Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
mariano.benincasa

É possível permanecer mais de 90 dias dentro dos países do tratado Schengen

Posts Recomendados

Olá,

Estou planejando uma trip de 10 meses pela europa, e no meu roteiro a grande maioria dos países fazem parte do tratado schengen. Destes 300 dias que pretendo ficar lá no período de 10 meses, devo ficar 260 em países do tratado. Como posso fazer para não ficar ilegal, tem algum visto de turismo que eu possa adquirir para ficar durante mais tempo ou somente indo e vindo do tratado 90 dias dentro e 90 fora nos 180 dias seria uma solução? Meu roteiro inicia por portugal, saindo da europa pela Turquia, sendo os dois últimos países anteriores itália e grécia respectivamente.

Muito obrigado, espero que consigas me ajudar.

Abraço, Mariano.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, Marino. Essa a única solução viável.

Por exemplo, Bulgária, Croácia e Romênia apesar de fazerem parte da União Europeia ainda não são signatários da Schengen Area. Já Islândia e Suíça não fazem parte da União Europeia, mas seguem os tratados da Schengen Area. Então, você pode ficar viajando por estes países por até 90 dias sem problemas. Os 90 dias na Schengen Area são contados dentro de um período de 180 dias, ou seja, você pode ficar 45 dias viajando pelos países da área, depois viajar para a Turquia por 90 dias e voltar para ficar mais 135 dias consecutivos (45 dias do primeiro período de 180 dias e mais 90 dias do segundo período de 180 dias) na área sem problemas.

::otemo::

Compartilhar este post

Link para o post

Com visto de turista não tem jeito de ficar lá de forma legal todo este tempo, o único jeito seria você ficar 90 dias, sair 90 dias e depois voltar...

Mas mesmo seguindo as regras do tempo, pode ter certeza absoluta de que os agentes de imigração vão querer de você uma explicação muito convincente e plausível para ficar todo este tempo, e turismo não costuma ser uma explicação muito convincente para 10 meses na Europa, pois haja turismo para precisar de 10 meses... E principalmente que você comprove possuir dinheiro para se sustentar por todo este período.

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, Marino. Essa a única solução viável.

Por exemplo, Bulgária, Croácia e Romênia apesar de fazerem parte da União Europeia ainda não são signatários da Schengen Area. Já Islândia e Suíça não fazem parte da União Europeia, mas seguem os tratados da Schengen Area. Então, você pode ficar viajando por estes países por até 90 dias sem problemas. Os 90 dias na Schengen Area são contados dentro de um período de 180 dias, ou seja, você pode ficar 45 dias viajando pelos países da área, depois viajar para a Turquia por 90 dias e voltar para ficar mais 135 dias consecutivos (45 dias do primeiro período de 180 dias e mais 90 dias do segundo período de 180 dias) na área sem problemas.

::otemo::

Primeiramente obrigado pela resposta!

Se eu não quiser ficar entrando e saindo dos países signatários para respeitar o limite, qual seria a "punição" se eu fosse pego pela imigração entre um país e outro, me deportariam para o Brasil? Se eu conseguir um visto de estudante para ficar um ano em dublin por exemplo, não resolveria meu problema pois a irlanda não faz parte do tratado certo? teria de ser de algum país signatário, isso resolveria meu problema, ou mesmo assim eu não poderia ficar circulando pelos países europeus durante os 10 meses?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Com visto de turista não tem jeito de ficar lá de forma legal todo este tempo, o único jeito seria você ficar 90 dias, sair 90 dias e depois voltar...

Mas mesmo seguindo as regras do tempo, pode ter certeza absoluta de que os agentes de imigração vão querer de você uma explicação muito convincente e plausível para ficar todo este tempo, e turismo não costuma ser uma explicação muito convincente para 10 meses na Europa, pois haja turismo para precisar de 10 meses... E principalmente que você comprove possuir dinheiro para se sustentar por todo este período.

Obrigado pela resposta Adriano. Eu ouvi falar de um visto de turista estendido que poderia ficar 1 ano na europa legalizado, desde que apresentasse algumas comprovações como seguro de viagem, passagem de volta e comprovação de 100 euros por dia. Já ouviu falar disso? Thanks!

Compartilhar este post

Link para o post

Existe sim a possibilidade de estender o visto de turista para mais 90, ou 180 dias, mas este processo tem que ser feito lá na Europa, e pelo que o pessoal fala, na prática muito poucos conseguem estender o visto de turista, e quando conseguem, é para pouco tempo, tipo 1 ou 2 semanas a mais, no máximo 30 dias a mais... Mas os detalhes, qual a documentação necessária, os procedimentos burocráticos, etc, isto eu não saberia lhe informar.

Se você for flagrado numa situação irregular será aberto um processo de deportação, e você será expulso da Europa, não podendo retornar para lá muito provavelmente pelo resto da sua vida, pois você irá para a lista de pessoas que não são bem vindas, e nas próximas vezes que tentar na Europa, o seu nome vai estar lá e muito provavelmente será barrado na imigração sem maiores explicações...

Para conseguir visto de estudante é necessário uma matricula em alguma escola, e as escolas exigem pagamento antecipado do valor integral do curso para emitir a declaração de matricula para imigração e não devolvem o dinheiro se você desistir do curso, elas fazem isto justamente para evitar esta situação que você quer fazer, que é se matricular num curso só para conseguir o visto de estudante e depois ficar por lá sem estudar.

O visto de estudo em Dublin não vai lhe dar direito de ficar circulando na Europa, mas sim o direito de permanecer 1 ano em Dublin estudando e não vagando pela Europa. Mesmo tendo visto de estudante irlandês, para circular pelos países do Espaço Schengen, continua valendo a regra dos 90 dias.

Resumindo, não há uma forma legal ou garantida que lhe permita ficar 10 meses vagando pela Europa fazendo turismo, você até pode tentar a extensão do visto de turismo quando estiver lá, mas estando ciente que pouca gente consegue e se tiver a extensão negada, você terá que sair da Europa por no mínimo 90 dias.

Tem que ser necessariamente 10 meses na Europa? Mesmo a Europa sendo grande, você não precisa de 10 meses para conhecer ela...

Já que você está disposto a viajar por todo este tempo e gastar um monte de dinheiro, por que você não visita outros locais? Por exemplo dê uma passada na Turquia, na Russia, Leste Europeu, na Oceânia, etc... Programe o seu roteiro para que você não exceda o período legal em cada local

Compartilhar este post

Link para o post

Com as constantes promoções que estão aparecendo, vale mais a pena segmentar a viagem.

Divida em duas de 90 dias e viaje tranquilo, sem dor de cabeça e preocupação com deportação e/ou ilegalidade.

::ahhhh::

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pelo esclarecimento Adriano!

Na verdade, a minha idéia de passar 10 meses na europa era para poder conhecer bem os lugares e não fazer nada correndo... Fiz um roteiro que eu saía e entrava dos países do tratado para manter os 90/90, mas no final sempre acabava excedendo o tempo permitido. Vou pegar essas dicas de conhecer alguns países que não estavam na minha lista (Rússia, Croácia, etc) e reduzir um pouco os países do tratado para ficar 90 dentro/ 90 fora / 90 dentro... depois posto aqui o roteiro para receber sugestões!

Em relação à parte de ir para oceania e outros países, na verdade, eu e minha esposa estamos planejando ficar 20 meses viajando, seriam 10 na europa e depois iríamos para o sudeste asiático, oceania e subiríamos até o havaii antes de voltar para casa no Brasil... ainda estou planejando o roteiro total, bem complexo fazê-lo, mesmo que numa versão inicial, mas posteriormente pretendo postar aqui para ouvir as sugestões de mudanças, visto que não conheço nada para aqueles lados.

Muito obrigado pelas dicas!

Compartilhar este post

Link para o post
Com as constantes promoções que estão aparecendo, vale mais a pena segmentar a viagem.

Divida em duas de 90 dias e viaje tranquilo, sem dor de cabeça e preocupação com deportação e/ou ilegalidade.

::ahhhh::

Vou fazer isso, vou mudar meu roteiro para não correr nenhum risco! obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post