Ir para conteúdo

Noruega - Trolltunga. Relato e dicas da trilha


Posts Recomendados

  • Membros

Noruega - Trolltunga

 

10488113_10203354317404050_7950603140132908141_n.jpg.bea0361feb81c2fb36039b379d25f917.jpg

 

Olá galera como vocês estão?

 

Fiz um mochilão pela Europa esses tempos e resolvi passar aqui para falar do meu lugar preferido: Trolltunga na Noruega. Os outros países foram, Holanda, Grécia, Croácia, Itália e França. Se precisarem de alguma ajuda com eles também é só perguntar. :)

 

Vamos lá

 

Como chegar:

Para chegar não tem segredo.

Primeiro, você pega um ônibus de Oslo até uma cidadezinha super charmosa que se chama Odda. É la que tudo começa. O início da trilha fica alguns quilômetros da cidade, então os melhores jeitos para se ir são: carona, ônibus (se tiver), carro (alugado) ou taxi. Como conheci um pessoal no hotel que ficamos, acabamos dividindo um táxi.

 

Obs.: Em Odda ficamos em um hotel na beira da estrada que se chama Trolltunga Hotel. É um pouco caro, mas tudo na Noruega é. Como a trilha é super cansativa, economizei em outras coisas e resolvi ficar la para conseguir descansar bem. O café da manhã foi o melhor do mochilão inteiro e está incluso. A melhor parte é que como ele se localiza na beira da estrada, o ônibus que vem de Oslo passa lá em frente, é só pedir para o motorista, que ele te deixa na porta do hotel. Mas quem preferir, tem outros hotéis e até camping na cidade.

 

 

A Trilha

Essa é a parte complicada. São 20km de trilha, 10 para ir e 10 para voltar. Parece pouco, mas colocando isso no meio de montanhas, subidas, descidas, pedras, riachos, barro, escadas etc, a maioria das pessoas demoram pelo menos umas 9 horas para fazer o trajeto inteiro. Eu demorei 9,5 horas.

É obrigatório levar água e comida, pois não vão achar nada por lá, e você vai precisar do máximo de energia possível. Levem coisas pequenas para não pesar muito. Se sua água acabar, pode pegar de algum dos riachos que descem da montanha, foi a melhor água que tomei na vida.

 

Também aconselho a ir com essas botas de trilha impermeáveis, pois tem muito barro, e uma blusa a prova de água e vento.

O tempo muda toda hora. De repente ta aquele sol, aí muda pra neblina, começa a chover, volta o sol, e por aí vai. Até Neve vão pegar por lá. Como fui preparado, não tive nenhum problema, e não pegamos nada muito forte, mas um dia antes conheci um cara que tinha ido, onde pegou chuva de granizo e passou o maior sufoco.

O táxi te deixa na beira de uma linha de trem que é o começo, e você já tem ideia do que vem pela frente. Não é fácil, mas meu conselho é -> Siga o seu ritmo, não tenta acompanhar ninguém e pare sempre que quiser descansar, mesmo que demore mais que 10 horas. Não precisa ser nenhum atleta, eu vi pessoas de todas as idades fazendo a trilha. Acho que cheguei no meu limite, pois não segui isso e quase não parava para descansar.

 

10646832_10203353150174870_4854791882806034354_n.jpg.5d8489dc06311b128bfd696fa8925df5.jpg

 

A trilha é super bem marcada. Em poucos metros você vai encontrar a letra "T" pichada de vermelho em alguma pedra, é só ir seguindo.

 

1969184_10203353151814911_5198724043012562904_n.jpg.d21d8f31a9e5914f4e11b73546a96b97.jpg

 

No final você chega em Trolltunga, com a vista da primeira foto la em cima. Nada mal, e não preciso falar mesmo porquê vale tanto a pena.

 

Aliás, a trilha toda é linda, mas o final é recompensador.

 

10678864_10203353154534979_248096304102261811_n.jpg.ecc5aa80a4fa989be6be106a807346cd.jpg

 

Foram 6 horas para chegar na pedra, pois fomos mais devagar aproveitando a paisagem, tirando fotos e descansando. A volta foi mais rápida, 3,5 horas, pois aceleramos o passo e quase não paramos. Isso que me matou.

Fiquei alguns dias sem conseguir subir escadas, mas valeu a pena e faria tudo de novo sem pensar duas vezes.

 

Esse foi meu relato, e espero que tenham gostado. Quem tiver alguma outra duvida é só deixar nos comentários ou me adicionar que ajudo no que puder

Um grande abraço a todos

Ahh, também tem o vídeo da viagem, quem quiser assistir, o link é esse:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

CAra, show de bola o lugar. To afim de fazer, mas pelo seu relato, com criança pequena não deve ser muito apropriado. Você viu crianças fazendo a trilha?

 

Aproveitando, muito massa o video da sua viagem, a edição ficou foda. Ne viagem, pra se locomover entre os países, vcs usaram trem ou avião.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

E aí Tiago blz? Obrigado pela mensagem e fico feliz que tenha gostado do relato.

Sobre suas dúvidas:

Cara, eu vi pessoas de todas as idades fazendo a trilha, desde crianças de uns 10 anos até idosos de uns 70. E dá pra fazer sim, o segredo é ir no seu ritmo.. Com uma criança você ia demorar bem mais, mas dá pra fazer sim, só dá uma treinada com ela pelo menos um mês antes pra ter certeza que vai aguentar. Eu cansei muito pq tentei ir no ritmo de um amigo atleta e cheguei no meu limite hahaahhahahaah.

E como os países eram um pouco distantes acabamos nos locomovendo por avião, o que encareceu um pouco a viagem, mas eu super indico esse roteiro, pois só tem lugar top.

Se tiver mais duvidas é só escrever.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Bianca tudo bem? Obrigado pelo elogio :)

Tem ônibus todos os dias de Oslo para Odda, porém não são tantos horários... Tive que dormir no chão da rodoviária até, pois chegamos depois das 18;00 em Oslo e só tinha ônibus no dia seguinte de manhã. e como estava tendo um festival na cidade, todos os hostels estavam lotados.

Sobre a trilha, você pode ir sozinha tranquilamente, se eu não me perdi ninguém se perde, pois meu senso de direção é péssimo. A trilha é super bem marcada e não vai ter problemas pra chegar na pedra. Se tiver mais alguma dúvida é só avisar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Super adorei suas dicas e o vídeo ficou show!

 

Estou indo para Oslo em junho, só para fazer está trilha mesmo. Vc lembra o nome da companhia de bus para odda. Não acho em pesquisa nenhuma. Quero saber a disponibilidade de horários, Já que Noruega é tão caro não quero perde tanto tempo. E quanto tempo levou a viagem?

 

Grande abraço e boas trip ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...