Ir para conteúdo

Aurora Boreal em 2015 - Por conta própria - Islândia, Finlândia e Noruega (Ilha Svalbard) - 25 dias no inverno ártico! - VALORES ATUALIZADOS


Posts Recomendados

  • Membros
PQP.. Talvez a viagem mais legal e interessante que eu já tenha visto neste site.

Talvez tb pela neve que me brilha aos olhos.

Já tá favoritado.

 

P.S.: Que medo de dirigir nessas estradas cheias de neve, haha

Oi, Guilherme! Alana falando.

 

Deu medo mesmo ::mmm: . E quando se juntam à neve o vento e a noite, a coisa fica tensa.

 

Mas no meio do caminho a pessoa vai se acostumando, aprendendo as manhas. No fim da viagem, percebemos como nos assustamos, nos primeiros dias, com o que, mais pra frente, consideraríamos boas condições de dirigir rsrs. Eu chamava todos que me ultrapassavam de loucos hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Fábio,

 

Fico sem palavras para falar sobre o seu relato... Incrível, Incrível, Incrível!

 

O meu sonho desde pequeno é ver a aurora boreal e ver a sua postagem só aumentou a vontade!!

 

Não preciso nem dizer que seu relato está nos meu favoritos e será de grande utilidade!!! Valeu por compartilhar conosco!!!

 

Só uma coisa, será que você consegue colocar os gastos da viagem também???

 

Mega Parabéns para vocês com esse relato!! ::otemo::

 

Abraços,

 

Coloquei os gastos no final do relato. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fábio, parabéns! Foi o melhor relato que já li sobre viagem pra Islândia! As fotos ficaram demais!

Estou indo pra Europa em julho e na metade de agosto inicio meu mochilão, que termina em outubro. Entre os lugares que pretendo ir, está a Islândia. Mas confesso que estou muito perdida, meu inglês é fraco (pretendo melhorá-lo até lá) e vou sozinha (não vou alugar carro).

 

Se tiver alguém com planos de ir pra lá nesta época e quiser compartilhar a viagem ou trocar informações, vamos unir os objetivos! Me fale... ::otemo::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Fábio, tudo bem?

 

Em primeiro lugar, parabéns pelo relato!! Muito detalhado e específico para o tipo de viagem, algo bem raro de se encontrar, principalmente em português.

 

Em segundo lugar, queria dizer que seu relato caiu do céu para mim rsrs. Estou indo para o Reino Unido no final de Outubro, com foco nas Highlands. A idéia inicial era só fazer isso mesmo. Mas aí me lembrei de um sonho antigo de ver a Aurora Boreal e, sondando as opções (basicamente Islândia ou Escandinávia) decidi pelo país da Bjork primeiro pela localização (mais proximo da Escócia) e segundo porque tenho outros interesses na Ilha. Já havia lido uma matéria em uma revista sobre as belezas da Islândia. Por mais que minha viagem tenha foco na Aurora Boreal, a idéia é ir com a noção de que podemos (irei com minha namorada) não vê-la. Então vou tentar aproveitar ao máximo o lugar, conhecer tudo que der.

 

Infelizmente meu tempo é (muito curto). A viagem como um todo, incluindo Reino Unido, será de 15 dias. Reservei 6 dias (ou seja, 5 noites) para a Islândia. Já comprei as passagens para ida em 27 de Outubro e retorno em 1 de Novembro.

 

Diferente de você, pelo pouco tempo que tenho, não vou fazer a Ring Road. Vou basicamente Leste e Sul de Reykjavik, tendo a cidade como minha "base". Farei passeios ida e volta na maioria das vezes, com exceção de uma noite que passerei em Skaftafell, por ser mais longe, e ter muita coisa para ver. Assim, serão 4 noites em Reykjavik e 1 em Skaftafell. Nas noites na capital, tentarei, ao menos uma vez, pagar por um tour especializado para tentar localizar a Aurora Boreal (basicamente uma van com guia que vai nos levar para longe da cidade). Como estarei de carro, tentarei nas outras vezes dirigir para longe das luzes da cidade, para tentar ver a Aurora. Minhas noites serão reservadas quase na totalidade a isso.

 

Bem, dito isso, te agradeceria imensamente se você pudesse conversar comigo/tirar algumas dúvidas sobre os tópicos a seguir:

 

- Quais minhas chances de conseguir ver a Aurora Boreal em 5 noites? Sabendo que vou tentar reserva-las sempre para isso, e que estarei 4 dias na capital e 1 em Skaftafell?

- Com base na experiência de sua viagem, quantas vezes vc conseguiu ver a Aurora? Qual o percentual de sucesso em relação ao total de noites que você passou na região?

- Em média, quanto tempo duraram as Auroras que você viu?

- E em que horários vc viu? inicio da noite, madrugada, etc?

- Sobre fotografia, tenho uma lente parecida com a sua. Não lembro a abertura, mas deve ser f/2.8 tb. É uma 10-20mm da Sigma para um corpo D3200 da Nikon. Vou comprar um tripé forte (o meu é muito fulero, não vai aguentar todo o vento da região e vai tremer a câmera). Mas a questão é, qual o tempod e exposição vc usou para suas fotos? Imagino que deva utilizar em torno de 30 segundo, como se quisesse bater foto do seu estrelado, não é? Imagino que fotos de celular nem pensar né? Você poderia detalhar um pouco mais a questão das fotos?

- Você foi em Fevereiro, em pelo inverno. Vou na ultima semana de Outubro, e imagino que seja fim do Outono certo? Vou pegar uma paisagem e climas mais amenos? Das suas pesquisas, o que devo aguardar? Pq pelo que li espero uma temperatura média de 0º C e pouca ou nenhuma neve. Será que é isso?

- Sobre o carro. Não sei dirigir esses carros grandes, e não vou fazer trilhas nem nada, apenas dirigir de uma cidade para outra e visitar os locais mais famosos, como Golden Circle. Estava pensando num carro simples mesmo. "Popular". Você acha indispensável um 4x4? Levando em conta a época que vou tb.

 

Se você achar ruim ou incoveniente responder tudo isso por aqui, pode ser por mensagem privada também, ou posso te passar meu e-mail.

 

Desculpa o incômido e desde já te agradeço Fábio!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Oi Fábio, tudo bem?

 

Em primeiro lugar, parabéns pelo relato!! Muito detalhado e específico para o tipo de viagem, algo bem raro de se encontrar, principalmente em português.

 

Em segundo lugar, queria dizer que seu relato caiu do céu para mim rsrs. Estou indo para o Reino Unido no final de Outubro, com foco nas Highlands. A idéia inicial era só fazer isso mesmo. Mas aí me lembrei de um sonho antigo de ver a Aurora Boreal e, sondando as opções (basicamente Islândia ou Escandinávia) decidi pelo país da Bjork primeiro pela localização (mais proximo da Escócia) e segundo porque tenho outros interesses na Ilha. Já havia lido uma matéria em uma revista sobre as belezas da Islândia. Por mais que minha viagem tenha foco na Aurora Boreal, a idéia é ir com a noção de que podemos (irei com minha namorada) não vê-la. Então vou tentar aproveitar ao máximo o lugar, conhecer tudo que der.

 

Infelizmente meu tempo é (muito curto). A viagem como um todo, incluindo Reino Unido, será de 15 dias. Reservei 6 dias (ou seja, 5 noites) para a Islândia. Já comprei as passagens para ida em 27 de Outubro e retorno em 1 de Novembro.

 

Diferente de você, pelo pouco tempo que tenho, não vou fazer a Ring Road. Vou basicamente Leste e Sul de Reykjavik, tendo a cidade como minha "base". Farei passeios ida e volta na maioria das vezes, com exceção de uma noite que passerei em Skaftafell, por ser mais longe, e ter muita coisa para ver. Assim, serão 4 noites em Reykjavik e 1 em Skaftafell. Nas noites na capital, tentarei, ao menos uma vez, pagar por um tour especializado para tentar localizar a Aurora Boreal (basicamente uma van com guia que vai nos levar para longe da cidade). Como estarei de carro, tentarei nas outras vezes dirigir para longe das luzes da cidade, para tentar ver a Aurora. Minhas noites serão reservadas quase na totalidade a isso.

 

Bem, dito isso, te agradeceria imensamente se você pudesse conversar comigo/tirar algumas dúvidas sobre os tópicos a seguir:

 

- Quais minhas chances de conseguir ver a Aurora Boreal em 5 noites? Sabendo que vou tentar reserva-las sempre para isso, e que estarei 4 dias na capital e 1 em Skaftafell?

- Com base na experiência de sua viagem, quantas vezes vc conseguiu ver a Aurora? Qual o percentual de sucesso em relação ao total de noites que você passou na região?

- Em média, quanto tempo duraram as Auroras que você viu?

- E em que horários vc viu? inicio da noite, madrugada, etc?

- Sobre fotografia, tenho uma lente parecida com a sua. Não lembro a abertura, mas deve ser f/2.8 tb. É uma 10-20mm da Sigma para um corpo D3200 da Nikon. Vou comprar um tripé forte (o meu é muito fulero, não vai aguentar todo o vento da região e vai tremer a câmera). Mas a questão é, qual o tempod e exposição vc usou para suas fotos? Imagino que deva utilizar em torno de 30 segundo, como se quisesse bater foto do seu estrelado, não é? Imagino que fotos de celular nem pensar né? Você poderia detalhar um pouco mais a questão das fotos?

- Você foi em Fevereiro, em pelo inverno. Vou na ultima semana de Outubro, e imagino que seja fim do Outono certo? Vou pegar uma paisagem e climas mais amenos? Das suas pesquisas, o que devo aguardar? Pq pelo que li espero uma temperatura média de 0º C e pouca ou nenhuma neve. Será que é isso?

- Sobre o carro. Não sei dirigir esses carros grandes, e não vou fazer trilhas nem nada, apenas dirigir de uma cidade para outra e visitar os locais mais famosos, como Golden Circle. Estava pensando num carro simples mesmo. "Popular". Você acha indispensável um 4x4? Levando em conta a época que vou tb.

 

Se você achar ruim ou incoveniente responder tudo isso por aqui, pode ser por mensagem privada também, ou posso te passar meu e-mail.

 

Desculpa o incômido e desde já te agradeço Fábio!

 

Abraços

 

Olá diogo, peço desculpas pelo atraso na resposta. Ultimamente não tenho acompanhado o forum com tanta frequencia.

Primeiramente, antes de tentar responder as suas dúvidas, eu desaconselharia sua ideia de ficar 4 noites em reykjavik. Também não acho interessante a ideia de pagar por tour para caçar a aurora na Islândia. Na noruega até que vai, mas na islândia eu li que é jogar dinheiro fora. As empresas de turismo consultam o clima, os ventos, a previsão de aurora e a abertura de nuvens pelo mesmo site que todo mundo consulta, ou seja, é mais um serviço de transfer do que uma "caça a aurora".

Já a ideia de ficar 4 noites em reykjavik, eu substituiria por hospedagem em guesthouses (ou chalés de madeira) nos -ou perto dos- pequenos vilarejos da região sul e sudeste. A magia da Islândia não está na capital, mas sim nos interiores. No começo do relato eu dou dicas de como escolher a hospedagem baseando-se na previsão de abertura de nuvens.

 

Agora vamos às perguntas:

- Quais minhas chances de conseguir ver a Aurora Boreal em 5 noites? Sabendo que vou tentar reserva-las sempre para isso, e que estarei 4 dias na capital e 1 em Skaftafell?

 

Em 5 noites, eu diria que vc tem boas chances de ver a aurora pelo menos 1 vez, se ficar na região sul/sudeste.

 

- Com base na experiência de sua viagem, quantas vezes vc conseguiu ver a Aurora? Qual o percentual de sucesso em relação ao total de noites que você passou na região?

 

Das 7 noites, presenciamos a aurora em 2. Na primeira a atividade estava muito baixa (acho que 1kp), mal dava pra ver a cor verde. Na segunda deu pra ver a aurora um pouco mais verde (devia estar 2kp). Na islândia não tivemos muita sorte com o clima, principalmente na região norte, onde a coisa realmente estava feia.

 

- Em média, quanto tempo duraram as Auroras que você viu?

 

A primeira aurora durou mais do que a segunda. Acabava e voltava denovo; ficou nessa por mais de 1 hora. Na segunda, nós estávamos tão cansados da longa viagem de 10 horas do norte ao leste, que, quando a aurora acabou pela primeira vez, não esperamos mais seu retorno.

 

- E em que horários vc viu? inicio da noite, madrugada, etc?

 

Entre 22 hrs e 2 da madrugada.

 

- Sobre fotografia, tenho uma lente parecida com a sua. Não lembro a abertura, mas deve ser f/2.8 tb. É uma 10-20mm da Sigma para um corpo D3200 da Nikon. Vou comprar um tripé forte (o meu é muito fulero, não vai aguentar todo o vento da região e vai tremer a câmera). Mas a questão é, qual o tempod e exposição vc usou para suas fotos? Imagino que deva utilizar em torno de 30 segundo, como se quisesse bater foto do seu estrelado, não é? Imagino que fotos de celular nem pensar né? Você poderia detalhar um pouco mais a questão das fotos?

 

Celular nem pensar, a foto sairá toda escura. Sua câmera e lente são ótimas, tenho certeza que as fotos sairão muito boas.

No meu caso, experimentei várias combinações de tempo de exposição e iso, e praticamente todas deram certo. No começo eu usei mais o ISO alto (1600 pra cima) e a exposição entre 6 a 15 segundos, porque queria capturar o máximo de fotos possível sem perder tempo. Da primeira vez é normal querer tirar um milhão de fotos, mas depois você fica mais tranquilo. Uma dica é: De vez em quando, quando suspeitar que alguma mancha no céu possa ser a aurora, tire uma foto com o ISO alto (6400) e exposição de 2 a 3 segundos, e veja se aparece alguma mancha verde. Não precisa de tripé, dá pra tirar da janela do carro mesmo. A aurora às vezes começa fraquinha, com uma mancha cinza no céu que facilmente se passa por nuvem.

 

- Você foi em Fevereiro, em pelo inverno. Vou na ultima semana de Outubro, e imagino que seja fim do Outono certo? Vou pegar uma paisagem e climas mais amenos? Das suas pesquisas, o que devo aguardar? Pq pelo que li espero uma temperatura média de 0º C e pouca ou nenhuma neve. Será que é isso?

 

Não sei te informar como é o clima em outubro. Mesmo em pleno inverno, no sul e sudeste o clima é bem menos hostil do que no resto do país, com beem menos neve e estradas escorregadias. Então, acho que em outubro você não pegará neve.

 

- Sobre o carro. Não sei dirigir esses carros grandes, e não vou fazer trilhas nem nada, apenas dirigir de uma cidade para outra e visitar os locais mais famosos, como Golden Circle. Estava pensando num carro simples mesmo. "Popular". Você acha indispensável um 4x4? Levando em conta a época que vou tb.

 

Acho que não precisa de 4x4 nessa época do ano, muito menos pra conhecer o sul e leste. Mas eu aconselharia a mandar email para a locadora antes de alugar para ter certeza de que o veículo é realmente apropriado.

 

Abraço e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...