Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

taciff

EURO NA ESCANDINAVIA

Posts Recomendados

Oi galera, peço desculpas desde já caso minha pergunta já conste no forum.

Irei para Escandinavia em algumas semanas e decidi levar VTM (euro) + cartao de crédito. Minha dúvida é: é possivel comprar normalmente em grandes lojas como Ikea ou H&M com o VTM em euro (como se fosse um cartão de "debito") ou apenas posso sacar moeda local com ele, pagando a taxa de conversão?

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode usar ele normalmente para sacar moeda local ou pagar as despesas, o valor será convertido automaticamente para Euros. O único é que será cobrado um adicional de 3% sobre o valor da compra/saque sempre que você utilizar ele em uma moeda diferente da do cartão.

Para evitar estas taxas de conversão do VTM quando você usar ele em um país que não use euros, tente concentrar as suas compras no cartão de crédito, que não cobra a taxa de conversão, e usar o seu cartão de débito para fazer saques de moeda local direto da sua conta corrente em caixas automáticos.

PS. sempre que for utilizar um VTM para pagar algo ou sacar dinheiro, escolha a opção Cartão de Crédito, não vai funcionar se você escolher Debit.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida.... Estou levando dinheiro em minha conta corrente pessoal! Consigo sacar o dinheiro com o câmbio do dia + a taxa em qualquer banco lá? Pagarei IOF também? Posso usar a função débito?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim pode fazer os saques em qualquer caixa automático de qualquer banco, desde que seja um cartão de débito da Mastercard, os cartões de débito da Visa costumam dar problema, e ao invés de o dinheiro sair da sua conta corrente, ele vai sair da fatura do seu cartão de credito.

Caso saque com um cartão Mastercard, você vai pagar o câmbio do dia, mais 6,38% de IOF e a taxa do seu banco, que varia de R$ 9 a R$ 30 por saque dependendo do banco.

Compras na função débito geralmente não funcionam no exterior, acho que se consegui fazer, foi uma ou 2 vezes, mas isto quando eu tinha um Visa Electron só débito, cartão este que os bancos não estão mais disponibilizando...

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse BB é certeza que vai dar problema, mas no Santader como é um banco interncaional, só mesmo testando para ver o que acontece, ou ver se aparece alguém que tenha usado recentemente para nos ajudar...

Compartilhar este post

Link para o post

Adriano, ótimo saber.

Muito obrigada pela atenção e resposta.

Você pode usar ele normalmente para sacar moeda local ou pagar as despesas, o valor será convertido automaticamente para Euros. O único é que será cobrado um adicional de 3% sobre o valor da compra/saque sempre que você utilizar ele em uma moeda diferente da do cartão.

Para evitar estas taxas de conversão do VTM quando você usar ele em um país que não use euros, tente concentrar as suas compras no cartão de crédito, que não cobra a taxa de conversão, e usar o seu cartão de débito para fazer saques de moeda local direto da sua conta corrente em caixas automáticos.

PS. sempre que for utilizar um VTM para pagar algo ou sacar dinheiro, escolha a opção Cartão de Crédito, não vai funcionar se você escolher Debit.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc consegue sacar em dinheiro em qualquer lugar (fora problemas técnicos). Eu tenho cartão do Santander.

A única coisa que acontece é que para moedas exóticas (ex: coroa dinamarquesa), vc paga a taxa do caixa eletrônico do país (dependendo é algo como R$ 10), a taxa do seu banco por saque (uns R$ 10 dependendo), a taxa de conversão da moeda local para dolar (uns 3%), a taxa de conversão do dólar para o real (uns 3%) e mais o iof (6%). No final acaba dando uns 13-14% pior que a cotação oficial.

A outra opção é vc levar dólar/euro e trocar, mas daí vc perde também uns 4% na conversão real/euro e mais uns 3-4% na conversão para a moeda local, o que dá uns 8% de perda no total para a cotação oficial.

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...