Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Entre para seguir isso  
JAQUETOR4

Região das Montanhas Capixabas - Pedra Azul

Posts Recomendados

Pedra Azul é logo ali…

Alan.

 

O feriadão de Corpus Christi (04 de Junho) chegou e junto veio a vontade/necessidade de embarcar em mais uma aventura… O orçamento apertado, contudo, não nos permitiu sonhar tão alto. Decidimos, portanto, realizar um passeio mais perto e em conta (mais do que já estamos acostumados a fazer).

 

Juntamente com Yasmim (prima da Jaqueline), embarcamos rumo à BR-262, com direção à Pedra Azul, na região turística de Montanhas Capixabas. O trajeto dura em média uma hora e meia e o gasto com combustível seria baixo…

 

Saímos de casa por volta de 12h20min, compramos uns lanchinhos no supermercado e fomos buscar a Yasmim. Em sua casa almoçamos e então partimos, lá pelas 13h00min.

 

01.jpg

 

O percurso é bem tranquilo e a subida para a região serrana nos permite perceber as mudanças nas paisagens e na temperatura, claramente… O friozinho e o zumbido nos ouvidos começa a ser sentido assim que saímos de Viana para Domingos Martins.

 

06.jpg

 

Nossa primeira parada foi na Pousada Vista Linda, em Domingos Martins, à beira da BR-262. Embora trata-se de uma área particular, é permitido a entrada no mirante de forma gratuita, para que os visitantes possam apreciar as belezas das serras capixabas e quem sabe, consumir algo na lanchonete e restaurantes locais.

 

071.jpg

 

Além da vista realmente linda, o local possui um pequeno lago artificial com carpas, ponte… Há também no local estacionamento, área de playground, chalés, restaurantes e cafés. Ainda é possível observar a Mata Atlântica, relativamente preservada, e curtir um clima agradável.

 

10.jpg

 

Após comprarmos uns chocolates e palha italiana, seguimos...

 

11.jpg

 

Lá por volta de 15h30min, chegamos à nossa segunda parada: A Casa da Bica, município de Marechal Floriano.

 

14.jpg

 

23.jpg

 

Trata-se de um estabelecimento bem aconchegante no km 69 da BR-262, bem às margens da rodovia. Ali é possível apreciar a beleza da Cachoeira da Bica (que dá nome ao local), beber água fresca e pura do córrego, além de observar o moinho de fubá e comer alguns quitutes no restaurante, que é bem organizado, por sinal.

 

161.jpg

 

Ficamos ali durante um tempinho e então partimos para o próximo e último destino.

Por volta das 16h00min chegamos à entrada do Parque Estadual da Pedra Azul.

 

27.jpg

 

O Parque, que se localiza na divisa do município de Domingos Martins e de Vargem Alta, foi criado em 1991 com o intuito de proteger a biodiversidade da região, a mata atlântica, a fauna e, sobretudo, o maciço de Granito e Gnaisse que dá nome à área: a Pedra Azul.

 

Sem dúvidas, trata-se de uma das estruturas rochosas mais belas e interessantes do estado e também do Brasil. Parada obrigatória para qualquer turista que vier ou passar por terras capixabas!

 

O Parque possui estacionamento, lanchonetes, hotéis, chalés, centro de atendimento ao turista e visitas gratuitas e guiadas por monitores do IEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), que devem ser agendadas no mínimo um dia antes.

 

25.jpg

 

É possível alcançar cachoeiras, piscinas naturais, percorrendo diversas trilhas que levam a diferentes pontos do Parque e que, consequentemente, proporcionam diferentes vistas e experiências aos aventureiros.

 

29.jpg

 

Nosso objetivo era percorrer alguma dessas trilhas, contudo, como não agendamos com antecedência (pois o telefone disponibilizado na internet não funcionava), acabamos por não conseguir tal feito. Ainda assim, fomos… Vai que cola!

 

Chegando ao Parque, fomos ao centro de atendimento ao turista e lá recebemos a informação de que poderíamos entrar até certo ponto, estacionar e então percorrer mais uns 800 metros de trilha, até o centro de visitantes. Assim fizemos.

 

33.jpg

 

A trilha é bem tranquila e agradável. Em pouco tempo alcançamos o centro de visitantes, que possui um portal, bebedouro, banheiro, local para os visitantes descansarem das caminhadas e é guardada por funcionários do IEMA, bem aos pés da Pedra Azul.

 

Ali é possível visitar um pequeno museu que guarda alguns animais empalhados.

 

38.jpg

 

Mas demos sorte de receber a visita de um casal de Seriemas…

 

36.jpg

 

Além disso, pudemos contemplar uma flora belíssima…

 

49.jpg

 

Após um dos monitores contar uma lenda interessante sobre a formação da Pedra Azul e a Pedra do Lagarto, iniciamos o caminho de volta..

 

E fomos presenteados com um belo pôr do sol, finalizando assim nosso passeio…

 

441.jpg

 

pedra-azul.png

 

Veja mais:

 

https://estradaseuvou.wordpress.com/seguindo-em-frente/america-do-sul/roteiros/do-atlantico-ao-pacifico-6-paises-em-16-dias/

 

https://estradaseuvou.wordpress.com/seguindo-em-frente/america-do-sul/paises/brasil-2/roteiros/costa-do-descobrimento-bahia-brasil/

 

https://estradaseuvou.wordpress.com/nossa-terra/roteiros/rota-do-caparao/

 

https://estradaseuvou.wordpress.com/nossa-terra/roteiros/de-praia-mole-ao-caravaggio-em-1-dia/

 

https://www.facebook.com/estradaeuvou?ref=aymt_homepage_panel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  



×
×
  • Criar Novo...