Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

AJUDA - 1° Mochilão: 36 dias pela Europa

Posts Recomendados

• Membros

Olá pessoal,

Estou finalizando o roteiro do mochilão que farei em julho\agosto de 2015, tenho algumas dúvidas por isso peço-lhes ajuda!

Todas as dicas são sempre bem-vindas.

E a sequência das cidades para onde vamos ficou mais ou menos assim assim:

04/07/2015 – Fortaleza-CE – Lisboa --> TAP

05/07/2015 – Lisboa – Berlim --> TAP

06/07/2015 – Berlim

07/07/2015 – Berlim

08/07/2015 – Berlim

09/07/2015 – Berlim —>Freqs of Nature

15/07/2015 – Berlim – Lisboa --> TAP

16/07/2015 – Lisboa

17/07/2015 – Lisboa

18/07/2015 – Lisboa

19/07/2015 – Lisboa – Amsterdam —> easyjet (ainda pesquisando)

20/07/2015 – Amsterdam

21/07/2015 – Amsterdam

22/07/2015 – Amsterdam

23/07/2015 – Amsterdam - Praga —> easyjet (ainda pesquisando)

24/07/2015 – Praga

25/07/2015 – Praga

26/07/2015 – Praga - Viena —> trem (ainda pesquisando)

27/07/2015 – Viena

28/07/2015 – Viena

29/07/2015 – Viena - Budapeste —> trem (ainda pesquisando)

30/07/2015 – Budapeste

31/07/2015 – Budapeste

01/08/2015 – Budapeste - Ozora

10/08/2015 – Budapeste - Lisboa - Fortaleza --> TAP

Os transportes entre as cidades estão gerando algumas dúvidas. De quando comprar? O que compensa? Antecipado ou não? etc.

Por enquanto ainda não reservei nenhum hostel, tenho pesquisado quartos por bons preços pelo AirBnb e comparado com alguns hostels, todas as dicas sobre bairros e onde se hospedar são bem vindas!

Obrigada!!! ::otemo:::P

Link para o post
  • Membros de Honra

Olá,

Por que você está voltando de Berlin a Lisboa no meio da viagem? Como Lisboa fica muuuuito fora de mão de todo o resto do seu roteiro, isto só fará você gastar um monte de dinheiro a mais e perder muito tempo. Se possível deixe Lisboa no começo ou no final da sua viagem, assim você otimiza o tempo e dinheiro gastos.

Quando a época para comprar, considerando que será alta-temporada, quando tudo é caro e lotado, as passagens Brasil x Europa, eu compraria uns 5 ou 6 meses antes, as passagens internas começaria a pesquisar e comprar logo após ter comprado as passagens internacionais, e por último, as hospedagens, só depois de já ter comprado as passagens internas.

Link para o post
  • Membros
Olá,

Por que você está voltando de Berlin a Lisboa no meio da viagem? Como Lisboa fica muuuuito fora de mão de todo o resto do seu roteiro, isto só fará você gastar um monte de dinheiro a mais e perder muito tempo. Se possível deixe Lisboa no começo ou no final da sua viagem, assim você otimiza o tempo e dinheiro gastos.

Quando a época para comprar, considerando que será alta-temporada, quando tudo é caro e lotado, as passagens Brasil x Europa, eu compraria uns 5 ou 6 meses antes, as passagens internas começaria a pesquisar e comprar logo após ter comprado as passagens internacionais, e por último, as hospedagens, só depois de já ter comprado as passagens internas.

Olá Adriano, obrigada por responder meu tópico! Suas respostas em outros tópicos que pesquisei me ajudaram muito a planejar essa viagem! :D

Então, a viagem primeiramente seria para celebrar o aniversário de 90 anos do meu avô, com uma viagem em família para Portugal. Como ganharia as passagens de ida e volta resolvi aumentar (e muito!) a viagem! Irei antes da minha família para Berlim e voltarei para Lisboa para ficar com eles pra de lá seguir meu rumo novamente. As passagens da TAP já estão compradas, faltando somente a ida de Lisboa para Amsterdãm, depois para Praga - Viena - Budapeste. Vi que esses últimos posso fazer de ônibus, você conhece alguma cia que faça o trajeto? Tenho visto boas opções de hospedagens pelo airbnb, você já utilizou?

Mais uma vez obrigada! :D

Link para o post
  • Membros de Honra

Eu acho os ônibus lá da Europa meio ruins, no geral piores que os ônibus interestaduais que temos aqui no Brasil, então eu evito sempre que possível. Mas se você quer encarrar, a www.eurolines.com tem ônibus em praticamente toda a Europa.

Usei o airbnb 1 vez, quando tive que ficar um mês inteiro em Berlin, então aluguei um loft pelo airbnb, foi tudo super tranquilo certinho. Eu não me sinto muito confortável "morando" na casa de desconhecidos, mas tem gente que não se importa, até gosta... Então para alugar algo pelo airbnb, para mim teria que ser um loft ou apto inteiro, o que geralmente custa o mesmo ou até mais que um quarto simples num hotel ou quarto privativo num hostel, no hotel você não se preocupa com nada, já num apto você tem que cuidar da limpeza, fazer compras, etc, mas em compensação pode preparar as suas próprias refeições...

Ou seja, se estiver viajando sozinha, ficando pouco tempo em cada local, e quiser o loft/apto inteiro só para você, em termos financeiros geralmente não vale a pena alugar pelo airbnb, é mais prático e barato ficar num hotel econômico ou num hostel onde você pode socializar com o povo. Mas de estiver acompanhado, alugar algo pelo Airbnb geralmente é bem interessante.

mas como tudo isto é muito subjetivo, depende dos gostos e preferências e manias de cada pessoa, então você tem que avaliar se vale a pena ou não alugar algo no airbnb pensando no seu perfil.

Link para o post
  • Membros
Eu acho os ônibus lá da Europa meio ruins, no geral piores que os ônibus interestaduais que temos aqui no Brasil, então eu evito sempre que possível. Mas se você quer encarrar, a http://www.eurolines.com tem ônibus em praticamente toda a Europa.

Usei o airbnb 1 vez, quando tive que ficar um mês inteiro em Berlin, então aluguei um loft pelo airbnb, foi tudo super tranquilo certinho. Eu não me sinto muito confortável "morando" na casa de desconhecidos, mas tem gente que não se importa, até gosta... Então para alugar algo pelo airbnb, para mim teria que ser um loft ou apto inteiro, o que geralmente custa o mesmo ou até mais que um quarto simples num hotel ou quarto privativo num hostel, no hotel você não se preocupa com nada, já num apto você tem que cuidar da limpeza, fazer compras, etc, mas em compensação pode preparar as suas próprias refeições...

Ou seja, se estiver viajando sozinha, ficando pouco tempo em cada local, e quiser o loft/apto inteiro só para você, em termos financeiros geralmente não vale a pena alugar pelo airbnb, é mais prático e barato ficar num hotel econômico ou num hostel onde você pode socializar com o povo. Mas de estiver acompanhado, alugar algo pelo Airbnb geralmente é bem interessante.

mas como tudo isto é muito subjetivo, depende dos gostos e preferências e manias de cada pessoa, então você tem que avaliar se vale a pena ou não alugar algo no airbnb pensando no seu perfil.

Entendo, estou na dúvida entre dois destinos durante o período de 23 a 29 de Julho: Dubrovnik Hvar e Plitvice Lakes, ou praga vienna bratislava. Depois sigo para Budapeste. Ainda não comprei passagens mas ando vendo que ir para a croácia tá sendo mais caro nesse sentido.

Como passarei muitos dias, uma coisa que me preocupa é como levar o $. E como calcular quanto dinheiro levar, você teria alguma dica? Minha família quer que eu leve o dinheiro em espécie, mas como a viagem será longa tenho muito receio.

Link para o post
  • Membros de Honra

São duas opções completamente diferentes uma da outra, ambas boas, mas agora qual escolher, isto é com você...

A única coisa que posso lhe falar, é que ir para a Croácia será bem mais complicado e um pouco mais caro do que Praga, Viena e Bratislava, pois as opções de transporte para chegar lá não são das melhores, então é bom você pesquisar bem certo todos os deslocamentos antes de comprar/reservar qualquer coisa, para que não acabe no final com um "buraco" no roteiro, que vai lhe custar algumas boas centenas de Euros em passagens, que muitas vezes você conseguiria evitar mudando a ordem de algumas cidades, mesmo que a nova sequencia inicialmente possa parecer fora de sequencia, mas no final pode se revelar bem mais barata...

O quanto você vai gastar, é algo bem complicado de se estimar, pois depende unicamente das suas escolhas, se vai ficar em quarto compartilhado de hostel ou em hotel 3 estrelas, se vai comer fast-food todo dia ou se prefere comer em restaurante, quais passeios fizer, se vai sair a noite, etc... Em fim dezenas de variáveis que influenciam no custo final...

No geral, a media para um mochilão econômico, ficando em quarto compartilhado de hostel e não exagerando nos gastos com alimentação e passeios, fica em torno de 70 Euros por dia com despesas de hospedagem, alimentação, metrô/ônibus, passeios, entradas, etc... Se for ficar em quarto privativo, some mais uns 20 a 30 Euros por dia, isto sem contar as passagens entre as cidades. Já sair a noite, o céu é o limite, dependendo dos locais que for frequentar e do que for beber e de como for chegar no local, uma saída a noite pode lhe custar 10 ou 100 Euros... Claro que isto é só uma estimativa, você pode até conseguir gastar menos, ou muito mais se você se empolgar ou perder o controle dos gastos...

Eu não recomendo levar muito dinheiro em espécie, é muito arriscado você perder ele, alguém bater a sua carteira, etc, e você ficar sem nada. Não pense que por ser Europa você pode ficar andando por aí o tempo todo com R$ 8.000 no bolso sem se preocupar, ladrões e batedores de carteira existem em todo lugar, e se concentram principalmente em locais muito movimentados e cheios de turistas, que viram alvos fáceis, por estarem distraídos apreciando a paisagem ou procurando algum lugar.

O que eu sempre faço, é levar uns 300 Euros em espécie para as despesas de primeira hora, e o resto, vou usando o cartão de débito ou VTM para ir sacando nos caixas automáticos conforme a necessidade, sempre sacando uns 300 ou 400 Euros por vez, para fazer valer a pena as taxas de saque.

Se o motivo de levar o dinheiro em espécie é economizar os 6.38% de IOF, saiba que Euros em espécie sempre são mais caros do que cartão, em média moeda em espécie é 2% ou 3% mais cara do que no cartão, e só nisto já se foi metade da economia que você faria. Ou seja, na prática, levando em espécie, você economizaria só uns 3% em relação ao cartão, o que num orçamento de R$ 8.000 são somente R$ 240 de economia, muito pouco, para o risco e stress de andar com esta quantia toda o tempo todo...

Link para o post
  • 2 meses depois...
  • Membros

Atualizando o roteiro e surgindo novas dúvidas....

Até agora minha viagem está assim:

05/07/2015 – Lisboa – Berlim --> TAP (comprada)

06/07/2015 – Berlim - (Apartamento AirBnb - Kreuzberg)

07/07/2015 – Berlim

08/07/2015 – Berlim

15/07/2015 – Berlim – Lisboa --> TAP(comprada)

16/07/2015 – Lisboa - (Hotel Exe Lisboa)

17/07/2015 – Lisboa

18/07/2015 – Lisboa

19/07/2015 – Lisboa

20/07/2015 – Lisboa – Amsterdam —> TAP (comprada)

21/07/2015 – Amsterdam - (Flying Pig Uptown)

22/07/2015 – Amsterdam

23/07/2015 – Amsterdam

24/07/2015 – Amsterdam - Praga —> easyjet ou trem (ainda pesquisando)

25/07/2015 – Praga (qual o melhor bairro pra se hospedar que dê para conhecer bem a cidade a pé?)

26/07/2015 – Praga

27/07/2015 – Praga —> Budapeste (Trem ou Ônibus?)

28/07/2015 – Budapeste (qual o melhor bairro pra se hospedar que dê para conhecer bem a cidade a pé?)

29/07/2015 – Budapeste

30/07/2015 – Budapeste

31/07/2015 – Budapeste

01/08/2015 – Budapeste - Ozora Festival

10/08/2015 – Budapeste - Lisboa - Fortaleza --> TAP (Comprada)

Dicas do que visitar e tudo o mais são super bem vindas! ::hahaha::

::hahaha::

Link para o post
  • Colaboradores
Atualizando o roteiro e surgindo novas dúvidas....

Até agora minha viagem está assim:

05/07/2015 – Lisboa – Berlim --> TAP (comprada)

06/07/2015 – Berlim - (Apartamento AirBnb - Kreuzberg)

07/07/2015 – Berlim

08/07/2015 – Berlim

15/07/2015 – Berlim – Lisboa --> TAP(comprada)

16/07/2015 – Lisboa - (Hotel Exe Lisboa)

17/07/2015 – Lisboa

18/07/2015 – Lisboa

19/07/2015 – Lisboa

20/07/2015 – Lisboa – Amsterdam —> TAP (comprada)

21/07/2015 – Amsterdam - (Flying Pig Uptown)

22/07/2015 – Amsterdam

23/07/2015 – Amsterdam

24/07/2015 – Amsterdam - Praga —> easyjet ou trem (ainda pesquisando)

25/07/2015 – Praga (qual o melhor bairro pra se hospedar que dê para conhecer bem a cidade a pé?)

26/07/2015 – Praga

27/07/2015 – Praga —> Budapeste (Trem ou Ônibus?)

28/07/2015 – Budapeste (qual o melhor bairro pra se hospedar que dê para conhecer bem a cidade a pé?)

29/07/2015 – Budapeste

30/07/2015 – Budapeste

31/07/2015 – Budapeste

10/08/2015 – Budapeste - Lisboa - Fortaleza --> TAP (Comprada)

Dicas do que visitar e tudo o mais são super bem vindas! ::hahaha::

::hahaha::

Qualquer hostel que fique próximo à Praça do Relógio e da Charles Bridge será muito bem localizado, e a maioria fica por lá.

De Praga para Budapeste vc pode ir de trem ou ônibus, tanto faz. O primeiro é mais caro e mais confortável, então fica a seu critério.

E em Budapeste há muitas regiões boas, mas a melhor pra mim é no Oktogon, próximo à Avenida Andrassy. Mas todas as partes centrais da cidade são excelentes.

Link para o post
  • Membros de Honra

Qualquer local no centro de Praga (Old Town) é bom para conhecer a cidade a pé, pois o centro é bem compacto. Apesar que a maioria dos hosteis mais em conta fica em I.P. Pavlova, ainda dá para ir a pé, mas aí já é uma caminhada de uns 30 minutos até o centro, que é onde ficam as atrações... Mas nada impede também que você pegue o bondinho de manhã cedo, passe o dia no centro explorando tudo a pé, e só volte a noite para o seu hotel...

Trem ou ônibus de Praga a Budapeste, tanto faz, escolha a opção que tiver os melhores preços e horários no dia exato da sua viagem.

Link para o post
  • 3 meses depois...
  • Membros

Bom galera, faltando menos de 1 mês pra minha viagem ::hahaha:: meu roteiro é o seguinte:

05/07/2015 – Lisboa – Berlim --> TAP

06/07/2015 – Berlim (Hospedagem: Ap em Kreuzberg pelo AirBnb)

07/07/2015 – Berlim

08/07/2015 – Berlim

09/07/2015 – Berlim —>Freqs of Nature Festival

15/07/2015 – Berlim – Lisboa --> TAP

16/07/2015 – Lisboa (Hospedagem: Exe Lisboa Parque)

17/07/2015 – Lisboa

18/07/2015 – Lisboa

19/07/2015 – Lisboa

20/07/2015 – Lisboa - Amsterdam --> TAP

21/07/2015 – Amsterdam (Hospedagem: Flying Pig Uptown)

22/07/2015 – Amsterdam

23/07/2015 – Amsterdam

24/07/2015 – Amsterdam - Praga —> Lufthansa

25/07/2015 – Praga (Hospedagem: Old Prague House)

26/07/2015 – Praga

27/07/2015 – Praga - Budapeste |Aqui uma dúvida: comprei passagem pela Orangeways no ônibus que sai as 23h, mas tenho visto tantas reclamações no site (https://www.trustpilot.com/review/www.orangeways.com) que estou pensando em comprar pela Student Agency só pra não correr perigo. ::essa::

28/07/2015 – Budapeste (Hospedagem: Ap próximo ao Oktogon pelo Airbnb)

29/07/2015 – Budapeste

30/07/2015 – Budapeste

31/07/2015 – Budapeste

10/08/2015 – Budapeste - Lisboa - Fortaleza --> TAP

Tô com dúvidas quanto ao que levar, principalmente roupas. A noite costuma esfriar muito?

Meu orçamento é 170 euros por dia para mim e meu namorado, já saio daqui com todas as hospedagens e passagens pagas, também já reservei os Free Tours e comprei antecipadamente ingressos pra algumas atrações como: Museum Island, DDR Museu, Heineken Experience, Anne Frank House, Van Gogh Museu. Sei que a resposta varia muito, mas o orçamento é bom?

Também tenho dúvidas de como chegar á rodoviária de Praga, alguém que já foi de ônibus pode me informar como chegar?

Sou nutricionista e aspirante a chef, amo gastornomia. Dicas do que não posso deixar de fazer? ::hahaha::

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...