Ir para conteúdo

A Fantástica Turquia!! Istambul - Ankara - Região da Capadócia (Nevsehir, Avanos, Goreme) - Pamukkale - Ephesus - Konya - Kusadasi - Bursa


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Seguindo viagem então! Eu estava indo pro lugar que mais tinha ansiado conhecer: Pamukkale. As primeiras fotos que vi dos travertinos achei que era neve... esse lugar foi decisivo pra motivar minha escolha pela Turquia!

 

No caminho de Avanos até Pamukkale (cerca de 700km) paramos pra almoçar e dar um tempo na cidade de Konya, Anatólia central! Lá visitamos o museu Mevlana, que conta a história do "povo" sufi e um lugar chamado Kervansaray. Este último era como se fosse um enorme albergue de antigos comerciantes da rota da seda, eles se hospedavam com camelos e tudo... mas que com o tempo, foi se tornando um lucrativo palco de transações comerciais, já que comerciantes indo e vindo do oriente pro ocidente se encontravam ali.

 

598dc1bc511e3_1konya.JPG.e0814d8be378893e1c45519dbe9dc709.JPG

 

Eu não sei se era ressaca da capadócia, mas eu estava muito cansada e não vi graça em nada de Konya... já meu marido gostou! Se vc estiver fazendo o percurso de carro vale a pena parar pra comer (a cidade é grande), mas acho muito mais interessante pegar um voo pra sair da capadocia. Depois de tantos dias vendo pedras, a paisagem dá uma cansada! haha

O aeroporto que dá acesso a Pamukkale é o de Denizli.

 

Obs: em Konya tomamos o famoso iogurte de papoula com gergelim... esse era bom, mas nem deu barato. kkkkkkkkk

 

PAMUKKALE

Depois de um dia todo na estrada, chegamos! Ficamos hospedados no Hotel Tripolis. A localização dele em relação à área de interesse era fabulosa, do lado! Mais só... pra ir pro "centrinho" de Pamukkale era uma pernada... eu sai pra comprar baterias a noite e andei a beça, haha!

Enfim, minha recomendação pro hotel é exclusivamente em relação a localização, pq ele é bem bagunçado. Tem gente de toda parte, então tá sempre uma zona. O hotel é antigo, e não tem elevador. Os quartos do último andar pareciam gambiarras pq tinha partes do teto em que vc não cabe em pé embaixo, hahaha... tipo um sótão. Se forem ficar lá, atenção a escolha do quarto, peça quartos no primeiro andar.

 

Eu fiquei no primeiro andar, minha sacada dava pra piscina e pras águas termais de Pamukkale, vista mais do que privilegiada!

 

598dc1bc55f5a_2HotelTripolis.JPG.694df0dbb638ec74bb903120861872a3.JPG

 

Na noite em que chegamos saímos pra andar mas logo voltamos pra casa... queria dormir cedo pra curtir o dia seguinte!

 

Então vamos ao que interessa... a antiga cidade grega de Hierápolis, em turco... PAMUKKALE! ::love::::love::::love::

 

598dc1bc5a5bd_3EntradadePamukkale.JPG.bdac9500aa449a616a13c4dacf0c665d.JPG

 

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Em Pamukkale existe uma combinação única de natureza exuberante com Grécia que é apaixonante. Logo na entrada a gente já avista ruínas de cidades de milênios atrás e os travertinos... eu não sabia pra onde correr primeiro!

 

Resolvi começar pela parte histórica e deixar os travertinos pra ver com mais calma. As ruínas de lá são legais, mas eu sabia que ia ter experiências melhores neste quesito em Ephesus, por isso andei um pouco mais rápido. O sol tb tava de rachar, muito forte mesmo, dava uma desanimada...

 

Vamos às imagens da parte histórica:

1.JPG.3c62855f0d5da06c5e9aa3d5bf30f7ec.JPG

 

Essa piscina da Cleópatra, que nunca esteve aqui, é extremamente cênica e pode ser utilizada. Leve roupas de banho para Pamukkale e passe o dia todo aqui! Pelo menos um dia inteiro! Tinha uma explicação pra essa piscina ter o nome da Cleópatra, mas nesta altura do campeonato eu já tinha abandonado as explicações históricas, kkkkk

2.JPG.8469c09ab5dc40dd46acc3a8e270f59b.JPG

 

3.JPG.afc2cb40ca1b82537d7d348ad5898455.JPG

 

4.JPG.e788b779c1ce3d646544757d5ba1c6c8.JPG

 

5.JPG.b10bd3325c29ee997c2c2ae8880424a2.JPG

 

6.JPG.7e0b132c3bb342aee6bf93e270a18145.JPG

 

Todo teatro grego tem capacidade de abrigar cerca de 10% da população da cidade em que se insere, com base nisso são feitas as estimativas do número de habitantes das antigas cidades!

7.JPG.808e5a96ef012ab9f2d70dc66b2c8bbc.JPG

 

E os travertinos! Os travertinos são formações geológicas, essas bacias... quem curte caverna já viu muito disso. Eu já tinha visto sempre dentro de cavernas, mas pequenos... nunca deste tamanho! Por estas montanhas de travertinos escorre água quente... a rocha original das montanhas é basalto, mas a água saturada de calcário tinge tudo desse branco fabuloso! O calcário fica depositado de forma definitiva na rocha, mas uma camadinha fina fica depositada no fundo... conforme andamos, esse pozinho tinge a água de azul e branco.

 

Nenhuma foto traduz a beleza deste lugar. Só vendo!

8.JPG.9e2c39185d7bcad8889558c8f28e609c.JPG

9.JPG.3a5a014b771c068914788d99097cbb40.JPG

10.JPG.3ff6d9a0c46a20eae5914e6aeb2ef1fe.JPG

11.JPG.2ce1c2ef29ec1fa1ac3614f35c83e7b9.JPG

12.JPG.f1f767047d26bc197f23676702ae8660.JPG

13.JPG.0594aabae74e02f36eb3ad35847b4408.JPG

 

Se eu tivesse que escolher um lugar pra voltar na Turquia, seria este!! Amei!

 

Coisas chatas:

1 - esta paisagem é natural mas está alterada. A água quente que escorre pelas montanhas era muito abundante no passado, mas a instalação de dúzias de hotéis na região acabou por minar a água das montanhas, hoje bastante diminuída em volume! Eles fazem um esquema de direcionar água pras diferentes formações da região, então a cada temporada tem algumas montanhas "funcionando" e outras "desativadas". Li relato de pessoas que foram e viram as rochas secas. Preço que se paga pelo turismo predatório e inconsequente! ::putz::

 

2 - falando em turismo predatório e gente otária, na entrada de pamukkale somos orientados de que podemos andar pela região, nadar na piscina da Cleópatra, mas não SUBMERGIR nos travertinos, somente andar por eles. Isso pq tinta de cabelo, roupa e outros pigmentos podem manchar as rochas... milhares de pessoas passam por dia neste lugar (o começo sempre cheio de gente, vá lá no fim da montanha pra ter paisagens exclusivas). E pergunta se todo mundo respeita essa regra? Não, tem gente babaca em todo lugar do mundo! Se não tem fiscalização, o mané vai lá e faz o que não pode... como me irrita. ::grr::

 

Dica:

Vá de manhã mas não muito cedo. Se for muito cedo, curta primeiro a parte das ruínas. Como a água hoje em dia é controlada, no começo do dia as rochas estão mais secas, a água aumenta com o passar do dia!

 

Continua...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

EPHESUS

Saindo de Pamukkale, sem querer ir embora, rs, rumamos para a cidade de Kusadasi, no Litoral. Mas no caminho tinha Eféso (Ephesus)! Cidade greco-romana melhor preservada na Ásia Menor desde os séculos I e II, próxima a atual Selçuk.

É impossível tentar resumir a história deste lugar, se alguém tiver curiosidade, dá uma olhada no wikipedia! É demais! Me senti na Grécia!

 

3.JPG.2633a9856405823d3f326903e6df0d94.JPG

 

4.JPG.fa69906c033c42cbee048c6c915d1f23.JPG

 

5.JPG.5980fd829dd62b7a9e5bdfa18c780c56.JPG

 

Próxima de Selçuk tb está a "Meryemana"... última morada da Virgem Maria na terra. Se ela de fato morou naquela exata casa ou não ninguém sabe ao certo, mas a história é bem legal e se não foi nessa foi perto. Se vc estiver no caminho acho que vale a visita independente de religião. Aliás, a maioria que visitava a casa não era cristã, e sim islâmica mesmo. Eles reconhecem em JC um grande profeta e que a mulher que o gerou merece atenção. Achei legal, não tinha ideia. Eu não sou nada religiosa e não participo efetivamente de nenhuma religião, mas confesso que esse lugar me deixou arrepiada quando entrei. Não sei pq... talvez seja efeito placebo, mas eu tive uma crise de choro. De saudade do meu filhote que tinha ficado no Brasil. :´(

 

1.JPG.b2eb305954b72c229716b605b7340e45.JPG

 

2.JPG.d58bef6489fab25c2ed3b183521a7b7c.JPG

 

Passada a crise de saudadinha seguimos viagem e chegamos em Kusadasi, no litoral!

 

KUSADASI

Cidade litoranea, com praias lindas, mas fiquei pouquíssimo tempo. Foi praticamente o fim de tarde e a pernoite pra quebrar a longa jornada da estrada. Hospedamos no Euphoria Resort... eu não sou muito dessas coisas, nunca nem tinha experimentado, achei demais! kkkkk... pra quem pode e gosta é legal, recomendo. Eu só fiquei lá pq tinha acabado de abrir e tava com um preço que devia ser 10% o valor da diária, kkk De manhã já nos despedimos da cidade com destino a Bursa! Se o objetivo da viagem for praia acho que Kusadasi é um bom lugar pra se ficar... o Mar Egeu tem algumas das praias top do mundo!

 

6.jpg.418ab962717c4be7a7f9774e6cea85b3.jpg

 

BURSA

Passamos o dia na cidade, visitando Mesquitas e principalmente o mercado da SEDA. Mulheraaaada... aquilo é demais. Tem lenço de tudo que é jeito e preço. Os de seda de verdade são mais caros, mas tem milhões de outros lindos a preço de banana! Eu não sou muito consumista, comprei pouca coisa, pra mim, mãe... mas me arrependo. Era barato demais, devia ter trazido lenço até pra quem não usa! Se estiver no seu caminho uma passada rápida pela cidade seria bacana, especialmente este mercado. A cidade de Bursa é a quarta maior da Turquia, com 2 milhões de habitantes se não me engano...

 

7.jpg.12a6b14bf9c3c2cf0c1e073edd7b1a76.jpg

 

8.jpg.f5b0ee78529023d528603bbad368ce10.jpg

 

E era hora de acabar!! Pegamos um Ferry em Bursa para atravessar o Mar de Mármara, com destino a Istambul, onde dormimos mais uma noite e partimos no dia seguinte!!

 

9.jpg.4aec2d6aeb2777fdfcf89a9cecdf87b4.jpg

 

Acho que ficou bem claro, pela quantidade de vezes que eu usei as palavras "fantástico", "impressionante", "mágico" e por aí vai que eu curti muito né? rs ::love::::love::::love::::love::

A Turquia tem coisas que me agradam muito: paisagens de tirar o fôlego, história, arte e cultura! Gostei muito de conhecer a cultura islâmica e pretendo repetir em breve... no Marrocos!

 

::love::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...