Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

  • Membros

Bem, essa viagem teve seu ponto de partida saindo de carro de Viseu rumo à Madri. Nossa primeira parada foi Salamanca onde dormimos uma noite.

 

Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca, Por isso discordo quando sugerem fazer um bate-e-volta de Madri, é uma cidade que vale à pena dormir uma noite para aproveitá-la com mais calma.

 

Dentre suas inúmeras construções belíssimas destacam-se as catedrais velha e nova, o Palácio da Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, o Convento das Senhoras (Convento de las Dueñas). O Museu Diocesano, o Museu Catedralício, o Museu Universitário e o Museu das Senhoras são outras referências culturais da cidade, além de suas duas universidades. A atual vida cotidiana de Salamanca centra-se na Praça Maior (Plaza Mayor). Essa praça, edificada entre 1729 e 1755, é o centro e o principal símbolo da cidade.

 

Salamanca foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo o seu centro histórico Patrimônio da Humanidade desde 1988. A cidade tem a fama de ser o lugar onde se fala o castelhano mais puro da Espanha.

 

UNIVERSIDADE PÚBLICA DE SALAMANCA

 

A Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha e de toda a Europa! Tanto assim que foi a primeira da Europa a adquirir o título de universidade.

 

A fundação da Universidade data do ano 1218 por el-rei Afonso X. A instituição levou cerca de dois séculos para conseguir contar com edifícios próprios onde ministrar a docência. Até ter edifício próprio, as aulas eram ministradas no claustro catedralício do templo magno da cidade, em casas arrendadas ao cabido e na igreja de San Benito.

 

Durante o reinado de Afonso X, o Sábio, foram comprados os primeiros edifícios e a construção das Escuelas Mayores, o edifício histórico da Universidade, a partir do ano 1411.

 

Curiosidades sobre a Universidade:

Entre muitas outras questões pioneiras em diversos ramos do saber, coube, ao claustro dessa Universidade, discutir a viabilidade do projecto de Cristóvão Colombo e as consequências que adviriam da veracidade das suas afirmações. Uma vez descoberta a América, nele se discutiu sobre o direito dos indígenas ameríndios a serem reconhecidos com plenitude de direitos pessoais, algo revolucionário para a época. Nele, também se analisaram, pela primeira vez de forma sistematizada, os processos econômicos, e se procedeu ao desenvolvimento da ciência do direito.

 

Para além das contribuições pioneiras para a ciência, a Universidade de Salamanca foi um importante foco humanista e a principal fonte de que se nutria a administração da monarquia hispânica para criar e manter o seu Estado e a administração imperial que lhe estava associada.

 

Matemáticos de Salamanca estudaram a reforma do calendário por encargo do papa Gregório XIII e propuseram a solução que, posteriormente, foi adotado. Veja a foto da linda biblioteca!

 

PLAZA MAYOR

 

Construída entre os Séculos XVII e XVIII é uma das mais grandiosas da Espanha. Do lado leste fica o Pavilhão Real, decorado com um busto de Filipe V, que construiu a Praça. Na minha humilde opinião, a Plaza Mayor de Salamanca é mais bonita que a de Madri!!!

 

PONTE ROMANA

 

A Ponte Romana ou Puente Romano sobre o rio Tormes foi construída no século 1º d.C., ainda mantém 15 dos seus 26 arcos originais. Dela se tem uma linda vista da cidade.

 

CASA DAS CONCHAS

 

A Casa de Las Conchas é uma Biblioteca e é identificada pelo muro com pedras em forma de conchas. É um edifício em estilo gótico, cuja construção iniciou-se em 1493.

 

CATEDRAL VELHA DE SALAMANCA

 

A Catedral Vieja de Salamanca é uma das duas catedrais existentes na cidade de Salamanca.

 

Foi fundada pelo bispo Jerónimo de Perigord. A sua construção teve início no primeiro terço do século XII, prosseguindo até o século XIV. Sua arquitetura possui influências românicas e góticas. É dedicada a Santa Maria da Sede.

 

A catedral apresenta planta de cruz latina e três naves de estilo românico, arrematadas por abóbadas de transição a estilo gótico. A porta principal, ainda que tenha perdido parte de seu valor artístico original, ainda conserva duas estátuas, representando cenas da Anunciação, uma de cada lado.

 

Quando ela foi reformada em 1992, o arquiteto responsável acrescentou uma pequena estatueta de um astronauta, em homenagem ao astronauta russo Iuri Gagarin, o que gera uma certa polêmica para as pessoas que não sabem da reforma, principalmente na internet. Eu tirei a foto do astronauta!

 

A Catedral é estupidamente linda! É a mais bonita de todas as Igrejas que visitei na Espanha! Possui um Órgão imponente e lindo!

 

CATEDRAL NOVA DE SALAMANCA

 

Salamanca é um dos poucos lugares do mundo católico que tem duas catedrais. Várias igrejas, sim, mas duas catedrais não costuma acontecer. A catedral velha está a par da catedral nova, no bairro antigo da cidade espanhola. De estilo gótico, levaram quase dois séculos em construí-la: desde o séc. XVI até XVIII. A entrada à catedral nova é gratuita, mas para a catedral velha, o seu claustro e o museu, é preciso pagar 4,25 euros.

 

CONVENTO DE LAS DUENAS

 

Considero o claustro do convento de las Duenas ama das edificações mais linda de Salamanca. Foi fundado em 1419.

 

Esculturas de demônios, caveiras e rostos atormentados nos capitéis do belo claustro de dois andares contrastam com os delicados entalhes da virgem. O número de esculturas barrocas que enfeitam as suas arcadas e balastres é impressionante, mais ainda se levarmos em consideração o perfeito estado de conservação de prédio e de suas obras. Uma visita absolutamente imperdível. Dica: Não deixe de comprar os doces vendidos pelas freiras!

 

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida é só comentar! Vejam as fotos e outros relatos de viagem em http://europaemdetalhes.blogspot.com.br/2015/04/salamanca-espanha-em-2-dias-ou-bate-e.html e https://www.facebook.com/EuropaemDetalhes

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...