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potirawg

13 dias na Bolívia - 1º mochilão da vida

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potirawg,

 

Estou indo para a Bolívia em março. Você disse que o hostel que vc ficou foi Bs 65 e que achou caro. Sabe de algum que valha mais a pena? E o preço médio das refeições? No post você falou que comer sanduiche no aeroporto foi Bs 75. Em La Paz, você tem uma idéia do preço das refeições?

 

brigadaaa! :mrgreen:

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potirawg,

 

Estou indo para a Bolívia em março. Você disse que o hostel que vc ficou foi Bs 65 e que achou caro. Sabe de algum que valha mais a pena? E o preço médio das refeições? No post você falou que comer sanduíche no aeroporto foi Bs 75. Em La Paz, você tem uma ideia do preço das refeições?

 

brigadaaa! :mrgreen:

 

 

Oi Luna

Na Bolívia é tudo muito barato em relação ao real. Por exemplo , esse hostel foi 65 bs , mas sai menos de 30 reais por pessoa. Ehehe

Todos os hostels ficam nessa média, 40 a 70 bs. Só que não adianta pagar barato e dormir mal, afinal o quarto não é privativo e os banheiros tb não. Vale a pena sempre perguntar pq as x não tem água quente, luz etc.. Por isso que eu disse que o Hostal Republica foi "caro" ehehe Mas tudo depende tb.

Eu amei o Loki. Se pudesse ter ficado todos os dias ali seria ótimo. PQ? Por 60 bs você ficava num quarto com mais 3 pessoas e banheiro. Tem quartos mais baratos, porém com mais camas. E tb tem privados (raros de conseguir kkk) Lá tem chuveiro bom, papel h e um bar com comidas e bebidas ótimos. A noite rola festa, tem sala de jogos e de filme e uma salinha com pc. A estrutura dele era de um antigo hotel.

 

No aeroporto tudo é caro! Mas deu 75 bs os 2.

Em La Paz a comida segue o mesmo preço se vc for comer em locais de turista. Os bolivianos comem muito pollo (frango frito) de rua mesmo ou em fast food e comem comidas tipicas vendidas tb na rua. Isso é mais barato. A ceva é cara 30 bs a água tb é! 500ml 8bs enquanto que a de 2l é 10bs. Vale mais a pena comprar umas que eles vendem em saquinhos por 50 centavos de bs (de 500ml) e colocar na garrafinha kkkkkkkkk (eu fiz isso ).

Basicamente a comida é o mais caro em relação a passeios e presentes (roupas, cachecóis). Se vc não é comilona que nem eu e o Diego, não se preocupe com a comida . Estipule um valor diário para gastar com alimentação e fique tranquila :)

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4 DIA – 23 DE JANEIRO DE 2015

 

Acordamos cedo e fomos tomar o desayuno - pão com manteiga ou geleia , suco, café ou mate de coca (normalmente esse é o café oferecido pelos hostels)

Estava chuviscando e fazia frio. Quando saímos para rua o céu "limpou". Normalmente é assim: chove pela manhã, fica nublado, o sol parece forte entre o meio dia e 17h, depois começa a esfriar e pode chover de novo. Não pegamos nenhum dia de chuvarada :D

 

A ideia do dia era chegar até o Valle de Las Animas, que fica na zona sul de La Paz. Não é tão procurada por turistas, mas eu entrei no site do ministério do turismo da Bolívia e fiquei encantada com esse lugar. Saímos em busca de um ônibus circular que fosse até lá. Perguntamos para os locais, andamos muito, subimos lombas e ficamos podres kkk

Passamos por uma grande feira de alimentos que os agricultores e comerciantes fazem por lá. LINDA! Queria ficar ali por horas, conhecendo novas frutas , legumes e grãos. Mas seguimos viagem e registramos os trabalhadores. OS BOLIVIANOS DO INTERIOR, ODEIAM FOTOS. Ficadica pra não ser chato e respeitar o povo que é super simples.

 

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Encontramos o bus que iria até Palca (outro município) e pagamos 20bs os 2. Tínhamos que pegar esse bus para ir até destino na Zona Sul. Não é difícil achar, só tem que andar bastante.

Eu tava morrendo de dor de cabeça, então parei numa farmácia e comprei o famoso Sorojchi Pills por 9bs. Resolveu por umas horas....

Levamos 1h para chegar até o Valle de Las Animas e paramos no meio do nada com a certeza de que o ultimo bus passaria de volta no lugar que descemos as 18:30. kkkkkk medooo

Quando olhamos a nossa volta as paisagens eram fantásticas.Muitos canyons com formações diferenciadas cheios de pontas e paredões :o

Na minha cabeça, tentaríamos achar um hostel por ali para curtir o dia tranquilo ou voltar no final da tarde se não tivesse um.

Esse povoado está ameaçado pelo fato de grades empresas venderem lotes para construção e exploração de minérios e comprometer os canyons, fauna e flora dali. O governo em 2000 declarou o Valle como Patrimônio Natural Paisagístico, fortaleceu o diálogo com os moradores rurais para que denunciassem qualquer coisa irregular, que ainda hoje acontecem. Também incentivou o turismo para quela região.

 

Caminhamos um pouco e logo surgiu um cusco (cão) nos dando as boas vindas. Aquele enorme labrador nos levou até um portão que parecia ser uma pousada. Apertamos a campainha e para nossa alegria o caseiro atendeu. Como era cedo, os administradores não estavam ali. Perguntamos quanto seria o valor para 2 pessoas 1 noite e ele queria nos cobrar 180 bs cada. Chorei para 300 os dois, ele fez uma ligação e tudo certo. Nos levou até o quarto e ficamos encantados com aquele lugar.

Pra quem tem interesse em fazer um mochilão, sem abrir mão do conforto em algum momento e desfrutar de um negócio místico , super indico a "Boutique Eco-Resort e Spa ALLKAMARI". O lugar fica no meio de montanhas e ali o pessoal pode desfrutar de rituais Shamanicos assim como praticar yoga, relaxar na banheira e comer bem. É bem mais caro do que hostel, mas vale muito a pena conhecer aquele lugar. Quero voltar lá e ficar no mínimo uma semana para poder participar de um ritual indígena e tomar a famosa ayahuasca kkk

Eles fazem passeios guiados pelos canyons se vc contratar com antecedência. Falaram que no sábado teria um, mas preferimos fazer sozinhos porque não ficaríamos ali no sábado (buáaa).

Almoçamos uma comida maravilhosa no nosso quarto (que tinha um cantinho todo de vidro com vista para as montanhas). O Diego pediu um cordeiro fuerte e eu uma salada e vinho. Tudo deu 240 bs (vinho era 120bs). O Diego passou mal depois, porque realente a carne era apimentada. Eu amei..kkk

 

Pedimos alguma orientação e fomos caminhando em direção a montanha protetora dos bolivianos, a Illimani. O dono da pousada disse para caminharmos pelo formação de um rio seco e seguir que em 2h chegaríamos no lugar mais bonito do Canon del Palca (mesmo nome do município vizinho de La Paz).

Como não seguimos só pela "trilha" do rio (ficamos com medo dos cachorros que latiam muito, porque o Onix - labrador cão, nos acompanhou o passeio todo) Então foi muito difícil andar por aquelas montanhas rochosas e cheias de fendas tendo que parar a cada 2 minutos para respirar e descansar. No fim fizemos o passeio em 3 horas e não fomos até o final. Mas valeu muito a pena ter ido e vocês verão nas fotos porque. Simplesmente lindo esse lugar. Foi um dos lugares que eu mais gostei, porque senti uma energia muito boa, longe da cidade tumultuada e de turistas kkk

Conversamos com um casal de agricultores que estavam cultivando pastos para as vacas, mas eles falavam a língua Aymará (idioma indígena) e não entendemos nada, mas rimos todos juntos. Um povo completamente pacifico e simples que me emociona só de lembrar ...

 

Quando voltamos, oferecemos uma barrinha de cereal para os cavalos, brincamos com o Onix e fomos para "casa". O Diego não estava bem do estômago e da altitude e passou um pouco mal. Vomitou e preferiu deitar e dormir para se recuperar. O Onix aproveitou para tirar uma soneca em uma das beliches sem o dono saber kkkk

Eu fiquei zanzando por ali e curtindo o por do sol e a tranquilidade. Aproveitei para tomar um banho e ler. Quando o Diego acordou pedi um suco para ele 20bs jarra e uma sopa para mim 25 bs. Ele estava um pouco melhor tomou banho e voltou a dormir. Aproveitei e também cai no sono. Lá se foi um dos dias mais legais da Bolívia num santuário natural místico.

 

GRACIAS PACHAMAMA POR ESSE DIA INCRÍVEL

 

Total de gastos do dia 620bs .

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Muito bom seu relato. Chego em Quijarro dia 08 de março, de manhã.

 

Sabem me dizer que empresa de ônibus vai até Santa Cruz de la Sierra,preço e horários? Pois não quero ir de trem porque o mesmo sai domingo só às 13h e quero pegar o último vôo em Santa Cruz às 20:50h.

 

Obrigado

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Muito bom seu relato. Chego em Quijarro dia 08 de março, de manhã.

 

Sabem me dizer que empresa de ônibus vai até Santa Cruz de la Sierra,preço e horários? Pois não quero ir de trem porque o mesmo sai domingo só às 13h e quero pegar o último vôo em Santa Cruz às 20:50h.

 

Obrigado

 

 

Valeusss xD tenho q dar continuidade mas o trampo não tem deixado kkk

 

Bom, existe opção de bus e trem todos os dias. Dá uma olhada no site http://www.fo.com.bo/SERVICIOS/Pasajeros/SitePages/TarifasItinerarios.aspx e vc verá o trem e o horário de saída do dia. Pode confiar no site sem medo.

Sobre o bus..Acredito que só tenha pela manhã ou final da tarde. Mas assim que vc chegar lá vá até o terminal de bus. Existem várias empresas e vc pagará em média 120bs bus cama. Opte pelo cama SEMPRE! KKK

A viagem leva em média 12h tanto de bus quanto de trem. A estação de trem fica muito próxima da rodoviária, então vale a pena verificar tudo.

Lembrando que indo de trem ou bus vc precisará de 1 dia para chegar a Santa Cruz tranquilo e sem medo de perder o viãooo...

 

Se pudesse opinar, diria pra vc pegar um voo do Brasil direto a Santa Cruz e não passar ali por Quijarro a não ser que vc quisesse fazer o trem da morte.

Claro que se vc tem mais dias de trip e menos grana o melhor é fazer tudo de bus , só é mais cansativo ...

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5 DIA - 24 DE JANEIRO DE 2015

 

Acordamos meio tarde e fomos fazer o check out (morrendo de vontade de ficar)

Depois de pagar, perguntamos pro dono da pousada que hora passava o bus de volta ao centro de La Paz.

Ele disse que passaria um as 11h e ofereceu carona no carro de um amigo até a parada do bus ::otemo::

Nos despedimos do dog Onix e adelante..

Fomos conversando com o cara, falando um pouco sobre a cultura brasileira e sobre o povo Aymará. Nos despedimos e pegamos o bus lotado 3 bs cada.

Quando chegamos em La Paz não sabíamos aonde descer para chegar na praça Alonzo de Mendoza (hostal Loki). Descemos bem antes num dos terminais de teleférico. Perguntamos para os guardas que nos falaram que o bus que descemos seguiria pra lá. Pegamos então uma lotação (não lembro a linha) e seguimos. Pagamos 2,40 bs cada. Descemos da lotação, caminhamos um pouco, cansamos muitooo e encontramos a praça. Era sábado, dia de festa (Festa de La Alasita) e por isso tudo estava apinhado de gente e feiras. Sério, muita gente! Muita fumaça! Muita musica!

Nós só queríamos encontrar o Loki para largar as mochilas. Quando achamos não tinha vaga para ficar... :( Então olhamos o mapa e decidimos ir no Hotel Savoy que era bem pertinho. Pagamos 100 bs o casal num quarto privado. O quarto não tinha janela e tinha 3 beliches, porém seria só nosso pelo tempo que ficássemos.

 

Obs: Não gostei desse hotel (digo na acomodação mais econômica, não sei como são as melhores). Os banheiros eram meio que na rua,o chuveiro era quente só que o vento frio atrapalhava. A internet não pegava no quarto e o café foi o mais "chinfrim' eheh.

 

Largamos as coisas no quarto, compramos um água e um papel higiênico (no hotel não tinha) e resolvemos encontrar o bus que nos levaria até as ruínas de Tiwanaku.

Pra ir até o Cementerio foi muy complicado. Como era dia de festa o transito que já é complicado, estava muito parado. Entramos num bus 2,40 bs cada e seguimos confiante kkk. Levamos um tempão pra chegar lá. Quando chegamos as ruas estavam trancadas e tinha uma feira imensa na frente do Cementerio. Encontramos uma van pra Tiwanaku 15 bs cada. Tinha tempo pra fazer um role até ela partir. Então fomos conhecer um pouco essa festa.

 

La Alasita é uma feira onde os artesãos oferecem uma grande variedade de produtos em miniatura, que expressam tudo o que se pode desejar. Acontece no dia 24 de janeiro. É a festa do desejo pela abundância. Ou seja, tudo o que você quer pra sua vida (carro, casa, casa na praia, dinheiro, escola, trabalho etc..) você compra a miniatura da coisa representada, faz uma oferenda e dentro de um ano você poderá ter aquilo que desejou. Eu achei muito legal , deu pra ver que o povo boliviano é muito religioso e supersticioso. Todo mundo comprava as miniaturas e defumavam num fogareiro com arruda e ervas para purificação. Todo mundo estava alegre e se divertindo com a família.

Quando eu estava comprando as miniaturas, encostei com minha mochila nesse fogareiro e rapidamente para não deixar ele cair segurei aquele treco quente com as mãos. Para meu desespero e o das Cholitas, queimei os dedos HAHAHAHA ..Na hora eu disfarcei a dor, segui sorridente, mas depois queria morrer ::dãã2::ãã2::'> Passei Hipoglós e fui com os dedos queimados para Tiwana... KU. kkk

 

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Compramos algo pra comer e seguimos de bus por umas 2h até o destino.

Chegamos em Tiiwanaku meio tarde, umas 15h. Tivemos que correr para comprar os ingressos e conhecer as ruínas mais os museus. O tempo estava feio e nós muito perdidos ..kkkk

Eu tava meio de cara, porque a ideia desse dia era ter ido a Tiwanaku pela manhã. Mas como nem tudo sai como o planejado, por causa da "La Alasita" resolvemos ficar em La Paz para conhecer essa festa. Apesar de termos chegado em Tiwanaku tarde, tudo acabou bem. Conseguimos conhecer o Cementerio, a feira e cultura local, mais as ruínas do povo "senta e descansa" = Tiwanaku.

Foi o único dia da trip que pegamos chuva..mas logo parou..

 

DICA: Vá em Tiwanaku pela manhã para aproveitar bem esse lugar. Tem hostels e restaurantes por lá.

 

Pagamos 80 bs cada para conhecer as ruínas e os museus. Um guia local nos ofereceu seus serviços por 40bs o casal. Baixamos para 30bs e passeamos pelas ruínas "guiados". Foi uma ótima escolha. O cara era muito gente boa e engraçado. Nos explicou muita coisa sobre os Tiwanaku. Eu e o Diego saímos de lá indignados com os Espanhóis kkk que assim como no Brasil, exterminaram com o povo indígena e roubaram toda sua riqueza.

GENTE! Quem vai na Bolívia deve ir até esse lugar. É simplesmente mágico ver tudo aquilo e te imaginar naquela civilização que antecede os Incas e que é Patrimônio Histórico da Humanidade. A vontade que me deu era fazer um curso de arqueologia pra poder ficar ali tentando descobrir mais sobre esse local.kkkk

O guia nos falou que faz bastante tempo que pararam de investir nas expedições arqueológicas, pois o governo não tem dinheiro para tal. Num país pobre dá pra entender e ao mesmo tempo se entristecer, pois parece que tudo está jogado. Toma que um dia voltem a fazer as escavações.

Segue link de uma matéria que explica bem o local : http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&id=115:o-misterio-de-tiwanaku&Itemid=83

 

Visitamos os sítios arqueológicos , os museus e compramos 40bs de regalos. Dentro dos museus não pode sacar fotos =/

Pegamos a mesma van por 15bs e voltamos pra La Paz enriquecidos com a experiência.

 

Mais uma vez a Bolívia nos surpreendeu, com suas paisagens e sua história. ::otemo::

Chegamos no Cementerio de La Paz umas 20h e voltamos para o centro de teleférico (super indico andar de teleférico) , fomos na agência República Tours reservar o passeio para o outro dia até o Chacaltaya (80 bs cada). Depois jantamos pollo frito com arroz , papas fritas e refri por 40bs para 2 pessoas. Tomamos um bom banho no hotel e capotamos de sono, não antes de tomar um chá de coca bem quentinho :)

 

Total de gastos do dia: 480bs + passeio Chacaltaya 160bs = 640

 

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Oi, Potira (minha conterrânea!)

 

Que demais esse Valle de las Animas! Nunca tinha lido nada sobre isso. Legal quando alguém "desbrava" um pico diferente dos tradicionais.

Fiquei doido pra conhecer ::hahaha::

Só não sei se vai dar tempo :/

 

 

Acompanhando!

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