Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Entre para seguir isso  
Marco Paccola

55 dias no leste Europeu (Abril - Junho)

Posts Recomendados

Salve companheiros mochileiros, estou regressando após um longo período ausente do fórum. Fiquei muito tempo sem poder viajar por longos períodos, mas felizmente esse ano poderei aproveitar o primeiro semestre inteiro para viajar!

Infelizmente como não possuo dinheiro suficiente para ir viajando por ai a ermo, montei o roteiro de viajem que pretendo seguir em meu primeiro mochilão pela Europa.

Fiz a opção pelo Leste Europeu por dois motivos:

1 Meu perfil de viajem (gosto de visitar locais mais rústicos, com muita história e pouco explorados pelo turismo tradicional)

2 É mais barato que o oeste europeu ::otemo::::otemo::

A data eu escolhi devido às temperaturas já estarem mais quentes entre abril e junho, já que não poderei ir no verão europeu.

Ainda estou bem indeciso com algumas coisas do roteiro (este é o primeiro esboço) mas pelas minhas experiências anteriores, acredito que seja viável

Espero que vocês possam me ajudar com dicas e/ou críticas a respeito do trajeto, coisas que eu deixei de fora e que valem a pena a visita (claro, dentro do roteiro possível) ou outros apontamentos.

Segue o Roteiro:

Serão 55 dias, a maior parte dos trajetos tentarei fazer por via terrestre (trem) exceto os mais longos e aqueles que indiquei. Para estes vou tentar comprar a passagem aérea com antecedência.

O itinerário será o seguinte:

Saida de São Paulo 15/04

Chegada em Istanbul 16/04

Istanbul 3 dias

Atenas 2 dias

Sofia 2 dias

Pristina (kosovo) 2 dias

Podgorica 2 dias (resolvi tirar essa cidade do roteiro e usar os dois dias reservados a ela em algum outro local que eu goste muito)

Sarajevo 2 dias

Zagrebe 2 dias

Veneza 2 dias

Roma 4 dias

trecho percorrido de avião

Bruxelas 3 dias

Amsterdã 3 dias

Berlin 4 dias

Praga 3 dias

Viena 3 dias

Bratslava 1 dia

Budapeste 2 dias

Varsóvia 2 dias

Moscou 4 dias

Istanbul (apenas para pegar o voo de volta)

Notem que eu deixei 8 dias livres para o transporte e alguma mudança ou atraso!!

Retorno a são paulo em 11/06

O orçamento para esta viajem, fora as passagens de ida e volta do brasil é de R$ 18.500,00 (aproximadamente 100 Euros por dia)

Agora preciso da opinião e ajuda de vocês....

Agradeço a todos desde já

Abs

7417.jpg.901f4ee6712cb22f42138842009f4a68.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Acho que a parte de Istambul até Veneza você não vai conseguir fazer de trem, vai ter que ser de ônibus mesmo, pois acredito que não haja trens ligando estas cidades de uma forma rápida e eficiente. E de Istambul a Atenas, acho que seria melhor ir de avião também...

Compartilhar este post

Link para o post
Olá,

Acho que a parte de Istambul até Veneza você não vai conseguir fazer de trem, vai ter que ser de ônibus mesmo, pois acredito que não haja trens ligando estas cidades de uma forma rápida e eficiente. E de Istambul a Atenas, acho que seria melhor ir de avião também...

Oi Adriano,

Eu imagino que este trecho deve ser realmente o mais complicado...

De resto você teria mais alguma dica a respeito das cidades?? Estou pensando seriamente em retirar "Sofia" do roteiro e acrescentar mais uma cidade na Itália, ou até mesmo estender a rota a Londres e Dublin (acrescentando mais 5 dias na viajem, mais alguns daqueles que tem de bônus, para estas cidades). Você acha uma boa??

E com relação ao orçamento?? é viável??

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço pessoalmente estas cidades do leste, mas pelo que o pessoal fala, Sófia não tem nada de muito interessante para se ver e fazer... o mesmo se aplica a Pristina e e Podogórica... Em Montenegro e Albânia, os locais mais interessantes ficam no litoral, mais aí a história é outra, pois se já é meio complicado ir para as capitais, o interior é mais complicado ainda.

Zagreb é outro local sem muitos atrativos, mas que o pessoal acaba visitando por que obrigatoriamente tem que passar por lá para ir a Split/Hvar ou Dubrovnik, que são os locais que interessam na Croácia.

Quanto ao orçamento, o problema é que as passagens entre as cidades estão entrando neste valor, e eu não faço a menor ideia de quanto custariam estas passagens pelo leste, a única experiência que eu tenho relacionado a isto é na Croácia, se precisar de avião para algum trecho, prepare o bolso, pois facilmente chegam a 200 Euros, eu tentaria começar levantando os custos das passagens internas, para ter uma ideia do quanto sobraria para o resto.

Quanto ao orçamento do dia a dia, depende de como você for gastar, se vai ficar em quarto privativo todo dia, se vai almoçar e jantar em restaurante todo dia, etc... Mas num mochilão econômico, ficando em quarto compartilhado de hostel e almoçando/jantando fora poucas vezes, eu estimaria uma média na casa dos 40 a 50 Euros por dia, se for ficar em hotel privativo, some mais uns 30 Euros por dia em média..

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas dicas Adriano,

Depois de algumas pesquisas e leituras pelo fórum fiz algumas alterações no roteiro, tirei alguns lugares do leste europeu e acrescentei Londres e Dublin.

Além disso, resolvi nao comprar passagem de ida e volta pela turquia, já que a diferença de preços não ficou muito grande, vou voltar direto de moscou.

Também aumentei para 60 dias o total da viagem.

Segue o novo itinerário:

Chegada por:

Istanbul - 5 dias em na região.

de avião para Atenas: 97 Euros (pela Aegean Airlines)

Atenas e ilhas gregas - 5 dias

Sarajevo/Dubrovik - 2 dias

Zagreb - 0,5 dia (apenas passagem rumo a Veneza)

Veneza - 2 dias

Roma - 4 dias

de avião até Londres: R$ 170,00 (pela Iberia)

Londres - 5 dias

Liverpool - 2 dias

Dublin - 3 dias

de avião até Bruxelas: 65 Euros (pela Aer Lingus)

Bruxelas - 2 dias

Amsterdã - 3 dias

Berlin - 5 dias

Praga - 3 dias

Viena - 2 dias

Budapeste - 2 dias

Varsóvia - 2 dias

de avião para Moscou: 200 Euros (pela Air berlin)

Moscou - 4 dias

S. Petesburgo - 3 dias

retorno a moscou e Brasil.

Assim como no outro roteiro, deixei 5 dias livres para eventuais mudanças.

Estou prestes a comprar as passagens, só preciso confirmar a locomoção entre algumas cidades, por exemplo:

A melhor maneira de chegar de Istanbul a Atenas e de Atenas a Sarajevo

O avião entre Dublin e Bruxelas

E o trajeto entre Budapeste/Varsóvia/Moscou (a melhor maneira de se fazer)

Se puderem me ajudar com isto vai adiantar muito minha vida hehehehe

Abs

rota.jpg.ce3b10870543835dd7769ef6486a44fb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer complicar o seu roteiro ou colocar mais dúvidas na sua cabeça, mas... Eu acho quase um pecado ir a Turquia e não dar uma passadinha na Capadócia, dê uma olhada se não lhe interessa...

Ano passado, eu queria ir a Grécia e Croácia, mas acabei desistindo, por que simplesmente não tem como ir da Grécia até a Croácia de uma forma rápida e barata, não tem trem, não tem ônibus e os poucos voos custam um absurdo. A única forma viável que eu encontrei, foi pegar um voo para Roma, passar uns dias em Roma e Veneza, depois voltar a Roma e pegar outro voo de Roma a Dubrovnik ou Zagreb.

Conselho que eu posso lhe dar, não feche nada na pressa e correndo, um roteiro de 60 dias pelo Leste Europeu não é algo para ser definido em 1 semana, a maioria das pessoas aqui no fórum passa mais de mês planejando um roteiro destes.

Então a menos que dinheiro não seja problema para você, não compre nada antes que você tenha o roteiro pelo Leste Europeu bem definido, os deslocamentos por lá costumam ser bem complicados e caros se não forem muito bem planejados, e é bem frequente o pessoal chegar aqui no fórum desesperado, por que já compraram as passagens na maioria dos locais, mas falta um trecho lá no Leste, que não tem jeito de encaixar sem gastar 400 Euros em passagens aéreas...

Muitas vezes fazendo um sequencia que não pareça lógica olhando no mapa pode acabar sendo bem mais barata, pois as vezes você consegue encaixar alguns voos low-cost que mesmo deixando o roteiro fora de "sequencia", podem ter um impacto grande no custo final. Ou você acabar descobrindo que na soma final dos deslocamentos internos é mais barato chegar por Londres e ir embora Moscou do que chegar por Istambul...

E para descobrir isto, não tem jeito, é muita pesquisa e simulação de várias combinações.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pesquisava um roteiro de 50 dias por lá, ficando mais tempo pela Grécia, chegar por Atenas, seguir de bus até Istambul, e de lá, ou subir em bus via Sofia 1N, ou pegar um lowcoast. Cidades alvo: Budapeste, Bratislava, Cracóvia, Viena, cesky Budejovice, Praga, Dresden, Berlim, e a partir destas alguns passeios por locais próximos.

Tinha pensado em começar por Holanda e Bélgica, mas cortei após pesquisar os preços de hospedagem, fora do meu $$.

Na Grécia, não encontrei quase nada sobre transporte de bus, não há trem para sair do país, mas tem bus entre Tessalia e Istambul, e como incluiria Meteora, seria uma boa opção. Recomendo que também dê uma prévia pesquisa em valores de hospedagens, se o seu orçamento é econômico... Particularmente, acho que seu roteiro está bem espalhado pelo mapa, o que aumenta bastante o custo de deslocamento. Prefiro focar uma área e explorar mais as diferentes opções. Também adoraria conhecer toda A Europa, mas não dá para fazer isto de uma vez só, pq se acaba perdendo várias lugares de grande interesse, a menos que o objetivo seja contar países e carimbar capitais. Os trens são rápidos, mas em geral mais caros. Tentaremos alguns deslocamentos em bus, que em alguns casos, nem demora tanto mais.

Concordo com um outro comentário, pesquise bem antes de comprar sua passagem aérea, e os 5 dias que tem de folga no roteiro, tente distribuir entre as etapas que terão vôos internos para não correr o risco de perder a data de um voo ou ou só chegar na cidade para correr para o aeroporto...

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Marco! Irei realizar uma viagem parecida em abril e estou enlouquecendo com a questão do transporte rsrs

Fui à Rússia em 2012 e acredito que 100 euros por dia não sejam suficientes, por mais que o dinheiro deles esteja desvalorizado o país é caríssimo para o turismo! Se prepare para gastar um pouco mais que o planejado rsrs

Se você não tiver interesse em entrar no Museu Hermitage 3 dias em São Petesburgo serão suficientes, caso contrário eu acrescentaria mais uns dois! ::love::::love::

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, finalmente fechei (mais ou menos) o roteiro e comprei as passagens... Ao invés de 55 dias, dei uma estendida :D:D Serão 67 dias. Segue a data e o roteiro:

27/04/2015

Sao Paulo - Roma

Roma 4 dias

Veneza 2 dias

Milão 2 dias

Lion 3 dias (tenho amigos a visitar ::otemo:: )

Paris 4 dias

Londres 5 dias

Bruxelas 2 dias

Amsterdam 3 dias

Berlin 5 dias

Praga 2 dias

Viena 2 dias

Budapeste 3 dias

Zagreb 2 dias

Litoral da Croácia 3 a 4 dias

Sarajevo 2 dias

Belgrado 2 dias

OŚWIĘCIM 2 dias

Varsóvia 3 dias

Moscou 5 dias

St Petesburg 3 dias

Moscou - São Paulo 02/07/2015

Deixei uns 6 dias livres para o transporte... talvez não seja suficiente, mas o roteiro é bem flexivel!!

Minha maior dúvida agora é... A melhor moeda a se levar é o EURO? devo levar um pouco de dollar também??

Valew galera ::otemo::

Compartilhar este post

Link para o post
Litoral da Croácia 3 a 4 dias

Sarajevo 2 dias

Belgrado 2 dias

OŚWIĘCIM 2 dias

No geral está razoavelmente bom, eu só vejo problemas em como você vai conseguir encaixar estes locais que destaquei sem que gaste uma fortuna ou que perca um monte de tempo no deslocamento... Mas neste item, só posso lhe desejar boa sorte nas pesquisas pois eu não saberia como lhe ajudar.

A maior parte do seu roteiro vai ser em Euros, então leve tudo em Euros mesmo, Euros inclusive tem aceitação melhor de que dólar em muitos países europeus que não adotam o Euro.

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

• Criar Novo...