Ir para conteúdo

Travessia da Juatinga + Mamanguá (Setembro 2014)


Posts Recomendados

  • Membros

Travessia da Ponta da Juatinga

 

Essa clássica travessia pelo litoral de Paraty, por muito tempo fez parte da minha lista de desejos, além do desafio físico e da beleza natural da região, o contato com a cultura caiçara sempre despertou meu interesse. Demorei a colocar esse projeto em prática porque queria realiza-lo sem pressa, com tempo suficiente pra curtir cada lugar. Apesar da ansiedade, optei por fazer a trilha apenas nas férias, reservando assim 6 dias para explorar a região. Tenho que dizer que valeu a espera!

 

Logística

 

Saímos de São Paulo em um domingo no final da tarde e fomos direto pra Paraty, passamos a noite na Pousada Romã, localizada no centro antigo, bem próxima à entrada da cidade. No geral, as pousadas do centro antigo são mais baratas que as do centro histórico e como a ideia era apenas passar a noite, foi perfeito! Pegamos um quarto triplo com banheiro privativo por R$150,00. O café da manhã não estava incluso, mas como tinha frigobar, levamos uns lanchinhos e resolveu!

 

No dia seguinte fomos de carro até Laranjeiras à procura do nosso guia (previamente agendado). A única informação que tínhamos é que deveríamos procurar o “Ci” e que ele iria nos esperar em frente à padaria. Confiantes com “todos” esses dados, partimos! (torcendo por haver apenas uma padaria na Vila do Oratório!)

 

Não tivemos problemas em achar o Ci, foi só passar em frente à padaria com ar de perdidas e ele logo nos acenou. Estacionamos na casa de um morador (R$15,00 a diária).

 

Também havíamos agendado todas as refeições e hospedagens. Decidimos não acampar a fim de carregar menos peso, ainda assim, o peso total da minha mochila (incluindo 1,5L de água por dia) foi de 9,5kg! Que no final do dia pareciam ser 20kg!

 

O percurso

 

1º dia – Laranjeiras – Ponta Negra (4h30)

Hospedagem: Chalé do Teteco

 

Iniciamos a travessia em Laranjeiras, na Vila do Oratório, logo de cara simpatizamos com o Ci, que foi tornando a travessia mais fácil e divertida com seus “causos”. Eu comentei com ele que há 5 anos tinha estado em Ponta Negra e que tinha me surpreendido com a história de um bebê que teve acidentalmente o corpo queimado com óleo fervendo, disse que eu tinha conhecido essa criança, que na época estava com uns 8 anos e praticamente sem cicatrizes, ele riu e completou: “Meu filho!”

 

Após uma caminhada de pouco mais de uma hora, chegamos à praia do Sono, fomos presenteadas com a visão de suas águas calmas de um azul profundo, contornadas por generosas amendoeiras nativas, que realmente inspiram a preguiça (talvez venha daí o nome “Sono”). A luz elétrica chegou recentemente na região, para alegria dos moradores.

 

Ali fizemos uma pausa e saboreamos um delicioso PF de arroz, feijão, salada e filé de peixe, devidamente acompanhado de uma cervejinha, é claro!

 

598dbe701e1a5_PraiadoSono.JPG.a11a32b14b29506464250254bef6ca6c.JPG

 

Depois do almoço seguimos a caminhada, dessa vez com companhia nova, uma moradora de Ponta Negra, que resolveu nos seguir provavelmente apenas pra rir do nosso sofrimento nos ladeirões. Logo no final da Praia do Sono, com o sol estalando, precisamos encarar o Morro da Barra (com o perdão do trocadilho infame, foi barra mesmo!) e a moça, DESCALÇA, parecia flutuar (raiva!!!). ::vapapu::

 

598dbe7033b0c_MorrodaBarra.JPG.657822fc7270520cebd35819283e36b9.JPG

 

Passada essa ladeira, a caminhada ficou bem tranquila. Passamos pela praia de Antigos, não passamos por Antiguinhos, pois contornamos por trás, depois foi a vez de Galhetas (a praia de pedras), me surpreendi ali, pois esse era um dos trechos chatos do caminho, onde tínhamos que pular pelas pedras, mas agora colocaram uma pontezinha, que ajudou bastante!

 

Galhetas.JPG.57149ad3e64912f27284633647de5dfb.JPG

 

2º dia – Cachoeira do Saco Bravo (4h30 – ida e volta)

Hospedagem: Chalé do Teteco

 

Nesse dia minha ansiedade era imensa, pois a parte da trilha que eu conhecia, havia ficado pra trás, dali em diante seria tudo novidade. Seguindo nosso roteiro, passamos esse dia em Ponta Negra para conhecer a Cachoeira do Saco Bravo e eu acho que essa foi a decisão mais sábia de toda a viagem! Sair dali sem contemplar esse presente da natureza seria um crime!

 

A caminhada foi pesada, levamos cerca de 2h15 pra chegar, saindo da praia de Ponta Negra. A trilha é bem íngreme, exigindo certo preparo físico. Também não é recomendável fazer sem guia ou sem GPS, pois há diversos momentos que geram dúvida. Conforme íamos passando pelas bifurcações o guia comentava: “esse é mais um lugar onde as pessoas costumam se perder”. Em algumas (poucas) árvores há faixas vermelhas adesivas que indicam a direção da cachoeira, porém, o Ci nos explicou que os meninos que moram na região arrancam essa sinalização para que as pessoas não consigam ir sozinhas e precisem contratá-los. Pra quem quiser arriscar ir sozinho, vale a pena prestar atenção logo no começo do percurso, pois há uma “mini cachoeirinha” e todos costumar passar à sua esquerda, errando logo de cara! O correto é cruzar a cachoeirinha virando à direita por cima das pedras e aí sim seguir a trilha. Mais ou menos no meio do caminho há uma casa de farinha abandonada (um casebre de madeira) que pode servir de indicativo de que se está na direção correta.

 

598dbe702a066_Antigacasadefarinha.JPG.afde05e6e6a7858392ac34d7f81653c2.JPG

 

Dificuldades à parte, chegamos! Avistar a cachoeira de cima realmente causa impacto! A impressão que se tem é de que ela emenda com o mar, uma paisagem difícil de ser descrita com palavras. E a parte mais difícil estava por vir, descer pelas pedras até ela. Por sorte deixaram providencialmente uma cordinha de apoio (foi o que salvou!). A água estava congelando a alma, mas nem ligamos! Depois de todo esse esforço, o mergulho ali foi um presente!

 

598dbe702ee5f_CachoeiradoSacoBravo.JPG.65be4decfcc5a9d5460805fcc8f32d96.JPG

 

À noite, pra fechar com chave de ouro, descobrimos que o nosso jantar seria lulas ao molho! Pensa numa coisa boaaa! O local da refeição foi o bar do Teteco (lá em Ponta Negra, o que não for do Teteco é de algum parente dele, rss!). Pra chegar ao restaurante precisamos utilizar lanternas, já que à noite por ali é um breu total! E tivemos o privilégio de comer à luz de velas, num restaurante só pra gente! Luxo!!!

 

598dbe7264aeb_ChaldoTeteco.JPG.21ef55f2a0ccd5de98bc0f20be363309.JPG

 

3º dia – Ponta Negra – Pouso da Cajaíba (8h30)

Hospedagem: Casa de Pescador

 

Caminhada pesada! Muita subida! Não acho aconselhável para quem for sedentário, pelo menos não sem uma preparação prévia. Vale a pena?! Siiiiim!!!!! Vale demais! Praias desertas, areia branca e vegetação praticamente intocada, esse é o presente pra quem resolver se aventurar.

 

Saímos de Ponta Negra bem cedo, prontas para encarar o dia mais longo de caminhada, a previsão era de 8h30, contando breves pausas para lanche. No percurso, novamente encontramos alguma sinalização nas árvores, mas elas não estavam em todas as bifurcações e tive informações de que a incidência de pessoas perdidas nesse trecho é grande.

 

598dbe7038548_Sinalizaonasrvores.JPG.b74d6274cab6de69aa07d95997344ffd.JPG

 

Após enfrentar diversas ladeiras (brabas!), chegamos à nossa primeira parada, Cairuçu das Pedras. Nessa praia vivem 3 famílias, eles não ficam exatamente beira-mar e sim em cima de um morro, de onde se tem uma visão incrível da praia. Ali há um camping, que estava absolutamente às moscas, mas que costuma receber muitos turistas nos feriados, de acordo com a informação do nosso guia. Fizemos um rápido lanchinho, contemplando a visão da praia azul-turquesa e a Ponta da Juatinga, nossa grande meta, que já podia ser vista dali.

 

598dbe703d1ad_CairuudasPedras.JPG.f8775dff41c84c4e607086e0d2e33f4d.JPG

 

Quando estávamos saindo encontramos uma gringa que não falava nada em português (além do nome da praia que ela buscava “Martins de Sá”), acho que a mochila dela devia dar umas 3 da minha, ela estava sozinha e sem GPS. Muita coragem, não?! A convidamos a seguir com a gente, já que esse seria nosso próximo destino, mas assim que ela identificou o início da trilha, agradeceu e seguiu na frente.

 

No caminho, quando passávamos em frente a uma casa, fomos surpreendidos por uma matilha de cães, tinha um vira-lata que mais parecia um bezerro e veio latir justamente do meu lado, rezei pra São Roque com toda a devoção e segui morrendo de medo. Quando os cachorros já tinham ficado pra trás e o “bezerro” já estava até abanando o rabo, surge um poodlezinho feroz e abocanha o tornozelo da minha amiga, deixando um hematoma bem considerável! Conselho: cuidado com os poodles!

 

No caminho, nos deparamos com a placa abaixo: “não mecha” com CH seguido de “você está sendo filmado”, absolutamente no meio do nada, rendeu boas risadas e serviu pra nos distrair um pouco do cansaço físico, que já era grande nesse momento. Mal sabíamos que aquela placa era apenas uma prévia das que encontraríamos em seguida.

 

598dbe7041c1f_PlacanocaminhoparaMartinsdeS.JPG.9d6d3c9dd5d8da96303a6bc0a46ef902.JPG

 

Apertamos o passo e seguimos em frente. Após uma caminhada que nos pareceu eterna, finalmente chegamos a Martins de Sá! A recompensa não poderia ter sido maior! A praia é linda, muito preservada e só não digo deserta porque a gringa chegou na nossa frente. Nessa praia, assim como em todas as outras da Reserva da Juatinga, é proibido acampar na areia, porém, em Martins de Sá, essa é apenas a primeira de uma lista enorme de proibições, todas estabelecidas por Seu Maneco, proprietário do camping e daquele paraíso, que há décadas mora ali com sua família. Entre as mais divertidas estão: Proibido falar palavrão, proibido consumir bebida alcoólica, proibido fumar maconha, proibido deixar louça suja, proibido falar alto, entre muitas outras... Enquanto nos divertíamos com as placas, Seu Maneco apareceu pra nos cumprimentar. Que figura! Pena que não tivemos tempo pra um bate-papo.

 

598dbe70470c2_MartinsdeS.JPG.8fb46ac165e73543a6b4b9404582ec7b.JPG

 

Com imenso pesar, seguimos rumo a Pouso da Cajaíba, após mais algumas ladeiras e um tombo que me deixou com o traseiro roxo, chegamos! Nunca foi tão bom tirar a mochila das costas! Adorei a recepção! A dona da casa nos esperava com água geladinha (a nossa já tinha acabado há muito tempo) e rodelas de abacaxi. Que luxo! Pensamos que nesse dia o banho seria frio, mas fomos salvas pela energia solar.

 

Aproveitamos esse finzinho de dia pra cuidar das bolhas, estender as roupas molhadas e usufruir de uma pomada milagrosa (de barbatana de tubarão), fornecida pelo guia. Uma espécie de gelol mais potente que deu um belo alívio pra musculatura.

 

Dia de dormir cedo!

 

598dbe704cd8c_PousodaCajaba.JPG.363f71fb4807c8b9b3cb8b559509ae8b.JPG

 

4º dia –Pouso da Cajaíba – Praia do Engenho (6h30)

+ Trecho de barco até o Mamanguá

Hospedagem: Pousada Refúgio do Mamanguá

 

O grau de dificuldade das caminhadas foi aumentando a cada dia, o que foi bom para que pudéssemos nos adaptar, porém, fez com que o último dia se transformasse em um martírio. ::mmm: Já estávamos exaustas e não esperávamos um trajeto tão difícil. Andamos quase todo o tempo em trilha fechada, o que tornou o percurso pouco atrativo, sem falar que as ladeiras do dia anterior nesse momento pareceram fáceis. Subimos, subimos e subimos, mas entenda que eram verdadeiros paredões! Daqueles que você tem que se segurar nas raízes das árvores e praticamente escalar.

 

Fizemos uma pausa para lanche na Praia de Ipanema, passamos pelas praias de Calhaus, Itaóca e Praia Grande e o trecho final foi morro abaixo, muito íngreme e escorregadio, pra acabar de vez com os joelhos! O que salvou foram uns cabos de cobre que o pessoal que vai instalar a luz elétrica na região deixou por ali, fomos nos segurando neles e isso amenizou a descida. Finalmente avistamos a Praia do Engenho, foram 6h30 de caminhada das mais sofríveis que se possa imaginar!

 

598dbe705a282_PraiadoEngenho.JPG.f9c72290a680a2773f7d2f42c1dfa59a.JPG

 

Acho muito mais viável terminar a trilha em Pouso da Cajaíba, pois chegando lá, o desafio de atravessar a Ponta da Juatinga já terá sido cumprido, sem contar que essa é uma praia habitada, o que torna muito mais fácil conseguir um barco. Se sua opção for realmente terminar o trajeto na Praia do Engenho, um barco tem que ser previamente agendado, caso contrário, seu risco de ficar ilhado ali é imenso.

 

Enquanto esperávamos o nosso barco aproveitamos pra nos divertir com o repertório de piadas do Ci, que de tão ruins chegavam a ser engraçadas! Após algumas de português e papagaio, nosso barqueiro chegou! Partimos pro Mamanguá onde um delicioso risoto de mariscos nos esperava pro jantar. Brindamos nossa conquista com caipirinha e aproveitamos o tempo pra rever as fotos e relembrar os detalhes mais marcantes da trilha. Nosso objetivo tinha sido alcançado, agora teríamos dois dias de descanso pela frente pra curtir o mangue.

 

598dbe70541b1_RumoaoMamangu.JPG.cfd502752a5bc2a4ff175c0c181b4166.JPG

 

5º dia –Passeio de barco pelo mangue

Hospedagem: Pousada Refúgio do Mamanguá

 

Nesse dia, já sem nosso amigo Ci, fomos de canoa explorar o mangue. Percebi que minha habilidade é zero! Quase matei minha parceira jogando a canoa contra os galhos.

 

598dbe705fd2f_PasseiodecanoapeloMangue.JPG.a5e1f72a01e8c3e6579564ca43c1c2e3.JPG

 

Fizemos uma parada em uma pequena cachoeira e de lá seguimos pra conhecer uma lenda da região: a comida da Dona Gracinha! Realmente um ponto turístico! Verdadeira comidinha de vó, com direito a bolinho de arroz, feijão, filé de peixe, farofa e bolinho de chuva de sobremesa. Sensacional!

 

O marido da Dona Gracinha, que por coincidência estava aniversariando naquele dia, é uma atração à parte, nos contou muita história do Mamanguá e de outras regiões do Brasil por onde esteve, demonstrou conhecer melhor São Paulo do que as três paulistas presentes e nos mostrou todo vaidoso a sua foto em um livro sobre a região, escrito pelo dono da pousada onde estávamos hospedadas, o biólogo Paulo Nogara.

 

Pra minha surpresa ele me explicou o significado de várias palavras em tupi-guarani e pra provar que não estava falando besteira, trouxe um dicionário tupi-português. Uma verdadeira aula!

 

6º dia –Subida ao Pico do Pão de Açúcar do Mamanguá (1h30)

Hospedagem: Pousada Refúgio do Mamanguá

 

O dia amanheceu nublado e bateu uma preocupação imensa, pois não queríamos ir embora sem subir ao pico do Pão de Açúcar. Ignorando o tempo feio, lá fomos nós, dessa vez com a equipe desfalcada, já que uma das minhas parceiras passou mal e teve um “dia de rainha”. Porém, conseguimos reforços entre os outros hóspedes da pousada e subimos em grupo.

 

598dbe7065409_RumoaoPodeAcar.JPG.2956f60a41e4914edd8eaa5d73f6b666.JPG

 

Fomos de canoa até a praia do Cruzeiro, praticamente em frente à pousada e de lá começamos a nossa subida, que durou cerca de 1h30. O trajeto não é dos mais fáceis, mas sem pressa e com pausas pra recuperar o fôlego, pode ser feito por qualquer pessoa.

 

598dbe7069ed6_Debitomandoflegoprasubida.JPG.3e83627d753cc28e85e8e7d334265332.JPG

 

O presente pelo esforço é a melhor vista do Mamanguá! Mesmo com o tempo nublado, foi espetacular! O único cuidado deve ser repelente, pois lá em cima fomos atacados por uma nuvem de insetos famintos, rs!

 

598dbe706e173_Enfimopico!.JPG.904ba831a28ebe7a2eb2a7cacd0c0b60.JPG

 

598dbe725fd6b_PicodoMamangu.JPG.f809fc4802be549593795b94dd5bcc24.JPG

 

Descemos e ainda tivemos tempo de desfrutar o almoço no bar o Seu Orlandinho. Conforme a tradição local, comida boa! Quando nos preparávamos pra voltar de canoa pra pousada, o tempo virou, fomos surpreendidos por uma ventania. O Seu Orlandinho estabeleceu uma regra no mesmo momento: “Ninguém sai daqui de canoa”, nos explicou que era muito perigoso e tentou fazer contato com a nossa pousada pra que fôssemos “resgatados” de barco. Apesar de o contato não ter sido possível, em pouco tempo o barqueiro da pousada apareceu por lá, pois ele já imaginava o desfecho da história com aquela ventania.

 

Devido a esse incidente, nos atrasamos para o check out, mas os funcionários da pousada foram extremamente cordiais e não nos cobraram nenhuma tarifa adicional. Conforme combinado, o barqueiro nos deixou em um ponto do mangue onde havia uma trilha que dava pra Laranjeiras. Esse trajeto é bem tranquilo, totalmente plano, praticamente uma estrada e pode ser concluído em cerca de 2h. O único problema foi que estava chovendo forte e fomos amassando lama o tempo todo. Chegamos em Laranjeiras em estado deplorável, mas imensamente felizes e com aquele gostinho de meta alcançada!

 

Custos

 

1 diária na Pousada Romã – Paraty – R$150,00 – quarto triplo

 

4 dias de travessia (de Laranjeiras à Praia do Engenho) – Valor para 3 pessoas R$1.615,00

 

Esse valor foi dividido por 3, ficando R$ 538,33 para cada uma, nesse preço estava incluso:

- 4 diárias do guia

- 3 noites de hospedagem (2 em chalé e 1 em casa de pescador)

- Todas as refeições (café da manhã / almoço / jantar e lanche para a trilha)

 

2 diárias na Pousada Refúgio do Mamanguá – Valor total para 3 pessoas R$ 1.542,00

 

Esse valor foi dividido por 3, ficando R$ 514,00 para cada uma, nesse preço estava incluso:

- Barco da Praia do Engenho à pousada

- 2 diárias na pousada

- Café da manhã + jantar

- 1 diária de guia para passeio no mangue

- livre utilização das canoas

- 1 almoço na Dona Gracinha

- Barco da pousada até o início da trilha para Laranjeiras

- 1 almoço no Seu Orlandinho

Total de gastos com combustível – SP / Paraty: R$150,00

Total de gastos com pedágio: R$16,60

Total de gastos com estacionamento: R$90,00 (6 diárias de R$15,00)Total de gastos para cada uma: R$ 1.187,86

OBS: Grupos maiores podem conseguir bons descontos.

 

O que levar

 

Leve o mínimo do mínimo, organize um check list e se for em grupo, divida os produtos de uso comum, assim cada um leva o menor peso possível. Não deixe faltar em hipótese alguma uma boa bota, repelente, uma anorak (jaqueta a prova d’água) e muita água. Se possível leve uma camelbak para transportar a água, que ajuda bastante. Também tomamos suplementos de academia (BCAA e Whey Protein) para recuperar a musculatura mais rápido e foi muito eficiente.

 

Segue sugestão de check list:

 

Equipamentos

 

Celular

Lanterna

Máquina fotográfica

 

Roupas / Calçados

 

2 calças de corrida

2 camisetas manga longa (preferência dry fit) / 2 camisetas manga curta

Canga

Toalha de rosto (economiza espaço)

Bota para trilha / ou tênis velho

Jaqueta impermeável

Chinelo / Boné

4 pares de meias

2 biquínis

Elástico para cabelo

Roupa íntima

 

Cosméticos / remédios

 

Mini frasco de Shampoo e condicionador

Sabonete

Desodorante

Escova de dente

Pasta de dente

Escova de cabelo

Filtro solar

Repelente

Protetor labial

Papel higiênico

Dorflex

Pomada cataflan

Micropore

Antisséptico

Pomada fenergan (para picada de insetos)

 

Lanches / Suplementos

 

Bisnaguinha

Água / Hidrosteril para purificar a água que tivermos que beber no caminho

Polenguinho

Mexerica

Bolacha

Bananinha cristalizada ou goiabada

Castanhas

Whey protein

BCAA

 

Dá pra fazer a trilha sem guia?

 

Até Ponta Negra dá sim, os únicos momentos que podem gerar dúvida são: na Praia de Antigos, onde se deve atravessar a praia até o final e ali seguir novamente a trilha (observar que há muitas pedras nesse acesso de volta à trilha, isso pode ajudar a identificar o início dela).

 

598dbe71542ce_RetornoTrilha-Antigos.JPG.e417eb83d7c21c06c2abe6cafc4a63f7.JPG

 

Outro momento é em Galhetas (ali, na dúvida à direita, indo sempre pro lado da praia até encontrar a ponte). De Galhetas já se avista Ponta Negra, mas é muito difícil ir por cima das pedras, o ideal é pegar novamente a trilha, mas esse trecho é habitado e em caso de dúvidas os moradores podem ajudar.

 

De Ponta Negra pra frente eu aconselho ir com guia ou como uso de GPS, pois há bastante chances de se perder por ali.

 

Dá pra fazer a trilha gastando menos?

 

Com certeza! Nós optamos por fazer em um esquema mais confortável e por isso não saiu tão barato, mesmo assim, contando todas as refeições deliciosas que tivemos e os lugares confortáveis onde ficamos (todos com banho quente), acho que o preço foi bem justo sim!

 

No entanto, se a ideia for economizar, sugiro fazer a travessia em 3 dias. Esse tempo é suficiente pra concluir o percurso com tranquilidade, fizemos em 4 porque deixamos um dia pra conhecer a Cachoeira do Saco Bravo e curtir Ponta Negra. (mas tenha em mente que perder a cachoeira é lamentável!). Outra ideia seria ir sem guia até Ponta Negra e partir dali encontra-lo, isso pouparia uma diária.

 

Deixar o mangue e o Pico do Mamanguá pra trás também seria de cortar o coração, porém, é possível encontrar campings ou opções de hospedagem mais econômicas. A subida ao pico não gera dúvida, ali não é preciso a companhia de um guia.

 

Contatos

 

Pousada Romã – Paraty

lieteprado@hotmail.com

 

Teteco (contato para a travessia):

tetecoremedios@gmail.com

 

Pousada Refúgio do Mamanguá (falar com Sandra)

Refúgio Mamangua e Interação Paraty

(24) 3371.1951 / (24) 9956.9995

http://www.sacodomamangua.com

 

Quem precisar de maiores informações sobre Paraty, pode consultar no meu blog: www.mochilamundoafora.com.br

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Kdu!

 

Uma semana é um tempo excelente!

Vc teria um dia a mais do que o roteiro que eu fiz, nesse caso uma boa opção seria encaixar a praia da Sumaca, que dizem ser lindíssica ou o pico do Cairuçu. São dois locais que eu não conheci por falta de tempo, mas que tive ótimas referências a respeito.

 

Uma ótima viagem pra vc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Os meses mais secos são de junho a agosto. Porém, também são os mais frios.

Não é necessário fazer nenhum trecho a nado, mas a menos que você queira contornar todo o saco do Mamanguá, o que pelo que pesquisei, é bem difícil, vai precisar de um barco pra fazer esse percurso.

Se vc fizer a trilha no sentido Mamanguá - Laranjeiras, consegue barco pra ir pro início da trilha com facilidade, mas se fizer no sentindo oposto (como eu fiz), Laranjeiras - Praia do Engenho, não deixe de reservar com antecedência.

Seja qual for o sentido que vc escolher, o importante é não deixar de fazer! A região é lindíssima!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Eu fiz o trajeto Vila Oratorio / Ponta Negra/ Martin Sá/ Pouso da Cajaíba, vale muito a pena.

 

Não utilizei guia, apenas um GPS ( http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3288172 ). O nível de dificuldade não é muito elevado, minha filha tinha 11 anos na época.

 

Agora pretendo complementar com outro tracklog que encontrei de praia grande da cajaíba até parati mirim!!

 

Em ponta negra é obrigatório ficar com o Teteco, ele é "O CARA" do local, atendimento excelente, aluguei a casa do irmão dele que me levou até a trilha de saída que tem muitas variações para eu não errar.

 

Abraço e recomento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Wilton,

 

Se eu fosse fazer novamente esse trajeto teria terminado no Pouso da Cajaíba como vc, pois o último dia foi o mais cansativo e com menos atrativos.

Agora tenho que dizer que admiro o seu preparo físico, pois o trecho Ponta Negra - Martins de Sá me pareceu bem cansativo sim! Rss!

Realmente, em Ponta Negra o Teteco é "O CARA"! Uma figura! Além de extremamente prestativo.

Valeu pelo envio do tracklog! (comprar um GPS está nos meus planos).

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá Petroni, tudo bem?

 

As duas pessoas que eu conheço que poderiam indicar guia são a Sandra da Pousada Refúgio do Mamanguá ou o Teteco. A Sandra, por ser vinculada a uma pousada, teria que te indicar um guia oficialmente habilitado, o que provavelmente sairia mais caro, já o Teteco iria te indicar um guia local, o que também não chega a ser uma pechincha, mas acho q sai mais barato.

Uma outra opção seria vc chegar sozinho até Ponta Negra (não é difícil) e de lá tentar negociar com alguma criança local pra te levar. Todas as crianças da vila conhecem bem os caminhos e tem um preparo físico invejável!

Em Ponta Negra não deixe de dar uma esticada até a cachoeira do saco bravo. Vale muito a pena!

Se quiser maios informações sobre o Mamanguá ou Paraty, tenho posts no meu blog: http://www.mochilamundoafora.com.br

 

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...