Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Dúvidas - Passes de Trem e Roteiro - Alemanha


Posts Recomendados

  • Membros

Vou viajar para a Alemanha em março com minha irmã e estamos com dificuldade para decidir qual o melhor maneira para nos deslocarmos.

A princípio nosso trajeto seria Munique – Füssen+Schangau – Rothenburg ob der Tauber – Colônia – Berlim – Dresden – Nuremberg – Munique.

Inicialmente achei que o German Rail Pass Twin seria o mais vantajoso para a gente, mas agora tenho minhas dúvidas. Algumas distâncias entre as cidades que iremos visitar são bem longas, como a de Colônia para Berlim e de Berlim para Dresden, outras nem tanto (como o caso de Munique para Füssen). Como vamos ficar poucos dias no total (22/03 a 04/04), o ideal seria fazer os deslocamentos mais longos à noite, para podermos aproveitar melhor as cidades. Mas, ao mesmo tempo, também queremos uma opção que não fique muito pesada financeiramente.

Olhando o site da DB vi que tem dois passes diferentes do German Rail, ambos para 2 pessoas viajando juntas:

 

Online ticket: 5, 10 or 15 consecutive days of travel

Postal delivery: 3-7 or 10 day with non-consecutive travel

 

O passe com dias consecutivos é mais barato, mas estou na dúvida de como realmente funciona. Entendi que no consecutivo, a partir da data que você escolhe como inicial, você pode viajar todos os dias, quantas vezes quiser, usando o mesmo passe, desde que no período de 5, 10 ou 15 dias (conforme o bilhete que comprar). Já o não consecutivo, você pode usar ele 3-7 ou 10 dias. Então, se eu comprasse o de 7 dias, poderia usar no dia 23, 25, 26, 27,31, 1 e 3, por exemplo. Eu poderia viajar dias consecutivos ou não, contanto que só o usasse em 7 dias. E eu poderia ir e voltar quantas vezes quisesse no mesmo dia, que contaria como 1 dia de uso. É isso mesmo?

 

Vi que dependendo do destino e do trem que for usar, é recomendável reservar o assento. No nosso caso, viajaríamos numa data que não tem tanto movimento se comparada com o verão. Vale a pena reservar o assento? Ou só reservo para os trajetos mais longos?

E considerando as cidades que vamos visitar, vale a pena comprar outros bilhetes para transitar nos locais mais próximos ao invés do passe? Ou compramos o passe e o usamos para todos os deslocamentos? Ou uma 3ª opção?

 

Em relação ao roteiro, sabemos que são poucos dias para muitas cidades, mas queremos aproveitar ao máximo o tempo que temos. Eliminamos algumas cidades, mas ainda ficaram muitas. Vocês acham que este roteiro é viável? Ou devemos incluir ou eliminar algum local?

 

Estamos bem indecisas sobre o que fazer, qualquer ajuda seria ótima!

Link para o post

  • Membros de Honra

São muitas cidades, mas se você planejar os deslocamentos direitinho, de modo a otimizar o tempo, acredito que dê para visitar sim estes locais neste tempo. Mas tem que ser um roteiro bem planejado e ajeitadinho para que seja possível fazer tudo isto. Também tem que ver se o dia 22 e 04 seriam aproveitáveis, pois geralmente o dia de chegada e o da volta são meio que perdidos em função de toda a burocracia dos aeroportos...

 

Apesar de ser meio distante, de Colônia a Berlin são somente 4:30 horas de viagem no trem diurno normal, já no trem no trem noturno, são somente 6 horas de viagem, muito pouco tempo para se conseguir dormir e descansar no trem, alem de chegar em Berlin num horário ruim, as 4 da manhã. Pegue o trem das 18:48 em colônia, dá tempo de você aproveitar o dia em Colônia, e ainda chegar a tempo em Berlin de ir dormir no hotel e acordar descansada no dia seguinte. De Berlin a Dresden são somente 2 horas de viagem, ou seja, é mais rápido do que ir a Fussen saindo de Munique...

 

Outra questão, fazer Munich x Rothenburg ob der Tauber x Colônia não é a melhor opção, pois as viagens são meio demoradas, com várias conexões pelo caminho. O ideal é combinar Rothenburg ob der Tauber com Nurenberg, pois para chegar/sair de Rothenburg, obrigatoriamente você vai ter que fazer conexão em Nurenberg. Então é melhor vocês ficarem hospedadas em Nurenberg ao menos 1 noite, ficando um dia em Nurenberg e no outro fazer uma day-trip para Rothenburg.

 

Logisticamente ficaria mais fácil fazer: Munique(day trip para Fussen) > Colônia > Berlin > Dresden > Nurenberg(day trip para Rothenburg) > Munique

 

Quanto aos passes "consecutive days of travel" e " non-consecutive travel", é isto mesmo que você entendeu, o "consecutive days of travel" permite você viajar todo os dias em até 15 consecutivos, já o outro permite você viajar até 7 dias consecutivos ou alternados dentro de 30 dias contando a partir da data inicial do passe.

 

Pessoalmente eu acho estes passes um pouco caros, se você tiver um roteiro com cidades e datas definidas, reservas de hospedagens feitas, não tem muita vantagem em você comprar um passe, compre as passagens avulsas antecipadamente pela internet, que provavelmente será mais barato. O passe costuma ser vantajoso para quem viaja sem um roteiro definido, escolhendo as cidades a serem visitadas lá na hora ou então para quem está viajando muito em cima da hora.

 

Na Bavária(Munique, Nurenberg, Rothenburg, Fussen e Schangau) você pode utilizar passes regionais como o Bayern Ticket ou o Régio Ticket, onde duas pessoas viajam juntas um dia inteiro por apenas 25 ou 28 Euros.

 

Numa pesquisa rápida que eu fiz agora para datas aleatórias em março/abril encontrei estes valores para passagens avulsas:

 

2 Pessoas Por pessoa

Munich x Fussen 25 12,5

Munich x Köln 58 29

Köln x Berlin 58 29

Berlin x Dresden 38 19

Dresden x Nurnberg 58 29

Nurnberg x Rothenburg 28 14

Nurnberg x Munich 25 12,5

 

Total 290 145

Link para o post
  • Membros

AdrianoLB,

 

Obrigada pelas dicas!

Realmente, fiz as contas hoje de manhã e sai bem mais em conta não comprar o passe!

E estávamos mesmo na dúvida em relação ao trecho de Munich x Rothenburg ob der Tauber x Colônia, pois o deslocamento seria bem trabalhoso (no mínimo 3 conexões) e não sabíamos o que fazer.

E chegamos lá pelas 11h da manhã no dia 22 (saímos daqui do Brasil no dia 21) e só voltamos à noite no dia 4 (chegando aqui no dia 5), então ao menos 1/2 dia no dia que chegamos e 1/2 dia na volta daria para aproveitar um pouquinho.

 

Você acha que vale a pena ficar em Munique e fazer day-trip para visitar os castelos (Schloss Neuschwanstein)/Hohenschwangau)? Ou nesse caso ficamos em Füssen mesmo? Tinha lido em algum lugar que valia a pena ficar hospedado em Füssen para visitá-los...

 

Muito obrigada pela ajuda! :wink:

Link para o post
  • Membros de Honra

Quando eu estive lá, fiquei hospedado em Munique e visitei os castelos em uma day-trip, inclusive a maioria das pessoas faz isto para visitar Neuschwanstein/Hohenschwangau. Saindo lá pelas 09:00 da manhã de Munique, dá para visitar os castelos tranquilamente. Só não vai dar tempo de ficar passeando pela cidade de Fussen.

 

Tem também a questão do clima, visitar Neuschwanstein/Hohenschwangau num dia com chuva ou neve não rola, é uma fria literalmente. Ficando hospedado em Munique você pode escolher o melhor dia para ir a Fussen, de preferência um dia de sol, pois a vista vai ser espetacular.

 

Pessoalmente eu não gosto de ficar trocando de hotel todo dia, é muito transtorno, tem que fazer e desfazer malas, fazer check-in e check-out, achar em que raio de rua fica o hotel, carregar mala todo o dia, etc... Ou seja, isto vai comendo tempo e no final perde-se praticamente o mesmo tempo do que se fizer day-trip...

Link para o post
  • 10 meses depois...
  • Membros de Honra

A melhor forma seria você ir de Munich até Nürnberg, com o Bayern Ticket a passagem de trem custa 23 euros na http://www.bahn.com, ficar hospedada 2 dias em Nürnberg e visitar Rothenburg ob de Tauber como um bate-volta a partir de Nürnberg usando o Bayern Ticket, e por fim pegar um trem para Berlin a partir de Nürnberg.

Link para o post
  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...