Ir para conteúdo

Caronas em veleiros


Posts Recomendados

  • Membros

Oi galera!

 

Bacana ver gente se interessado pela vela em um país onde a navegação nunca foi muito divulgada. Eu e minha esposa estamos na Republica Dominicana, nos preparando para uma volta ao mundo.

 

Acabamos de comprar nosso veleiro por aqui, um "ocean going" como os gringos chamam os veleiros com qualidade estrutural para longas passagens oceânicas.

 

A vida a bordo realmente não é das mais confortáveis, mas também não é nenhum masoquismo. Dá para se tomar banho com água doce, ter muita energia e cozinhar deliciosamente, desde que você se prepare: water maker, baterias novas, painéis solares, bom cozinheiro...

 

Tempestades não são situações pelas quais temos que passar sempre, desde que se tenha calma para esperar as janelas de tempo. Tempestades assombrosas não existem entre os 30 graus (pra cima e pra baixo) do equador, a não ser em época de furacões, onde nenhum velejador consciente quer estar.

 

Como perceberam, dá pra ter uma vida muito bacana em um barco, desde que você respeite mil fatores, e se prepare de mil maneiras antes de zarpar.

 

Se conseguir lidar com isso, se prepare para passar os melhores momentos de sua vida, ver os mais belos pores-do-sol e conhecer as pessoas mais bacanas e divertidas de cada parte desse planeta imenso.

 

Contem comigo para quaisquer dúvidas, ou até mesmo caronas por aí...

 

Danilo Mesquita

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ai galera, alguem planejando ir pra africa do sul sem muita restricao de tempo???

 

tem um doido ai no find a crew q ta no brazil querendo tripulacao pra cruzar pra africa do sul, tem q pagar seus proprios custos, ele nao arca com comida ou com sua passagem de volta. Eh perfeito pra quem ta querendo ir pra africa sem muita data pra voltar. Inclusive ele coloca q nao eh necessario experiencia.

 

So lembrando q passagem so de ida - ou no caso de volta - costuma custar quase o preco de ida e volta

 

ver perfil

https://www.findacrew.net/secure-server/eng/account/boat.asp?eid=dn_cnu&aid=129121&sdt=20111227&account=207462

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Os requisitos de entrada em qquer pais nao mudam... independente de vc chegar de onibus, aviao ou barco, vc vai ter q passar pela aduana e cumprir com os requisitos. O q pode acontecer eh q as autoridades sejam mais relax para deixar as pessoas q chegam de barco passar e os caras mais casca grossa sao mandados para os aeroportos e fronteiras com historico mais critico de imigracao e tals.... mas esteja preparado para entrar na europa como se vc estivesse chegando de aviao

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Ai galera

 

Estou na Venezuela indo para o arquipélago de Los Roques, depois Bonaire e Curaçao.Já estou no mar faz um tempo.Antes andei pelo mediterraneo e cruzei o atlantico até o Brasil e depois até Trinidad e Tobago até chegar aqui na Venezuela.Tenho um catamaran de 40 pés, que tem toda a segurança e conforto para essas travessias.Infelizmente apenas aceito mulheres como tripulantes !! As interessadas podem trocar informações pelo meu e mail lito-fernandez@hotmail.com.

Bons Ventos a todos

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

fala bro, legal hein esse seu role!

 

eu ainda nao tive experiencias de andar de veleiro assim fazendo travessias e tals, mas ja vi pessoas como vc oferecendo vaga apenas para mulheres. Sei q vc ja deve ter muita experiencia com isso, mas acho q nao eh demais comentar que onde vi anuncios como o seu de "mulheres apenas", deixou a mulhereda com a pulga atras da orelha e por extrema desconfianca da parte delas nao rolavam candidatas...

 

nao rolou isso com vc ja?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

XALIBA ADOREI O TÓPICO ::otemo::::otemo::::otemo:: E AS INFORMAÇÕES, JÁ TIVE O SONHO DE TER UM VELEIRO E QUASE COMPREI UM, NO ENTANTO OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO SÃO MUITO ALTOS. DESTA FORMA FIZ APENAS UM CURSO DE VELA EM UM VELEIRO DE 32 PÉS, E ADOREI, JÁ LI MUITO SOBRE O ASSUNTO E TENHO ALGUMA EXPERIÊNCIA COM O MAR, EU PESCAVA TODO MÊS EMBARCADO INCLUSIVE EM ALTO MAR, DESTA FORMA CONCORDO COM O QUE O AMIGO VELEJADOR DISSE, TEM Q SE ADAPTAR, JÁ VI AMIGOS PASSAREM MUITO MAL MAREANDO APENAS EM UMA PESCARIA DE ALGUMAS HORAS, O MAR É TRAIÇOEIRO E O TEMPO VIRA NO SACI SEM AVISAR. JÁ PEGUEI MAR DE RESSACA E TIVE QUE RETORNAR DA PESCARIA , JÁ TIVE MOMENTOS DE TER Q CANCELAR PESCARIA PQ NINGUÉM SE ATREVIA A ENTRAR NO MAR, MAS COMO DISSE ADOREI SEU TÓPICO ATÉ PQ VC E OS OUTROS ACABARAM DE ME AJUDAR A REALIZAR O SONHO DE IR P ALGUNS LUGARES VELEJANDO SEM TER Q TER UM VELEIRO. QUANTO AO Q O AMIGO VELEJADOR DISSE CONCORDO PLENAMENTE. EM UM BARCO TODOS TEM Q COLABORAR DE ALGUMA FORMA. LIMPANDO COZINHANDO ENTRE OUTRAS COISAS NO MAIS É REALIZAR O SONHO E DEPOIS CONTAR AQUI. NO MEU CASO CREIO Q SEREI MUITO ÚTIL, POIS SOU ENFERMEIRO E FISIOTERAPEUTA, TENHO UMA FILHA MAS MORO SÓ, TENHO TEMPO E UM EMPREGO PÚBLICO QUE PROPORCIONA BOAS VIAGENS, DESTA FORMA TENHO CONDIÇÕES DE COLABORAR COM OS GASTOS EM RELAÇÃO A ALIMENTAÇÃO, SE BEM Q O MAR FORNECE PEIXE E OUTROS ALIMENTOS ::lol4::::lol4::::lol4:: COM RELAÇÃO A AMIGA Q ESTA PREOCUPADA EM EMBARCAR COM O CARA E VELEJAR POR AÍ É CLARO QUE ROLA UMA CARÊNCIA E A VONTADE DE SEXO, E SE VC FOR MUITO GATA EU NÃO ME ARRISCARIA ::lol4::::lol4::::lol4:: JÁ PENSOU SE NO MEIO DO PACÍFICO O CARA OLHA P VC E DIZ! OU DÁ OU DESCE ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: Q VC FARIA ??? BOA SORTE A TODOS ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Conheci um cara pra quem eu falei desse esquema de ser tripulante em um veleiro faz poucos meses atras - atraves desse site 'find a crew'... logo depois ele me escreveu dizendo que tava indo pro chile pra pegar um veleiro pra ir ate a ilha de pascoa... claro q ele nao foi de 'carona', ele tava interessado acima de tudo no role de barco, e a carona vale no minimo tanto quanto o destino... vou pedir pra ele postar aqui falando um pouco como foi, como arrumou o esquema, como foi o contato, a apreensao se os caras eram confiaveis, enfim... acho q logo mais tem noticia aqui.

 

ab

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Buenas!

 

Eu sou a pessoa a qual o Xaliba se referiu como uma pessoa que pegou carona e foi até Rapa Nui(ilha de Páscoa). :)

Vou relatar um pouco da viagem para demonstrar o humor da viagem toda da carona de um veleiro.

 

Começo:

Sempre gostei de barco, velejo em barcos monotipo (laser e dinghy) em Porto Alegre e já tinha a experiência de passar uma semana no mar, sem banho, com um capitão de origem alemã e que tinha MUITO orgulho disso(interpretação livre). Além do mínimo arrais.

 

Estava indo para o RJ para verificar um curso de fabricação de barcos de madeira, por curiosidade. Acabei "trombando" com o Xaliba e ele me falou do Findacrew. Eu já usava diversos outros serviços, mas não esse. No apartamento da minha sócia no RJ eu fiz o cadastro e no dia seguinte já tinha a mensagem de um capitão Sueco, que havia vendido a empresa e estava viajando pelo mundo. Isso já há alguns anos. Uma pessoa experiente, que veleja desde os 17 anos, diversas travessias na costa e experiências em altíssimas latitudes (Spitsbergen ao norte e Ilha decepção ao sul - vale procurar fotos no google).

A minha sorte é que esse sueco já havia encontrando um brasileiro, muito gente boa. Esse brasileiro resolveu me "verificar" - conversamos por algum tempo via skype, trocamos telefone, dados "profissionais" e nos tornamos amigos no FB - onde se é possível ter uma ideia das ideias das pessoas.

 

No decolar.com achei uma passagem de ±1000 Reais para Puerto Montt e encontrei a Marina onde o veleiro estava.

Lá já havia outro tripulante, um israelente de 59 anos, vegetariano que dormia e acordava cedo. Mal tocava no alcool.

Passamos uma semana entre 12ºc e 4ºc. O ponto positivo é que como o barco é preparado para o frio, havia calefação sempre enquanto estávamos na Marina. Em alto mar isso ia mudar, porque o plano é Rapa Nui, muito mais ao norte, com temperatura que lembra o RJ.

Durante essa semana fiz trabalhamos simples como remover as velas dos depósitos e ajudar a iça-las em suas reespectivas adriças.

Tivemos que baixar um grande cabo que faz tensão no mastro, chamado estai. E no chão consertar o enrolador da genoa.

Fizemos a compra de comida em excesso, para garantir. A divisão de contas foi apenas sobre a comida que foi consumida, bebidas e combustível consumido. Mais nada. Para 31 dias o valor ficou em torno de ±1000 - foi acertado no dia anterior ao meu desembarque. Uma estimativa de valor de contribuição costuma estar presente nos perfis dos barcos que oferecem carona, sempre calculados por dia.

 

Nao cheguei a passar frio, mas teve momentos que usei 2 calcas e mais a roupa de tempo por cima. Algumas noites usei 2 casacos + lã + thermoskin.

O capitao fornecia toalhas, lencois, cobertores. Isso é algo para ser verificado antes - porque pode te poupar espaço na mala, ou vai te obrigar a levar as coisas.

 

Para quem quiser ter uma ideia dos sujeitos e dos lugares que visitamos, há um album público no FB aqui:

 

Para as meninas, peço para verificarem sempre que tipo de cia um capitão está requerendo. Pode haver interesse sexual sim, mas isso não é ruim - todo mundo nesse mundo tem o direito a um bom sexo. Mas todas as partes envolvidas tem que estar de acordo. Sejam claras e objetivas nas suas expectativas, é normal que velejadores sejam pessoas MUITO bacanas. Não é todo mundo que aguenta ficar viajando apenas pelo vento e horas e horas de solidão.

Um tipo de relação que envolta sexo pode ser muito legal ou muito ruim e isso será exponenciado pelos dias a bordo. Imaginem uma cia não tão legal depois de 39 dias, sendo que não tem para onde fugir...conversem bastante antes de entrar numa situação não elegante.

 

Para enjoo: Não vejo porque não abusar dos remédios existentes. No exterior há um adesivo que se cola atrás da orelha e age por 72h - milagroso. Há também o Vonau Flash. Remédio para tratamento de enjoo durante o tratamento de cancer. É um comprido que deve ser dissolvido embaixo da língua - age em no máximo 15 minutos e o enjoo vai embora. Dá sono.

Há quem prefira o uso indiscriminado de cannabis para efeitos de enjoo. Daí depende de uma PROFUNDA compreensão de si sob o efeito dela e pelo amor dos meus filhinhos, se acertem com o capitão sobre isso ANTES de levar qualquer coisa a bordo, o barco é dele. Minhas duas experiências com capitães distintos me mostraram que nenhum dos dois abusa de alcool ou faz uso de outras substancias a bordo. No entanto, conheci um barco russo onde a tripulação só funcionava a base da erva. Nada de alcool, mulheres e remédios para enjoo.

 

Para quem quer começar a brincar de vela, saber se gosta ou não - vá até um clube, se inscreva na aula de vela monotipo, conheça a galera que usa seus barcos de oceano e tirem suas dúvidas, tentem uma carona curtinha.

Como qualquer coisa que custa dinheiro, há donos de barco que só tem barco pelo prazer de dizer que tem. Daí aqueles barcos são condenados a uma negação de sua função e cuidados apenas pelos funcionários de marinas. Evitem esse tipo de gente, até porque não gostam mesmo do ato de velejar, mas sim de ostentar um barco.

 

Tem várias pessoas da vela aqui no thread. Mandem suas dúvidas e boa sorte.

Amo velejar, amo a solidão que existe entre o céu e o mar, amo passar "perrengue" e ficar timoneando na chuva.

Se conheçam, saibam se é isso que vocês querem e se for qualquer coisa com vela... boa viagem! Deem seu passo de fé.

 

 

 

Abraços!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...