Ir para conteúdo

Bolívia, Chile e Peru - 20 dias - Dezembro/Janeiro de 2014 (Réveillon) - Casal


Posts Recomendados

  • Membros

Minha namorada queria conhecer Machu Picchu. Foi assim que começou a ideia de um mochilão na América do Sul.

 

Eu gosto muito de planejar viagem. Pra mim, a viagem já começa no planejamento.

 

A estratégia é primeiro traçar o roteiro sempre se baseando em dois fatores: atrações fundamentais e melhor forma de aproveitar o tempo e o dinheiro.

 

No nosso caso a atração fundamental era Machu Picchu (depois de algumas poucas pesquisas acabei incluindo o Salar de Uyuni e o deserto de Atacama).

 

Quanto a melhor forma de aproveitar o tempo e o dinheiro, geralmente no início do roteiro ela se resume a: por onde chegar; por onde sair; e qual a ordem das cidades a serem visitadas.

 

Pro mochilão clássico Bolívia/Chile/Peru existem basicamente duas opções:

 

- roteiro circular, chegando e saindo por Santa Cruz de la Sierra;

 

- roteiro open jaw, chegando por Lima/Cusco e saindo por Calama (San Pedro de Atacama)/Santiago (ou o inverso, chegando pelo Chile e saindo pelo Peru).

 

Eu estava quase decidido por fazer o open jaw, já que a TAM estava com preços muito bons, permitindo inclusive stop over na ida ou na volta. Porém, acabei percebendo que se usasse minhas milhas do Smiles conseguiria emitir as passagens pela Gol pagando apenas as taxas, e essa acabou sendo nossa opção.

 

Após muita pesquisa, nosso roteiro circular ficou assim:

 

16/12 - Terça - Maringá - São Paulo - Santa Cruz de la Sierra - Sucre

17/12 - Quarta - Sucre - Potosi - Uyuni

18/12 - Quinta - Uyuni - começa o tour pelo Salar de manhã

19/12 - Sexta - Uyuni

20/12 - Sábado - Uyuni - San Pedro de Atacama

21/12 - Domingo - San Pedro de Atacama - Space tour

22/12 - Segunda - San Pedro de Atacama - Arica

23/12 - Terça - Tacna - Arequipa

24/12 - Quarta - Arequipa

25/12 - Quinta - Arequipa - Canyon del Colca (versão de 1 dia)

26/12 - Sexta - Arequipa

27/12 - Sábado - Cusco

28/12 - Domingo - Cusco

29/12 - Segunda - Vale Sagrado/Ollantaytambo - Águas Calientes - de trem

30/12 - Terça - Água Calientes - Machu Picchu - Cusco - de trem

31/12 - Quarta - Puno - Copacabana - Réveillon

01/1 - Quinta - Copacabana

02/1 - Sexta - Isla del Sol - Copacabana - La Paz

03/1 - Sábado - La Paz

04/1 - Domingo - La Paz - Chacaltaya

05/1 - Segunda - La Paz - Santa Cruz de la Sierra - São Paulo - Maringá

 

É um roteiro curto e estamos preparados para os problemas que podemos enfrentar por conta dos poucos dias, além de sabermos que essa época é bem chuvosa.

 

Detalhes e otimizações do roteiro que podem servir de dica pra outras pessoas:

 

- De Santa Cruz para Sucre e de La Paz para Santa Cruz vamos fazer de avião. É barato e mais rápido e seguro que de ônibus;

 

- A companhia aérea Amaszonas oferece um voo para Sucre na parte da tarde, então não vamos precisar passar a noite em Santa Cruz que, pela grande maioria dos comentários, é uma cidade chata;

 

- Alguns deslocamentos vamos fazer de ônibus noturno (economia de uma diária de hotel): de San Pedro de Atacama até Arica e de Cusco até Puno.

 

- Pagar com moeda estrangeira a hospedagem no Chile evita o pagamento de 19% de IVA (dica da fatimartini).

 

- Vai subir Huaynapicchu? Compre o boleto com atencedência, porque lota rápido.

 

É muito complicado achar informações atualizadas, especialmente na Bolívia. O Aletucs, mestre da Bolívia aqui do mochileiros, tá tirando diversas dúvidas, gente fina ele.

 

Pitacos sobre o roteiro e informações atualizadas são sempre bem-vindos.

 

Minhas atuais dúvidas são: o que fazer em San Pedro de Atacama em dois dias? o que tem de imperdível em Arequipa? qual é a boa do réveillon de Copa? tá compensando levar Real em vez de Dólar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já tive que fazer uma pequena mudança de planos.

 

O trem da volta de Águas Calientes para Poroy (Cusco) já estavam esgotados, tive que comprar pela Inca Rail, parando em Ollanta. De lá vou ter que pegar uma van pra Cusco.

 

A vantagem é que eu acho que isso vai sair mais barato e vou chegar um pouco mais rápido em Cusco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu vou agora no final do ano para Argentina, Bolivia, Peru e Chile... Começo pela Argentina mas em San Pedro meus amigos e eu decidimos fazer assim:

 

Dia 12 – SPA – Valle de la luna e de la muerte – sai às 16hrs

Dia 13 - SPA - Lagunas Altiplanicas – sai às 6h30 / Laguna Cejar – sai às 16hrs

Dia 14 - SPA - Salar de Tara – Sai às 7hrs e retorna às 15hrs

Dia 15 - SPA - Geyseres del Tatio: passam pra buscar as 4hrs da manhã

Onibus Arica (Turbus) +ou- 16.900 pesos ( USD 29 = R$ 72) (10 horas de viagem)

 

De lá vamos para Arica.. Montamos esse roteiro com informações aqui do site! Segundo um que vimos aqui, isso tudo pode ser fechado com uma mesma agência por cerca de 90.000 PESOS CHILENOS, o que dá USD 156 = R$ 386 na cotação de hoje! Não achei caro.. Espero ter ajudado =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa, ajudou sim, vou tentar fazer os Valles na chegada do Salar de Uyuni, mas se não rolar pelo cansaço não vai ser problema também.

 

Aí tô na dúvida entre o Salar de Tara e as Lagunas pro dia 21, se bem que daria pra fazer Lagunas dia 21 e Salar dia 22, já que sairia pra Arica na noite do dia 22.

 

Mas ficaria puxado, sem tempo pra andar de bobeira em San Pedro, conhecer a cidade, não sei se tem muita coisa pra fazer lá.

 

Mais provável que faça Lagunas dia 21 e Valles dia 22, com a chegada de Uyuni no dia 20 pra ficar de bobeira e descansar. Deixando de fora o Salar de Tara (Uyuni já vai ser salar pra dar e vender, hahaha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Matozo, blz?

Conheço todos esses lugares que você vai passar com exceção de Arequipa.

A "cidade" de San Pedro você conhece em 2h, 3h de caminhada.

A noite é legal pra dar uma circulada, diversos bares e restaurantes.

Esses foram os passeios de um turno que fiz:

1) Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.

2) Valle da luna e da muerte.

3) Pukara de Quitor (bom conta própria).

 

Assim como você, fui de San Pedro à Arica.

Só que depois de Arica fui à La Paz.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Rodrigo, valeu as informações. Pukara de Quitor não conhecia hein! Vou dar uma olhada.

 

Terei o Domingo o dia todo e a Segunda manhã e tarde. Tô mais propenso em fazer as Lagunas (Altiplânicas e Cejar) e o Salar de Tara, e abandonar os Valles (Muerte e la Luna) e Geysers.

 

Ah, no Domingo já reservei o space tour.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Luiz, tranquilo?

 

Eu tô calculando algo em torno de 3000 dólares pro casal (sem considerar a passagem de ida e volta, que usei milhas). Talvez passe um pouco, talvez sobre.

 

Como tô indo de casal, a gente tá escolhendo ficar sempre em quarto individual com banheiro privativo (em Copacabana reservei um hotel melhorzinho pra passar o Réveillon).

 

Os deslocamentos, quando possível, vou fazer de ônibus leito (bus cama). Dois trechos internos farei de avião: Santa Cruz - Sucre e La Paz - Santa Cruz. Além disso vou e volto de Ollantaytambo pra Machu Picchu de trem.

 

A ideia também é comer vez ou outra num restaurante bom.

 

Se você for ficar mais dias em San Pedro, pode colocar um pouco a mais de grana.

 

Agora se usar mais ônibus (e preferir poltronas convencionais) e ficar em quarto compartilhado dá pra diminuir esse valor.

 

O Thiago tá por lá agora (04/11/2014) e fez uma estimativa de gastos. Ele colocou uma margem de segurança bem alta, mas dá pra ter uma ideia.

Tópico dele: mochilao-chile-bolivia-peru-outubro-2014-24-dias-casal-t99361-30.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...