caminho é uma sucessão de paisagens fantásticas e selvagens: Serra do Veneno, Cachoeira Palmital, vales dos rios Capivara e Capivari, incontáveis cachoeiras, além do incrível visual da cachoeira da fumaça "por baixo". O acampamento é extremamente simples, feitos em tocas improvisadas, o mesmo preço da trilha do Pati.

 

FONE DE AGENCIAS E GUIAS

Lentur Turismo Ecológico

(75) 3334-1271 / 9985-1003

muito correta e aceita cartoes de credito. Os passeios em janeiro estavam na media de 40,00 a 70,00 reais

Luck Adventure (agência de ecoturismo)

(75) 3334-1925

Os passeios em janeiro estavam na media de 40,00 a 70,00 reais (nao ha muita diferença de preço de uma agencia para outra)

 

Tiago (guia com Carro proprio) 75-3334.1948 : conhece tudo e é otimo para fazer os passeios mais tradicionais. Muito divertido e voce faz os passeios no seu tempo sem pressa alguma. Inclusive quando fui no Pai Inacio voltei só a noite pois queriamos ver estrelas la em cima e foi tudo muito lindo !

 

Taurino (aluguel de cavalos para a trilha de Lençois ao Pai Inacio) = 75.9988.3946 / 9963.8101

 

No Capao tambem tem guias para fazer a travessia do Vale do Pati = Agencia Tatu Feliz 75- 3344.1124

 

PS: nunca jamais façam passeios com a ZenTur, fui enganada duas vezes por esta agencia nos preços e os guias que puseram para o nosso grupo nao conheciam nada e so ficavam olhando o relogio, foi muito ruim o passeio, depois tive que refazer com outro guia ai sim aproveitei a meu tempo.

 

 

COMIDINHAS QUE ADOREI E VALE EXPERIMENTAR

-Fritada de mamão verde

-Maturi : Polpa da castanha do caju com coco ralado, leite de côco e dendê.

-Salada de batata da serra : Um tipo de batata dos garimpeiros, parece a parte branca da melancia mas é muuito bom em salada

-Pastel de Palmito de Jaca : este me surpreendeu ... comi ate rachar..hehehe.. parece palmito normal, nao é doce

-Coxinha de Palma com soja: esta comi la em cima na Fumaça... humm preferi o pastel

-Todas as comidas do Jagannatha Comida Vegetariana ... muuito bons , a torta doce de banana com creme de ameixa e canela...hummmmmm

-Bode Grill = PF a 5,00 otimos, o de figado eu amei.. (é porque adoro figado)

-Canto das Aguas = é meio caro mas o peixe frito é muuuito gostoso, vale a pena pelo clima, o restaurante é ao lado do escorrega do rio

-Massas == o Artista da Massa.. um incrivel penne ao sugo...

- Pizza Integral = no Vale do Capão.. afe ! que delicia... vc nao escolhe o recheio, mas nao tem problema sempre é muito gostoso . ...ela vem 1/2 doce e 1/2 salgada...

- Sorvete de morango com sonho de valsa da Sorveteria VERDE LIMA...

 

CURIOSIDADES , DICAS E AFINS

- Indo à Lençois pergunte aos guias (principalmente os que ficam em frente à loja Dois Irmaos ) a historia do cachorro Mosquito...hehehe.. vc ira se surpreender...

- Assista a filmes em DVD na sorveteria Verde Lima gratis, é so comprar sorvete por lá.. ( o ' cinema' de lençois)

- Na loja do restaurante Girassol tem uns baloezinhos que são otimos souvenirs para presente (diferente e muito gracinhas)

- se gosta de camisetas visite a loja da Luana, tudo personalizado...

- nos postes em Lençois há caixas de som que toca o dia todo musicas de todo tipo.. nao to brincando em um dia eu ouvi deste Mozart até banda Calipso !! acho que é da prefeitura esta radio

- se tiver condiçoes faça o passeio de helicoptero pelo vale, 150 reais.

 

aproveite aproveite aproveite aproveite... dificilmente vao ver alguma coisa igual !

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Oi pessoal!

 

 

Algumas perguntas feitas neste tópico são recorrentes e talvez até já tenham sido respondidas. Em todo caso, contribuo aqui com algumas respostas baseadas em minha experiência. Sou fã da Chapada e sempre que posso saio de Salvador para fazer trilha lá.

 

Melhor época: para trekking sem dúvida de junho à setembro. No inverno chove menos. No verão, particularmente janeiro e fevereiro, muita chuva. Nesta época há risco de tromba d'água. Assim atenção ao acampar na beira dos rios (veja sempre até a onde a água alcançou na última tromba).

 

Necessidade de guia: depende. Depende de vc e da trilha que vc escolher. Se sabe ler mapas cartográficos e tem boa orientação e experiência em trilhas, uma boa parte delas dá para fazer sem guia, em especial as mais batidas. Há dois bons mapas à venda em lojas de Lençois e Mucugê, as vezes até na livraria do aeroporto de Salvador, o mapa do Sapucaia e o mapa Trilha Certa da Dois Irmãos. Ambos baseados no mapa da Sudene. A escala é 1:100.000 (esta escala não é a ideal). Há trilhas que mesmo com mapa e experiência vc se bate para achar o caminho, especialmente nos lajeados. Se não tem experiência ou segurança contrate um guia.

 

Preços: variam bastante. Assim pesquise e negocie. Tem muita pousada e albergue em Lençois. Não é difícil achar uma abaixo de R$ 20 na baixa estação. Já em Mucugê e Rio de Contas a oferta não é muito grande e assim temos menos margem de manobra. Idem restaurantes.

 

Transporte: busão mesmo. Para o Paty ou Fumaça, ônibus para Palmeiras. Morrão e Pai Inácio, ônibus para Lençois. Se puderem, viajem de dia. Pela noite há problemas de assalto.

 

Um abraço para todos e boas trilhas na Chapada!

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Enquanto seu Jorge não vem:

 

OS ECOS CONTRADITORIOS DO TURISMO NA CHAPADA DIAMANTINA -

FRANCISCO EMANUEL MATOS BRITO

 

Alguém conhece essa obra?

 

"Fruto de uma tese de doutorado, o livro contribui na luta contra a prática predatória do ecoturismo através de abordagens históricas, antropológicas, sociológicas e econômicas. Utilizando literatura, música, poesia e relatos, Francisco Brito levanta os efeitos positivos e negativos do turismo para a população e para a natureza. Ele se preocupa em traduzir a vivência do turismo para os visitantes, a repercussão para os moradores, o impacto sobre o pesquisador; e reconstruir práticas sociais suscitadas pelo turismo, a relação entre antigos e novos moradores e entre eles e os turistas.

A obra é dividida em sete capítulos, e viaja de roteiros internacionais à Chapada Diamantina, a partir da organização de roteiros exóticos consumidos por europeus ocidentais e norte-americanos. Uma viagem que respeita as exigências do ambientalismo e vai além do consumo mercantil da natureza. "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É possível o cicloturismo por dentro da Chapada? em especial de Lençóis ao Pai Inácio pelo Tabor (Morrão) e do Capão à Andaraí-Igatu pelos Gerais e Pati.

Peço desculpas aos moderadores e administrador do fórum pelo tópico duplicado. Fiquei a pensar que não necessariamente quem esteja acompanhando a seção sobre a Bahia também visite a seção sobre Cicloturismo, por isso estou postando a mesma mensagem aqui, em forma de post, e lá, como tópico.

 

Sobre o assunto de cicloturismo na Chapada, discutido aqui e na seção "Cicloturismo" do Mochileiros. Uma guia de lá, a Vanessa, me disse o seguinte:

"...bike para o Roncador..enfim, mil possibilidades.

Ah, e dá para fazer sim o Morrão de bike..só o Paty que eu acho bem puxado porque se for sair em Andaraí vai ter que carregar bastante a bike..."

Pedi mais detalhes e quando e se ela os der, coloco aqui. Também perguntei sobre o aluguel de bikes por lá e como são elas. Mas se alguém daqui souber algo sobre isso, agradeço qualquer info.

 

A Vanessa respondeu e pelo que ela disse, rola sim fazer Lençóis-Morrão-Capão-Gerais-Paty-Andaraí de bicicleta. É bem puxado e pesado, mas dá para fazer. Isso seria mais rápido do que andar.

A má notícia é que custaria uns 40 Reais/dia o aluguel da danada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hendrik, seguem abaixo minhas considerações as suas indagações, espero ter dado uma luz. Antes porem, aconselho a imprimir os mapas dos links abaixo (ou junta-los no photoshop) q a meu ver são os melhores da Chapada e dão uma ideia do local. Vc pode tb encontra-los impressos la mesmo, em qq loja de souvenires.

http://www.trilhaecia.com.br/mapas/diamante1.jpg

http://www.trilhaecia.com.br/mapas/diamante2.jpg

http://www.trilhaecia.com.br/mapas/diamante3.jpg

http://www.trilhaecia.com.br/mapas/diamante4.jpg

http://www.trilhaecia.com.br/mapas/astrilhasdoecotur.gif

O site de mapas é muito bom, basta digitar Chapada Diamantina q vc terá de td, desde croquis a mapas detalhados.

http://www.trilhaecia.com.br/mapas.htm

 

Tem idéia da média diárias com gastos, acampando ou pousadas baratas? quanto gastou lá, por quanto tempo, em que mês e ano, com o que?

 

Olha, isso depende do seu estilo de viagem. Eu viajei no esquemao mais econômico possível, acampando. Em Mucugê, lençóis, Andaraí e Igatu e Capão tem campings e locais q disponibilizam o quintal deles por R$5 e R$8. Já pousada sei q vc encontra por R$20 a diária. Em alguns trechos, pq percorri td a pé em circuito em 2 semanas e meia, vc acampa no mato mesmo e rente a estrada pq água pura é o q não falta. Eu fui no verão, alta temporada. Dependendo do ano, é chuvoso ou pode ter seca..isso é imprevisível.

 

Recebi uma info que em Lençóis uma refeição, PF, jantar ou café-da-manhã anda em torno dos R$ 7,00. Confere com sua experiência? quando isso? sabe se esses preços também valem fora de Lençóis, tipo em outros municípios?

 

Não se preocupe qto comida em Lençóis. Tem muitos bons locais e baratos pra comer. Tem muitos bares tb q preparam comidas (pro povão de lá) mesmo e refeições suculentas por esse preço e ate mais baratas.

 

Qual o preço da cerveja lá por lá? que município?

 

Depedendo do local o preço varia: nos locais chiques sera cara..mas se vc for onde o povo freqüenta (bares, botecos), q não é muito difícil achar, vc encontrara cerveja boa por R$2.. uma marca muuito consumida la é a Lokal e a Dávila (ruimzinha).

 

Onde devo esperar pagar para fazer uma atração? Pai Inácio, Pratinha, grutas? há alguma atração paga dentro do parque? onde e qual? "piratamente" perguntando, há formas de escapar desses pedágios?

 

Meu, qto as atrações não tem erro! Em Andaraí e Lençóis, q são as maiores vilarejos, tem muitas agencias q te levam p/ qq lugar. Basta vc ver a programação q vc quer q eles te encaixam, e os preços são bem acessíveis. Claro q qto mais longe as atrações os preços sobem, pq as distancoas são enormes. Mas tem atrações próximas q vc pode ir por conta própria, basta perguntar pros locais. Por exemplo, muitas cachoeiras são acessíveis com apenas 2hrs de caminhada ou menos.

 

Sabe se os preços cobrados por quarto coletivo no Albergue da Juventude (Hostel) de Lençóis é por pessoa ou por quarto?

 

De albergue não sei te informar pq so acampei.

 

Sabe os preços do Camping Lumiar ou Primavera? sabe os preços de algum outro camping em Lençóis e que infra oferecem? sabe se é seguro ou há lugar neles para deixar as coisas quando sair para os passeios mais pertos?

 

Em Lençóis eu fiquei no Camping da Glau (R$8). Na verdade é a Pousada da Glau, com enorme gramado q ela disponibiliza pra quem quer acampar. Fica na estrada q vai pro Vale do Capão. Não se preocupe, todos os lugares são seguros.

 

Para chegar ao começo da trilha da Fumaça por Cima de carro, quanto custaria pelo transporte? à pé, demoraria muito tempo (por cima), saindo de Lençóis?

 

De Lençóis demora um bocado já de carro, imagine a pé! Ai vc vê uma agencia q faca esse roteiro e se encaixa nele. Eu, como já vinha percorrendo e acampando em qq local, fiquei 2 dias acampado no Vale do Capão, e dali da pra ir a pé pra Fumaça por cima pq é bem perto..umas 2/3 hrs.

 

Saindo da Cachoeira do Escorrega, no Ribeirão do Meio, e querendo voltar para Lençóis pelo Ribeirão de Baixo, essa descida é segura para crianças ou mochileiros inexperientes (perigo de acidentes)? Ela implicaria em ficar muito molhado, logo melhor não fazer com as cargueiras ou sapatos?

 

Olha, qdo eu fui pra Cacho Escorrega eu fui por uma única trilha q havia. Fui e voltei pela mesma.

 

Em caso de me perder, pode acontecer de ficar mais de dia ou mais de dois dias sem passar por alguma povoação? essa pergunta é para saber se terei de levar muita comida na mochila quando sair em minhas caminhadas mais longas.

 

Vc nunca vai se perder! A Chapada Diamantina é um lugar rústico e selvagem, mas mesmo nas caminhadas mais longas vc sempre encontrará uma casinha com algum morador, portanto informação vc sempre terá. Vc so vai se perder se for cego... É mais fácil se perder la no Himalaia ou em São Paulo q na Chapada.

 

O reabastecimento de água é garantido na ida ao Pai Inácio, Pratinha, trilhas do Capão e Paty? ou vai ter trechos de passar o dia sem topar com água?

 

Em toda Chapada ta cheio de rios com muita, muita água. Não se preocupe com isso. Mas claro, é sempre bom levar onde quer q vc vá com uma garrafa com 1,5L por emergência. Lembre-se q as vezes tem época de seca por la. Os locais mais secos q notei la são nos arredores de Igatu, no alto da serra.

 

De Lençóis para Andaraí, tem transporte regular? se não, tem alternativo? saindo de Andaraí para Lençóis, tem gente lá que faz o transporte?

 

De Lençóis tem transporte pra qq lugar da Chapada. De Andaraí tb.

 

Onde há pronto-socorro ou hospital? Lençóis, Andaraí, Igatu, Capão, Pai Inácio?

 

Pronto-socorro decente somente em Lençóis.

 

Por fim, sobre as trilhas:

 

Que trilha usou para o Pai Inácio? olhando uns mapas, vi uma que passa ao Norte da Serra Mucugezinho. Se conhece, quanto tempo acha que levaria essa trilha? fácil de seguir?

 

Olha, eu fui por agencia de Lençóis pq queria otimizar tempo, mas vc pode sair cedo de Lençóis em uma van de transporte local q vai pra Palmeiras e descer na frente do Pai Inácio! E daí vc sobe pela estrada ate o topo, não tem erro! La de cima, dá para ver uma trilha q segue pelo cerrado em direcao a Lencois, sentido sudeste. Pelos meus cálculos, vc deve demorar umas 3hrs, desde q vc não se perca, claro!

 

Uma vez no Pai Inácio, quanto tempo andando até Pratinha? se há transporte até lá, sabe quanto custa? Valeria a pena sair do Pai Inácio, visitar o Poço do Diabo e Mucugezinho, voltar para ver Pratinha? quanto tempo acha que isso tomaria? trilhas fáceis?

 

Ah, do pai Inácio pra Pratinha é muito longe..aconselho ir de carro ou agencia. Pegar uma agencia q faca os dois roteiros juntos.

 

Voltando do Pai Inácio, pensei em pegar a trilha que passa entre Morrão e Sobradinho, subindo o Morrão e talvez a Sobradinho. De lá ir para Lençóis. Trilha fácil?

 

Respondido acima.

 

Agora que complica: de Lençóis pensei em pegar a Fumaça por Baixo, depois por cima e descer para Capão, Gerais, Paty, Andaraí, Igatu, Andaraí e voltar, se houver transporte, para Lençóis. Quanto tempo acha que isso tomaria? trilhas fáceis? a Fumaça por Baixo é mesmo um pesadelo de seguir, como dizem a maioria das pessoas e todos os guias?

 

Olha, meu roteiro foi assim: cheguei em Mucugê e fui andando (por trilha ou estrada) p/ Igatu, Andaraí, marimbus, Lençóis, Capão, Paty e Andaraí. Levei 2 semana e meia p/ conhecer tudo, a paso forte. Claro q em cada local eu ficava o suficiente pra conhecer as atrações próximas. As atrações q eram muuuito distantes (principalmente as grutas ao norte e o Pco Azul) eu procurava uma agencia q fizesse quase td q tivesse fora de alcance de uma vez só! E vc acha pacotes bem acessíveis em Lençóis e Andaraí. Olha, pra ser franco, eu acho q gastei apenas R$200 qdo fui pra la, boa parte foi com agencias, camping , comida e cerveja.

 

Pra Fumaça por Baixo, aconselho uma agencia pq a trilha é muito confusa e a mata é fechada. Creio q essa é a única trilha difícil pq o resto é muito fácil, não tem como se perder!

 

Como alternativa, pensei em, depois do Inácio, pegar transporte de Lençóis para Andaraí, ir para Igatu, visitar tudo por lá, subir para Andaraí, Paty, Gerais, Capão, Fumaça por Cima, Fumaça por Baixo e por fim de volta à Lençóis. Que acha?

 

2 dias na pequenina Igatu já é + suficiente: um pra visitar a Cidade de Pedra; outro pra fazer a trilha pra Rampa do Caim (imperdível!), q são quase 3 hrs de ida por uma trilha sai atrás do unico campo de futebol da cidade. Leve água pq não tem em td trajeto.

 

Que sugestões de trilhas tem e se puder descreve-las em termos de dificuldade de encontrar e tempo a fazer, melhor ainda.

 

Cara, tem muuuuitas trilhas por la, e todas variam de acordo com o relevo local. Ai vc precisa ser mais especifico. Eu praticamente fiz tudo, e não vi dificuldade nenhuma. Claro q se vc não tem condicionamento vc ira penar mais.

 

Para isso tudo que pensei em fazer, quanto tempo acha que levaria?

 

Depende do seu esquema, pó! Se vc fizer com agencia, otimizando tempo, menos de 2 semanas! Com agencia, 2 ou mais.

 

Agradeço antecipado qualquer resposta.

 

Elaborei uns roteiros, ainda rascunho. Que considerações podem me dar sobre eles? o tempo estimado é de no mínimo 15 dias.

 

1) Lençóis-Pai Inácio-Morrão-Fumaça por Cima-Fumaça por Baixo-Ribeirão do Meio-Sossego-Lençóis-Serrano

 

2) Lençóis-Pai Inácio-Morrão-Serrano-Lençóis-Ribeirão do Meio-Sossego-Fumaça por Baixo-Fumaça por Cima-Lençois

 

3) Lençóis-Pai Inácio-Morrão-Fumaça por Cima-Capão-Gerais-Paty-Andaraí-Igatu-Andaraí-Lençóis (Fumaça por Baixo? Ribeirão do Meio? Serrano?)

 

4) Andaraí-Igatu-Andaraí-Paty-Gerais-Capão-Fumaça por Cima-Fumaça por Baixo-Ribeirão do Meio-Sossego-Lençóis-Serrano

 

5) Andaraí-Igatu-Andaraí-Paty-Gerais-Capão-Fumaça por Cima-Morrão-Pai Inácio-Lençóis (Ribeirão do Meio? Serrano?)

 

6) Lençóis-Ribeirão do Meio-Sossego-Fumaça por Baixo-Fumaça por Cima-Morrão-Serrano-Lençois

 

Meu, é muito roteiro pra analisar, não acha? Pq não escolhe um q seja circular (igual ao meu) e se foca nele? Outra coisa: vc não vai incluir Mucugê???? Meu la tem um cemitério bizantino maravilhoso, sem falar nas cachoeiras do Tiburtino e Andorinhas, perto da cidade!

Vc não vai incluir tb a Cachoeira do Buracão, em Ibicoara??? Meu Deus, essa cachoeira é muito mais bonita q a da Fumaça!! Em Andarai vc pega qq agencia q vá p/ la, pq é muuuito longe!

 

É possível o cicloturismo por dentro da Chapada? em especial de Lençóis ao Pai Inácio pelo Tabor (Morrão) e do Capão à Andaraí-Igatu pelos Gerais e Pati.

 

Claro q dá pra fazer boa parte de bike, agora o Vale do Paty não sei não, acho q boa aprte vc teria q carregar ela pq la é mais pra caminhar mesmo em terreno bem acidentado. Mesmo assim, acho q compensa o aluguel dela, pq basta pensar o tempo q vc ta otimizando com a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...