Ir para conteúdo

Saint-Jean-Pied-de-Port SJPP – SANTIAGO DE COMPOSTELA Caminho Francês 07/09/2014 – 07/10/2014


Posts Recomendados

  • Colaboradores

64646_2424236225128_1795557836_n.jpg.dc905961d4bd21148eb961514b1b31d5.jpg

 

Decidi fazer o caminho muitos anos atrás quando li uma matéria sobre o assunto. No entanto, a oportunidade veio em agosto de 2014 quando eu tinha finalizado uma pós graduação e não estava trabalhando. Entre comprar as passagens para a Espanha e iniciar o caminho foram apenas 2 semanas, tudo muito rápido e sem preparação física. Como ideia do caminho utilizei o guia http://caminodesantiago.consumer.es/etapa-de-saint-jean-pied-de-port-a-roncesvalles , muito bom por sinal, possui mapas, ilustrações e um pouco de historias dos lugares, em espanhol.

Neste relato vou tentar ser o mais objetivo possível e explorar o lado mochileiro do caminho, durante minha jornada eu escrevia diariamente sobre os acontecimentos do dia e vou transmitir parte de minhas anotações aqui.

Resolvi comprar os itens necessários para o caminho em Madri pois estava muito mais barato que no Brasil, check list no final do relato. Também resolvi pedir a credencial do peregrino na associação de SP http://www.santiago.org.br/index.asp custou R$10 e chegou rápido em minha casa, no meu ponto de vista sair com esse documento do Brasil é mais garantia de não ter problemas na imigração no aeroporto em Madri.

 

Comprei um voo de Palmas - TO – Madri para o dia 03/09/2014 e cheguei na capital da Espanha dia 04 bem cedo, são 11 horas de voo direto a partir de Guarulhos pela TAM.

 

Madrid 04.09

 

Chegada tranquila, carimbo no passaporte sem nenhuma pergunta da imigração.

Não despachei bagagem no Brasil, estava apenas com minha mochila velha como bagagem de mão, meu canivete Suíço passou nos embarques, mas perdi um Rexona, um protetor solar e um frasco com Arnica que estavam em recipientes maiores que 100ml (proibido em voos internacionais).

Aeroporto de Barajas surpreende, foi o mais bonito que já conheci, uma estrutura super moderna com muita iluminação natural e um forro de madeira dando um toque de natural.

No aero conectei gratuitamente 15min de wifi para enviar noticias ao Brasil, me dirigi ao metro e comprei um bilhete para 2 dias em Madrid validos em todos os transportes públicos, 14 euros. Fui comprar os itens do caminho, peguei partindo do terminal 4 para a estação Columbia e passei para linha 9 em direção à Arganda, em puerta de Arganda é necessário trocar de metro para seguir na mesma linha, é o limite da zona A e B.

Desci na estação Rivas Futura e logo avistei a grande loja da Decathlon http://www.decathlon.es/ , fui as compras( lanterna de testa, calça/short para trilhas, anorak, meias para running...) tudo muito barato.

Obs: essa loja fica muito distante do centro de Madrid e existe loja no centro, não tão grande quanto essa que fui mas é possível encontrar tudo que comprei, somente depois.

Na volta, peguei um trem até a estação Atocha, de lá fui caminhando até o hostel http://madhostel.com/pt-br/# MAD, logo conheci meus companheiros de quarto, um americano, um australiano e um Espanhol. Hostal muito bem localizado, ambiente limpo e agradável, staff muito atencioso, internet boa também e somente 13 euros com café da manhã.

Sai para reconhecimento da região em volta do hostal e comer alguma coisa, existem muitos bares e restaurantes, todos lotados e bastante animados.

 

05.09

 

Fui vencido pelo relógio biológico e acordei depois das 10 e perdi o café do hostal. Fui a pé até a puerta do Sol e comprei uma bateria extra para recarga de smartphone na loja FNAC, 22 euros, super útil e tem uma pequena lanterna ideal para usar nos albergues e não incomodar outros peregrinos a noite. Segui de metro para loja Media Market para comprar uma Gopro (fantástica câmera) 200 euros.

Aproveitei que estava na via Castellana e fui até o estádio do Real Madrid, Santiago Bernadeu. A fome bateu e peguei um metro até a estação Servilla e fui conferir a dica do companheiro de hostal, um super almoço com uma caña por 2,50 euros, verdade!!! Foi na Sidreria El Tigre, Calle Infantas, 30.

Depois fui visitar o museu Reina Sofia, fica ao lado da estação Atocha e tem uma grande coleção de obras de Salvador Dalí museoreinasofia.es vale conferir. Final de dia no hostel tomando uma cerveja e conversando com o espanhol Juan Carlos e outro Brasileiro...

 

20140905_182345.jpg.4b4b064eec762397e7d1b41bd6396849.jpg

 

06.09

 

Despedida rápida do amigo do hostal e segui a pé para estação de trem Atocha e 3h depois desembarquei em Pamplona, comprei essa pasaagem ainda no Brasil pelo site http://www.renfe.es. segui a pé até a estação de autobus onde comprei a passagem para Saint-Jean-Pied-de-Port SJPP de ônibus por 20 euros no local, empresa ALSA. Também tem as opções de Van http://www.expressbourricot.com/ ou taxi http://www.taxipamplona.com/

Meu primeiro grande erro! Separei uns 2 kg da minha bagagem para despachar pelos correios de Pamplona à Santiago em meu nome, prática comum entre os peregrinos, no entanto, era sábado e os correios estavam fechado!

Peguei um o ônibus por volta das 16h e percebi que praticamente todos os passageiros eram peregrinos, o clima de ansiedade e certa insegurança eram visíveis e todos se olhavam, mas poucos se falavam. Neste mesmo ônibus estavam 3 pessoas que mais tarde se tornariam meus amigos no caminho.

A descida dos Pirineus é muito bonita, íngreme e perigosa, em alguns trechos foi possível avistar peregrinos e em todo percurso fui me questionando como eu iria vencer aquela grande montanha a pé.

Chegada em SJPP todos sem saber que rumo tomar, mas essa cidade francesa é bem pequena e também muito bonita. Segui o fluxo de peregrinos na rua principal até a Oficina de Peregrinos (Rua La Citadelle, 39), no meu caso que já tinha a credencial deveria ter ido direto ao albergue que fica na mesma rua, mas fiquei na fila para carimbar a credencial, pegar a concha que é gratuita e um mapa dos Pirineus. Enquanto isso o albergue municipal lotou e saí junto com outros em busca de outro albergue, fiquei no Le Chemin (21, rue d’Espagne) por 29 euros inclusos jantar e café da manha. No jantar foi possível sentir o clima de confraternização do caminho, numa mesa com francesas, um japonês e húngaros comecei interagir mesmo sem falar a língua deles. O japa estava vindo de Tóquio para fazer o caminho de bike e só falava japonês, e na mesa ele falava algumas palavras em inglês e começava falar japonês e todos ficavam um olhando para o outro sem entender nada, mas no final todos estavam falando a mesma língua, a língua do caminho. Na mesa ao lado conheci o casal de brasileiros Olga e Simão, eles planejaram 10 anos fazer o caminho e já estavam bem treinados e tinham feitos vários caminhos no Brasil. Primeira noite foi muito emocionante.

 

20140906_163119.jpg.b0b1e300f8989522a562f9f6fc95c2c4.jpg

 

GOPR0040.JPG.86e43807d2b87352ae8d5ecabb0ba17d.JPG

 

07.09 – SJPP - Roncesvalles

 

Acordei um pouco tarde e fui um dos últimos a sair do albergue, inseguro e com um pouco de medo saí sozinho em direção ao caminho, de fato, estava iniciando a grande caminhada, era o km 0 dos 800 que estavam pela frente. Logo depois da porta de entrada de SJPP surge a primeira divisão do caminho, à esquerda segue pelo asfalto (muito perigoso, por conta dos carros) e evita trechos íngremes da montanha e pela direita é o caminho original e deve-se subir os Pirineus. Peguei o original e segue sozinho em meio a neblina e cruzando com alguns peregrinos, o sol foi surgindo e a paisagem foi ficando deslumbrante. No inicio da subida encontrei o inglês Robert que mais tarde cruzaria varias vezes com ele na caminhada.

Chegada à Orisson muito difícil e eu estava muito cansado e um pouco tonto, estava passando mal e pedi um suco de laranja e fiquei muito tempo descansando por lá. Os 3 kg extra na minha mochila contribuíram muito para meu cansaço.

Segui sozinho, paisagem encantadora com muitos pastos verdes, vacas gordas, cavalos e ovelhas, maior parte do trajeto em estreitas vias rurais asfaltadas.

Existem 2 fontes de água nos Pirineus, muito boa e naturalmente gelada. No alto dos Pirineus existe um bar móvel onde se pode carimbar o ultimo selo francês. Comprei uma banana e fiquei sentado na grama descansando e apreciando a paisagem do alto.

Encontrei nessa parte do caminho com Glauco e seu pai Antônio, brasileiros de Alagoas, o filho estava com uma mochila muito grande e pesada, também se queixou da câmera profissional que com lentes e outros acessórios pesavam uns 2 kg. Pensei comigo, acertei em comprar a Gopro, no entanto, eu estava com 2 kg extras em minha mochila.

Na subida tem algumas mensagens bascas como “ Pilgrim you are in Basque country, welcome.” Na descida dos Pirineus não avistava ninguém nem pra frente nem pra trás, mas estava muito feliz por ter vencido a grande montanha. Chegando em Ibañeta perdi o caminho certo e ia seguindo pelo asfalto, mas depois avistei o caminho e retornei, chegada no albergue de Roncesvalles no fim da tarde, fiquei na parte antiga, onde era o antigo hospital de peregrinos, um grande galpão com mais de 100 camas, impressionante. Lavei roupas e depois fui jantar, conheci um grupo de pessoas das ilhas canárias e o grego George que também cruzou muitas vezes no meu caminho. Também um grupo de portugueses de Porto muito gente boa e que também iria reencontra-los muitas vezes, eles me indicaram utilizar o APP CAMINO PILGRIM, muito bom!

 

G0060075.JPG.cc1cfdc42e9397b995aaa54a5663a8ae.JPG

 

20140907_094359.jpg.b4763efdc16e1675949c88dab2b31f4d.jpg

 

20140907_210505.jpg.6b50b65def597d1a4b9a105a16d2165c.jpg

 

GOPR0091.JPG.e326308a244e58bc41ebd8fd57412a0f.JPG

 

 

08.09 – Roncesvalles - Larrasoñia

 

Partida as 7:20 em meio a mata a luz de lanternas, parada rápida em um supermercado para comprar frutas para o desayuno. Encontro com as espanholas Paquita e Sarah e fomos caminhando juntos até Zubiri. Elas ficaram nessa cidade e eu resolvi seguir, na saída da cidade encontrei Laura e Maria, uma argentina e uma espanhola. Nem imaginava que estava iniciando uma grande aventura com essa dupla. Seguimos até Larasoñia, onde nos hospedamos no albergue municipal. Fomos ao bar/minimercado para tomar uma cerveja e comprar os ingredientes para fazer a janta na cozinha do albergue, seria o primeiro jantar em conjunto.

No bar encontramos um polonês que nos conhecemos no primeiro dia, ele estava um pouco bêbado e disse para a argentina que estava de olho nela e queria arrumar uma esposa no caminho, foi muito divertido essa parte, todos entendiam mesmo sem ele falar inglês ou espanhol.

A noite no albergue outro episodio não foi divertido mas estupido, um jovem peregrino tinha bebido demais e quando chegou no albergue tarde da noite queria dormir junto com outra jovem peregrina que estava na parte de cima do beliche onde Maria estava dormindo, ele tentava subir “I love you” e ela tentava impedir “What are you doing?” e sei que todos acordaram até que um jovem esloveno agarrou ele e literalmente arremessou sobre a beliche que eu estava “dormindo”... no outro dia o cara não lembrava nada e todos falaram pra ele o que ele tinha feito e esse cara desapareceu... não vi mais ele no caminho.

 

20140908_070508.jpg.0fd3639049c245dc40651f94187fddd3.jpg

 

20140908_075813-1.jpg.7cbde6df3466219bb6f23ce67bcc514b.jpg

 

09.09 – Larrasoñia – Cizur Menor

 

Reencontrei no caminho com Robert, Antônio e Glauco e outros. Cheguei em Pamplona junto com Laura e Maria, estava querendo muito chegar nessa cidade para finalmente despachar os quilos extras da minha mochila. Fomos até um correios e despachei 2kg por 9,50 euros. Seguimos caminho juntos, chegamos em Czur menor onde ficamos no primeiro albergue, Ordem de Malta. Eu estava exausto!

Esse albergue é muito aconchegante e tem um clima bem fraterno por lá, na cozinha tinha muitos alimentos deixados por outros peregrinos e resolvemos fazer um jantar coletivo, compramos vinho e fizemos pasta. O jantar foi do lado de fora e no surgimento da full moon, foi fantástico. Nesse dia conheci o casal alemão Corina e Tomas, ela fala português muito bem, já morou no Brasil.

Nesse albergue resolvi abandonar o guia impresso que carregava, achei desnecessário seguir um guia, também eu tinha a versão digital em meu celular.

 

20140909_110337.jpg.a84282fb14ca2e4a458588fa860a3b84.jpg

 

10.09 - Cizur Menor-Puente La Reina

 

Iniciamos a caminhada cedo para encarar o Alto do Perdão, parecia um grande desafio mas de repente estávamos no alto, a descida é pior que a subida, pois é muito íngreme e com muitas pedras soltas. Paisagem muito bonita com torres de geração de energia eólica e o famoso monumento dedicado aos peregrinos, uma placa indicava a distancia para varias cidades do mundo, São Paulo, por exemplo estava 8500 km e Santiago a 700km.

Laura tinha reservado um albergue em Maneru, depois de passar +/- 1km de Puente ela ligou no albergue e disseram que não tinha mais vagas e não tinha reservas, ficamos decepcionados e retornamos. Logo encontramos o albergue Puente, novinho e ficamos em um quarto privado pra nos 3 e com varanda e vista pra igreja da cidade. Fiz o jantar e comemos no terraço sob a luz da lua novamente.

Antes do jantar, saímos pela cidade e reencontramos alguns companheiros de jornada, cidade muito bonita e histórica. Fomos até a ponte que dá nome a cidade e conhecida por ser o ponto de convergência de muitos caminhos que levam à Santiago.

 

20140910_102240.jpg.60122ca07dbdd8b7a440b3bab6330d8d.jpg

 

20140911_075633.jpg.bbae83537fc35335887d38f7f80a8e5c.jpg

 

11.09 - Puente La Reina-Estella

 

Trecho de paisagens muito bonitas, muitos vinhedos, hortas e colinas. Reencontrei o inglês Robert, agora com sua família, seus três filhos adolescentes e sua esposa se juntaram a ele para acompanha-lo na caminhada por alguns dias, foi uma cena muito emocionante.

Eu pretendia ir a igreja de Eunate, uma caminhada a mais que vale a pena fazer, no entanto, vi numa placa que a igreja estava fechada naquele horário e resolvi segui junto com Laura e Maria.

Chegando em Estella fomos ao albergue paroquial, hospedagem gratuita, no entanto, um jovem estava assoprando um instrumento na porta e pareceu um pouco perturbador (foi preconceito, dias depois me tornei amigo desse cara). Resolvemos ficar no albergue Anfas, privado e muito bom.

Estella se revelou uma cidade muito bela e agradável, final do dia as ruas estreitas e históricas ficam lotadas. No rio que corta a cidade a água é transparente e cheia de patos e pontes antigas.

 

20140912_092501.jpg.1cb2991e6a29520546bb1209c94f98d8.jpg

 

12.09 – Estella-Torres del Rio

 

Saída de Estella uma subida um pouco árdua, no alto tem a famosa fonte de vinho Irache onde os peregrinos tomam vinho e agua a vontade. Do alto tem uma vista impressionante de uma montanha com paredões de pedra enormes.

A nossa ideia era dormir em Los Arcos, mas passamos e fomos dormir em Torres del Rio, cidade bem pequena e muito bonita. Ruas e casas históricas, ficamos no albergue Casa de Mari, novamente um quarto em comum para nos três, essa era a ultima noite para Laura e Maria que completavam uma semana no caminho e tinham que retornar à Madrid e continuar o caminho no próximo ano. Reencontrei a médica baiana Maili no restaurante principal da cidade, o menu do peregrino nesse foi muito rico e valeu a pena. Nesse dia o Pueblo estava em festa e ficamos um pouco vendo a população se divertir na praça.

 

20140911_195230.jpg.4777752fed49b2d183da2656d8cae92d.jpg

 

20140913_070755_LLS.jpg.0722ee27940a10da0313198685a34bea.jpg

 

13.09 - Torres del Rio-Logroño

 

Logo cedo tomamos café juntos e minhas companheiras me acompanharam até a saída da cidade, nos despedimos e segui sozinho. Trecho com muitas frutas, figos, uvas e pera. Muito sol muitos vinhedos. Cheguei no albergue paroquial de Logroño no inicio da tarde. Esse horário de chegar nas cidades não é muito bom para sair pra conhecer, por que em toda Espanha existe a hora da Siesta e tudo fecha e só reabre as 16 ou 17 da tarde.

Depois de tomar banho e descansar no albergue, fui ao banco, a catedral e encontrei um bar onde comi pão com jamóm e uns mini sanduiches muito bom, com vinho da Rioja.

Existem 2 pontes bem grandes na cidade, uma de pedra e outra de ferro. Esse foi o maior rio que vi no caminho. Logroño é a capital da Rioja, cidade bastante grande e animada.

A noite no albergue fui assistir a missa e depois jantar com todos os outros peregrinos, comida muito boa e de graça, apenas donativos. Nesse dia fiz amizade com um grupo de jovens eslovenos, australianos, espanhola e alemã. Nesse dia aconteceu um fato interessante, um jovem coreano meio sem noção bebeu rapidamente seu copo de vinho e foi até a jarra e encheu novamente e o pessoal da igreja chamou sua atenção, vi muitos coreanos no caminho mas esse realmente foi o único sem noção, ele também ligou a luz do quarto coletivo pela madrugada e muitos reclamaram. Uma regra básica no caminho é saber compartilhar tudo e respeitar os demais peregrinos.

 

GOPR0167.JPG.eac8507b9fe8b246348a154b71f0d66b.JPG

 

14.09 - Logroño-Nájera

 

Acordei cedo e tomei café também free no albergue e segui sozinho ainda no escuro, nas ruas se via muitos jovens que estavam saindo das festas.

Na saída da cidade tem um grande parque e muito bonito, encontrei o jovem alemão JJ, o mesmo que estava soprando o instrumento na porta do albergue de Estella, comecei a conversar com ele e ele pergunta minha idade e diz em voz alta “you are so old” um grupo de francesas a nossa frente começaram a rir e eu também, depois seguimos caminhada todos juntos.

JJ de 18 anos fala além do alemão, inglês e francês fluente, ele terminou o ensino médio e resolveu viajar pelo mundo durante um ano. Sua mochila era enorme e pesava em torno de 20kg e carregava o trompete que ele tocava pelas praças pra arrecadar algum dinheiro pra se manter. Na saída da cidade passamos na tenda do famoso peregrino Marcelino e carimbamos a credencial.

Segui em ritmo acelerado e com poucas paradas, antes das 14h eu estava na porta do albergue municipal de Nájera. Sinalização da cidade é muito ruim, a dica é depois de cruzar a ponte no meio da cidade pegar pela esquerda margeando o rio e chega-se no albergue municipal.

Final da tarde sentado na grama à beira do rio e fazendo algumas anotações.

 

20140914_162015.jpg.0821b375e79bbb025ed6261f3199e127.jpg

 

15.09 – Nájera-Santo Domingo

 

Saída as 6:40 do albergue, ainda de noite e o céu estava estrelado e segui na luz da lua, foi um inicio de dia muito diferente, vale apena caminhar sob as estrelas. Antes de chegar a Azofra o tempo fechou, parei numa lanchonete para tomar o café da manha e fiquei usando o wi-fi por mais de 1h e conversando com o grego George. A chuva não parava e resolvemos seguir debaixo água, pela primeira vez usei as capas, luvas... muita lama e barro.

Meu calcâneo esquerdo começou a doer muito, no dia anterior estava um pouco inchado, era uma tendinite! Cheguei em Santo Domingo pensando em ficar parado no próximo dia para recuperar da lesão. Fui ao supermercado Dia %, muito barato e tem em varias cidades, comprei algumas coisas com o amigo e dividimos em um banco de praça e ele seguiu pra próxima cidade, eu não tinha condições de seguir. No Albergue paroquial, reencontrei o grupo de portugueses e eles me convidaram pra jantar, Polvo com batatas, uma delicia e me deram um anti-flamatório, Ibuprofeno 600mg pra tomar a cada 12 horas, esse é muito bom.

 

20140915_101836.jpg.9ab8a692210d4de7ccbd6c9e8687e8ec.jpg

 

16.09 - Santo Domingo – Belorado

 

Acordei sem sentir dor e decidi seguir, fui o ultimo a sair do albergue e na saída reencontrei a baiana Maili. No caminho conheci a inglesa Pila e fomos conversando por um bom trecho. Logo cheguei em Belorado, no caminho passou um carro distribuindo água como cortesia do albergue Cuatro Cantones, então decidi ficar nele e foi a melhor decisão. Albergue familiar e muito aconchegante, o menu servido foi umas das melhores comidas que experimentei no caminho, no jantar novo reencontro com a baiana e ela me falou da ideia de fazer de bike o trecho Belorado-Burgos, topei, pois queria aliviar o tornozelo e experimentar um trecho sobre rodas. Por 25 euros locamos a bike, pode pedir informação da empresa que loca no albergue, pois agora não lembro o nome e não anotei. Conheci a alemã Nora que também resolveu fazer o trecho conosco de bike.

 

20140918_132114.jpg.22de2321bcfa29066328db26bbe3a010.jpg

 

17.09 – Belorado-Burgos

 

Por volta das 8:50 partimos de bike, eu carregando minha mochila e minhas companheiras tinha despachado para Burgos suas mochilas (esse tipo de serviço existe em todo o caminho, não utilizei mas se soubesse antes teria utilizado nos Pirineus) uma experiência fantástica cruzar por vários amigos que seguiam à pé e ter uma outra dimensão do caminho, vale a pena! Reencontrei Robert e ele me abraçou e disse “Buen Camino”, e foi a ultima vez que vi ele.

Trecho bom pra bike, mas tem um pequeno trecho com muitas pedras e subidas, mas a maior parte vale a pena fazer de bike. Cheguei em Burgos por volta das 15h e fui ao local indicado para devolver a bike, passei em frente a catedral e fiquei surpreso com sua dimensão e beleza.

Albergue municipal lotado, muitos começam o caminho em Burgos. A cidade estava lotada de peregrinos, a procura de um hostal por acaso reencontro Maili e Nora de Bike, elas me avisaram que também estavam sem hospedagem, enquanto elas foram devolver a bike fui ao hostel onde se encontravam suas mochilas e peguei o ultimo quarto pra nos 3 por 15 euros pra cada. À noite fomos jantar próximo a catedral. Muitos peregrinos interrompem um dia de caminhada e ficam em Burgos pra descansar e conhecer melhor a cidade. Outros evitam cidades grandes e passam direto, acho uma boa Idea por que geralmente se gasta mais em cidades grandes.

 

20140917_111334.jpg.1287f0596415856405db4fa2843fa098.jpg

 

18.09 – Burgos-Hornillos

 

Acordamos bem tarde, tomamos café em um bar próximo e passamos na catedral para selar a credencial, fizemos algumas compras em um supermercado na saída da cidade, deixamos Burgos as 12:30 e reservamos o hostal Meeting Point em Hornillos. Depois de sair da cidade me dei conta que não tinha sacado dinheiro e estava sem grana, minha companheira Maili me ofereceu emprestado e aceitei.

Caminho com muitas áreas de plantio de grãos, também rodovias, trecho não muito atrativo, maior parte do trajeto fiz sozinho, pois eu caminhava mais rápido que as companheiras. Em Hornillos, o hostal foi muito bom, novo e ótimo atendimento, mas o café da manha de 3 euros não a pena.

 

GOPR0201.JPG.7ea55e170a8a927488da2af83356c4e8.JPG

 

 

19.09 – Hornillos-Itero de La Vega

 

Novamente fomos os últimos a sair do albergue, por um lado sair tarde pega o caminho com menos peregrinos, por outro, chega-se tarde no próximo destino e corre o risco de não encontrar vagas nos albergues.

Começávamos juntos e durante o caminho naturalmente agente se separava e cada um seguia no seu ritmo. Foi nesse trecho que encontrei o primeiro peregrino que estava fazendo o caminho de volta, ou seja, tinha chego em Santiago e estava voltando à pé a SJPP, totalizando 1600km.

Esse trecho possui muitas áreas descampadas e campos de agricultura, no entanto, belas paisagens. Uma parada num vilarejo (Hontanas) pra tomar um café, encontrei um grupo de brasileiros que fazia o caminho de bike, logo depois chegou Nora e em seguida Maili com o novo companheiro brasileiro também, Cristian, ele tinha decidido fazer o caminho uma semana antes e estava com uma tendinite no tornozelo, lhe dei um anti-flamatório.

Seguimos juntos e encontramos um grupo de turistas que faziam trechos do caminho à pé e trechos de ônibus, sempre tinha um ônibus acompanhando o grupo.

Na chegada do convento de San Anton, as ruinas nos levam ao passado e a entrada da cidade de Castrojeriz é muito bonita, a cidade medieval fica num morro e no alto tem um belo castelo, uma cena épica.

Entramos no hospital das almas, um local bastante místico e com uma atmosfera muito boa. Depois fomos a um restaurante com uma vista panorâmica onde almoçamos e tomamos 2 garrafas de vinho, estava chegando uma tormenta e decidimos seguir caminho rumo ao temporal, e aos poucos a chuva foi desviando de nós, éramos os únicos no caminho, uma longa subida na saída e uma vista espetacular.

Já era noite quando chegamos no Hostal Fiteiro em Itero de La Veja, constava 6 euros na placa mas nos cobraram 10. Mas não tinha alternativa, um vilarejo muito pequeno e estava de noite, jantamos, tomamos vinho e fomos dormir. Nesse dia andamos 30km.

 

GOPR0245.JPG.4de555f1c59bbc18ebd66f3165b4eadd.JPG

 

20.09 - Itero de La Vega – Villalcázar de Sirga

 

Saímos por volta de 8:30, a paisagem desse trecho não é atrativa mas o dia estava bom pra caminhar. Passamos no em Boadilla e paramos pra um lanche no bar e restaurante TITAS na saída da vila, o dono foi extremamente grosseiro e nos disse que se não fosse consumir que saísse logo do bar, estávamos esperando por Maili e Cristian já estava tomando um café... único lugar que não fui bem tratado durante todo o caminho, por tanto, aconselho passar longe desse bar, despois também ouvi de outros peregrinos que também passaram por essa situação no mesmo bar.

Voltamos ao bar na entrada na vila e encontrei um grupo de brasileiros que estavam fazendo o caminho de bike, eles tem um blog e estavam com um Drone fazendo altas imagens, vale conferir no retrip.com.br http://retrip.com.br/site/o-caminho-de-santiago-sjpp-roncescalles/

 

Passamos no canal de Castilla, uma atração a parte. Fui tirar uma foto para o Cristian e esqueci meu bastão no chão, segui o resto do caminho sem bastão. Chegamos em Fromista que é uma cidade muito bonita e movimentada, finalmente um banco Santander para sacar dinheiro e pagar o tinha pego emprestado com Maili. Paramos para um lanche e Cristian resolve nos deixar no bar e seguir sozinho, foi a ultima vez que vi ele.

Em Poblacion de Campos existe uma bifurcação do caminho, segui pelo lado original. Nesse trajeto existem áreas de descanso para os peregrinos, o caminho é muito descampado, em alguns momentos me encontrava sozinho no meio do nada, olhava pra frente e pra trás e não avistava ninguém.

Cheguei em Villalcázar por volta das 18h e exausto, fui muito bem recebido no albergue municipal pelo o casal que trabalha voluntariamente lá, logo depois chegaram as companheiras e mais um amigo russo, nesse dia conheci o espanhol Luiz que sempre que me avistava no caminho gritava Brasiiiiiiilllllll.

Saímos pra passear na vila e fomos jantar no bar e restaurante Cantigas. Esse trecho é muito bom pra fazer de bike, muito plano.

 

GOPR0260.JPG.30b4beeded9675c0ee853db5a8edb717.JPG

 

21.09 - Villalcázar de Sirga-Calzadilla de La Cueza

 

Últimos a sair do albergue pra variar! Carrion nos surpreende pela beleza e varias opções de bares, restaurantes e supermercados, muitos peregrinos escolhem essa cidade para dormir. Nessa cidade reencontrei com o jovem alemão JJ e ele me disse que precisava conseguir 6 euros pra garantir a hospedagem daquela noite, foi pra praça e começou a tocar o trompete, eu e Maili nos aproximamos dele tiramos fotos e deixamos algumas moedas, logo depois outras pessoas também fizeram o mesmo.

A seguir passei pelo mais exaustivo trecho depois dos Pirineus, 17km sem arvores, sem villas, sem casas, quase sem peregrinos e apenas 2 áreas de descansos sem água. Reencontrei nesse trecho algumas pessoas que faziam dias não os viam. Calzadilla surge der repente como um oásis, fui direto ao albergue municipal logo na entrada da cidade, muito bom por sinal e bem novo, logo depois chegam exaustas Nora e Maili.

Fomos ao único bar da villa, o dono Cezar viveu muito tempo no Brasil e adora os brasileiros, também conhecemos o baiano Sidney que trabalha a 11 anos por lá.

 

GOPR0221.JPG.dee57e2de7965df9c763d178de47f4d7.JPG

 

GOPR0286.JPG.c7e7359060b4d1290a6e475b72949717.JPG

 

22.09 - Calzadilla de la Cueza-Sahagun

 

Trecho muito bom pra fazer de bike. Na chegada a Sahagun quem não quiser passar na Ermita que tem o centro geodésico do caminho francês, basta seguir o pelo asfalto e chegar mais rápido a cidade. Passei pela Ermita mas acho que não vale a pena.

Cheguei no albergue municipal e não tinha ninguém na recepção, então descobri que os peregrinos chegavam se instalavam e só no final do dia chegava alguém pra fazer o check-in. O albergue funciona num prédio histórico, bem antigo por fora mas moderno por dentro, o wi-fi muito bom.

Cidade com muitas opções e boa para hospedar-se.

 

GOPR0284.JPG.2bd568ee275890ebfef60f132f05dc3e.JPG

 

23.09 – Sahagun-Reliegos

 

Na saída da cidade passsei por uma ponte histórica muito bonita e existem 2 caminhos, optei pelo original. Nada especial nesse trecho. Parada em El Burgo para almoço, não tínhamos costume de fazer isso durante a caminhada, sempre lanches e no jantar, geralmente o menu peregrino é muito bem servido e barato, algumas noites tive problemas pra dormir por comer demais.

Encaramos a tarde 13km com ameaça de chuva, sem casas ou vilas nesse trecho. Cheguei primeiro em Reliegos e fui ao albergue municipal, onde o hospitaleiro me recebeu muito bem e reencontrei alguns companheiros de caminhada.

Fui ao minimercado na entrada da cidade comprei frutas e queijo (um mix de leite de vaca e ovelha) muito bom!

Na volta encontrei Maili e Nora que decidiram ficar em outro albergue, jantamos juntos e presenteei elas com alguns adornos de capim dourado, bem típico do Tocantins.

 

20140913_083420.jpg.1b9880540b1f2c8ce4449fd2455feac2.jpg

 

24.09 – Reliegos-Leon

 

Cheguei as 7:40 no albergue onde minhas companheiras estavam hospedadas mas estava tudo fechado, muito frio mas resolvi seguir sozinho.

Paisagem predominante de plantações de trigo. Já chegando a Leon conheci a alemã Rosa Maria, fomos conversando até Leon. Próximo à majestosa catedral, pedi informações para encontrar o albergue das freiras Beneditinas, o sr. a quem perguntei me levou até ao albergue. Impressionante como o peregrino é bem recebido e bem servido durante todo o caminho.

Leon foi uma das cidades mais bonitas que vi, muito acolhedora e com todas as opções, uma cidade grande. Por coincidência Nora e Maili estavam no mesmo albergue. Saímos para passear na cidade, visitar a catedral e resolvemos ter um jantar mais arrojado pra comemorar a chegada a Leon, fomos no restaurante Las Termas pertinho da catedral, 15 euros o prato mas vale muito a pena, fabuloso!

Retorno ao albergue, fomos assistir as freiras beneditinas cantar, muito lindo e uma simpática freira fez um discurso encorajando os peregrinos. Aconteceu algo muito engraçado, essa freira tinha pedido pra desligar os celulares, enquanto ela falava um barulho de grilo incomodava a todos, ela então parou e perguntou de onde vinha esse barulho, ninguém soube responder, então ela continuou e o barulho voltou, foi quando alguém disse que estava vindo do bolso dela, ela pôs a mão no bolso e era o seu celular, todos riram muito nessa hora e ela também,e ficou muito vermelha e perdeu o raciocínio do discurso.

 

GOPR0321.JPG.9fb3e12989acf9409450dcb2b04e39b3.JPG

 

25.09 – Leon-S. Martin

 

Tomei café no albergue, oferecido gratuitamente, donativos são optativo. Minhas companheiras resolveram ficar mais tempo em Leon para reservar passagens e fazer outras coisas. O traçado do caminho dentro de Leon leva aos principais pontos turísticos da cidade, na saída de Leon parei num bar chamado Los Angeles, ótimo café da manha, barato e excelente atendimento e bom wifi.

Segui sozinho até S. Martin, passei pelo primeiro albergue, entrei no albergue Santana, não recomendo! Alias recomendo passar direto e não ficar nessa cidade. Comida ruim e cara, apenas um minimercado na cidade com poucas coisas também ruins e caras.

À noite no albergue reencontro com Nora e Maili e jantar com um grupo de senhoras francesas que só falavam francês, mesmo assim conversei com elas mesmo sem falar francês.

 

20140925_110716-1.jpg.eb0c89b5d276d8c58d0c9410682d63cd.jpg

 

26.09 – S. Martin-Astorga

 

Saída do albergue super tarde, tomamos café no albergue e saímos por volta das 10, trecho paralelo à rodovia até Orbigos, onde existe uma ponte medieval enorme e muito bonita. Compensava ter dormido naquela cidade. No caminho para Villares de Órbigos, nos deparamos com pomares repletos de maças e peras, na vila um senhor estava passando com um carrinho de mão cheio de ameixas frescas e doces e nos presenteou com muitas. Mais adiante outro morador nos convidou pra entrar em sua casa e nos presenteou um melão super doce também. Foi o dia das frutas!

Depois de Orbigos a paisagem se torna muito bonita. Parada no espantalho peregrino para um lanche com a Nora. Depois segui sozinho e me senti realmente só em meio a tanta natureza, não era possível avistar ninguém nem pra frente nem pra trás.

Antes de chegar a San Justo uma paisagem impressionante e repentina de uma cadeia de montanhas. Logo cheguei em um local a beira do caminho chamado Casa de Los Dios, encontrei um espanhol que fazia um documentário, ficamos conversando um pouco, nesse lugar também é possível carimbar a credencial e eles oferecem frutas, biscoitos e agua de graça, tem uma caixinha pra donativos. Isso é mantido por um peregrino que decidiu passar o resto de sua vida alí servindo outros peregrinos.

Também encontrei lá uma inglesa que ficou conversando um pouco comigo e me disse que naquele dia iria dormir por alí, em baixo de alguma arvore.

Na chegada á Astorga o albergue municipal estava lotado e o outro fechado, paramos em um bar para tomar café e pensar no que fazer, Nora foi buscar informações e uma pessoa lhe entregou um mapa explicando onde nos poderíamos encontrar abrigo, seguimos o mapa e ficamos hospedados no melhor lugar de todo o caminho! Quase de frente a linda catedral, uma das mais belas que vi e ao palácio de Galdi. Fiquei em suíte privada e tudo perfeitamente limpo como um hotel e as companheiras ficaram em outra suíte com varanda. Tudo isso mantido por freiras ......

Astorga merece ficar mais tempo, uma cidade muito bonita e cheia de historia. Também vale experimentar o bolinho típico da cidade que agora esqueci o nome.

 

GOPR0351.JPG.ea33bf715086a3d09b7b111bf255e79f.JPG

 

27.09 – Astorga-Rabanal

 

Passei sem perceber na entrada de Castrillo, a cidade de pedra que todos dizem valer a pena conhecer. Segui caminho a maior parte do tempo sozinho, trecho com belas paisagens. Em Rabanal cheguei ao albergue Pilar e reservei lugar para Nora e Maili, o albergue estava quase lotado. Conheci alguns italianos que dias depois me tornaria mais próximo deles.

 

20140926_152050-1.jpg.6cd812831df33cbdb56f47d85891806f.jpg

 

28.09 – Rabanal- Molinaseca

 

Trecho em subida, as meninas despacharam as mochilas, eu coloquei algumas coisas minhas na mochila da Maili, isso foi uma boa ideia, e reduzi uns 2 kg em minha mochila. Paisagens muito bonitas nesse trecho.

Ao avistar a cruz de ferro é impossível não se emocionar! Fiquei sabendo de uma peregrina que seguia próximo a nos que chegou na cruz deixou sua pedra e disse que pra ela o caminho terminava alí e retornou pra sua casa.

Deixei uma pequena pedra ao pé da cruz, levei de Taquaruçú, lugar onde moro em Palmas-TO, depois fiquei sentado ao longe observando os peregrinos chegarem e se emocionarem ao pé da lendária cruz.

Segui caminho, no topo da montanha existe um bar móvel chamado “La Parada”, funciona de maio-out, parada para um bocadilho de pão com jamón e uma coca.

Depois do bar peguei uma trilha cheia de pedras e debaixo de uma forte chuva, foi um pouco perigoso, um verdadeiro rio pela trilha, correnteza e muitas pedras, foi o dia mais sofrido no caminho. Deveria ter pego o asfalto!!!

Em Molinasseca ficamos no albergue Santa Marina, o dono é bem conhecido no caminho e possui estampado na parede varias matérias de jornais e revista falando sobre ele e seu trabalho no caminho. Nos albergues tem jonais para colocar dentro dos calçados molhados, excelente, no outro dia está seco.

Albergue muito bom por 7 euros. Fomos jantar no restaurante El Palacio ao pé da ponte na entrada da cidade, fabuloso.

 

GOPR0381.JPG.d679fe1a571493065da07340d895df10.JPG

 

GOPR0366.JPG.11c942708f5f396cf5ffe7c297d2390c.JPG

 

29.09 – Molinaseca-Cacabelos

 

Saímos juntos as 9:20, pegamos o caminho pelo asfalto, a trilha estava muito molhada devido as chuvas da madrugada. Chegada em Ponferrada foi rápida e fomos direto ao castelo dos Templários, um dos mais bonitos do caminho. Em frente tomamos um chocolate com churros no GODIVAH, um lugar fantástico, preço justo e atendimento sem igual, esse lugar tem o espirito do caminho.

Após isso, todos se separam, passei pela catedral e segui sozinho, falta sinalização na saída, no monumento aos Pimentos, não vi mais as setas amarelas mas segui em frente e estava no caminho certo.

Trecho suave, muitas hortas, fruteiras e casas, parada na Viña de Bierzo para uma taça de vinho e um petisco, foi quando reencontro os italianos, pai e filho que tinha conhecido em Rabanal. Logo depois entrou no bar um espanhol e começou a falar comigo, Fernando que mais adiante nos tornaria amigos.

Chegada em Cacabelos as 16:30, o albergue municipal fica na saída da cidade, depois da ponte, foi o mais diferente que fiquei, são pequenos quartos de madeira com duas camas cada ao redor da igreja, mas muito bem limpo e moderno.

Mais tarde encontrei Nora na rua sem Maili, fomos jantar e nesse dia tomamos quase 2 garrafas de vinho, pois no menu peregrino pra 2 pessoas inclui uma garrafa, no entanto, na mesa do lado sobrou uma garrafa quase cheia e fizemos a troca pela nossa vazia. Esse dia me aproximei de um grupos de Búlgaros que nos reencontravam a vários dias mas eles só falavam em búlgaro então a comunicação era difícil.

 

20140928_195731.jpg.3ac39731af9d549cd457eb21e3e6112c.jpg

 

20141001_152959.jpg.c112f27952b458887fb68685653f8fde.jpg

 

30.10 – Cacabelos-Vega

 

Saída de Cacabelos as 8 com Nora, em Pieros, parada pra tomar café e foi quando conhecemos um casal porto riquenho e o Sírio Shafic que logo começou a conversar e pediu pra tirar uma foto comigo e Nora, pois nós representávamos Brasil e Alemanha e logo começamos a falar sobre copa do mundo.

No caminho acompanhei Shafic e fomos conversando sobre vários assuntos, ele é casado com uma mexicana e mora no Canadá, fala árabe, inglês, francês e espanhol fluente. Ele tinha decido fazer o caminho semanas atrás quando nunca tinha ouvido falar no caminho, viu alguma coisa na internet sobre o caminho e decidiu de imediato fazer. Shafic é uma pessoa do bem!

Na chegada a Villafranca del Bierzo, primeira pessoa que encontro Jesus Jato, http://www.caminhodesantiago.com.br/artigos/refugio_rato_xandi.htm eu queria muito conhece-lo, sem eu dizer nada, ele aponta o dedo pra mim e diz você é brasileiro! Falei um pouco com ele abracei e tirei fotos, Shafic também fez o mesmo. Minha ideia no dia anterior era ter caminhado até Villafranca pra dormir no albergue da família Jato, no entanto, pela manha encontra-lo foi uma grande coincidência e agradável surpresa.

Nesse trecho existe uma bifurcação, eu decidi seguir pelo caminho mais fácil, margeando uma rodovia e um rio, opção muito boa, por que existe muita natureza e é muito tranquilo, sempre se ouvi o barulho da água nas corredeiras. A outra opção era pelas montanhas, foi a opção de Nora, que depois me disse não valer a pena.

Estava passando na porta do bar e albergue Camynos http://www.camynos.es/ e avisto Chafic lá dentro, logo ele sai na porta e me grita e fui tomar um vinho com ele e os donos Gerrado e Javier adoram brasileiros e tiraram uma foto comigo e a bandeira do Brasil que eles tem.

Logo chegou Maili e ficamos numa festa nesse bar, tomamos ORUJO uma bebida típica destilada feita de casca de uva, é como nossa cachaça.

Eu e Maili resolvemos ficar em Vega e Chafic resolveu seguir pra próxima cidade, foi um dia especial. Nos não sabíamos do paradeiro de Nora.

 

20140930_103622.jpg.e725ebe26d7176c589dac1a8a5cd6932.jpg

 

GOPR0415.JPG.a93464f15a2c6670d81991fd9531204a.JPG

 

20140930_160027.jpg.392d5cf391d1670eee0cd591ff8ed9e4.jpg

 

01.10 Vega-Fonfria

 

Logo cedo fomos a padaria artesanal da entrada da cidade e reencontro o casal de porto riquenhos, estávamos prontos pra encarar o Cebreiro, um pouco aflito pois todos falavam que era o segundo Pirineus do caminho. No sopé encontramos um grupo que estava preparado pra subir a cavalo, existe essa opção por 30 euros. Entre eese pessoal estava Chafic à cavalo.

A subida é íngreme, no entanto, rápida. Quando chegamos no topo, em uma vila reencontro com Nora e seguimos novamente nos 3 juntos e logo depois nos separamos todos novamente. Ao chegar ao Cebreiro, existe ao lado direito um mirante muito grande e bonito com mesas e bancos pra descanso.

O Cebreiro é ponto de dormida pra muitos peregrinos, mas resolvi seguir. Lá reencontro com o esloveno Mathei que me disse que seu amigo teve uma grave tendinite e estava em repouso em Ponferrada. Reencontrei vários outros amigos no Cebreiro.

Descida rumo à Fonfria muito linda, muito verde e muitos vales. No caminho reencontro Nora e seguimos juntos até o albergue Reboleira em Fonfria. É uma pequena vila, mas compensou muito ficar nesse albergue, um estilo rustico e muito confortável e familiar o jantar foi coletivo em uma casa de pedras em formato circular próximo ao albergue. Reencontro os búlgaros, agora conseguindo me comunicar melhor com eles, pois o Struman falava um pouco de inglês e as duas mulheres, Katia e Onka só falavam em Búlgaro.

 

20141001_190407.jpg.57543857eb75250a0ddcfbe3724d6ca5.jpg

 

02.10 – Fonfria- Sarria

 

Trajeto longo com belas paisagens. Também tem uma bifurcação, optei pelo caminho original por Sanxil e valeu muito a pena. Acho que foi o trecho mais solitário e em meio a natureza, muito bonito mesmo. Em determinado ponto encontrei a húngara Nora 2, assim apelidamos ela, já tínhamos nos conhecido antes, caminhamos um pouco juntos e depois nos separamos e nos reencontramos novamente em um bar no meio do nada.

Sarria é muito mal sinalizada na entrada, na chegada encontrei um cara de Niterói muito maluco, ele estava acompanhado com outras brasileiras que tinha conhecido no caminho, ficamos no mesmo albergue, o municipal que é o pior que fiquei, não recomendo. No albergue conheci um chinês que estava iniciando o caminho em Sarria, alias muitos começam nessa cidade que está a pouco mais de 100 km de Santiago, percurso mínimo pra se obter a compostelana.

A noite reencontro com Maili e Nora que estavam em outro albergue, jantamos juntos e tomamos vinho.

 

20141004_130544.jpg.fd706bfbb442e0e1e8e55e52e5466c85.jpg

 

03.10 – Sarria-Gonzar

 

Sai bem cedo e sozinho, encontrei o maluco de Niterói que me disse que tinha caído da cama durante a noite e estava todo dolorido. Segui caminho a luz de lanterna, um subida íngreme logo na saída. Reencontro com o porto riquenho Rafaele e seguimos caminho juntos até encontrar com Fernando que eu tinha conhecido dias atrás, Rafaele e Fernando também já tinha se conhecido em algum momento atrás. Chegada em Portomarín é muito bonita e passa por uma porte muito alta, essa era cidade que eu planejava dormir, no entanto, após alguns chops com meus novos amigos e outros que foram chegando no bar, Beatriz, Andreas e Luciano, resolvemos todos partir naquele mesmo dia e dormir em outra cidade a 8km à frente. Chegando em Gonzar encontramos outros amigos e foi uma grande festa, ganhamos vinhos e ficamos tomando do lado de fora do albergue até a madrugada. Luciano um jovem de 18 anos e Andreas de 40 são italianos e faziam o caminho acampando numa pequena barraca, foram 2 personagens marcantes no caminho.

 

GOPR0491.JPG.c275cdfc49ddad8a79a61ff03467ee08.JPG

 

04.10 – Gonzar-Palas de Rey

 

Saída cedo com Rafaele, os demais já tinham partido, eu estava num ritmo muito lendo e avisei o companheiro que podia seguir sem mim. Após as 10 tive uma grande ressaca, estava realmente mal e precisava parar um pouco. Reencontrei os Búlgaros e fomos comer um lanche juntos. Chegada em Palas debaixo de chuva fina, durante esse trajeto os amigos estavam colhendo cogumelos para o jantar no albergue. Fiquei no albergue Camino, muito bom e estava quase vazio, um quarto imenso para mim e mais outro.

À noite por caso reencontro Nora na rua, ela não tinha noticias de Maili. Depois de andar um pouco pela cidade, fomos ao supermercado, banco, comprei uma nova credencial, pois a minha já não tinha mais espaço pra carimbos. Importante depois de Sarria carimbar a credencial ao menos 2 vezes ao dia em lugares diferentes pra se obter a Compostelana em Santiago.

Fomos jantar pulpo (polvo) com batatas e vinho, perfeito. Depois do Cebreiro é a região da Galícia e se come muitos frutos do mar e o espanhol é mais parecido com o português.

 

20141004_134327.jpg.21afefb4fd72e3dc3e90c0ee1a9519dd.jpg

 

20141007_134330.jpg.3e40b389ff683b66d8d149b8ddc3302a.jpg

 

05.10 – Palas de Rey-Arzua

 

Sai sozinho, trajeto com muitos bosques, estava com a sensação de reta final do caminho, um misto de alegria e tristeza.

Cheguei à cidade de Melida, muito movimentada e com feiras e também mal sinalizada. Essa cidade é famosa pelo Pulpo à feira, logo na entrada se ver as Pulperias, locais onde se come polvo. Muito interessante e vale a pena experimentar.

Trecho com muitos morros e cansativo, reencontro com Eriberto, o maluco de Niterói, ele começou me contar sua historia no caminho, eu não parava de rir das maluquices que ele aprontou. Me disse que fazia dias que estava querendo se livrar de uma paulista enjoada que estava na cola dele... chegando em Arzua por azar dele a paulista chegou também no mesmo albergue e a hospitaleira entendeu que eles eram um casal e queria coloca-los no mesmo quarto, ele quase teve um infarto e desesperado pediu pra ficar em outro quarto... foi muito engraçado.

Reencontrei o casal brasileiro que tinha conhecido no primeiro dia, Simão e Olga, durante esses dias todos não os tinha visto, começamos juntos e iriamos terminar juntos.

 

20141004_121833.jpg.e6e54248ee1bb9c248929aecadb0d05a.jpg

 

06.10 – Arzua-Monte do Gozo

 

Trecho com chuva, maior parte fiz sozinho e já não sabia de noticias da Nora e Maili. Ansiedade toma de conta, estava caminhando sem saber ao certo onde iria dormir, iria caminhar até cansar. Foi quando encontrei meus amigos JJ, Fernando, Andreas, Rafaele, Luciano e Beatriz. Depois nos separamos novamente e nos reencontramos em Monte do Gozo, estava finalmente na porta de Santiago. Eles insistiram pra eu seguir com eles até Santiago e comemorar o fim da caminhada, mas eu preferi dormir naquele lugar e seguir no outro dia e chegar descansado em Santiago, foi a melhor opção, pois a missa dos peregrinos é meio dia.

 

20141005_125903.jpg.e4042c538d14de5ef60d015b45095916.jpg

 

07.10 – Monte do Gozo-Santiago de Compostela-Finisterra

 

Saída cedo com Simão e Olga, iria chegar a Santiago com o casal que conheci no meu primeiro dia de caminhada. A ansiedade é grande e não falávamos em outra coisa senão da nossa conquista em está chegando com saúde após um mês de caminhada, fomos contando sobre nossas historias do caminho.

De todos os pontos era possível avistar as torres da catedral de Santiago, quanto mais nos aproximávamos mais emocionados ficávamos, finalmente chegamos, a emoção é inevitável em ficar de frente pra catedral e ver centenas de peregrinos chegarem e alguns caírem em pranto diante do ponto final do caminho.

Fomos à oficina do peregrino para pegar a compostelana, ao lado da oficina tem um lugar pra guardar a mochila por 2 euros o dia, não pode entrar de mochila na catedral.

Depois reencontrei já dentro da catedral com os amigos Fernando, Andreas, Rafaele, Luciano, Beatriz e agora também Maria que tinha aderido ao grupo. A missa é um espetáculo a parte. O Botafumeiro espanhando a fumaça sobre os peregrinos foi como um presente pelos 800km de caminhanda.

Depois de visitar o tumulo do apostolo e passar pelo portal da glória, que estava interditado para reformas, fui para o lado de fora da catedral e reencontrei Rosa Maria, a alemã que conheci em Burgos. Reencontro com outros amigos do caminho e decidimos locar um carro e ir até Finesterra, eu, Fernando, Maria, Rafaele e Jessica os demais seguiram a pé, mais 3 dias de caminhada até Finesterra. Eu não tinha tempo de fazer a pé, pois tinha um voo dia 10 pra Madrid, então não achamos carro pra locar e eu e Maria fomos pra rodoviária pegar um ônibus e os demais seguiram de taxi, foi a ultima vez que os vi.

Viagem tranquila de ônibus, chegando em Finisterra ficamos no albergue Por Fim, 10 euros e muito bom! Atendimento cordial.

 

GOPR0547.JPG.5de3adb8b0b056cc7b4f0529fc10dc7b.JPG

 

08.10 – Finisterra-Santiago de Compostela

 

Fomos cedo em direção ao cabo de Finisterra que fica uns 4km da cidade, tinha a opção de ir de ônibus, mas optamos ir à pé debaixo de chuva com vento, no albergue pegamos um guarda chuva. Mas foi muito legal e divertido, chegando ao cabo a chuva parou e o céu ficou limpo, hora de fazer o ritual da queima de roupas, tinha comprado um álcool e separado algumas peças de roupas que tinha usado durante o caminho, então eu e Maria queimamos nossas roupas em meio as pedras.

No retorno reencontro o grupo de búlgaros, eles me chamam pra fazer um brinde, tinha vinho em uma garrafa Pet e alguns copos plásticos, fizemos um brinde ao pé da cruz de Santiago no Cabo Finisterra, alí comemoramos realmente o fim do caminho.

Na descida, reencontrei a coreana Jey e outro peregrino que não o conhecia até então, o Olivier. Despedimos-nos de forma emocionante. Tomamos o ônibus de volta a Santiago, fui ao correos para retirar meu pacote e tudo certo.

 

De volta a Santiago ficamos no albergue, Seminario Menor muito bem estruturado e enorme, por tanto, distante do centro e apenas um pouco mais barato. Não compensou ficar lá.

 

GOPR0588.JPG.ff86a8e5f3ec27e1732a9dfb205e1c17.JPG

 

09-10.10 -Santiago de Compostela-Madrid

 

Dia de ficar em Santiago e conhecer melhor a cidade. Fui pra a Catedral e reencontrei alguns amigos que estavam chegando. Alguns chegaram durante minha ida pra Finisterra e outros ainda estavam pelo caminho e outros já estavam em suas casas.

Encontrei Luiz, um espanhol de Estella que conheci no caminho, fomos ao museu do povo galego e fizemos o passeio no trem turístico, vale a pena.

Depois fui almoçar no famoso restaurante Manolo http://www.casamanolo.es/indexD.html , comida realmente boa e bem típica da Galícia e preço adequado para peregrinos, o restaurante tem fila de espera, em sua grande maioria são peregrinos famintos.

Dia seguinte peguei um ônibus as 6:30 da manha na praça de Galicia, em frente a loja ZARA direto para o aeroporto, chegando lá reencontro a Nora húngara e fomos no mesmo voo pra Madrid, chegando na capital fui ao encontro de Laura, argentina que conheci na primeira semana do caminho, logo depois encontramos com Maria também do caminho e fomos ao mercado São Miguel pra comer uns tapas (petiscos) e tomar umas cañas (chop).

Na verdade o caminho nunca terminou e nunca terminará, as amizades feitas durante o caminho são como uma irmandade, mantenho contatos com eles por email, facebook ou telefone, e já visitei alguns em suas cidades assim como aguardo visitas de alguns em minha casa. O caminho é algo impossível de descrever, tem que ser vivido. Além de uma jornada espiritual, é uma grande aventura, um grande desafio! Oportunidade única de fazer amigos de verdade e de se divertir muito também, para mim também foi uma viagem turística, passei por mais de 200 lugares!, viagem histórica/cultural, gastronômica e enóloga também, acima de tudo, uma viagem que conforta e ensina a alma e o mais importante é que qualquer um pode experimentar, por que é sem limites de idade, sexo, religião ou aptidão física.

Durante a caminhada vi de tudo! Por exemplo um homem que tinha iniciado o caminho em Barcelona de bicicleta carregando seus 4 cães em uma carrocinha adaptada na bike, um outro que tinha começado andar desde Paris, casal com criança de colo, senhoras e senhores com mais de 70 anos, alguns cegos acompanhados inclusive com cão guia, um casal de uma brasileira e um alemão que se conheceram no caminho a mais de 10 anos, casaram e todos os anos voltam ao caminho. Enfim, o caminho reflete bem a diversidade de pessoas de todo o planeta assim como as diferentes causas que motivam cada um fazer a caminhada, é um grande ensinamento percorrer o caminho de Santiago!

 

20141010_153451.jpg.ad3be09915c41eeacf041cd0776ac796.jpg

 

Dicas:

• Comprar o que puder para o caminho em Madrid!!! Lojas Decathlon.

• Levar toalha OxDry Towel (não precisa secar e absorve 5x mais que as normais, comprei no Brasil loja Centauro).

• Frascos pra shampoo e condicionador (colocar em frascos pequenos pra diminuir o peso, é possível reabastecer nos banhos dos albergues).

• Frutas, pão e Jamón (lanche ideal pra fazer durante a caminhada, não é recomendável parar para almoçar e depois seguir caminhando).

• Compartilhar lavagem de roupas (nos albergues paga-se para usar a maquina de lavar e secadora, reunir 3 ou 4 peregrinos e dividir o valor e fazer tudo em uma única lavagem).

• Saco de dormir (necessário em muitos albergues que a higiene dos lenções de cama não são adequadas, comprar o mais leve possível, o meu comprei na Decathlon marca Quechua 700g).

• Vaselina para os pés (alivia muito a dor e evita bolhas).

• Meias de running (muito boas, usei durante todo o caminho e não tive uma bolha).

• Camel back (cantil utilizado por ciclistas, muito pratico pra tomar agua durante a caminhada).

• Fazer algum trecho de bike.

• Comprar tampão para os ouvidos ou colocar algodão, em alguns albergues as camas são muito próximas e alguns peregrinos roncam muito alto!!!

• Comprar comida em supermercado (sem dúvida a melhor maneira de economizar).

• Comprar vinho no supermercado (pode também colocar o vinho em garrafa PET pra levar na caminhada).

• Assistir ao filme The Way.

• Usar o APP Pilgrim Camino.

 

Erros

• Peso da mochila superior a 10% do meu peso corporal nos 3 primeiros dias do caminho.

• Não ter enviado a mochila nos trechos muito íngremes ou nos dias de corpo muito cansado.

• Chegar tarde em Burgos, poderia ter aproveitado mais a cidade.

• Não possuir uma capa de chuva leve, comprei uma cara e pesada no inicio do caminho.

• Não trazer o Floratil, umas 2 x senti que a comida não tinha feito bem.

 

Check-List mochila

 

• Tênis Timberland com mais de 1 ano de uso;

• 2 camisetas de secagem rápida;

• 1 manga longa fina marca Quechua;

• 2 calças shorts tactel, marca Quechua;

• 1 calção tipo surfista;

• 1 Anorak marca Quechua;

• 3 cuecas marca Quechua;

• 3 pares de meias;

• 1 canga/saída de banho;

• 1 boné com saia que protege o pescoço do sol, marca Quechua;

• 1 óculos de sol Rayban;

• 1 canivete suíço;

• 1 mochila 60 litros;

• 1 pochete (dinheiro, passaporte e credencial) levar inclusive para o banho;

• 1 capa de chuva para mochila;

• 1 capa de chuva para mim;

• 1 bateria extra com lanterna;

• 1 lanterna de testa;

• 1 smartphone Sansung S3;

• 1 Câmera Gopro;

• Alguns broches para pendurar roupas molhadas na mochila;

• 1 par de sandálias havaianas;

• Gorro e luvas de lã;

• Baton cacau;

• Agulha e linha de algodão (não usei, por que não tive bolhas)

• Remédios: Benegripe, Sorrisal, Antialérgico, Neuzadina, antiflamatorio, esparadrapos, gases, algodão, Salonpas e Pó antisséptico.

• Adaptador de tomadas (não é necessário, o padrão brasileiro serviu em todos os lugares)

 

A quantidade de coisas que você deve levar também é de acordo com a época do ano, fiz o caminho entre setembro e outubro, uma época muito boa e não estava quente e nem frio, minha roupas foram tipo Dryfit ou Tactel, nada de jeans ou agasalhos. Outra época muito boa é Maio/Junho que é a primavera e as temperaturas são agradáveis. Em julho e agosto é muito quente e dezendo e janeiro muito frio.

 

Gastos do dia 06/09 - 09/10 898 euros com uma média de gasto de 26 euros por dia de caminhada.

Todas as minhas despesas no caminho foram anotadas e estão distribuídas conforme o gráfico abaixo.

 

598dc4159ca23_Apresentao1.jpg.667814e66c053ab59ea15aefc7a06d83.jpg

 

A categoria outros do gráfico, inclui compra de Bastão, capa de chuva, aluguel de bike, correios, internet, taxi, passagem de ônibus pra Finisterra, compra da nova credencial, entrada em museu e trem turístico em Santiago.

A categoria lanche corresponde a lanches feitos em bares ou restaurantes.

O caminho pode ser feito gastando-se mais ou menos do que eu gastei, conheci pessoas que gastavam em torno de 40 euros por dia e também conheci outras que gastavam uma media de 15 euros por dia, no entanto, depende da quantia que você tem disponível e sua disposição em fazer comida nos albergues e dormir em albergues gratuitos ou mesmo acampar como foi o caso de alguns que conheci.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS DO CAMINHO FRANCÊS

 

http://www.santiago.org.br/camihnos-frances.asp

 

SITES UTEIS

 

(MUITO BOM!!!)

http://www.meucaminhodesantiago.com/category/super-dicas/

 

http://www.bicigrino.com/en/

 

http://www.urcamino.com/camino-frances/route

 

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/65956-sites-ajudam-peregrinacao-a-santiago-de-compostela.shtml

 

 

Outros comentários e dicas (post de outro mochileiro)

* O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa e eu precisei. Muito importante. http://www.mondialtravel.com.br

* Conheci peregrinos que quando machucados, faziam o trajeto de Ônibus. é uma opção para quem tem pouco tempo.

* Um horário bom para começar a caminhar são entre 6 e 7h. Se for primavera verão, recomendo até sair mais cedo por causa do calor.

* Se molhar as botas ou tênis, coloque jornal para ajudar a secar

* Bastão de caminhada ajuda a poupar seus joelhos em trechos com declive

* Na Espanha vende um adesivo chamado Compeed, muito bom para quem tem bolhas, mesmo assim o melhor ainda acho que é a agulha e linha.

* Empresa de ônibus que faz a maioria dos trajetos no Caminho: http://www.alsa.es

* Empresa aérea que faz voos domésticos na Espanha, barata, porém sua mochila tem que ter menos de 10kg e você tem que imprimir o bilhete antes: http://www.ryanair.com/pt - Útil para o trecho Santiago x Madrid

* Usei o cartão vtm feito através do http://www.cotacao.com.br (consultava o saldo por internet).

* Antes de subir os Pirineus, olhar a previsão do tempo é muito importante. Evite fazer esse trajeto sozinho, principalmente no inverno com neve.

* Os albergues municipais e alguns privados tem cozinhas, o que barateia muito seu Caminho. Antes de fazer as compras, sempre passe na cozinha, os peregrinos costumam deixar muitas coisas para os próximos. Assim como roupas e remédios. Não esqueça que você pode fazer isso também, exemplo deixe aquele pacote de cebolas ou molho que você teve que comprar e não usou todo.

* Durma com seu dinheiro e documentos dentro do saco de dormir.

* Refúgios com acolhida religiosa: Albergues do Caminho Francês, com acolhida religiosa (útil para o peregrino que vai com pouco dinheiro)

* Telefones celulares, esqueça-os ! Aproveite o caminho para desconectar do mundo ou desse vício moderno. A grande maioria dos refúgios tem internet ou telefone público (compre um cartão de ligação internacional).

* Sempre siga as setas amarelas, totens, a concha (vieira), postes de luz com símbolos da viera, placas nas estradas ou coladas nas calçadas e quando houver dúvida, descanse, sempre aparece algum peregrino

 

Outras dicas:

 

Telefone ao Brasil

Se estiver na Espanha, para fazer suas ligações à cobrar ao Brasil, ligue para o número 900 99 00 55. Você vai ter a grata surpresa de ser atendido em português.

 

Caso inicie seu Caminho por S. Jean, na França, para chamar o Brasil direto você terá que ligar para 0800 99 00 55.

 

Telefones Visa

Visa Electron - 900 991 124 / 900 991 216

Visa Internacional - 900 991 216

 

Embaixada do Brasil

Em Madrid: Fernando el Santo,6, tel. 91 700 46 50

Assistência a Brasileiros e Assuntos Consulares:

e-mail: consular@consuladobrasil.es

Tel.: (+34) 91 702 12 20

Fax: (+34) 91 310 16 30

Banco do Brasil, S.A. - Madri

Calle José Ortega y Gasset, 29, 1ª planta

e-mail: madri@bb.com.br

Tels.: (+34) 91 423 25 00 / 91 423 25 20

Fax: (+34) 91 423 25 20

Horário: de 2ª a 6ª - 10h às 13hs.

20141001_095657.jpg.8f4215a0e00cbbd980fe77918b647258.jpg

20140927_150810.jpg.f30a36dbaf5aae89b3fd4203dd48a267.jpg

20141001_182818.jpg.8e1c19a54ee2f34e643accdc34c14215.jpg

20140926_140130.jpg.616d935a2921437ad5e8865a47467240.jpg

20140926_093256.jpg.966e101c45937b9f9f848a8754723dc8.jpg

20140922_090729.jpg.c33e7309457e77425d89f14bc6d3789c.jpg

20140920_192827.jpg.35503027ce3a0889e96fe8ef90897cb1.jpg

20140914_081626.jpg.bef0cfbe587f663accb625b0197eff45.jpg

20140913_173421.jpg.34126bbe504510762ccc0ed8fad729ad.jpg

20140913_173316.jpg.6e7dd16151095149571715a9c12a1ac8.jpg

20140913_131813.jpg.aa54fe029c76b5b074936a568bee3ed0.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mto legal KIRL. Eu já estive nem Santiago de Compostela, a passeio e ñ para fazer o caminho. A energia daquela cidade é indescritível. Mas tenho mta vontade de fazer um dia. O seguro viagem é realmente bem importante. Eu já tive problemas em viagens internacionais e precisei acionar. Já ouvi falar da Mondial. Mas eu fecho c/ esta empresa: www.touristcard.com.br Eles tem planos a partir de 23 dólares. Abç pessoal e espero ter contribuído tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Antes de mais nada seu relato e de tirar o folego,e muito gratificante no campo espiritual e agrega conhecimento para toda vida, unica viagem mais longa que fiz foi ate o bandeira em Caparaó, amigo você disse que que não precisou enviar sua bagagem pois estava com sua mochila,quantos litros tem ela?e os itens descrito no check list você levou do Brasil ou adquiriu todos por la??desde já agradeço o contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...