Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Dicas: Tabela de Marés


Posts Recomendados

  • Membros

Estou tendo dificuldade em interpretar a tabela de maré. Alguém pode me ajudar? To planejando ir dia 03\08 para maragogi. Na tabela de marés (http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/30725Set2009.htm) apareçe ainformação:

QUI 03/09/09

02:47 2.0

09:06 0.3

15:11 2.0

21:15 0.3

Está bom pra piscinas no horário de manhã? pelo meu entendimento sim, porém é lua cheia. Nessa lua a maré não é alta?

Tenho que confirmar a compra da passagem e to dependendo disso.

 

Abraços!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

vc esta dizendo maragogi em alagoas?

 

nao conheco la mas conheco bastante de mar. Se vc esta falando de piscinas naturais no mar elas se formam na mare baixa, na alta ta tudo cheio e tudo se mistura.

 

Os valores baixos 0.3, as 9 da manha e da noite sao os horarios do pico da baixa. Procure se informar melhor com pessoas do local, mas eu diria q 2 horas antes e 2 depois dos picos vc deve ter as piscinas tranquilamente sem influencia do mar chegando.

 

qto a ser lua cheia, a fase da lua influencia qto a mare sobe e qto desce, mas nao tem nenhuma influencia sobre os horarios das mares.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
  • Membros

pela tabela que você mostrou o horário de 9h com maré 0.3 está perfeita, melhor só se fosse uma maré 0.0 hehehe, qual o período que estará por lá mesmo? nos dias seguintes a maré vai estar 0.2. De acordo com a pontução os barcos deverão estar saindo às 8hs da praia, se sua viagem depende disso então já está resolvido. Já sabe em qual local vai se hospedar?? lá tem opção p/ todos os gostos. No site www.maragogionline.com.br vc encontra tudo o que precisa (inclusive a tábua)!

espero ter ajudado

bjãoooooo

::otemo::

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 5 semanas depois...
  • Membros de Honra

Altura da maré - A altura do nível da água, num dado momento, em relação ao plano do Zero Hidrográfico. Já o Zero Hidrográfico - É a referência a partir da qual se define a Altura da Maré e é o plano de referência das profundidades indicadas (sondas) nas cartas náuticas. Em Portugal é definida pela mais baixa das baixa-mares registadas durante um dado período (normalmente 18,6 anos - período na nutação lunar); em alguns países de origem anglo-saxónica, como por exemplo o EUA, é definido pela média das baixa-mares em águas vivas.

 

A maré tem como causa a atracção gravitacional do Sol e da Lua. A influência da Lua é bastante superior, pois embora a sua massa seja muito menor que a do Sol, esse facto é compensado pela menor distância à Terra. Matematicamente a maré é uma soma de sinusóides (ondas constituintes) cuja periodicidade é conhecida e depende exclusivamente de factores astronómicos

 

As preia-mares sucedem-se assim, regularmente, com um intervalo médio de meio-dia lunar (aprox. 12h 25m) o que corresponde matematicamente à constituinte lunar semi-diurna (M2); tal facto é expresso pelo povo que refere que “a maré, no dia seguinte, é uma hora mais tarde” (na realidade aprox. 50m mais tarde). Por sua vez, o intervalo de tempo entre uma preia-mar e a baixa-mar seguinte é, em média, 6 h 13 m. No entanto, o mar não reage instantaneamente à passagem da Lua, havendo, para cada local, um atraso maior ou menor das preia-mares e baixa-mares.

 

O intervalo de tempo entre a passagem meridiana da Lua e a preia-mar seguinte é o chamado "lunitidal interval" (em rigor, "high water lunitidal interval"). Actualmente, já estão a ser comercializados relógios em que esse valor é pedido, para que eles possam fornecer uma previsão grosseira da maré. Embora esse valor seja variável ao longo do tempo, em termos médios esse atraso é cerca de 2 horas em Portugal Continental e inferior a 30 minutos na Madeira e nos Açores.

 

Outro aspecto importante a ter em conta é o fenómeno quinzenal da alternância entre marés vivas e marés mortas; este fenómeno, matematicamente explicado pela constituinte S2 (solar semi-diurna), decorre do efeito do sol como elemento "perturbador". Com efeito, quando o Sol e a Lua estão em oposição (Lua cheia) ou conjunção (Lua nova), a influência do Sol reforça a da Lua e ocorrem as marés vivas (matematicamente as constituintes somam-se). Por outro lado, quando o Sol e a Lua estão em quadratura (Quarto crescente e Quarto minguante), a influência do Sol contraria a da Lua e ocorrem as marés mortas (matematicamente as constituintes subtraem-se).

 

Regra geral, as amplitudes de marés vivas em Portugal Continental são cerca de 1,5 m. Isto é, o mar sobe e desce 1,5m em relação ao nível médio. Em marés mortas, a amplitude da maré é da ordem dos 70 cm. Na Madeira temos uma amplitude de 1 metro em marés vivas e 50 cm em marés mortas; nos Açores temos 70 cm em marés vivas e 30 cm em marés mortas. Estes valores ilustram um facto conhecido: a amplitude da maré diminui quando nos afastamos da costa. Com efeito, sabe-se que a maré se torna praticamente nula nas zonas centrais das grandes bacias oceânicas.

 

Tal como já foi referido, os oceanos não reagem instantaneamente às influências astronómicas havendo aqui também, para cada local, um atraso de resposta. Neste caso, esse atraso chama-se, em termos médios, idade da Maré. De modo muito grosseiro, pode dizer-se que a maré viva ocorre no dia seguinte à Lua Nova ou Lua Cheia.

 

Convém por último referir que o nível da água do mar depende ainda de outros factores que não a maré astronómica, tais como a pressão atmosférica, ventos e a agitação marítima. A pressão atmosférica é o mais importante dos factores não astronómicos que influenciam a subida e descida do nível do mar; com efeito, as baixas pressões produzem um aumento do nível das águas e, inversamente, as altas pressões estão associadas a uma descida do nível do mar.

 

 

http://www.hidrografico.pt/glossario-cientifico-mares.php

http://webpages.fc.ul.pt/~cmantunes/hidrografia/hidro_termos.html

 

[]s

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

DICAS:

 

(1) para obter a tabua das mares oficial, consulte o site: http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/index.htm

 

(2) para obter a previsao das ondas, consulte o site: http://ondas.cptec.inpe.br/

 

(3) para obter a previsao do clima, consulte o site: http://clima1.cptec.inpe.br/

 

(3) para obter a previsao do tempo, consulte o site: http://tempo.cptec.inpe.br/

 

[]s

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

em maragogi/AL, pajuçara/AL e maracajau/RN funciona da seguinte maneira:

 

a embarcação sai na mare secante e fica por la ate a mare encher ao ponto de cobrir os corais...

depois deste ponto começa a ter corrente alem da agua ficar "suja"...

ou seja, voce tem umas 4 horas para poder aproveitar as piscinas naturais...

 

as operadoras nativas tem a noção dos horarios, portanto entrem em contato com eles com antecedencias... mas lembrem-se que isso é uma previsão... pode mudar dependendo do clima...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...