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Itália, Alemanha e França - 2015/2016


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  • Membros

Fala pessoal, tudo bem? Feliz 2015!! :)

 

Estou planejando uma viagem em dezembro de 2015 e gostaria da opinião de vocês quanto à distribuição dos dias, cidades, sequência etc.

 

Ficou, a princípio, assim:

 

12/12/2015 – SP (saída às ........) para ROMA

13/12/2015 – ROMA

14/12/2015 – ROMA

15/12/2015 – ROMA

16/12/2015 – ROMA

17/12/2015 – ROMA saída às ....... para FLORENÇA (trem)

18/12/2015 – FLORENÇA

19/12/2015 – FLORENÇA ..... bate volta Pisa

20/12/2015 – FLORENÇA

21/12/2015 – FLORENÇA saída às ........ para VENEZA (trem )

22/12/2015 – VENEZA

23/12/2015 – VENEZA saída às ...... para MILAO (trem)

24/12/2015 – MILAO

25/12/2015 – MILAO

26/12/2015 – MILAO

27/12/2015 – MILAO

28/12/2015 – MILAO saída às ..... para VERONA ( trem )

Pernoite em Verona - 28 a 29/12

29/12/2015 – VERONA saída às ..... para MUNIQUE ( trem)

30/12/2015 – MUNIQUE

31/01/2016 – MUNIQUE

01/01/2016 – MUNIQUE

02/01/2016 – MUNIQUE ..... ver bate volta ao castelo de Neuschwanstein

03/01/2016 – MUNIQUE saída às ..... para PARIS (vôo – chegada às .....) 03.01 a 08.01

04/01/2016 – PARIS

05/01/2016 – PARIS

06/01/2016 – PARIS

07/01/2016 – PARIS

08/01/2016 – PARIS saída às ..... para SP

Chega em SP dia 09/01/16, pela manhã!

 

 

O que vocês acham? Indicam algum bate volta/passeio imperdível nas cidades?

Agora vou começar a ver hospedagem, se tiverem indicações também, será de grande ajuda!!

 

Obrigada!!

 

Bjs!

 

 

Cilene

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  • Colaboradores

Na Itália conheço Roma e Veneza, mas todos comentários e relatos aqui falam que não tem muita coisa em Milão, seria melhor você distribuir estes dias em lugares mais

interessantes, claro que fica a seu critério, por isso fiz o comentário em relação a ter algo especial em Milão.

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  • Membros de Honra

Cilene,

 

Você viajará no inverno, quando os dias são mais curtos. Então a primeira dica é programar as viagens de trem para depois das 16h. Caso contrário não irá sobrar tempo para passear com luz do dia.

 

De Veneza faz mais sentido ir para Verona e, de lá, para Milão. O tal do passeio a que você se refere deve ser o Bernina Express. No caso, você pega o ônibus da Bernina Express até Tirano e, de lá, até Chur, na Suiça. De Chur você vai para Zurique e, de lá, pega o trem direto para Munique. Não faz sentido algum voltar para Milão e depois ir para Verona.

 

Na minha opinião é muita volta. De Veneza eu iria para Verona e, de lá, já pegaria o trem para Munique e encaixaria outra coisa no roteiro. Perda de tempo bem menor, o que te permitiria ter mais tempo para outras coisas que podem ser tão interessantes quanto a proposta do trem, que pode ser feito em outra viagem focada na Suiça.

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  • Membros

MarcosPereira, olá!

 

Na verdade, eu nem faria tanta questão de Verona, nem estava no roteiro inicial, mas optei do modo que está por conta da passagem de trem. Eu iria de Milão para Munique, mas a passagem, além de ser mais cara, tinham conexões de apenas 10 minutos em Verona. E o aéreo, um absurdo! Por isso incluí esse dia em Verona para sair com mais "facilidade" até Munique.

 

Sobre o passeio na Suíça, amigos indicaram um roteiro que vai à St Moritz e volta no mesmo dia. Sei lá, me empolguei e cogitei a hipótese por, de acordo com os relatos, ser fácil. Nem pensei em Zurique ou outra cidade mais a fundo pelo motivo de que pretendo fazer outra viagem focada na Suíça no futuro.

 

Mas vou repensar! rsrs

 

Sobre trens à tarde, ótima dica! Não tinha pensado nisso! ;)

 

Obrigada!!

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  • Membros de Honra

Oi, Cilene.

 

Eu tinha planejado ir de Veneza para Munique, mas o trem na maioria dos dias tem conexão em Verona. Acabou que a incluí no roteiro e gostei, foi legal passar uma tarde lá. Já Milão é um ponto meio fora da curva, você desvia demais do caminho de Munique. E não é uma cidade especial, que justifique o desvio.

 

Esse trem que vai a Chur é o mesmo que vai a St Moritz, é o Bernina Express. Ir e voltar no mesmo dia vai te tomar um dia todo, são 2h30 de Milão a Tirano (em vez de pegar o busão até Lugano) e mais 2h de Tirano a St Moritz. Tudo isso por trecho. No bate e volta são 9h só dentro de um trem. Total furada na minha opinião...

 

A sugestão de ir a Zurique é justamente para evitar perder tempo. Em vez de levar as 4h30 voltando de St Moritz a Milão (sem contar o tempo esperando as conexões), mais 1h30 de Milão a Verona e mais 5h30 de lá até Munique (total - 11h30, novamente, sem contar conexões), você faz um trecho mais direto - De St Moritz a Chur são 2h, de Chur a Zurique 1h, de Zurique a Munique 4h (total 7h). Sem falar que é um caminho bem mais agradável, embora o trecho Veneza-Munique também seja bonito.

 

Mais direto ainda é você de St Moritz fazer conexão em St. Margrethen, chegando a Munique em 6h (já contando o tempo da conexão).

 

E se tirar Milão do roteiro e ir direto de Verona para Munique, você gastará apenas 5h30, contra nada menos do que 17h30 dentro de trens na proposta que você colocou. Eu usaria essas 17h30 passeando pelas cidades, em curtos bate e volta. Andar de trem na Europa é muito legal, muitas vezes um passeio por si só, mas a ponto de perder tanto tempo de viagem não é uma boa na minha opinião.

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  • Membros de Honra

Claro que depende dos seus interesses, mas Milão é uma cidade para 2 dias no máximo, e olha que para preencher 2 dias já é meio complicado, você tem que ficar "procurando" o que fazer caso não esteja pensando em ir lá para fazer compras. Quando estive lá, visitei praticamente tudo o que é interessante turisticamente em pouco mais de meio dia livre que eu tinha entre a conexão dos voos...

 

Caso realmente vá a Milão, eu também sugeriria o passeio pelo Bernina Express que o Marcos sugeriu e depois seguir de Chur/St Morritz até Zurich. A viagem de Milão até Zurich vai lhe consumir um dia inteiro, e tem paisagens incríveis, Em Zurique eu faria uma parada de 1 ou 2 dias para poder fazer um bate-volta a Lucerna antes de seguir a Munique. Caso ache a passagem no trem panorâmico do Bernina Express muito caro, dá para fazer a mesma rota do trem panorâmico com trens regionais convencionais que custam um terço do preço do trem panorâmico.

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