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AnathieOliveira

Coloquei na minha passagem aérea o Nome e o primeiro sobrenome, posso ter problemas com isso?

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Na vespera de embarque para Europa, percebemos que a passagem de minha sobrinha estava apenas com seu nome e primeiro sobrenome. Ligamos a noite para a agencia de viagem, pois era passagem comprada pela internet, que nos informou da impossibilidade de troca do nome no bilhete, tendo em vista que o voo iniciaria na manha seguinte.

Resumindo todas as pesquisas que fizemos e milhares de telefonemas dados, ha em vigor uma norma da ANAC, Resoluçao 400/2016, vigente a partir de 14/03/17, dizendo que o erro material do nome emitido na passagem nao implica em troca de titularidade, ou seja, devera ser corrigido pelas companias aereas. Para voos domésticos nao podera haver cobrança alguma, porem voos internacionais poderao cobrar alguma taxa.

Nosso voo operado pela Alitalia, sairia de Confins pela Tam, ou seja, poderiamos ter problema duas vezes. A ViajaNet, agencia que compramos a passagem, tentou nos persuadir a solicitar cancelamento e reembolso da passagem até o minuto do embarque. No guiche da Tam o atendente disse que ela nao poderia embarcar, chamamos o coordenador e citamos a regra da ANAC vigente. Ele prontamente embarcou minha sobrinha para Sao Paulo sem custo algum. (Detalhe: quando se negaram, meu marido foi falar com o coordenador e minha filha foi ai Juizado do aeroporto para pedir ajuda. A servidora do Juizado estava indo ao guiche para informar da obrigatoriedade da aplicaçao da nova lei, porem ja haviamos conseguido).

Em Guarulhos, que para nos seria um novo dilema, foi tudo tranquilo. Nao dissemos nada sobre o fato, a atendente olhou e disse : ah! Esta com o primeiro sobrenome ne? Mas isto nao é problema!!!!! (Outro detalhe: ja haviamos ligado tanto para a Alitaia que na ultima vez a atendente disse, todos nos aqui ja sabemos do caso da senhora e estamos tentando, mas nao podemos garantir nada).

Pensem numa noite nao dormida, inumeras oraçoes para que dos 6 viajantes ela nao fosse a unica a ficar para tras, e a nossa felicidade! Estavamos dispostos a pagar a taxa de alteraçao e para falar a verdade, ate mesmo comprar nova passagem para reclamar depois nossos direiros na justiça, caso nenhum dos nossos recursos fossem suficientes, dentre eles correr ao Juizado de Guarulhos.

Para completar tinhamos voos internos na Europa emitidos da mesma maneira. Arriscamos e graças a Deus nenhum deles foi problema. (Guardei o cartao de embarque de saida do Brasil, caso fosse necessario mostrar que no Brasil isso nao foi problema e que nos embarcaram desse jeito). Os voos internos foram operados pela Lufthansa e AirBerlin. Para viagens de trem, a documentação nao é cobrada.

Deixo aqui nosso relato na esperança de contribuir e ajudar a quem precise.

 

Daniela Gomes

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OLá, estou com um problema para corrigir o nome no bilhete aéreo, por um erro de digitação saiu Toms em vez de Tomás. Na nova resolução da ANAC o art 8º diz que a transportadora tem que fazer a correção sem custo antes da emissão do cartão de embarque. nesses casos (inclusão de uma letra).Porém minha passagem foi emitida pela smiles na modalidade milhas + money na Ailtalia, ou seja além das milhar paguei uma parte em dinheiro. Na verdade só percebi o erro quando fui verificar a reserva no site da Alitalia e liguei para ela para pedir a correção. Aí começou meu problema. A Alitália fala que quem emitiu o bilhete foi a smiles e por isso não tem como fazer a correção. Já a smiles em dois contatos me duas respostas diferentes, a primeira que entraria em contato com a Alitalia para que ela fizesse a correção, já que por seu uma empresa parceira não poderia acessar o sistema (porém já se passos um mês que fiz o pedido e nada aconteceu) , e a outra que não poderia ser feita a correção e sugerido o cancelamento. Fiz hj uma reclamação no site consumidor.com.br e aguardo o contato da smiles. Fiz também uma consulta a ANAC para saber quem na verdade deve fazer a correção. No meu entender deveria mesmo ser a a Alitalia, já que a resolução fala em transportadora e não em emissora. Mas como a smiles me disse uma vez que ela teria que entrar em contato com a Alitalia vou aguardar a resposta para ver o que vou fa\zer. De forma alguma vou cancelar meu bilhete, entrarei no juizado de pequenas causas se não for resolvido amigavelmente ou em último caso procuro a Anac ou o juizado no aeroporto como fez a Daniela aqui em cima. Foi bom ler e ver que o problema foi resolvido, mas gostaria de viajar já com tudo certo. Sei que alguém deve se responsabilizar pela passagem,se é a Smiles ou a Alitalia não sei. Mas acho que a smiles nesse caso funciona como uma agência de viagens,já que recebeu dinheiro também. E sempre querem que a gente cancele a passagem para ter vantagens. Minha sorte é que meu voo é só em janeiro e assim vou ter tempo para buscar a justiça especial, caso necessário. Postei aqui para que as pessoas vejam como é complicado resolver um simples erro de digitação no caso de programas de milhas. Dá até vontade de desistir deles. Temos que tomar muito cuidado ao preencher os dados, mas todos somos humanos e erros acontecem. A Anac mesmo previu isso nessa resolução. Posto novamente quando tiver a solução, para ajudar a quem possa ter o mesmo tipo de problema. Ainda rezo para que as empresas tenham bom senso e busquem uma solução extrajudicial.

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Uma coisa que eu já aprendi ao longo destes anos, é que se você ligar 1 vez e ele falarem que não resolver, mas a coisa não evoluir, você não deve deixar por isto, tem que ligar novamente para eles a cada 1 ou 2 semanas e ficar no pé deles, pois do contrário nada se resolve, e eles vão deixar rolar até o último momento para ver se você desiste.

 

Então se você não quer se estressar com juizado do aeroporto ou o de pequenas causas as vésperas de viajar, quando você você deveria estar 'preocupada" somente em decidir quais passeios fazer, eu recomendaria fica no pé do Smiles e da Alitalia, ligando lá a cada 1 ou 2 semanas e não deixar para a última hora lá no aeroporto.

 

Agora uma outra observação, não diretamente ligada ao problema do nome erado no bilhete, a Alitalia está novamente em sérios problemas financeiros, em vias de ir a falência caso não consigam encontrar um novo dono que resolva a assumir a empresa, já é a terceira vez que isto acontece, e nas últimas 2 vezes eles foram salvos no último segundo, as vésperas de parar de voar por falta de dinheiro para o combustível.

 

A Alitalia recebeu agora no começo de maio de 2017 um empréstimo de 600 milhões de euros do governo italiano, este dinheiro deve garantir o funcionamento normal da Alitalia pelos próximos 6 meses, até eles acharem um novo dono que resolva assumir a empresa e a dívida bilionária.

 

O problema, é que estes 6 meses terminam no final de 2017 e o dinheiro do empréstimo pode ter acabado muito antes, e se não tiverem achado um dono, a Alitalia corre grande risco de simplesmente parar de funcionar a partir do final deste ano.

 

Então pessoalmente eu recomendaria você ficar atenta a este assunto também, para não ser pego de surpresa as vésperas da sua viagem com a notícia de que a Alitalia faliu e deixou de voar.

 

http://www.melhoresdestinos.com.br/alitalia-falencia-emprestimo.html

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Olá, em fevereiro fiz uma compra de passagens para Lisboa em julho pelo site da Latam em voos operados pela Iberia, mas vi agora que os sobrenomes dos meus filhos vieram com a última letra faltando (Jesu, em vez de Jesus). No e-mail de confirmação dos passageiros os nomes vieram corretos, completos, denotando não ter havido erro de preenchimento, e tenho a impressão que houve falta de espaço na hora de gerar os bilhetes. Isso pode dar problema na hora do embarque?. No site da Iberia os sobrenomes vieram juntos e no caso dos dois com o s faltando. O que me sugerem?

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Entre em contato diretamente com a Ibéria para verificar a situação.

 

Mas se os nomes dos seus filhos forem grandes ou compostos, provavelmente faltou espaço para o nome completo e acabou cortando alguma coisa.

Por isto que as companhias aéreas recomendam usar somente o primeiro nome e o último sobrenome na hora de comprar as passagens, para evitar justamente estes problemas de cortar uma parte do nome, uma vez que há limitação física de espaço nos tickets para imprimir o nome completo.

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A questão em que no caso eu segui as orientações da Latam e da Iberia de preencher os nomes como constavam do passaporte. E o sistema da Latam não limitou o nome na hora de preencher.

Obrigado pela ajuda

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Em 12/07/2015 em 15:46, criskeune disse:

OBS.: cuidado ao preencher a passagem em companhias aéreas de países de língua espanhola, pois sobrenome em espanhol é "apellido". Já vi gente se confundir com o falso cognato e de forma bizarra preencher literalmente com seu apelido!! ::tchann::

hahahahah eu já fiz isso, mas corrigi pela TAP tranquilamente no mesmo dia. Se não me engano tem 24h pra fazer alteração, depois paga.

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