Ir para conteúdo

RELATO: PORTUGAL E ESPANHA MARAVILHA!! *Com airbnb *Com inverno *Com criança


Posts Recomendados

  • Colaboradores

PORTO

 

Dia 9/2

Partindo de Lisboa: fomos até a estação Santa Apolônia de Lisboa de taxi, pois apesar de estarmos perto, as ruas de Lisboa não favorecem o trânsito de malas, rs. O taxi foi chamado pelo dono do restaurante em que jantamos todos os dias! Gente fina seu Armando! Desta vez tivemos sorte e pagamos o preço justo pelo taxi, 5 euros (taxa mínima + taxa de malas)!

Na mesma estação já compramos as passagens de trem do Porto até Albufeira, no sul de Portugal, onde mora meu cunhado. Mais uma vez não consegui comprar as tarifas promocionais e a passagem saiu 40 euros por pessoa (no site antes era 23!!). Mas beleza... aprendi... na próxima em Portugal compro todas as passagens de trem antes!!

Seguimos ao Porto e chegamos lá num dia de sol e calor... finalmente o gelo tinha dado uma folga e fazia agradáveis 8-10 graus!

Mas pausa para a viagem Lisboa-Porto: conhecemos no trem o seu Antonio e sua companheira de trabalho. Seu Antonio, um senhor português pra lá de agradável, nos presenteou com ótima conversa. Ele já tinha morado no Brasil e tinha uma opinião ótima de nós brasileiros. Trabalha com produção de videos comerciais e nos brindou com ótimas dicas sobre TUDO. Mora em Sintra (inveja!!) e poxa, foi uma das pessoas que eu adorei conhecer!!

Chegamos ao apartamento e fomos recebidos pelo nosso anfitrião, que foi super simpático e ainda nos presenteou com um frisante rosê! Este apartamento era mais simples que o de Lisboa, um pouco barulhento a noite, no entanto a localização era muito muito muito boa! No centrão, no pé da Ribeira! Mal deixamos as malas e já saímos pra rua! Tínhamos só 3 dias no Porto!

Caminhar pela Ribeira é o que há. O tempo estava lindo, céu azul, sol quentinho, uma delícia! Fomos almoçar num restaurante da Ribeira, que são mais caros (saiu 25 euros por pessoa), mas tem uma vista ótima! Seguindo a nossa regra de um restaurante top por cidade, esse foi o de Porto. Só pra variar não me lembro o nome, mas lá tem tanta opção que vale escolher o que mais agrada!! Só recomendo experimentar a sobremesa “natitas do céu” se acharem no cardápio... foi a melhor da viagem!

598dc5a229a47_1ribeira.jpg.8a3684168c5f67024a447108fe26150d.jpg

 

598dc5a2302cd_2panoramicadaribeira.jpg.1c6762583c0683aff296a522584b1425.jpg

 

598dc5a236aa0_3restaurantesribeira.jpg.c0ddeb21068c1559c4857a09ee1fc4f9.jpg

 

Depois de andar por toda a Ribeira fomos conhecer a Igreja Monumento São Francisco (3,5 euros), o Palácio da Bolsa e a Igreja da Sé. Vimos o por do sol de um dos vários miradouros perdidos nas ruas da cidade... lindo!

598dc5a23f0f8_4saofranciscodeassis.JPG.6f5d4d7c9fd7319bafa021a24e6ee776.JPG

 

598dc5a245237_5palaciodabolsa.jpg.5b66eaf7717b40b0ad6ab966be639a1d.jpg

 

598dc5a24aead_6sedoporto.jpg.a78796de685d9eebca017a0af2607898.jpg

 

598dc5a24f64b_7pordosol.jpg.8640db0ee9c85032b289f16eb9881db1.jpg

Voltamos ao apto e depois saímos jantar... tinham nos recomendado comer um prato típico chamado “À Francesinha”... que pela descrição eu já sabia que não ia curtir! E bom... não gostei. É um sanduíche de pão de forma com um monte de carne forte no meio (lingüiça, bacon, salsicha, presunto...), coberto com muito queijo e um molho meio picante esquisito. Acompanha fritas. Experimente... mas é ruim. Kkkkk

Hora de ir pra casa curtir os primeiros vinhos do Porto!

 

Dia 10/2

Sol e calorzinho! Dia de andar muito pelo Porto! Fomos pela rua das Flores (na verdade passamos por essa agradável rua todos os dias!) até a Avenida dos Aliados. A Rua das Flores lembra a Rua Augusta de Lisboa, e a Avenida dos Aliados lembra os passeios de Barcelona. Ambas muito bonitas, cheias de lojinhas e lugares fofos pra comer!

598dc5a2542fc_8avenidadosaliados.jpg.c88728f37db54bedf53c13010fdef794.jpg

Visitamos a Igreja e Torre dos Clérigos (3 euros), de onde a vista é muito legal. Depois passamos por duas Igrejinhas coladas, gratuitas e muito bonitas, Igreja do Carmo e das Carmelitas! Na sequência (é tudo muito perto) fomos a lendária livraria Lello (fãs do Harry Potter me entendem!!) e jardins da Cordoaria. A fome estava batendo então voltamos em direção a Ribeira, onde fomos atrás de um restaurante indicado (Arcos da Ribeira, Rua dos Canastreiros). Ele é um pouco escondido, fica bem no começo da Ribeira, mas na rua de trás. Comemos bacalhau a falcão, EXCELENTE... e embora já tivéssemos gastado uma grana no almoço do dia anterior, cada um dos 15 euros gasto neste valeu!

 

598dc5a25bbf8_9torredosclerigos.jpg.c75b448b9250955ff29e97ccf83158c0.jpg

 

598dc5a26170f_10carmoecarmelitas.jpg.13e6c6d179ee785a99d7bbb363b1bf3e.jpg

 

598dc5a2678c8_11lello.JPG.02897494bf9e13f8d7c14b56dee71cca.JPG

 

Demos um tempinho ali na Ribeira e cruzamos a ponte Luiz I a pé. Do outro lado da ponte é outra cidade, Vila Nova de Gaia, onde ficam as famosas caves dos vinhos do Porto. Caminhamos bastante, fomos visitar a Cave Quevedo Port Wine, que era o que tinha convênio com o Cruzeiro que contratamos (explico abaixo) e voltamos pra fazer o cruzeiro, no fim da tarde.

598dc5a26ed6e_12ponteluizI.jpg.39d2420723e2f3271929123fcfad29c9.jpg

 

598dc5a349503_13aribeiravistadegaia.jpg.ae347e6d62ec107e964dce0c58921b6d.jpg

 

598dc5a34f8f7_14vilanovadegaia.jpg.09ffc4874c64079b43e057259d002629.jpg

Na Praça onde começa a Ribeira tem vários quiosques de empresas que oferecem este passeio... quase todos a 12 euros por pessoa. A diferença entre eles é que cada empresa tem convênio com uma cave diferente. Optamos por uma empresa (Douro acima) que oferecia o cruzeiro por 10 euros... mas a cave conveniada a ela (Quevedo Port Wine) era bem simples perto das famosas (Sandeman e etc...). O cruzeiro foi muito bacana, mas se vc curte muito vinho do Porto aconselho a optar por empresas que tenha convênio com caves mais legais.

598dc5a3556af_15cruzeirodouro.jpg.35f884a964ba26156045ffdfa71ed4ea.jpg

No fim do dia fomos novamente em direção à Avenida dos Aliados onde tínhamos visto, próximo ao fim da Avenida, um restaurante “low cost”, kk! Lá comemos outro prato típico portuense, o Prego no Prato, e desta vez adorei! 7 euros por pessoa o menu!

 

Dia 11/2

Dia nublado e com garoa! Último dia no Porto! Eu tinha pensado em ir ver o encontro do Douro com o Oceano Atlântico (= praia! recomendação do anfitrião), ir visitar outra Cave mais legal e fechar o dia no shopping, mas... estava chovendo, e eu tinha uma mega treta pra resolver! Maior perrengue da viagem!

#perrengue!

Sou diabética e uso bomba de infusão. O material de consumo deste equipamento (cateter, cânula e refil) não é vendido em farmácias, apenas pelos representantes comerciais da empresa fabricante (no caso a Roche), e por mais que eu tenha revisado mil vezes se tinha pego tudo o que precisava antes de sair do Brasil... eu estava sem refil pra trocar a insulina. Precisava trocar neste dia... quando percebi a cagada quase desmaiei, sério, tive vertigem! Saí meio atordoada pela rua atrás de uma farmácia... fui em uma que eu já tinha ido antes (comprar esmalte!) – Farmácia Moreno do Porto. No caminho fui pensando no plano B, C, D... enfim. A moça da farmácia foi a pessoa mais linda da viagem! Ficou mais de 40 minutos no telefone, ligou pra deus e o mundo (até pra um cliente da farmácia que tb usa bomba...) até conseguir me ajudar. Conseguimos falar com a Roche e encomendamos por telefone os refis, que seriam entregues no dia seguinte na casa do meu cunhado, em Albufeira, pois eu iria pra lá. Resolvi o problema do resto da viagem mas eu precisava de um refil hoje! Acabei fazendo uma gambiarra e reutilizei o que estava na bomba! A moça da farmácia ficou assombrada (eles não tem o costume de fazer gambiarras!!) com o jeito que eu dei na coisa... mas uma hora depois eu tava de novo na rua, feliz da vida! Que susto. Agradeci um milhão de vezes a moça da farmácia, ela salvou minha viagem!!

598dc5a381855_16farmaciamoreno.jpg.d2a82d8e45aba39c0b328351b04946de.jpg

 

Continuando... com chuvinha não rolava ir à praia, então resolvemos pegar um metrô (1,20 comprado na máquina) e ir conhecer o estádio do Dragão (15 euros)!! Viajar com 3 homens é isso... conhecer todos os estádios! O bom é que eu tb gosto, kkkkk!. O metrô para na porta do estádio, que surpreendeu! Bem bonito e moderno. Almoçamos lá mesmo, bacalhau com broa e espinafre, muito bom, 8 euros o menu (a entrada foi uma sopa de cenoura espetacular)!! Do lado do estádio tinha um shopping (Norte Shopping), fomos lá ver! Bem legal, andamos um moooonte e foi minha vez de dar o troco e fazer os meninos me esperarem nas lojas de maquiagem, kkkk! Lá tem Primark, loja queridinha de brasileiros que eu, sinceramente, achei uma porcaria. Tudo era muito barato, mas tb muito ruinzinho. A única pechincha foi um tênis de 2 euros (isso mesmo!!) que meu marido usou a viagem toda! Kkk... O shopping tb tinha vários parques, quem estiver com criança vale a pena! Enfim, acabamos não indo ver a outra Cave... voltamos pra casa, demos a última andada noturna, mercado... pq amanhã é dia de acordar cedo e atravessar o país!

 

598dc5a386d6d_17drago.jpg.17bf9169c9e057585dd7a269bca522ae.jpg

Sobre o Porto: cidade lindinha, acolhedora. Tem uma parte moderna pela qual não andei muito, mas o forte do porto é o centro, a ribeira e arredores! Achei que 3 dias foi o ideal, não ficaria mais nem menos!

Para andar: super a pé! É tudo muito perto! Só pra ir ao estádio mesmo que pegamos metrô! Andar pelo Porto é o melhor programa.

Sobre os portuenses: em relação aos lisboetas, eles são bem mais calorosos e descontraídos! Sem contar a moça da farmácia que como eu já disse, foi a TOP personalidade da viagem!

Editado por Juliana Champi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Acompanhando! Esperando por Madrid! Parabéns pela riqueza de detalhes do relato!

 

Obrigada Pedro! Vou "dar um gás" no relato este fds! Logo chego em Madri! :) Se a sua viagem estiver próxima e quiser perguntar algo manda aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

ALGARVE

 

12/2

Saímos do Porto cerca de 11 da manhã, fomos a estação de taxi e não lembro exatamente o preço, mas ficou barato, menos de 10 euros. Este dia foi praticamente de travessia! Fomos do Porto até Lisboa, e de lá até Albufeira, no sul de Portugal.

Albufeira é uma cidade pertencente à região do Algarve, que sério, todo mundo devia ir ver! Os ingleses já sabem disso!! As praias são muito lindas, me arrependi de ter ficado tão pouco tempo! Se vc estiver no país no verão faça um esforço pra conhecer esse paraíso que a Europa inteira já adora! As fotos vão falar por si!

Chegamos em Albufeira cerca de 18 horas e meu cunhado foi nos buscar! Fomos direto a rodoviária comprar a passagem para Sevilha dali 2 dias, e de fato o preço do busão é fixo, não se altera. Mas eu não queria correr o risco de não ter vaga no dia, por isso fui antes. O trecho Albufeira - Sevilha custou 20 euros por pessoa (10 euros o filhote).

Tínhamos combinado ficar na casa do meu cunhado, mas ele havia se mudado pra um apartamento menor e acabou alugando um apart hotel pra gente, e segundo ele, a diária era baratíssima (na baixa temporada). O lugar se chama Paladim! Eu super recomendo. São apartamentos simples, muito bem localizado e tem uma estrutura ótima, mesmo que não tenhamos desfrutado dela.

Terminamos o dia em casa mesmo, pois meu cunhado cozinha pra caramba então fizemos rango em casa!!

 

13/2

Dia lindo de sol e calor! De verdade. 15 Graus! Saímos bem cedo e vimos muitos ingleses de shorts e regata nas ruas, hilário. Tínhamos que conhecer o máximo de atrações possíveis, então meu cunhado rodou de carro com a gente o dia todo pelas cidades próximas!

Visitamos:

- um lugar chamado Carvoeiro, na cidade de Lagoa;

- a praia da Rocha, em Portimão;

- um shopping (pra almoçar), não lembro o nome nem onde, haha;

- vila Moura, um lugar bonito... “de rico”

- um out let da Nike que só por Deus, muito barato;

- Albufeira!

 

598dc5bc3264f_1carvoeirolagoa.jpg.bcbc0ea5dc4f067c5f41918f4f88166d.jpg

 

598dc5bc380cd_2carvoeirolagoa.jpg.f1242825f81f5233b817668ae0e6eefc.jpg

 

598dc5bc3e35a_3carvoeirolagoa.jpg.c23106c1dc15f36891efa49da733b1ee.jpg

 

598dc5bc44a30_4carvoeirolagoa.jpg.174d0b8f6009737a0b7ba878e07d0cb6.jpg

 

598dc5bc4b4dc_5carvoeirolagoa.jpg.afc7b99afb0232b2b43340bd99bd888d.jpg

 

598dc5bc51719_6rochasportimao.jpg.890b5aafff0935a8328bd7ac41dbc9b6.jpg

 

598dc5bc57877_7albufeira.jpg.55eb604f3a04d7d8070ffb9a7ed1444a.jpg

 

O dia terminou tarde, mais uma vez cozinhamos em casa (o que se tornou regra daqui pra frente, meu cunhado cozinhava muito). No outro dia partiríamos muito cedo (7:30) pra Sevilha, precisávamos dormir...

Sobre o Algarve: fantástico, quero muito voltar no verão. Na baixa temporada os preços são muito baixos, mas na alta é bem caro. Isso porque a região é dominada por ingleses. Alguns inclusive se mudam pra cá! Os hotéis, em sua maioria, só têm instruções e menus em inglês! De qualquer forma acho que vale um esforço pra conhecer a região em qualquer época do ano, mesmo no inverno eu amei!

Para andar: carro é bom, isso pra poder rodar toda a região. Considere alugar um carro se for até lá!

Sobre os locais: não tive contato com ninguém, mas sei que são ingleses... kkkkk

Editado por Juliana Champi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

CHEGOU A HORA DA ESPANHA!!

SEVILHA

14/2

Saímos bem cedo de Albufeira com dor no coração, queria ficar mais um pouquinho! Mas era hora de Espanha e eu estava muito ansiosa por conhecer Sevilha! Estudei um pouco da história daquela região, a mistura árabe (‘mouros”), e enfim, já tinha apaixonado antes mesmo de chegar lá.

A distância entre Albufeira e Sevilha é de 250 km mais ou menos, o que de ônibus demorou cerca de 4 horas. Chegamos em Sevilha na hora do almoço e fomos atrás de saber como íamos chegar em casa. Tinha duas estações onde chegavam ônibus, uma muito perto de casa, uma longe. Chegamos na longe, rs... e resolvemos ir pra casa de taxi.

Falei com a anfitriã por telefone (celular de Portugal do cunhado pq os nossos estavam no modo avião há semanas, kk), pois eu não tinha o número da casa, só o nome da rua (esqueci deste detalhe, kk). Achamos fácil. Este apto era diferente, estilo mouro mesmo. Daqueles que tem um grande jardim no meio e várias casas e apartamentos voltados pro pátio, bem legal.

 

598dc5c8915d0_1casacallesanbernardo.jpg.71a4f436ae1befeebdb1a18716076d07.jpg

A localização do apto era ótima, a anfitriã foi super gente fina (desenhou mapas e rotas pra conhecermos a cidade), o lugar era bem silencioso (até demais), mas foi o lugar que menos gostamos, por dois motivos: o aquecimento não era igual o dos outros locais, com “esquentador”... era caldeira! E pra seis tomarem banho era tenso... Tomando banho rapidinho a água quente dava só pra 3, aí tinha que esperar um tempão pros outros 3 tomarem banho! E poxa, tava frio pra diabo, era bom poder tomar um banho mais decente! E outra coisa que o apto pra 4 pessoas seria legal, pra 6 ficou apertado! Mas enfim, mesmo assim valeu!

Deixamos as malas e logo saímos pra rua, queríamos comida!! Notamos a cidade bem vazia, estava um tempo meio nublado e frio. Fomos a rua indicada pela anfitriã como sendo uma cheia de restaurantes (Calle San Fernando). Nesta mesma rua fica a Universidade de Sevilha, que funciona onde foi a Real Fabrica de Tabacos. Estava fechada, pois era sábado, mas andamos nela por fora, prédio bem legal.

598dc5c8990f5_2callesanfernando.jpg.dfce0e905631fa650ac05883f2de5797.jpg

 

598dc5c8a028a_3realfabricadetabacos.jpg.5c465d03fc612968c2580f11edd09327.jpg

 

598dc5c8a7f46_4fabricarealdetabacos.jpg.a89ecd519d4fd59828385f5101ba0bde.jpg

 

Fomos almoçar, já era umas 3 da tarde! Escolhemos um restaurante aleatório e comemos bem, mas não ficou muito barato. Um prato de peixes e outros frutos do mar por exemplo custou 15 euros. Este acabou sendo o almoço mais caro de Sevilha... começamos a perceber que a era das vacas gordas (ou melhor, dos peixes fartos), tinha ficado pra trás! A comida espanhola não é ruim, mas é muito inferior a portuguesa!

 

598dc5c8ae37a_5almoo.jpg.1a0c6468784e62d9e25f3668b154d6ae.jpg

 

Andamos mais um monte, tinha carruagens espalhadas por toda cidade! Era legal vê-las por toda parte, mas o preço não era nada convidativo (50 euros, 1 hora). Avistamos a famosa Catedral da Giralda e a entrada do Real Alcazar de Sevilha, o Hotel Afonso XIII e vários outros prédios legais... passamos por meio de áreas verdes, tinha muito cachorro e muita criança, parque por toda parte! Sevilha (e depois saberíamos, a Espanha como um todo) é muito “kids friendly”... leve o seu! 

Depois das 4 da tarde a temperatura caía muito, mas as ruas pouco a pouco se enchiam de gente, eu não tava entendendo nada... Fomos atrás de um mercado! Já que tava frio, já que o cunhado cozinhava bem, já que na Espanha as coisas eram menos boas e mais caras... todas as jantas seriam feitas em casa, regadas a muuuuito vinho, rs!

Já tinha percebido que Sevilha era mais uma cidade a se conhecer a pé, tudo era muito muito perto!! Não usamos transporte nenhum na cidade, tudinho a pé! E foi muito rápido perceber tb que os sevilhanos levam a siesta muito a sério! TUDO fecha das duas as cinco!!! É fantástico. As ruas ficam com pouquíssima gente, só dá uns turistas sem ter pra onde ir, haha!

*Dica: no inverno (não sei se no verão é diferente), as coisas abrem das 10-14hs e das 17-20hs, de segunda a sábado. Domingo tudo fecha, eles usam o domingo pra passear mesmo!!!! Programe seus passeios pensando nestes horários... na Espanha a gente sempre saía de casa as 9:30, parava pra almoçar lá pelas 14:30, morgava em alguma praça ao sol até às 16:30... pq nesta hora a cidade voltava a vida, fervia!! Obs. Por “coisas” entenda-se lojas e até mercados, pois restaurantes (óbvio) e locais turísticos não fazem essa pausa de 3 horinhas! Haha

Obs: era sábado de carvanal... tinha gente fantasiada andando por toda parte, queria saber onde estavam indo...

 

15/2

Dia nublado e frio médio, rs! Eu e minha cunhada acordamos bem cedo, fui com ela comprar as passagens de trem deles (cunhados) pra Madri e de lá pra Barcelona. Fomos a estação Santa Justa, que dava uns 15 min a pé de casa! Um baque! A passagem Sevilha – Madri que nós tínhamos pago 30 euros custou... 70!!! A pra Barcelona ela nem comprou...ficamos de resolver depois!! *Dica: eu já tinha dito mas não custa reforçar... passagens antecipadas de trem SEMPRE!

Voltamos pra casa e saímos com a trupe completa umas 9 e pouco já de café tomado (a fartura de padarias tb tinha ficado em Portugal... snif) e fomos direto em direção ao Real Alcazar de Sevilha (9,5 euros). FANTASTICO. Ficamos umas 3 horas ou mais por lá! Muita coisa pra fazer, lugares pra andar, reserve um bom tempo não ter que vê-lo com pressa! Foi a primeira grande surpresa de Sevilha! Mais ainda estava por vir.

598dc5c8b9789_7realalcazar.jpg.0035c2a9647e0a1ad261ec37eee17cf3.jpg

 

598dc5c8b3b0c_6realalcazar.jpg.a88987705ef0bd3ba53fbfdef1f052a9.jpg

 

598dc5c8bf5fc_8realalcazar.jpg.aab78083fc1030f148f1055354729c31.jpg

 

598dc5c8c5907_9realalcazar.jpg.454b345d9d6e430829eab148963c15ee.jpg

 

598dc5c8ccca3_10jardimdolabirintorealalcazar.jpg.3e8c289f6bc7f1985f015d69054ee417.jpg

Saímos em busca de rango e passamos pelo “Palácio de San Telmo”, mais uma construção linda de Sevilha! Voltamos a Calle San Fernando e almoçamos num restaurante chamado Pomodoro, que tem menus pasta de cinco euros muito bons e por mais 3,90 vc come uma ótima paella! Ou seja, por 8,90 comem duas pessoas! Recomendo.

De barriga cheia fomos ao Parque Maria Luiza achando que seria só uma área verde... mais um lugar ESPETACULAR!! Fomos andando e andando até que chegamos a algo mais surpreendente ainda... a Plaza Espana!! Nenhuma foto revela a real beleza desse lugar! Tem um lago artificial navegável (aluga-se barquinhos a remo por 5 euros meia hora pra 4 pessoas!!), um pátio gigante, a construção é linda, tem duas torres (norte e sul), enfim... só vendo! Deu uma chuviscada mas nada atrapalhava a vista!

598dc5c8d3eaa_11plazaespana.jpg.fe63257b2f81131a2704b64cc27b1ea3.jpg

 

598dc5c8db60f_12navergarepreciso.jpg.96c90cf7b4a8ef4503eb0c3e7a18f656.jpg

 

598dc5c8e30ad_13plazaespana.jpg.03e9449070ac1df14dbb1dbb75aead68.jpg

 

598dc5c8ea925_14plazaespana.jpg.d0684f7bb003587d7cf9946024071009.jpg

Depois de ter suado horrores remando os barquinhos, resolvemos suar um pouco mais e alugamos uma bicicleta de seis lugares (20 euros por meia hora acho...). Com ela andamos o Parque inteiro, tem muita coisa legal! Devolvemos a bicicleta e andamos mais, o lugar era cheio de parquinhos pra criança, meu filho endoidou! Quando nos demos por conta tínhamos passado a tarde toda no Parque Maria Luiz e Plaza Espana.

598dc5c8f2773_15parquemarialuiza.jpg.9eda36aee20bd8cb23323a00a20c4aa1.jpg

Saímos de lá e passamos no 100 montaditos. Pausa pra explicações: este é um bar/lanchonete que depois enjoamos de ver na Espanha toda. Tem em toda parte! Tudo (quase tudo) custa 1 euro e de quarta-feira tudo custa 50 centavos! Churros com chocolate custa 1,80! O lugar é legal e serve pra lanchinhos da tarde, tem uma infinidade de tapas, doces e salgadas!

598dc5c9d8ddb_16100montaditos.jpg.e04c59dd5b91fbb546752298e619ac9e.jpg

Barriga novamente abastecida, fomos em direção ao Hospital dos Veneráveis Sacerdotes. Minha cunhada que tinha visto, eu nem sabia do que se tratava. A entrada era gratuita. Vale a pena, tem uma Igreja lindinha!

Já tava escuro quando saímos, hora de ir ao mercado abastecer a cozinha... e a adega, rssssss

 

16/2

Dia nublado! O dia anterior tinha sido pesado... a bicicleta judiou! Estávamos todos com dores nas pernas, kkkk... resolvemos acordar mais tarde e começar o dia às 11, na Fábrica Real de Tabacos, que só tínhamos visto por fora! Ó, sei que tem como marcar um tour guiado lá dentro, mas nem me interessei muito. É uma Universidade, cheia de alunos! Ficamos 5 minutos lá dentro, kk! E fomos ao encontro da grande estrela do dia... a Giralda (catedral e torre)!

Não lembro quanto foi a entrada, mas entre! Não tem como não entrar na verdade, vc passa por ela toda hora... é gigantesca, estava doida pra conhece-la! Pegamos uma hora de fila pra entrar, imagina na alta temporada, chegue cedo!

 

598dc5c9de070_17filagiralda.JPG.99b7b6f0a671644405aad886b07336a9.JPG

 

598dc5c9e383e_18giralda.jpg.37341d623a312ff8ab7953343c2dcff3.jpg

 

598dc5c9e997d_19giralda.JPG.1f14780c9351e9d6b992e429eaad7871.JPG

 

598dc5c9efdc8_20vistadatorre.JPG.23e94a83919c53790098ce82e3624e2a.JPG

Ficamos mais de uma hora na Igreja, que é muito grande e muito gelada, toda de pedra! Fomos subir a torre... haja perna! São mais de 34 andares... a subida é uma rampa circular que não acaba e vai estreitando conforme vai ficando mais alta. Meio claustrofóbica, as janelinhas salvam! A vista é linda e compensadora! Chega-se onde ficam os sinos! Vimos eles tocarem lá de baixo, é sino que não acaba mais, rs!

Saímos da Igreja e fomos novamente almoçar no Pomodoro... repetir a paella... depois atravessamos a ponte sobre o Rio Guadalquivir e fomos em direção ao Bairro Triana... demos uma andadinha e voltamos. Na beira desse rio fica a Torre del Oro... era 3 euros pra subir, mas sinceramente, a gente já tinha visto tudo de cima da Giralda, não subimos!

598dc5ca01a99_21torredeloro.JPG.a36cd3cdd3168253c871e06148ced11b.JPG

Por fim fomos atrás da última atração programada em Sevilha, o Metropol Parasol! Indo pra lá, a pé, passamos por uma rua imensa de comércio, mas tava tudo fechado (siesta lembra?), prometemos passar lá na volta.

O Metropol Parasol é um troço bem estranho, até hoje não sei se gostei ou não. Dá pra subir nele (3 euros) e andar por cima! Bom, ele é polêmico na cidade, tem que o odeie, tem quem o ame! Mas é bem esquisito, nada a ver com nada que vc já tenha visto. Na volta dessa pernada queríamos ir num mercado diferente mas nos perdemos um pouco e ficamos bem cansados... paramos num 100 montaditos de novo, passamos na rua do comércio e finalmente chegamos ao mercado. De lá pra casa, foi o dia que chegamos mais cansados, e no outro dia íamos cedo pra... Madri!!

598dc5ca07e39_22metropol.jpg.e83d32a12acd2e20fe4987b1830d3d57.jpg

 

598dc5ca0df78_23emcimametropol.JPG.18a81ce093a53de7a0e66834107f8417.JPG

 

Sobre Sevilha: Amei a cidade! Ruas arborizadas, trânsito organizado, acessibilidade, parques, crianças, cachorros, siesta, praças lindas, prédios mais lindos ainda, gente nova, a cidade ferve!! Moraria fácil!! O rango deixa a desejar, mas nós estávamos vindo de Portugal... isso complica a vida de qualquer potência gastronômica, kk!

Pra andar: a pé total... até pra ir embora, caminhamos com malas os 15 minutos até a estação Santa Justa! As ruas são ótimas, planas, e as calçadas idem!

Sobre os sevilhanos: eles fumam tanto ou mais que os portugueses (tinha esquecido de mencionar antes como isso me chocou!!), mas diferente destes, aparentemente jogam as bitucas no lixo e não no chão! Achei tudo muito muito limpo, mas tb vi várias máquinas limpando ruas e praças o tempo todo! O cidadão comum é gentil com o turista, ajuda quando vc se perde... mas o prestador de serviço é um pouco grosseiro... os garçons ou atendentes de restaurantes parecem estar te fazendo um imenso favor em falar com vc, não se esforçam nada em te entender e falam um inglês horroroso! Neste aspecto Portugal (as comparações são inevitáveis) era mais... quente!

Editado por Juliana Champi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Juliana! Estou indo dia 14/06, vou ficar em Madrid 3 dias no total! Ficarei no hotel Acta Madfor, que fica em Paseo de la florida.

 

Estou acompanhando para ver como você vai fazer seus deslocamentos na cidade, locais onde você vai comer e pontos que te chamaram atenção!

 

Estou com meu roteiro de Madrid quase pronto, porém, sempre é bom ver esses relatos, pois com isso podemos fazer pequenas modificações! [emoji1]

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vc está muito bem localizado, tens uma estação de metrô e uma cercanias do lado de casa, mas dependendo dos seus interesses, nem vai precisar! Dá pra fazer muita coisa a pé de onde vc está. Na verdade, só precisaria pegar alguma condução se fosse ao santiago bernabeu, que é mais longe.

 

Já já posto a parte de Madri! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

MADRID!!

17/2

Saímos de casa bem cedo e fomos a pé até a estação Santa Justa de Sevilha pra pegar nosso AVE em direção a Madri! Como já relatado no início, os tickets foram comprados com antecedência, pois na hora custam 3x mais!

Os trens de Portugal tinham andado a 150-180km/h mais ou menos... este foi a 270km/h! A viagem foi muito rápida e no caminho vimos muita neve... era um sinal!

598dc5e69fad3_1nevenocaminho.jpg.ba45d7c5525e70b0daa7e13e8cc244aa.jpg

Chegamos em Madri 11:15 da manhã e estava GELADO!! 3-4 graus! A estação ATOCHA RENFE é a principal de Madri e nossa casa era bem perto, portanto fomos a pé! Encontramos nosso anfitrião que, mais uma vez, foi gente finíssima, nos presenteou com vinho e jamon, e nos deu muitas dicas boas!

A nossa casa em Madri foi a maior de todas! Mas tb a mais esquisita. Parecia que estávamos hospedados num museu, antiquário, sei lá... o apto era MEGA poluído de coisas, tinha trocentos armários e decorações destoantes a cada metro. A impressão que deu é que a família que morou lá há muito já morreu e os atuais donos alugam a casa do jeito que estava... de qualquer forma super recomendo, aquecimento perfeito, banheiro bom e localização muito boa.

Logo deixamos as coisas e saímos atrás de comida! Na continuação da rua em que estávamos, bem perto da Estação Atocha, tinha uns restaurantes e decidimos experimentar um. Acho que foi 7 euros o menu e estava boa a comida... mas eu acabava sempre pedindo frango com medo do que seriam as outras coisas, kkkkk.

Depois do almoço seguimos pro Parque do Retiro que tb era muito perto de casa, e lá passamos a tarde toda! O parque é ótimo, enorme e muito bonito! Andamos, tomamos solzinho, brincamos nos parques e visitamos o Palácio de Cristal. Neste estava tendo uma exposição de um artista plástico que foi muito bacana. Super sensorial, era uma Kombi totalmente modificada cheia de marionetes e cenas bizarras. Tinha uma música tétrica de fundo, um cheiro de flores de velório e as marionetes se mexiam! A estátua da mulher em transe parecia muito real, dava vontade pôr a mão, mas não podia, kkk! Adoramos!

598dc5e6a6579_2diversonoparquedoretiro.jpg.1315f3ac00f245dd68bb1237f3e8c3cb.jpg

 

598dc5e6aba26_3lagonoparquedoretiro.JPG.2de4c27038d0f099d2a521ba6a940067.JPG

 

598dc5e6b12e0_4palaciodecristal.jpg.101ef24ab00a9b63521c45625b704f9a.jpg

 

598dc5e6b6230_5exposiosinistra.jpg.bbc4eaf6c7dc66d1776ef786b1bd2b88.jpg

 

598dc5e6bb02e_6maisparquedoretiro.jpg.2c0efbd50d17b9e43e7977bc67cc3953.jpg

*Dica: se vc tiver tempo na cidade separe pelo menos um período, de preferência a tarde, pra este parque! É bom demais ficar tomando sol e vendo a vida passar, rs!

* Dica 2: eu costumo falar de deslocamento no fim, mas vou abrir exceção! Tenha no celular o mapa do metro de Madri e tb o aplicativo do Maps com o localizador ligado. Vc só precisa disso pra andar de Madri! Isso eu descobri na base da cagada... kkkkk!

*FURADA: saindo do Parque fomos comprar os bilhetes do city tour que a gente tinha resolvido usar em Madri. A gente já estava meio cansado de andar e como estava muito frio, pensamos que ter um ônibus pra subir quando a gente cansasse ia ser bom! Estávamos enganados! De qualquer forma, desperdiçamos 25 euros por pessoa para o passe de 2 dias!

Pq foi furada? Pq ele é desnecessário! Passa em um monte de lugar nada a ver, e o que é mesmo interessante é tudo perto. Dá pra conhecer a cidade tranquilo sem ele mesmo que vc tenha somente dois dias!! Além do que, andar pela cidade me aproxima dela... nos outros dias sem city tour andamos um monte, pegamos metro, cercanias, e acabamos passando por todos os pontos que já tínhamos ido de novo!!! Enfim, não recomendo! Pra não acharem que eu tô pegando no pé do city tour, rsss, já tínhamos usado em outras cidades (Curitiba, Brasília) e tínhamos gostado! Mas aqui achei dinheiro jogado fora!

Depois da compra desnecessária fomos tirar umas fotos na Puerta de Alcalá e terminamos o dia no mercado, conhecendo os hábitos madrilenhos e abastecendo nossa adega. Começamos a incluir cerveja no cardápio noturno tb, kkkkk!

598dc5e6bfecb_7puertadealcal.jpg.c3d3824ec56baf2bd560b5ade866c193.jpg

18/2

Amanhecemos abaixo de zero, e isso seria uma rotina em Madri! As 10:00 estávamos no ponto inicial do City Tour (fomos caminhando). Neste dia andaríamos pela linha 1. Pra quem se interessa por city tour peguei este: http://www.madridcitytour.es/

Começamos pela Plaza Colon e Plaza e Palácio de Cibeles. No Palácio de Cibeles dá pra subir e ter uma vista panorâmica de Madri, 2 euros! Tb tem como visitar outras coisas (pagando), tipo exposições temporárias de arte, mas não ficamos afim! Não achei a panorâmica tão fodástica assim, mas mal conseguimos ficar lá em cima, tava muito... mas MUITO frio.

598dc5e6c512f_8palaciocibeles.JPG.0ecfaabec25a09236d51136774d543d1.JPG

 

598dc5e6cb4bc_9plazacibelesvistadecimadopalacio.jpg.348cfa5025e79a45c2b787f032863d4b.jpg

Depois de tanto frio fomos almoçar. Paramos num restaurante que tem em várias cidades do mundo, e gostamos, chama-se Lizarran! O menu custou 7 euros e o atendimento foi acima da média no quesito cordialidade. Saímos dali, passamos na Praça Espanha que tem prédios grandiosos e uma fonte que me lembrou aquele banheiro de onde sai o basilisco do Harry Potter e a Câmara Secreta, kkkk... e rumamos ao Templo Debod, do ladinho. Presente dos Egípcios, esse lugar é muito bonito, mas a visita é rápida! É cênico, e tem uma área verde e um parque ao lado! Digo isso gente, pq o meu filho parava em todos os parques que avistava, kkkk... segundo ele a Espanha é um paraíso pras crianças!!

598dc5e6d188c_10templodebod.jpg.17ac976b7172bb42323baed2b811d7e0.jpg

A esta hora já tínhamos notado que Madri conta com forte policiamento e isto incomodava um pouco. A cada esquina tinha uma van da polícia e um monte de policial fortemente armado! Era estranho, ao invés de passar segurança, dava medo. Pra que tudo aquilo? Era por causa do estado islâmico! Naquela semana tinham pego em Madri uns terroristas relacionados ao ataque de Paris e a cidade estava sitiada. Era ruim... este cenário permaneceu por toda nossa estadia em Madri.

Visitamos tb neste dia o Palácio e Teatro Real, mas acabamos não entrando. Era uns 11 euros pra entrar acho, e estávamos um pouco cansados de palácios! Isto é uma coisa ruim que acontece quando se faz viagens longas, vc começa a cansar de determinados tipos de atração! Pra quem for entrar, programe-se, a fila estava kilométrica. A visita externa já é legal, os jardins do palácio são bem bonitos! A catedral de Almudena, que é ao lado, é gratuita e LINDA. Pede-se um euro como donativo.

598dc5e6d76be_11palacioreal.JPG.6b49e6fa65f23a19eea90337268b84fd.JPG

 

598dc5e6e079d_12almudena.jpg.ca402609d6b8efc519e713696346c261.jpg

 

Ao sair eu estava precisando muito ir ao banheiro e não achávamos nenhum Burger King por perto! Kkkkkkkk... Burger King salva! Acabamos entrando num bar hiper mega legal chamado La Mayor Cervezas e Vinos! Fica na Calle Mayor, recomendo fortemente pros amantes de cerveja.Tinha todas as cervejas do mundo, em espacial as belgas! Tomamos La Trappe, Kwak, e comemos tapas gourmets, haha!

598dc5e6e67c0_13barlegal.jpg.cfee03110609178d681c4e90966c9688.jpg

Passeamos bastante pela Gran Via e a Calle Mayor, onde tem milhões de lojas! Tem horas que vc começa a pensar que está tendo “dejà vú”! Lojas idênticas, com as mesmas vitrines, e os mesmos indianos na porta, kkkkkkkk Passamos tb pela Plaza Mayor mas iríamos nela com calma num outro dia!

No fim da tarde seguimos em direção do Museo del Prado a pé (o ônibus já tinha parado de circular e a gente quase não usou ele!!), para visita-lo na hora gratuita, após as 18:00!

598dc5e6eaf4b_14museodelprado.jpg.01e05e1a4850bc952ab60337afce670d.jpg

O que dizer deste Museu? É FODA!! Pra quem gosta e pra quem não gosta, é uma obrigação! Eu amei, mesmo na hora gratuita (18-20hs no inverno, veja se no verão é diferente) deu pra curtir! Peguei a planta do Museu e fui direto nos quadros que queria! Quase chorei ao pé do “Jardim das Delícias” do Bosch! Madri tem outros dois museus TOP, mas este é o melhor na minha modesta opinião!

Passamos no mercado e chegamos em casa tarde, quebrados! Mesmo assim meu cunhado fez um rango nervoso!! Neste dia dormimos pesado!

 

19/2

Este era um dia esperado por todos, mas especialmente pelo meu filho, doido pelo Real Madrid! Pegamos a linha 2 do city tour e fomos direto ao Santiago Bernabeu!!!

O Tour pelo estádio custou 19 euros adulto e 13 euros criança! Caro, mas valeu a pena! O estádio faz jus à fama que tem, é lindo! E o tour como um todo é muito bacana! Começa com uma panorâmica do estádio, depois vai descendo e passando por todas as partes: museu, vestiários, sala de imprensa, gramado, banco de reservas, etc! O Museu é totalmente hi-tech, ficamos impressionados! Pros amantes de futebol é um passeio obrigatório! Ele não é guiado como em outros estádios, vc vai indo sozinho, seguindo o fluxo.

598dc5e6effae_15santiagobernabeu.jpg.1e65e364a60ade1e41ba1609c5996f71.jpg

 

598dc5e703419_16vestiario.jpg.b10846003238e4edc1f948e2620b1368.jpg

 

598dc5e70820a_17eueacunhanobanheirodosmeninos.JPG.881f04dba00d9b46a5bf2384c629a76b.JPG

Demoramos umas 2-3 horas pra fazer o passeio do estádio, saímos de lá já com fome! Ao redor do estádio parece ser uma área meio bussiness e não encontramos nada convidativo, resolvemos voltar pro centrão! A gente já tinha visto vários “Museo del Jamon” espalhados por Madri e estávamos curiosos pra comer lá! O lugar tem uma decoração bem original, mas não gostamos da comida nem do atendimento. Ficou uns 10 euros por pessoa o menu, a comida era farta, mas não era boa. Sem contar que a gente não sabia o que eram os pratos e o garçom não tinha paciência de explicar. Eu acabei pedindo um peixinho que estava sem graça, mas meu cunhado arriscou e pediu um negócio que descobrimos depois ser pé de porco, kkkkkk. Museu del Jamon, não recomendo!

Depois do almoço, fomos, como todo madrilenho, tomar sol na Plaza del sol! Aquela que tem o famoso urso! Ficamos lá um tempo vendo a vida passar, essa praça tem muito movimento!

598dc5e70d119_18perdidosnaplazadelsol.jpg.36bb09ae8acf275639ce0f684157cfd5.jpg

 

598dc5e71623a_19plazadelsol.jpg.9e47c6b0516700e5e9f61501465e1280.jpg

Como tínhamos almoçado tarde, quando vimos o dia já estava no fim! Fomos pra casa um pouco mais cedo, pois tínhamos que comprar as passagens de trem pra Ávila (iríamos no dia seguinte) e eu queria ir na hora gratuita do Museu Reina Sofia (19-21hs).

As passagens de bate-e-volta pra Ávila (19,80 euros) foram compradas em uma agência perto de casa, que cobrou 3 euros por pessoa pela emissão da mesma. Uma tremenda burrice, deveria ter comprado na Estação Atocha sem a dita taxa... ok! Passamos no mercado e fomos pra casa, e uma vez alcançado o calorzinho caseiro (lá fora tava zero de novo) ficamos sem coragem de sair a noite pra ir no museu.

 

20/2

Ávila!

Acho que esse foi o dia mais frio da viagem, até porque acordamos mais cedo! Saímos de casa com zero grau, a pé, em direção a estação Atocha! No caminho até Avila (cerca de uma hora e meia de viagem) era só gelo, e lá... congelamos de vez!

Chegamos na estação de Ávila e fomos andando até a cidade murada, dá uns 15 minutos! Não se paga pra entrar na cidade murada, paga-se pra andar em cima das muralhas! 5 euros... e lá fomos nós! Andamos por toda a cidade. A vista é bem bonita e vc se sente na idade média! É totalmente medieval! Descemos e fomos procurar almoço! Mais uma vez almoçamos num lugar muito bom que eu não lembro o nome! Da próxima vez tiro fotos pra lembrar, rs!

 

598dc5e71c790_20muralhasdeavila.JPG.eafb86998f0bb1a98dfcf12ae0ed8acf.JPG

 

598dc5e722d97_21andandoporcimadeavila.jpg.c1618bb854dc2b2542324296c6fb26d3.jpg

 

598dc5e729141_22geloemavila.JPG.dea1f10e96dc74e3667c9b94f040e5c6.JPG

Saímos do restaurante e a cidade estava fechada e deserta = siesta! Garoava e fazia o maior frio do mundo, kkkk! Entramos na catedral da cidade, mais 5 euros. Era diferente das outras já visitadas, mais austera, românica. Mas lá dentro parecia uma geladeira, um freezer! Saímos e fomos procurar um café pra esperar o tempo passar.

A nossa volta estava marcada pras 19 horas, fomos tentar trocar pra mais cedo mas não rolou! Então voltamos pro centro da cidade e fomos andar nas lojinhas! Finalmente 19 horas tinha chegado... hora de voltar pra casa!

Ávila valeu a pena? Mais ou menos... a cidade é lindinha mas eu já estava enjoada de vilas medievais! Talvez se a viagem estivesse começando em Madri eu tivesse empolgado mais, pois a paisagem é totalmente diferente... mas vindo de Portugal, Ávila foi fraca!

Pela programação original no outro dia iríamos a Segóvia, mais uma cidade medieval bate-e-volta. E a noite íamos assistir um jogo de futebol. Portanto, com medo de chegar atrasados no jogo e enjoados de vilas medievais, não fomos a Segóvia, o dia seguinte seria livre!

Empolgados em não ter o que fazer na manhã do dia seguinte fomos ao mercado e compramos bastaaaante vinho e cerveja! E não deu outra, fazia tempo que a gente tava ensaiando este porre! E que porre! O filhote estava dormindo em segurança então a gente tomou todas em casa mesmo!! Foi divertidíssimo até a hora que eu lembro, kkkkk!

 

21/2

Day off. Férias das férias. Acordamos na hora do almoço, todos de ressaca mor! A tarde eu iria no museu Reina Sofia, mas não tive coragem e condições de sair! Não era pra ser! Ficamos morgando em casa o dia todooooo, kkkkkkk!!! As seis da tarde estávamos recuperados e prontos pra ir ao jogo!

O único jogo que conseguimos pegar em Madri foi este: Atlético de Madri vs Almeria, no Estádio Vicente Calderon! Os ingressos foram comprados no Brasil pelo site viagogo e custaram 32 euros por pessoa. Levei impresso. Neste jogo só fomos eu, o marido o amigo e o filhote. Os cunhas ficaram em casa!

Fomos ao estádio de cercanias, que é como se fosse metrô, mas vai em regiões metropolitanas, tem 10 linhas. Saímos de casa sem adereços do time, pois há muita rivalidade entre o Atlético e o Real. Chegando no trem já achei que era seguro, pois só tinha atleticano. 50 mil pessoas estavam indo pro estádio naquele momento, rs.

Chegamos fácil ao estádio e a multidão tomava a rua. Muita polícia em toda parte, ruas interditadas, um segurança em cada vagão do metrô! Era bonito ver. O acesso ao estádio foi super sussa, e apesar do lugar nada privilegiado (atrás de um dos gols), a visão do campo era muito boa! Foi um jogo legal, o Atlético ganhou de 3 a 0, mas passei o maior frio de toda a viagem! O vento estava nos matando, no fim do jogo estávamos empelotados um em cima do outro e minhas costas estavam com câimbra de tanto tremer! A torcida mal torcia, não era só eu que estava com frio... todo mundo no estádio estava congelando, kk! Voltar pra casa foi um alívio! Fui intimada por uma guria na estação Atocha... tirei rápido o cachecol do Atlético! Pra ver que gente idiota tem em toda parte mesmo!

 

598dc5e72f873_23indovicentecalderon.jpg.2a3c2eee33147446b24e93f4fd0e7ce4.jpg

 

598dc5e735cab_24natorcida.jpg.2ef42cfcff9c81c7907f5b44e6b80f50.jpg

 

598dc5e73c179_25estadiocheio.jpg.812a2a779db88b1cdc601456a0ccd132.jpg

 

22/2

Nosso último dia em Madri! O dia estava mais quentinho e bem ensolarado! Era domingo! Começamos pela feira El Rastro (só tem domingo), que começa perto da estação de metrô Puerta de Toledo. É daquelas feiras imeeeensas de antiguidades, usados e tudo mais. Adoro! Ficamos lá até a hora do almoço, estava lotada! Passamos de novo pela Plaza e Puerta del Sol e fomos em direção a Plaza Mayor! É lá que fica o Mercado San Miguel! O mercado é bem legal, com muita comida a se experimentar, mas tava MUITO cheio! Não dava pra andar! Comemos uma ou outra tapa e saímos, ainda com uma fominha! Acabamos num restaurante argentino, o TragaTapas! Eu gostei... meu marido não curtiu muito! Mas é um restaurante pra comer... tapas! Saímos de lá já era mais de 4 da tarde e fomos ao Jardim Botânico. Foi 3 euros pra entrar, é legal... mas deve ser bonito mesmo no verão, cheio de flores. Ficamos lá tomando mais um solzinho nos bancos e fomos pra casa... fechar as malas e partir pro nosso último e aguardado destino: Barcelona!!!

598dc5e7425d7_26elrastro.jpg.4dbc06b4921827c0f46ca99e08a68f70.jpg

 

598dc5e819430_27plazamayor.jpg.3108f9253860f2d5f52a85be1b5d8c15.jpg

 

598dc5e81fe9d_28mercadosanmiguel.jpg.ff8f59b32cdd63277559ea2ee480c241.jpg

 

598dc5e826bf3_29jardimbotanico.JPG.8871460fce774a7379bf8fc7f4000f25.JPG

 

598dc5e82e081_30jardimbotanico.jpg.50e919f058024430b6cb94c6ef074408.jpg

Sobre Madri: ao fim da viagem eu concluí que Barcelona foi a cereja do bolo, e Madri o glacê... gostoso mas enjoativo! Ficamos tempo demais na cidade, não era necessário! Pra conhecer o essencial de Madri fique 2 dias inteiros. Se quiser ter folga fique 3 dias! E acrescente dias de bate e volta a gosto. Quando eu planejei a viagem não levei em consideração que nesta altura do campeonato já estaríamos cansados de castelos e Igrejas, por isso o tempo sobrou. Madri não é uma cidade dispensável nem chata, mas foi a menos legal da viagem!

Pra andar: a pé e de metrô. City tour não valeu a pena, o que é legal é perto! Baixe o mapa do metrô no celular, pra comprar os tickets vá nas máquinas, que são bem intuitivas! O aplicativo do maps te leva a qualquer lugar, habilite o localizador! Não usa internet!

Sobre os madrilenhos: são simpáticos, estão acostumados com a gringaiada! Mas os garçons seguem precisando de uma aulinha de boas maneiras!!!

Editado por Juliana Champi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...