Ir para conteúdo
khumbu_

Pirenópolis - Goiás - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Esta pequena cidade histórica, incrustada aos pés da Serra dos Pireneus, no interior de Goiás, é cercada de morros, com dezenas de cachoeiras. Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, mantém seu aspecto antigo e bucólico - retrato vivo da história goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural.

Brasília e a exploração de pedras.id="red">

Fatos: Com a construção de Brasília iniciou-se uma exploração mais intensiva do quartzito-micáceo.

1960: Nesta década aconteceu o calçamento urbano (pé-de-moleque) com as sobras da pedreira.

1968: A televisão chega a cidade.

1980: Foi inaugurada a primeira ligação por asfalto, a GO-431 (BR-153). Nesta década chegaram à Pirenópolis os "hippies", montando comunidades alternativas e produzindo artesanatos. .

1987: A estrada para Corumbá foi asfaltada.

1989: O Centro Histórico foi totalmente tombado pelo IPHAN.

1990 - O turismo é a atração

Fatos: Pirenópolis passa a fazer parte integrante do roteiro turístico de Pirenópolis, atraindo milhares de visitantes. O turismo passa a ser uma das principais fontes de renda da população urbana. Nesta década surgiu praticamente toda a infra-estrutura e os principais atrativos turísticos.

1991: É inaugurada a Pousada dos Pireneus, o maior empreendimento turístico de Pirenópolis.

1997: Foi iniciado um processo de revitalização do Centro Histórico com a restauração das igrejas, reconstrução do Cine-Pireneus e reforma do Theatro de Pirenópolis.

2000: A Ponte do Rio das Almas é totalmente reformada.

2002: A fiação elétrica do Centro Histórico passa a ser subterrânea. Um incêndio consome totalmente a Igreja Matriz de Pirenópolis, sobrando apenas as paredes.

20062501730_antiga1.jpg

Vias de Acesso:id="red">

É possível utilizar acessos rodoviários e aeroviário.

RODOVIÁRIO ( de carro)

Por Brasília: BR-070 / BR-414 / BR-225

Por Goiânia: BR-060 / Anápolis

Por Anápolis: BR-414 / GO-338 ou BR-153 / GO-431

Por Goiás: BR-070 / BR-153 / GO-431

Por Catalão: GO-330 / Anápolis

RODOVIÁRIO (de ônibus)

De Brasília para Pirenópolis: 3 h de viagem

Viação Goianésia: (61) 233 7891 - Horários: 7:00 h; 8:00 h; 10:00 h; 11:45 h; 14:45 h; 17:00 h; 18:00 h; as sextas: 20:15 horas.

De Goiânia para Pirenópolis: 2 h de viagem

Viação Goianésia: (62) 223 1362 - Horário: 17:00 h.

De Anápolis para Pirenópolis: 1 h de viagem

Circular Semi-urbano - Horário: 6:30, 9:30, 12:30, 15:40 e 17:00h.

Viação Goianésia: (62) 321 4710 - Horário: 15:00 h.

Expresso São José do Tocantins: Ônibus urbano - Horários: 8:00, 11:00, 14:30, 15:30 e 18:15 h.

De Pirenópolis para Brasília: 3 h de viagem

Viação Goianésia: (62) 331 2765 - Horários: 6:00 h; 9:00 h; 10:00h; 13:30 h; 15:30 h; 17:45; 18:50 h.

De Pirenópolis para Goiânia: 2 h de viagem

Viação Goianésia: (63) 331 2765 - Horário: 6:00 h.

De Pirenópolis para Anápolis: 1 h de viagem

Circular Semi-urbano - Horário: 8:00, 11:00, 14:30, 15:30 e 18:15 h.

Viação Goianésia: (62) 331 2765 - Horários: 6:00 h; 9:30 h.

Expresso São José do Tocantins: Ônibus urbano - Horários: 6:30, 9:30, 12:30, 15:40 e 17:00 h.

*Ao se chegar em Goiânia após as 6:00 h, o indicado é pegar um coletivo até Anápolis e de lá um ônibus para Pirenópolis.

*Para ir para a Cidade de Goiás deve-se ir à Goiânia e de lá para Goiás.

AEROVIÁRIO

Pirenópolis conta com um novo aeroporto inaugurado em agosto de 2005 (veja notícia). Para conhecer os procedimentos para pouso e decolagem, consulte o DAC de Goiânia nos telefones (62) 3265 1616 e 3265 1517.

Brasília: Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek - (61) 365 1306 e 365 1563

Goiânia: Aeroporto Santa Genoveva - (62) 265 1510 e 265 1511.

2006250224_mapapiri.jpg

Hospedagem:id="red">

CAMPING :

SALTO CORUMBÁ

20062503039_Saltocu.bmp

Hotel Camping Clube. Em Corumbá de Goias. 25 km de Pirenópolis. Conta com Belíssimas cachoeiras e completa infra-estrutura. Para passar o dia ou hospedar-se.

CAMPING GIGA BYTE:

Camping beira rio, com banheiro, luz, bar.

Possui mata, amplo espaço.

Bairro Jardim Esmeralda - próximo ao aeroporto

Alugamos para festas e eventos

Fones: (62) 3331 3140 e 9655 5709.

Hotéis e Pousadas:id="red">

CENTRO CARAÍVAS - pousada

Fazenda Lavras do Abade - rural - 61 9965-7143, 62 9984-4875, 62 3331-2455

ECO LODGE ALMA D'ÁGUA - pousada

Fazenda Abade - Zona Rural - (62) 8496 2460

ESTALAGEM ALTER REAL - pousada

Estrada do Bonsucesso - 3331-1807, 3331-1656, 3331-1931, 9991-1057

HOTEL QUINTA SANTA BÁRBARA - pousada

Rua do Bonfim - Alto do Bonfim - 3331-1304

POUSADA AQUARELA - pousada

Rua 7, qd 29, lt 37 - Carmo - 3331-3303, 3331-3740

POUSADA ARVOREDO - pousada

Av. Abércio Ramos, Qd 07 Lt 15 - Vila Vulpina - (62) 9617 2659

POUSADA BETTA - pousada

Bairro do Carmo - 3331-1725

POUSADA CASA GRANDE - pousada

Rua Aurora 41 - 3331-1758

POUSADA CAVALEIRO DOS PIRENEUS - pousada

3331-1570

POUSADA DA AROEIRAS - pousada

go 225 - Km0 - Zona Rural - 3331-1209

POUSADA DA MATRIZ - pousada

Praça da Matriz 03 - 3331-1317

POUSADA DAS AROEIRAS - pousada

Æ GO-431 - 3331-1209

POUSADA DAS CAVALHADAS - pousada

Praça da Matriz - 3331-1261

POUSADA DAS SERIEMAS - pousada

Bairro do Carmo - 3331-1394

POUSADA DO ABACATEIRO - pousada

Rua Pireneus 61 - 3331-1401

POUSADA DO BATIHA - pousada

Beira rio - 3331-1395

POUSADA DO FROTA - pousada

Rua do Frota - Carmo - 3331-3051

POUSADA DO PROFESSOR - pousada

Rua São Judas Tadeu, 04 - Carmo - 3331-1278, 61 9968-2969

POUSADA DO SÔ VIGÁRIO - pousada

Rua Nova, 25 - Centro - 3331 1206

POUSADA DO SOBRADO - pousada

Rua Rui Barbosa, 24 - Centro - 3331 2663

Pousada Dois Anjos - pousada

Rua Tiradentes, Qd 06, Lt 02 - Vila Cintra - 3331 3919, 9205 4620

POUSADA DOS GIRASSÓIS - pousada

R. L G Jaime 63 - 3331-2325

POUSADA DOS PÁSSAROS - pousada

Rua São Judas,12 - Bairro do Carmo - 3331-3739

POUSADA DOS PIRENEUS - pousada

Carmo - 3331-1345

POUSADA DOS SONHOS - pousada

Av Benjamim constant 41 - 3331-1622

POUSADA ESPERANÇA - pousada

Rua do Campo, 7 - Centro - 3331 1714, 3331 1251, 3331 3895, 61 9963 8044

POUSADA ESTRELA MATUTINA - pousada

Æ Rua da Prata - 3331-1566

POUSADA FÊNIX - pousada

Bairro do Carmo - 3331-1263, 9622-9826

POUSADA FLOR DO CERRADO - pousada

Rua Tupinambás, Qd 11, Lt 15/16 - Setor Meia Ponte (Bonfim) - (62) 3331 2838, 8407 8757, 241 8653

POUSADA FLORESTA - pousada

Rua L G Jaime - 3331-1310

POUSADA IMPERIAL 1 - pousada

Av Sizenando Jaime 21 - 3331-1382

POUSADA IMPERIAL 2 - pousada

Rua Pireneus 45 - 3331-1383

POUSADA ISRAEL - pousada

Rua L G Jaime 75 - 3331-1673

Dicas Importantes:

SUGESTÕES AO TURISTA

*Traga calçados confortáveis - Pirenópolis é uma cidade pequena, calçada com pedras e cercada de montanhas. Portanto caminhar aqui, em pedras, subindo e descendo, é praticamente obrigatório.

*Traga boné ou chapéu e filtro solar - O sol é forte quando aparece.

*Traga quarda-chuva ou capa - se for tempo de chuva (outubro a março).

*Venha de roupas apropriadas - cachoeiras tem mosquitos, trilhas tem capins que riscam as pernas e o sol queima os ombros. Lembre, cachoeira não é piscina e nem praia.

*Venha de carro apropriado - nossos melhores atrativos são rurais e as estradas nem sempre estão boas.

* Não vacile nos feriadões - apesar da criminalidade aqui ser baixa, em feriadões malandros podem visitar nossa cidade.

* Venha com tempo - para conhecer bem Pirenópolis são necessários vários dias.

* Procure contratar um guia - é mais seguro e confortável, você perde menos tempo e conhece bem melhor. Vá ao CAT-Centro de Atendimento ao Turista.

Abraço a todos,

Rogério Félix

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos de carro tbm..

naum sei ao certo se a saida vai ser de brasilia...

eh...reveillon tbm é alta temporada...acho q ficaria o mesmo preco... minha amiga disse q iria me passar o tel amanha...

ai qqr coisa eu te passo...

mas jah tah combinado de vc ir com mais gnte??

Compartilhar este post

Link para o post

Autor: trovador andante

Assunto: Camping em Pirenópolis

Postado: 04/01/2005 13:40:52id="red">

Alguém que já tenha feito ou sabe dar detalhes de locais, preços de taxa de camping, dicas de como chegar saindo de Brasília, van, qto custa...etc para o Carnaval, por favor me auxilie! Valew!!

Replies:

---------------------------------------------------------------------

Autor: gabrilopes

Postado em: 25/01/2005 11:50:28id="red">

Vou começar essa mensagem te avisando que pirenopolis no carnaval é uma merda para quem acampa. Os nativos assaltam com frequencia as barracas, fazem um corte com canivete. Um colega teve a barraca roubada do camping com tudo o que tinha dentro. Colocaram o igluzinho do cara na cabeça e carregaram pelas ruas.

Tem um lugar que gosto de ficar, que é na casa da Dona Neguinha. Perto da ponte (centro). A casa dela é murada, tem graminha japonesa e banheiro limpo. A diária não é cara,mas no carnaval todos dobram os preços.

Além dela tem mais dois campings um que é imundo e não tem grama, só lama nessa época do ano e outro que não tem segurança nenhuma, sempre tem que ficar alguem de olho nas barracas.

1abraço

Compartilhar este post

Link para o post

----------

Autor: macatao

Assunto: 03/01/2006 17:02:55id="red">

Estive em Pirenópolis por estes dias!!! Fiquei em uma pousada bem legalzinha à R$ 30,00 (Pousada Lara 3331.1294). Mas você pode estar consultando em www.pirenopolis.tur.br (neste link tem várias informações sobre a cidade inclusive hospedagem). Abraços!

----------

Compartilhar este post

Link para o post

Assunto: Camping em Pirenópolis

----------

Autor: giselledias

Assunto: 08/11/2005 00:44:27id="red">

Pra quem vai a pé, o melhor mesmo é ficar nos campings que ficam no centro da cidade, saindo da rodoviária a pé, é só chegar na igreja matriz, descer a rua do lazer, que é a mais famosa e movimentada. O camping fica perto da ponte, e o lugar é simples, mas bem conveniente pra quem tá sem carro. Pra ir nas cachoeiras, a dica é tentar uma carona nas saídas da cidade, não vai ser muito difícil conseguir.

----------

Reply author: giselledias

Replied on: 23/11/2005 18:10:13

a pousada mais barata que eu já fiquei saiu por R$ 40,00 a diária de uma suíte para duas pessoas (20 p/ cada).

O camping não sai por menos de 10 reais pp.

----------

Reply author: vanlorenzi

Replied on: 27/11/2005 01:26:46

Gisele, tudo bem?

Sabe me dizer o nome da pousada citada? Se alguém tiver uma dica de pousada barata em Pirinópolis, agradeço.

vanlorenzi

----------

Reply author: giselledias

Replied on: 27/11/2005 21:07:27

Se não me engano se chama Senhor do Bonfim (parece nome de pousada baiana, ne? hehe)

Fica perto da saída para as cachoeiras (abade, usina velha, etc), mas ainda na cidade.

----------

Autor: giselledias

Postado em: 28/11/2005 13:12:21id="red">A maioria dos campings é muito básico. Tem banheiros, masculino e feminino com chuveiros quentes, e só... No mais, espaço pra pôr barracas, algumas árvores com sombra, nada de mais.

Na verdade, pela relação de preço Pousada x Camping, compensa mais achar uma pousada baratinha, ou alugar uma casa se a galera for grande. Mas em feriados movimentados, as pousadas sobem muito o preço, e aí é melhor ir pra um camping, mesmo (prefira os que não estiverem muito vazios).

----------

Autor: wagnertv

Postado em: 01/02/2006 19:04:24id="red">

Bom existe uma casa, da Dona Olíria, chama de arco iris. Eu ia passar um fim de semana lá com minha namorada, lá é 20 reais por pessoa, esta localizada bem na praça do coreto onde tem uma feirinha...o tel de lá é (62) 331 1686.

Compartilhar este post

Link para o post

Autor: pescadordeilusao

Assunto: Ano novo em Pirenópolis

Postado em: 07/12/2005 13:26:55id="red">

Alguém sabe me informar o que rola de atividades em Piri na virada do ano?

Replies:

----------

Reply author: malliwicca

Replied on: 26/12/2005 16:35:13

Se gosta de curtir uma boa trance private...

----------

Reply author: malliwicca

Replied on: 28/12/2005 15:30:08

Então acho que virar a noite numa trance e "vazar "pela manha para tomar logo de cara, no primeiro dia do ano, um banho de cachú(andorinha) lá em piri é tudo...Eu ser que vai rolar a private, e a cachú é "facinha" de achar...

----------

Autor: gabrielspid="red">

tb de a cachu da usina q não é tão frrriiiaaa!!

Compartilhar este post

Link para o post
id="size4">id="green"> alguem pode me informar qual é o melhor caminho do rio de janeiro para pirenopolis? melhor ir por goiania ou por brasilia? gostaria de ter melhores infos! obrigada id="size4">id="green">

Compartilhar este post

Link para o post

Andei fuçando por aqui, muito legal alguns posts, mas desatualizados =\

Acho incrível como as pousadas de várias regiões não só de GO, mas de muitos outros Estados não possuem site ou não colocam informação de preço disponível! Um saco ficar escrevendo e-mail para quinze, vinte opções =\

Bem, alguém aí tem idéias de preços? Devo ficar em Pirenópolis e Goiania, tudo do que preciso é pousada, albergue, algo pequeno e barato porque vou ter companhia de alguém que mora por lá e aí já sabe, né... guia particular =D

Compartilhar este post

Link para o post

Rahula, estive em Pirenópolis em um verão passado, acho que vc não vai ter problemas em encontrar hospedagem chegando na cidade, tem muitas opções mas como vc tem um contato com um morador, seria interessante pedir ajuda pra ele pra não perder o dia da sua chegada procurando...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal!

Conheci uma galera de Goiânia, na Chapada, que está planejando uma viagem à Pirenópolis, em setembro. Queria saber se realmente vale à pena visitar a cidade, quais são as principais atrações e dicas interessantes tb são bem-vindas.

Aguardo respostas....

Obrigada!!

Isabella - RJ

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Isabella!

Pirenópolis vale muito a pena, sim! Setembro é uma boa época para visitar, pois costuma fazer muito calor aqui em Goiás e as cachoeiras ficam mais atrativas (água gelada quando o tempo está "fresquinho" dói! :D). A cidade é bem pequena e o mais interessante é observar o estilo das construções, os prédios históricos, etc. A rua do lazer à noite geralmente é bem animada, cheia de gente, principalmente de Brasília e Goiânia. Quando vocês chegarem, dirijam-se ao centro de informações turísticas (é bem central, qualquer um pode apontar onde é! e acho que tem dois), pegue um mapinha das principais atrações e escolha! Dá uma navegada aqui: www.pirenopolis.tur.br que vc encontra algumas informações interessantes.

Ah, um detalhe: não espere muito... ou melhor, não espere nada das pousadas... rs... Elas são beeeeeeeeem simples mesmo. E se não for pra gastar muito dinheiro e ficar nas melhores (o que eu acho que não é o interesse de quem frequenta este fórum), escolha mesmo a mais barata, pois as de preço intermediário não são muito melhores que as baratinhas... rs

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos,

Estarei em Pirenópolis entre os dias 18 a 21 de setembro. Gostaria de saber duas coisas:

1- Alguém saberia informar se a pousada Villa Bia é uma boa opção de hospedagem?

2- E quais são as boas opções de passeios?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço essa pousada a que você se referiu, mas aconselho se possível levar barraca e ficar um dos campings que tem no caminho para as "pedreiras", custa em média R$ 10,00 por pessoa, mas quase todas tem um amplo gramado, algumas churrasqueiras de pedra espalhadas, banheiro com chuveiro elétrico e ficam na beira do rio das almas. Uma boa parte das cachoeiras turísticas fica desses campings para cima, uma dica é subir pelas trilhas (geralmente do outro lado do rio, que é raso) até as Pedreiras, vc vai passando por dentro dos campings numa boa :D , daí qdo chegar até a entrada da pedreira vc desce uns 30 metros e sobe por dentro do rio, senão vão te cobrar 5 paus pra entrar.

Outra dica válida é visitar o salto de Corumbá, que fica a 18km de pirenópolis, é bem bonito por lá.

No mais, pegue um guia turistico nos centros de apoio ao turista (tem um em frente a ponte principal da cidade) e se possível tome sorvete artesanal na Colorê, (perto da praça da matriz) é uma delícia.

Compartilhar este post

Link para o post

Pirenópolis é legal, a cidade é bacana, mas o melhor é num final de semana comum: final de semana é muito cheio!! Muito mesmo!! Perdi um pouco o entusiasmo com a cidade por conta disso... é meio comercial demais. Pra quem puder escolher, a Chapada é sempre a melhor opção...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo, lutoldo. Realmente, é triste ir pra Piri em feriado... Já vi gente tomando banho na cachoeira, banho mesmo, com shampoo, sabonete... E olha que era na Santa Maria, dentro da reserva... Muito farofa. O melhor é ir num fim de semana comum mesmo. Mas ainda assim, acho que vale a pena ir, tomar um banho de cachoeira, à noite comer naquela rua dos restaurantes, dar uma volta à pé pela cidade.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo. Dá muita pena...

Mas acho que sempre vale a pena viajar e piri é bem legal.

Concordo, lutoldo. Realmente, é triste ir pra Piri em feriado... Já vi gente tomando banho na cachoeira, banho mesmo, com shampoo, sabonete... E olha que era na Santa Maria, dentro da reserva... Muito farofa. O melhor é ir num fim de semana comum mesmo. Mas ainda assim, acho que vale a pena ir, tomar um banho de cachoeira, à noite comer naquela rua dos restaurantes, dar uma volta à pé pela cidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vai a dica, lá é legal pra quem é da balada, essa parada de hippie já se foi, tem poucos na cidade agora, tem uma boa parte na feirinha. O restante do pessoa vive com aluguel de casas, bares, lanchonetes e padarias que tem no centro, a cidade é legal na época de festa, na minha opinião. tem mtas cachoeiras e campings. tem hoteis baratos tb bem na entrada da cidade, logo no começo. tem bancos itau e bradesco pelo q me lembro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, aproveitem pra Conhecer o IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado.

Acabo de voltar de la, pra quem nao conhece a permacultura, sao soluções sustentaveis como construções com terra, horta organica, energia renovavel, captação de agua da chuva.

Para conhecer o Ecocentro custa 15,00. La tem a lojinha verde com muitos livros interessantes pra quem quiser se aprofundar.

Como chegar: Pegar a estrada sentido goiania,deve ser uns 2km. Todos conhecem o lugar!!

Outro lugar bacana na cidade é o Armazem na rua direita.

Comida, bazar e internet gratuita.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora