Ir para conteúdo
diogenezzz

Bolívia - Salar de Uyuni - 18 a 20 de Maio/ 2015

Posts Recomendados

TOUR DO SALAR DE UYUNI – 3 dias - (18 a 20 de maio de 2015)

 

valor: 650 + 150 da Reserva Andina = total 800 bolivianos

 

empresa – Thiago Tours. ::essa::

Empresa de um brasileiro, tivemos um pessimo atendimento, varios perrengues no tour, guia/motorista pessimo

e até sem ter onde dormir ficamos...

Antes tivesse investido numa empresa mais cara ou mais bem recomendada, mas se voce chega meio em cima da hora, nao da muito tempo

de negociar, os passeios saem pela manha....

É muito comum essas empresas meia boca que oferecem tour no salar , terem varios probemas serios, entao, olho aberto galera....

soube de vários casos graves onde pessoas que pagaram muita grana não tiveram o servico a contento e mal terminaram o salar, ou fizeram pela metade.

Falhas do thiago tours – carro com 7 pessoas,  ( normal seriam 6) guia que não falava nada em inglês e fora eu, Havia 6 gringos da Australia e Inglaterra, que não falavam nem o basico de espanhol . Dai sobrou pra mim ficar de tradutor...Mas a falha mais grave foi que na segunda noite, faltou cama pra uma pessoa. Dava pra ter previsto isso, entao foi pura sacanagem , sempre visando ganhar mais grana ! No final, pedimos dois colchoes e ums sacos de dormir, e improvisamos tudo no chao e um australiano dormiu no chao . Fazia frio, mas nem tanto, acho que tava -5 graus...ele dormiu no saco de dormir em cima desses colchoes e foi de boa.

O que levar pro salar ? Filtro solar, papel higienico ou lenco umedecido,agua (recomendo 1 litro ou mais), chinelo, fora o kit de higiene pessoal, toalha e as roupas de frio, porque no deserto a noite é um gelo só ! Bateria extra de celular e camera é bom, por que nem sempre tem energia eletrica nos abrigos. E pra carregar 300 maquinas e celulares numa tomada so, sai ate porrada! kkk Ah levem tambem coisas pekenas pra comer, tipo chocolate, barra de cereal, etc. ajuda bastante. ::otemo::

 

Primeiro dia – Saimos de uyuni e poucos minutos a frente estavamos la no tal cemiterio de trens. Nao passa de um amontoado de locomotivas abandonadas....acheio meio bobinho mas ate que rendeu umas fotos legais. Saimos atrasados de Uyuni e nisso já era quase meio dia... Menos de 10 minutos e fomos pra outra parada. Museu de sal. Tem umas esculturas de sal e do lado uma lojinha com souvenirs.. tempo de parada – 15 minutos. Passamos tambem pelos tais “montones” de sal, aonde acontece a extracao, etc. Mas mal paramos.

Meia hora depois, paramos no Salar de Uyuni em si. IMPORTANTE- Voce só passa pelo Salar em si, ( o deserto de sal) no primeiro dia...entao não de vacilo e tire o maximo de fotos, poses, corra, pule, grite, xingue, faca o diabo kkkkk

O salar rende fotos muito boas. Impressiona aquele branco contrastando com o azul do ceu. 

Almocamos já era quase 3 da tarde. Paramos nakele monumento do Raly Dakar, é bem grande e bonito, todo feito de sal (dãããa) e logo ali tambem tem um abrigo de sal onde almocamos. Do lado fica aquele lugar onde tem bandeiras de todo o mundo fincadas no solo. Rende boas fotos tambem.

Pra fechar o primeiro dia, fomos la pra tal Ilha do pescado. É uma especie de ilha no meio do salar, com cactus gigantes. Tem que pagar 30 bols pra entrar la, mas eu não paguei. Eu fiquei de fora e subi por um lado mais afastado, muita gente faz isso . 

Hora de chegar no abrigo de sal...a temperatura cai abruptamente. Ja eram 18 hrs passadas.... Tomamos um cha com bolachas e pegamos nossas camas. No primeiro dia teve banho quente a 10 bolivianos e energia eletrica. Logo após janta. A comida estava boa e em quantidade razoavel...

sopa de entrada depois carne, arroz e legumes fritos e pao também. A comida foi boa e em quantidade suficiente pros tres dias. Disso não ha por que reclamar....

 

 

SEGUNDO DIA - Bom acordamos por volta de 04 40, e ate tomar café, pegar as coisas e por no carro já eram 05 30 da manha. Nossa primeira parada foi a Caverna\ Cemiterio de chulpas, que tem um mirante pro deserto bem legal, dali vimos o sol nascer e foi muito maneiro. Tempo gasto – 15 minutos.

Não percam o nascer do sol no deserto...eh ...surreal..... ::otemo::

 

Proxima parada....Passamos por um deserto com varias formacoes rochosas, nos falaram que era lava vulcanica.....e tem um ponto que é um mirante aonde você ve o vulcao Ollague. Ficamos não mais que 15 minutos. Os tempos nas paradas não são longos, ate compreendo, porque de um ponto pra outro tem lugar que leva ate 2 horas, então não da pra ficar uma hora parado olhando um lago ou um vulcao. ISSO compromete o resto do tour. Mas negociem e batam o pé, caso o motorista queira ficar apenas 5 minutos.

Passamos por mais um deserto, não sei o nome, só sei que nos deparamos com umas raposas e foi divertido.

Seguimos viagem....tudo é muito distante no salar, e tem horas que ficar tanto tempo dentro do carro irrita e cansa. Mas as paisagens compensam a canseira, o frio, o calor e a poeira.

Neste segundo dia paramos em varias lagunas. Ou lagoas....Laguna onda, laguna canapa, laguna medionda....cada uma com uma coloracao diferente e bichos diferentes tambem. Em algumas ha patos, passaros, outras eu só vi flamingos. Algumas são parcialmente congeladas pelo frio, outras não....

Acho que o segundo dia é o mais “comprido” e o que mais se ve coisas.... depois dessas lagunas, almoco de frente pra uma delas, pausa pro banheiro e a viagem segue seu rumo...

Depois de uma hora de estrada. Chegamos na famosa “arvore de pedra”. Mas não tem só ela, tem outras formacoes rochosas ate mais bonitas que a tal arvore....é um deserto onde venta bastante...Ficamos la não mais que 15 minutos....Eh tambem chamado Deserto de Dali se não me engano. São tantos desertos diferentes que a gente se confunde.

O ultimo ponto de parada do dia foi a laguna colorada. Isso já é dentro do parque , ou reserva florestal, e é nesse ponto onde se pagam os 150 bols. Tem que apresentar na saida tambem. Se perder, paga de novo ! Os policiais param o carro e pedem todos os bilhetes na saide. Achei meio tosco, já que pra entrar tem um acesso bem fechado..Vai entender essa logica.... :cry:

A laguna colorada é um dos pontos altos da viagem. Um milhao de cores, as montanhas refletindo no lago e os milhares de flamingos são uma paisagem pra la de perfeita ! Fica no meu top 1 do salar.

Nessa parada ficamos ate mais que 20 minutos. Tambem era a ultima do dia.

Depois da laguna colorada, já eram quase 17, pra 18 horas, fomos pro segundo abrigo, segunda noite no deserto...dai veio o perrengue da falta de cama que já citei acima, jantamos....energia eletrica desligou as 22...banheiro não tem agua quente. Recomendo que andem com lanterna de cabeca, foi o que me salvou. Quem quiser, da pra sair e ir ver o por do sol. Só avisem antes..e levem a lanterna.

 

TERCEIRO DIA - Último dia no salar, o que você ve menos coisas e o mais cansativo na minha opiniao! Acordamos as 4 da manha, café as 4 30 e saimos as 4 40 pra seguir ate os famosos Geiseres sol da manha. Chegamos la eram 5 30 e o sol não tinha nascido ainda. Mesmo assim achei irado  aquele vapor saindo do chao e aquele fumaca todo com cheiro de enxofre foi bem divertido...da pra por a mao, não queima. Bom que aquece um pouco. Pena que o sol demorava a nascer e eu vi o Geiser meio que no escuro, mas valeu muito a pena, tinha muita curiosidade e não me decepcionei. Entra no meu top 2 do salar ! :)

 

Saimos de la, e fomos pras Aguas Termales.... aquela piscina natural com aguas quentes a mais de 30 graus....Eu não quis entrar por que tava com muita roupa e frio, mas os gringos todos entraram....la vimos o sol nascer e isso rendeu belas fotos.....ficamos mais de 40 minutos por la e a galera não queria sair da agua....rs...interessante que dentro da agua tá mais de 30 graus...fora zero grau e o chao congelado....

Saimos dos termais em direcao a Laguna verde e Vulcao Licancabur. A laguna verde não tava taaao verde assim, pra ela ficar verde depende de uma serie de fatores climaticos como vento, sol, etc. Na laguna verde não ha vida, nem passaros ou aves, devido a excesso de um composto quimico do qual não me recordo. De fundo, temos o vulcao licancabur. Muito bonito e ali já é a fronteira com o Chile.

Nosso guia avisa que é a ultima parada e de la voltaremos pra Uyuni. Serao mais de 6 horas de estrada, com parada pra almoco e lanche, previsao de chegada na cidade as 16 30.

Dois dos gringos seguiram pro chile, e o restante voltou pra uyuni.

Paramos na cidade de San Cristobal pra almocar...numa hospedagem bem simples.

Paramos pra abastecer e a viagem seguiu. Passamos por rios congelados....vimos muitas lhamas e alpacas e muitas paisagens bonitas.

Meu balanco desse tour é que não foi Sensacional, nem horrivel, foi razoavel. Peguei um guia grosseiro e burro, meio ogro, mas as paisagens do salar compensaram. O carro não quebrou, não faltou comida, e passamos em todos as paradas previstas. Me disseram que isso já foi um grande exito.....rs

O tour do salar vale a pena !!!. É preciso porem uma boa dose de despreendimento e paciencia com algumas coisas que achamos essenciais, mas não são. Ninguém vai morrer se ficar sem banho dois dias ou se não tiver agua quente na torneira. OU se a comida estiver um pouco fria. Tudo isso é superavel. Tenham em mente que a Bolivia é um pais pobre, está engatinhando ainda no turismo, quem sabe daqui ha algum tempo a coisa já não esteja melhor...

 

Segue um vídeo bem simples que fiz do Salar.....mostra a maioria dos locais que citei no texto:

 

 

598dc9f4ef340_AguasTermais-Uyuni(1).JPG.57094ce2b6b0985a7bb56720696299c0.JPG

598dc9f521080_AguasTermais-Uyuni(18).JPG.e995f934b9a81026239473439272b4ec.JPG

598dc9f570ddd_cementeriodeChulpasemirador(3).JPG.7eafd0ad126cf3faa4db6ef862590921.JPG

598dc9f58bf6b_DesertodeDalieArboldepiedra(8).JPG.40db87f6b63239c64c1c68645be5ec5b.JPG

DSC07893.JPG.bc4b7787724db476418f4edbc6b29d9a.JPG

598dc9f5b9207_lagunacolorada(22).JPG.9f34b1f157808c4be567c2a1685ec419.JPG

598dc9f5e5d64_desertodesal(9).JPG.a1918269d767cc8c23759d373e36eff3.JPG

598dc9f60394e_Geiseres(21).jpg.eccd74691714857a190a7c94ebec2098.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aewww Dio, lendo o relato por aqui tb. ::lol3::

 

abç

 

 

 

kkkk e ai man fmza

 

Com certeza aqui é bemm melhor de ler do que naquela porcaria de facebook

Facebook pra utilizar como forum, sem chance. :(

Abcs.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom relato, indo pra lá daqui 18 dias, que Deus me ajude... rs

 

 

OPA... bom tour pra vc no salar cara !

 

aquele lugar eh um espetaculo, paisagens unicas, fikei abismado com tanta beleza.

Nao ligue pros perrengues que sempre vao aparecer e curta muito.. abcs ! ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lincon, boa sorte !

Espero que meus "toques" realmente ajudem os proximos viajantes do salar !

Aquele lugar é maravilhoso, sem exagero

ate agora as paisagens mais absurdas de bonitas que eu vi na vida foram lá ! só estando la pra atestar !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, muito bom teu relato. Tem que tornar público mesmo!

Já que esteve lá há tão pouco tempo, deixe eu te perguntar, tu diz que compensa mais levar dólares ou reais para trocar por bolivianos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Taynã...

 

tudo bom? Olha, essa questao do dolar, tenho conversado muito com outros mochileiros...

conheci brasileiros no Peru e Bolivia que so levaram reais ! e foi de boa !

hoje esta assim : 1 real = 2.15 ..2.20 bolivianos.

1 real = 0.91 a 0.95 soles

nos dois paises nao tive problema algum pra trocar real. Eu levei 700 dolares e 500 reais, na verdade acho que ficou elas por elas !

se fosse hoje eu nao compraria isso tudo de dolar nao ! levaria somente uns 200, 300, pra alguma eventualidade..e o resto de real mesmo

Tem que por na ponta do lapis , por que o dolar alem de caro, tem todo o trabalho de ir na casa de cambio, cobranca de IOF, ..etc....etc.... ::mmm:

O real é amplamente aceito na bolivia. nas 4 cidades que passei, ( la paz, sucre, uyuni, copacabana) nao tive problema algum..

so dá essa variadinha no cambio, mas ai da uma pesquisada....:)::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é! Já vi muitos debates de mochileiros sobre isso... acredito que seja porque não tenham chego muito a um acordo. Uma colega que recentemente foi (depois da alta do dolar) disse que só levou reais e se arrependeu, pois o dolar valia mais a pena. Por outro lado, já vi gente falando que se perde muito dinheiro na dupla conversão, que é melhor levar só reais... mas acho que vou ficar com tua dica, levar algum dinheiro em dolares e o resto em reais!

Valeu Diogenez!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fechei o tour de Uyuni com a THIAGO TOURS em setembro/2015.

Eles simplesmente me repassaram para outra agência sem a menor explicação. 

No último dia nosso motorista estava bêbado e não acordou.

Tivemos que procurar por ele pois ele não havia dormido no hotel foi desesperador ver todos os carros saírem e agente ficar porque o nosso motorista estava bêbado. 

O nosso carro era super velho e sempre ficava por último para chegar nos pontos, no último dia o motor fundiu no meio do deserto.

Perdemos o amanhecer nos geisers e todo o resto do passeio foi feito correndo porque senão perderíamos o horário na fronteira.

Isso estragou meu passeio e a agência nem se manifestou.

Eles não tem a menor decência. 

Se quiser ter uma viagem como sonha não contrate a THIAGO TOURS. 

Eles não estão nem aí para o turista só querem o seu dinheiro.

E não vão te entregar o serviço que te apresentam quando você contrata o tour.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, valeu mesmo pelo relato!!

 

Vou passar longe dessa THIAGO...

 

Mas aí, ví em outros post que vc saiu de STA CRUZ para fazer o passeio no salar, foi isso mesmo??

 

quanto tempo vc levou para voltar até sta crz??

conseguiu fazer naqueles dias mesmo que estava planejando???

 

aguardo resposta...obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×