Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Ae galera...

uma lugar fantático é a chapada diamantina... eu fui pra lá duas vezes já e estou programando pelo menos mais umas 3, porque uma vez só não dá pra conhecer nada... a primeira vez que eu fui, fiz alguns passeios como poço do diabo, conheci xique-xique de igatu (que vale muito a pena!!!) e o principal foi a visita a cachoeira da fumaça. Saí com o intuito de conhece-la por cima e por baixo, começando por baixo. Foi um passeio de três dias com o muchilão nas costas, coisa de louco. Logo no primeiro dia de caminhada, saindo de Lencóis, passamos por algumas cachoeiras. Rolou aquele pit stop pra tomar o banho pois o sol era de rachar. Depois de um dia inteiro de caminhada chegamos ao acampamento que fica bem próximo da cachoeira já. Nesse acampamento foi possível encontrar outros grupos que estavam fazendo o passeio com outros guias (Sugestão: não faça sem um guia, por questões de segurança e também comodidade!!!). Enquanto montávamos a barraca o guia se encarregou de fazer o jantar, pois chegamos no acampamento por volta das 17h. O mais legal desse acampamento é que jantavamos todos juntos, inclusive o pessoal de outros grupos. Como eu fui no inverno, o tempo era muito frio, e fizemos uma fogueira onde todos sentaram em volta. O mais legal era que no acampamento foi possivel interagir com pessoas de diversos cantos do mundo tais como holandeses, ingleses, franceses e jamaicanos. No dia seguinte partimos rumo ao poço da cachoeira da fumaça. Como era inverno e não chovia a bastante tempo foi possível ve-la bem vazia, onde a pouca água que caía era espalhada pelo vento. O poço tinha uma água muito escura, devido a alta concentração de Ferro. O dia estava lindo com um sol de queimar a moleira, mas mesmo assim somente os valentes entravam na água. Diga-se de passagem eu fui um dos que não aguentou ficar na água por muito tempo. Ao final da tarde voltamos para o mesmo acampamento, onde novas pessoas tinham chegado. Jantamos e ficamos jogando conversa fora em torno da fogueira. Durante a noite choveu bastante para nossa sorte (vocês irão entender o porque!!!). Ao acordarmos no terceiro e último dia o tempo já estava bom, com o mesmo sol de rachar. Levantamos acampamento e partimos rumo à subida para ver a cachoeira por cima. Depois de uma longa e desgastante subida alcançamos o "topo". Como eu havia dito, tivemos sorte com a chuva pois foi possivel ver a cachoeira com um volume de água maior, com um aspecto totalmente diferente daquele visto no dia anterior. Ao me aproximar do despenhadeiro (com todo cuidado) senti um frio na espinha. Imagine olhar para 432m de altura??? Te garanto, em frações de segundo sua vida inteira irá passar na sua frente. Foi um dos momentos mais gratificantes da minha vida. Depois disso, iniciamos nossa volta para Lençóis, já com o pensamento na próxima vez. Resumindo em uma palavra: ESPETACULAR!!!!!

Abraço a todos.

 

 

[linkbox]Guia da Chapada Diamantina por Mochileiros.com

Escreva seu Relato sobre a Chapada Diamantina

Procurando companhia para viajar para a Chapada Diamantina? Crie seu Tópico aqui!

Chapada Diamantina - Tópico de Perguntas e Respostas

Troque informações sobre Hospedagem na Chapada Diamantina

Matéria sobre Igatu realizada pelo site Mochila Brasil

 

Relatos sobre a Chapada Diamantina:

Relato sobre a Cachoeira da Fumaça pelo Membro thiagomattos

Relato sobre Rio de Contas e Pico das Almas pelo Editor Michelschon

Relato sobre as Gerais do Machabongo pelo Membro peter tofte

Relato sobre a Cachoeira da Fumacinha pelo Membro peter tofte[/linkbox]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Legal seu relato dessa trilha Thiago.

 

... Essa é uma das trilhas mais interessantes para se fazer na Chapda Diamantina. Também fiz a trilha em três dias mas acho que se pudesse fazer em 4 dias curtiria mais alguns lugares. Pra quem está com um bom preparo físico e tem espírito aventureiro é um programa imperdível.

Segue um breve relato...

 

Trilha da Cachoeira da Fumaça

 

Fiz a trilha saindo de Lençóis e voltando de carro depois da Vila do Capão. O primeiro dia é o mais puxado, e as mochilas estão mais pesadas. Saindo de Lençóis segue-se para o Ribeirão do Meio e de lá começa uma subida que é bem puxada mas indo devagar é tranquilo, acho que o nome é serra do Veneno. Você passa o dia subindo e descendo a trilha e chega até a cachoeira do Palmital. Logo após a cachoeira monta-se acampamento na beira do rio numa área toda de pedra formando um canyon estreito.

 

O segundo dia é mais leve, saindo da acampamento chega-se até a gruta onde acampa-se na segunda noite (acho que o nome é gruta do Macaco). As mochilas ficam na gruta e você segue um pouco mais leve até a Cachoeira da Fumaça por baixo. Volta-de depois pra gruta seguindo na manhã seguinte para a parte alta da Cachoeira da Fumaça. O começo da subida é meio cansativo mas depois tem um longo trecho mais plano. O platô de onde despenca a cachoeira é uma região muito bonita com muitas flores, orquídeas, uma paisagem muito alto astral. Nesta parte você já encontra os turistas que vieram no passeio de carro de um dia que visita a Fumaça por cima; também encontra o pessoal local vendendo água/refri/cerva.

 

Depois de visitar a cachoeira por cima segue-se na direção da saída(ou entrada) do parque próximo a Vila do Capão, num local onde tem um barzinho e uma mercearia. Parada obrigatória depois de três dias andando, boa hora pra uma cervejinha e uns salgadinhos. Se for na época certa não deixe de experimentar o pastel de Jaca.

Na volta a Lençóis pegamos uma carona com uma van de uma das agências.

 

O preço do passeio pode ser negociado com o guia mas em geral eles cobram uma diária de R$60 em média. A comida é preparada na trilha mesmo com fogo de lenha. Prefira fazer a trilha com um grupo pequeno; alguns guias formam grupos de até 10 pessoas o que torna a caminhada mais lenta, grupos menores são mais ágeis.

 

Veja fotos em: http://www.geocities.com/eversilva/bahia/chapada/trilha_lencois_fumaca.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá a todos. Gostei muito deste tópico, tem tudo a ver com o que pretendo fazer em Julho (16 a 22/7/5). Nunca fui pra Chapada e gostaria de umas dicas, principalmente da trilha da Fumaça por baixo, que, lendo uns outros tópicos, fiquei alucinada para fazer.

Seguinte, reservei leito no Albergue de lá, alguém conhece? A moça foi muito atenciosa e o preço da diária foi convidativo, mas queria saber de alguém que ja conhece como é. Já pedi para ela tentar ver para mim algum grupo para a fumaça, dei duas opções (17 ou 18/7), mas nada como falar direto com um guia ou com alguma agência, me senitiria mais confortavel. Ela me deu o nome de 2 guias que costumam fazer grupos com o pessoal do AJ, o Flô e o Augusto, alguém conhece? O preço por dia com eles é R$70,00.

Bom, agradeço bastante se alguém puder me ajudar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O Albergue de lá não está com boa cotação na opinião do pessoal que escreve neste forum ... dê uma olhada nas mensagens anteriores sobre a Chapada; numa delas você pode encontrar alguns comentários sobre o albergue. Como acomodação posso te indicar a Casa da Dona Radi - http://www.geocities.com/eversilva/bahia/casaderadi . Confira, os preços devem ser mais em conta que o Albergue.

 

Acho que o Augusto é um rapaz argentino muito gente boa, se for esse o guia pode ficar tranquila, ele é um cara legal. Mas eu acho que o mais fácil é você arrumar um guia e um grupo assim que chegar lá. Acho melhor, assim você trata direto com o guia e combina o preço.

Esse preço de R$70 a diária está coerente, mas você pode conseguir por uma pouco mais ou um pouco menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Alguém arriscaria fazer a trilha da Cachoeira da Fumaça por conta própria, em um pequeno grupo sem um guia? Eu pergunto porque já estive na Chapada uma vez, para fazer a travessia Lençóis-Andaraí, os guias diziam que era imprescindível a presença de um no grupo, não entendi porque....fizemos por conta propria, sem problemas, gostaria de saber se há condições de fazer o mesmo na Fumaça, tenho GPS, já ajuda em algo, se alguém puder me disponibilizar o tracklog da trilha ou aonde conseguir ficarei muito agradecido!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A trilha para a Cachoeira da Fumaça não tem indicação nenhuma e não é tão fácil e evidente quanto Lençóis-Andaraí. Acho meio complicado fazer sozinho principalmente se for pela primeira vez.

 

A trilha começa depois do Ribeirão do Meio, sobre morro, desce morro, cruza um córrego, sobre outro paredão, desce até a cachoeira do Palmital ... e por aí segue. No caminho há algumas bifurcações confusas e trilhas que vão dar em outros cantos, também tem alguns lugares certos para cruzar rios, tem alguns trechos onde se sobe escalando as pedras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tive por aí também... é irado! Mias legal ainda é não voltar para Lençois e ficar no Vale do Capão. Lá tem 3 comunidades alternativas, com estilos diferentes. Fiquei numa chamada "Rodas" super organizada. Trabalhas pela manhã na natureza e depois curte as cachoeiras e o clima é super tranquilo, muitas crianças e tal. Também dá para continuar acampando tem outras milhares de cachoeiras de facil acesso por ali. E se tiver fôlego, a trilha Vale do Capão Lençois é linda! Outro treking é no Vale do Pati. Lindo também, 4 ou 5 dias. Ah e tem uma operadora de lá a Zen turismo cujo dono sempre ajuda os mochileiros. Rola ficar na casa dele, super boa, por 5 reais. E ele também junta gente e põe numa casa, sempre ajuda, sem cobrar nada. E tem seu Sá Neto o sapateiro da cidade que pode dar aquela força, sem falar o tiosinho da Tapioca. Ai que saudade da chapada!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...