Ir para conteúdo

Passagem de volta na imigração na Europa (Schengen)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, espero que alguém possa me esclarecer.

 

Ao entrar na Europa (Schengen), temos que ter a passagem de volta para dentro de 90 dias, certo? Mas não necessariamente para o país de onde viemos e sim para qualquer país fora do Espaço Schengen, eh assim mesmo?

 

Pode-se então entrar no Espaço Schengen vindo do Brasil com uma passagem de bus Paris --> Londres?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Se você é brasileiro, registra a saída do país na alfândega, entra em qualquer país da Europa e apresenta passaporte brasileiro,

então sua passagem de volta tem ser para o Brasil e não para Londres.

Você até pode ter outras mil passagens, de trem, avião, barco, mas a de retorno (final) tem que ser para o Brasil, dentro do prazo legal.

::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Em teoria, basta que você tenha uma passagem para fora do Espaço Schengen dentro dos 90 dias, mas....

 

O negócio é o seguinte, você vai chegar lá na imigração, o agente vai perguntar quando você vai voltar ao Brasil. Se falar que é depois de 90 dias, é 100% certeza que ele vai ficar super desconfiado de você, e vai querer conferir as passagens e lhe fazer trocentas perguntas.

 

Se você tiver só uma passagem de ida para Londres (fora do espaço Schengen) por exemplo, sem passagem de volta ao Brasil, com certeza eles vão desconfiar muito de você e muito provavelmente não vão deixa você nem estrar no Espaço Schengen mesmo tendo passagens para Londres, pois caracteriza que você pretende ficar lá ilegalmente.

 

Ou seja, você até pode conseguir entrar no Espaço Schengen, mas depois ao chegar em Londres, você teria problemas, pois terá que comprovar quando vai voltar ao Brasil.

 

Viagens muito longas, 60 dias ou mais, sem um propósito claro e bem definido, sempre são muito suspeitas na imigração, então você tem que ir com tudo certo, e com tudo certo, falo passagens de volta ao Brasil ou para fora da Europa compradas e marcadas dentro do prazo, reservas de hospedagem ao menos para o início da viagem, dinheiro suficiente e principalmente uma explicação muito boa e convincente a respeito do que pretende fazer lá durante todo este tempo.

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

A primeira vez que li a resposta do Adriano, achei muito confusa e subjetiva. E eu gosto de informações concretas e objetivas rs.

Nunca duvidei dele, só estranhei. Mas hoje, quase 1 ano depois, após pesquisar muito, venho aqui para dizer que entendo e concordo.

 

A imigração é uma ciência humana e não exata. Mesmo que tenhamos todos os requisitos, podemos ser impedidos de entrar. Mesmo que não tenhamos todos, eles podem permitir a entrada. Há outros tópicos aqui que dizem isso, a imigração é soberana para decidir quem entra e quem não entra. Por isso o importante é ter motivos para entrar na Europa. Se estamos indo passear, temos que ter condições de mostrar isso, com hospedagem (ou carta convite), dinheiro e, principalmente, passagem. Discordo que a passagem tenha que ser para o Brasil, e concordo que pra Londres é suspeito. A menos que vc prove que tenha algum curso ou trabalho lá, ou então uma passagem de lá pra bem longe. Eu posso, por exemplo, estar me mudando pra Austrália e, como tenho conexão na Europa, vou aproveitar e passear lá. Minha passagem é pra Austrália, bem longe, bem convincente imagino ;)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Exatamente isto, a imigração é uma "ciência humana" e sujeita a interpretações, estou respondendo isto aqui do aeroporto de Roma enquanto espero a minha conexão para a Alemanha, para mim só pediram para onde ia, respondi Düsseldorf e a agente de imigração carimbou o passaporte sem mais nenhuma pergunta sequer, já no guichê do lado, acho que era um rapaz argentino ou chileno pelo sotaque, estava tendo dificuldades com a imigração, tendo que mostrar trocentos papeis..

 

O que eu tenho percebido nestes vários anos passando na imigração é que a coisa depende da sua cara, se o agente olhar para você e achar suspeito, ele vai te encher de perguntas e pedir para ver trocentos papeis, então é bom ir precavido com todos os papéis que você puder levar, para que se te perguntarem, você tem o que mostrar, mas também pode acontecer de não te perguntarem nada, mas é bom estar sempre precavido, para não colocar a viagem toda em risco por uma besteirinha que você esqueceu.

 

Outra coisa que percebi, quanto mais cara de "novinho" você tiver, mais a imigração implica, pessoas com um pouco mais de anos de rodagem, a imigração no geral implica menos..

 

Você está correto a respeito da passagem para fora do Espaço Schengen, o que interessa é que você vá embora do espaço Schengen dentro de 90 dias, mas se você chegar lá só com uma passagem para Londres, vai parecer suspeito e possivelmente a imigração pode implicar, se a imigração no espaço schengen não implicar, em Londres eles podem implicar se você não provar que irá embora da Inglaterra dentro do prazo. Mas se você tiver uma passagem indo de Londres para a Austrália, ou algum visto que permita você ficar na Inglaterra, não tem problemas, é só mostrar estes documentos.

Link para o comentário
  • 4 anos depois...
  • Membros

ERRADO! Não precisa ser de volta ao Brasil.

O que você precisa é comprovar uma saída da Área Schengen antes dos 90 dias. Não faz sentido nenhum ser obrigado a voltar pro Brasil, seria como se uma pessoa de São Paulo quisesse ir pro Rio de Janeiro e depois do RJ ela teria que voltar a SP para ir à MG kkkk

E sim, tem vários casos disso aí na internet, é só pesquisar! (e se mesmo assim é turrão e não aceita, é só pensar como fazem os mochileiros que estão dando a volta ao mundo, como os nomades digitais viajam, ou como as pessoas dos países vizinhos fazem pra ir e voltar, sem sentido né! hehe)

Só o que não pode é vir e "afirmar" uma coisa que não sabem, passar informação errada!

Link para o comentário
  • Membros
Em 22/03/2015 em 13:21, Luka Izzo disse:

Se você é brasileiro, registra a saída do país na alfândega, entra em qualquer país da Europa e apresenta passaporte brasileiro,

então sua passagem de volta tem ser para o Brasil e não para Londres.

Você até pode ter outras mil passagens, de trem, avião, barco, mas a de retorno (final) tem que ser para o Brasil, dentro do prazo legal.

::otemo::

ERRADO!

como expliquei no post acima!

Link para o comentário
  • Membros

Sempre tive essa preocupação. Mas hoje acredito que o mais importante é, caso questionado, relatar ao oficial todo os seu plano. Já entrei na Europa de avião sem passagem de volta, ou mesmo em bus, e sempre fui muito bem recebido (bom, exceto quando cheguei à Noruega de bus e, sem dinheiro em espécie, a oficial no terminal ficou um pouco desconfiada. Arrematei-a dizendo se há alguma objeção em usar cartão de crédito no país)

Link para o comentário
  • Colaboradores

A questão ai é somente uma, para entrar em Londres a imigração vai pedir a passagem de saida de UK. Se ele sair de Londres e voltar para Europa, vai imigrar novamente e o agente vai ver que ele saiu de Schengen e retornou. E com certeza vai pedir a comprovação de saída dentro de no máximo 90 dias (contando o primeiro período q ficou em Schengen e o segunda período depois de entrar novamente).

Segundo Itamaraty, a passagem de retorno tem que ser para o Brasil!

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/images/cartilhas/alerta-migratorio-schengen.pdf

Link para o comentário
  • Colaboradores
9 minutos atrás, sabedojoao disse:

Já entrei na Europa de avião sem passagem de volta

Voce tem passaporte de outra nacionalidade?

Muito estranho, porque atualmente muitas companhias sequer estão embarcando no Brasil quem não tem passagem de volta. Óbvio que falhas acontecem e pode passar um ou outro.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...