Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Conheci a Amazônia dos meus sonhos! :)

rgoliveira

Posts Recomendados

• Membros

E aí galera!

Sou moradora de Tefé há quase 2 anos e estou preparando um post sobre a cidade, mas como vai demorar ainda um pouco pra sair, queria só comentar uma coisinhas.

A primeira é que a Pousada Multicultura não está funcionando mais. Existem outras opções de hotéis pela cidade, mas não sei o quanto eles estão preparados para dar orientações turísticas. Sei que alguns amigos estão querendo oferecer quartos pelo AirBnB, o que pode ser uma opção interessante, pois podem dar dicas de passeios e guias.

Quanto ao preço da hospedagem, é difícil mesmo aqui na região, porque o deslocamento em voadeira (lancha) pode ser bastante custoso, ainda mais com a gasolina em torno de R$4,50. Então imagina a grana que se gasta pra levar a pessoa da cidade de Tefé até a Reserva Mamirauá e ainda os passeios por lá... Sem falar na eletricidade à noite, que também precisa de combustível, já que são comunidades isoladas e sem acesso à rede elétrica convencional.

Mas eu também entendo as pessoas se chocarem com o preço. Fui com minha família na Pousada do Choca ano passado e, mesmo tendo sido lindo, não é um passeio que eu possa sugerir pros meus amigos, já que não cabe no orçamento de ninguém. Por isso que to montando esse post com alguns atrativos aqui na cidade, coisas que você pode fazer em um dia - como uma volta de voadeira no Lago Tefé, ou até chegar até a Reserva mas voltar no mesmo dia.

Link para o post
  • 1 mês depois...

• Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Visitei o Amazonas em Junho/2015 depois de muitos anos esperando a melhor oportunidade para viajar pra lá, tentando combinar férias com a melhor época do ano. Acabou dando certo. Pesquisei bastante n

Muito bom Raquel. Estou pra realizar este sonho tb... De conhecer o amazonas. Não vai ser desta vez que vou conhecer mamiraua... Mas quem sabe na próxima?  

Muito obrigada por esta postagem!! Era exatamente o que eu estava procurando! Eu não queria conhecer a "Amazonia pros turistas". Só achei bem salgado a diária na reserva, mesmo com tudo incluso, mas e

• Membros

Vi esse post quando estava em Manaus e fiquei doida para ir à reserva, mas, como envolvia avião e tudo mais, acabei desistindo e ficando em Novo Airão. Minha primeira experiência na Amazônia foi bastante marcante, me encantei não só por essa natureza linda de se ver e se viver, mas pela população super simples que mora por lá.

Fiquei tão chocada com os contrastes e com a situação da população ribeirinha amazônica, que decidi organizar uma viagem de voluntariado pela Braziliando, minha iniciativa aqui no Rio. O objetivo era que as pessoas pudessem viver a Amazônia de uma forma autêntica: dormindo em um barco regional e conhecendo a população local, e mais do que isso, que pudéssemos impactar as comunidades de uma forma positiva, promovendo seu desenvolvimento. Assim, passamos 4 noites por lá conhecendo essa região estonteante e desenvolvendo projetos nas comunidades que visitamos. Foi uma experiência que levamos em nossos corações! Quem quiser ir na próxima, já estou organizando um novo Amazoniando para o segundo semestre :) Estamos levantando as preferências dos interessados através desse questionário: https://goo.gl/forms/0RnHdBeh6QcZXz7w2

Realizando esse projeto voluntário, conheci uma família de ribeirinhos que queria muito mudar a realidade da comunidade. Eles viam no turismo a possibilidade de geração de renda para os comunitários e, embora estivessem preparados para receberem os turistas, não sabiam como chegar até eles. Por isso, decidi ajudá-los promovendo o turismo em São Thomé através da Braziliando. A ideia é justamente que as pessoas possam vivenciar a Amazônia como ela realmente é: dormindo na casa deles, comendo a comida regional preparada pela família, fazendo os passeios com os nativos. O lugar é simplesmente incrível e esse é o tipo de experiência que eu tanto busquei quando fui para a Amazônia. Se tiverem interesse em conhecer mais da população local e dessa região especial, me avisem :) São Thomé espera por vocês!

• Obrigad@! 1
Link para o post
  • 1 ano depois...
  • Membros

@Jaumz
Podes relatar um como foi sua viagem?

Estou tentando montar meu roteiro. Passeios e onde ficar pagando o menor preço possível. Porém aproveitando bem a região.
Não consigo encontrar muitas informação de quem foi "independente" e no esquema de mochileiro.

Somente quem fecha pacote com agência ou já fecha tudo com a pousada na reserva.

Link para o post
  • Membros

@Ana Taranto 

Ana, é exatamente essa experiência que estou procurando.

Vou para Manaus/Amazonia agora em abril e estou montando o roteiro e reservando (um pouco em cima da hr eu sei)
Podes me passar informações, o que vale a pena fazer.
Como entro em contato para reservas? 
Onde você ficou?

Infelizmente não consigo participar da sua viagem.
Não encontrei muita informação sobre São Thomé, é cidade? Povoado? 
Posso escolher ir para lá em vez de Mamiraua

Obrigada antecipadamente pela ajuda

Link para o post
  • Membros
44 minutos atrás, Damine Zanitti disse:

@Jaumz
Podes relatar um como foi sua viagem?

Estou tentando montar meu roteiro. Passeios e onde ficar pagando o menor preço possível. Porém aproveitando bem a região.
Não consigo encontrar muitas informação de quem foi "independente" e no esquema de mochileiro.

Somente quem fecha pacote com agência ou já fecha tudo com a pousada na reserva.

Damine,

Tudo bem? Fiz essa viagem em 2011, acho. Foi em outubro. Era uma trip de Manaus a São Luiz. Foi incrível. O povo do Norte é extremamente gentil. Aí na região de Manaus, aluguei um carro e fui a Novo Airão. Lá é possível ver mtos botos e fazer passeios a P N Jaú (não fiz), Airão velho (tb não fiz, acho que pelo preço) e P N Anavilhanas (esse eu fiz, mas achei só mais ou menos pois não é possível ter uma visão de mihares de ilhas - um sobrevoo seria mais interessante). A ponte que liga Manaus a Iranduba havia acabado de ser inaugurada e balsas eram dispensadas. Fiquei alguns dias na capital também. A região de Ponta Negra vale mto a pena. Não fiz o passeio do encontro das águas pq pegaria o barco para Santarém e nesse percurso é possível ver o encontro - mto legal. Neste ano voltarei para conhecer as belezas naturais de Presidente Figueiredo.

Lembro que abril é época das cheias. Os rios estarão com volume máximo.

inté,

jaumz

Link para o post
  • 3 meses depois...
  • Membros

Boa noite, amigos

Estou pensando em conhecer a Amazonia em outubro, tenho 15 dias mas queria gastar no maximo uns 8 viajando.

Mas estou tendo dificuldade em achar informações. Nao queria nada de City Tour com exploração de bicho preguiça nem nada disso.

Gostaria de conhecer mais a selva, ver animais, paisagens e etc. Voces acham que pra isso é melhor ficar em Manaus ou ir pra Novo Airão? Pelo que li, em Novo Airão se consegue ver mais natureza, e dependendo do preço da pra ir até Anavilhanas.

Enfim, Novo Airao tem hospedagem ok? Uma semana é muito pra ficar la?

Link para o post
  • 1 mês depois...
  • Membros

Reserva de Mamirauá. Cinco dias de sonho na Casa do Caboclo.

Faz tempo, descobri quase por coincidência na net uma foto dum macaco extraordinário, quase charmoso, de longo pelo branco e rosto dum vermelho intenso; nunca o tinha visto antes, e imediatamente cogitei que devia ir visita-lo na sua “residência”. O tal macaco é o Uacari, e a sua única “residência” é a reserva sustentável de Mamirauà; isto é, o único lugar do Mundo onde ele existe. Finalmente a oportunidade aparece, Agosto de 2018: após uma longa viagem intercontinental que me traz da Africa ao Brasil, e vários voos internos no Brasil cheguei finalmente a Tefé, continuando de barco, pouco menos que duas horas, para a Casa do Caboclo, na Boca do Mamirauà.

O pessoal da Casa do Caboclo recebe-me no aeroporto de Tefé e partimos para a pousada. Sendo a minha primeira vez no Amazonas, que sempre imaginara (erroneamente) como selva intricadíssima, fico surpreendido em encontrar um mundo aquático. A agua e a selva se abraçam em todo o lado; aprendo nestes dias maravilhosos que é a várzea, a floresta inundada por vários meses do ano. A Casa do Caboclo é o retiro ideal para explorar à Reserva; situada no seio da comunidade da Boca do Mamirauá, é um ambiente simples e muito relaxado, quase familial; os donos Waldenilson (chamado normalmente de Choca) e sua esposa Ruth, e todo o pessoal da pousada são extremamente atenciosos e carinhosos. A comida excelente (especialmente os peixes, fritos ou assados, as tapioquinhas, a banana frita, sem falar das sobremesas e dos sucos) e os guias muito preparados e atentes às preferências de cada visitante.

Passei quatro dias andando pela várzea de canoa, de barquinho em alumínio a motor, e também marchando bastante, a pé pelas trilhas nas zonas da selva não inundadas. Acompanhou-me o Agewan, guia espetacular, jovem nos anos mais com conhecimento profundo da zona, da sua selva, das suas aguas e seus animais. Passamos horas navegando entre as arvores, caminhando (as vezes na lama, pois as aguas ainda se estão retirando), em busca dos habitantes da selva, em primeiro lugar o nosso macaco branco de rosto escarlate. A floresta e seus canais e lagoas são, de facto, maravilhosos; mas oferecem aos seus animais amplíssimas oportunidades para se esconderem….. somente a experiência e a persistência do Agewan me permitem de ver de perto (ou quase-perto 😊) o mundo dos animais da várzea. Pássaros, infinitos. Jacarés, omnipresentes nas aguas. E preguiça e macacos do cheiro, guaribas (chamado também de bugio em outras partes do Brasil: um macacão muito barulhento, você poderá escuta-los diariamente de grandes distancias) e pegadas da onça pintada na lama das trilhas, botos cor de rosa e tucuxi cinzento (os golfinhos do Rio) e muitos outros. E, pacientemente, naturalmente, finalmente, felizmente: o dono de casa, o Uacari, ao qual se deve a constituição da reserva de Mamirauá.

No fim das tardes, relaxando nos arredores da pousada, tomando um café e olhando para os jogos sempre animadíssimos das crianças da comunidade, ou visitando o centro de artesanato local, ou conversando com os pescadores, dá para recuperar das marchas na selva e preparar o dia seguinte. A Casa do Caboclo é o lugar ideal para visitar uma floresta encantadora, para relaxar, para ganhar o passo da vida normal esquecendo por poucos dias as conexões internéticas e redes sociais e a agitação das cidades hipercongestionadas. Um lugar de maravilha, que todo o pessoal da Casa do Caboclo ajuda a conhecer de forma amigável e muito experiente. Voltarei, um dia 😉  www.casadocaboclo.com

Link para o post
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros
Em 12/07/2018 em 21:39, filiperocha disse:

Boa noite, amigos

Estou pensando em conhecer a Amazonia em outubro, tenho 15 dias mas queria gastar no maximo uns 8 viajando.

Mas estou tendo dificuldade em achar informações. Nao queria nada de City Tour com exploração de bicho preguiça nem nada disso.

Gostaria de conhecer mais a selva, ver animais, paisagens e etc. Voces acham que pra isso é melhor ficar em Manaus ou ir pra Novo Airão? Pelo que li, em Novo Airão se consegue ver mais natureza, e dependendo do preço da pra ir até Anavilhanas.

Enfim, Novo Airao tem hospedagem ok? Uma semana é muito pra ficar la?

@filiperocha Você foi? E conseguiu um passeio mais selva, lado B?

Estou a procura. 

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

• Por Duda Klaus
      Ano passado fui para Manaus, passei 3 dias na selva amazônica e depois aluguei um carro e fui até Presidente Figueiredo. Foi uma das melhores viagens que fiz na vida!
      Foi no início de julho, ou seja, período de cheia.
      Fiquei hospedada no Local Hostel e gostei bastante. A localização é excelente e eu acho que aquela área do largo de São Sebastião (onde fica o Teatro Amazonas) é a melhor para se hospedar. No primeiro dia em Manaus fui conhecer o famoso Tambaqui de Banda, no restaurante de mesmo nome, que fica no Largo de São Sebastião. No dia seguinte fui com a Iguana Tour fazer o passeio na selva, que durou 3 dias e duas noites. Ficamos hospedados no Juma Lake Inn na primeira noite e, na segunda noite, montamos um acampamento no meio da mata. Os passeios durante esses 3 dias incluiam: focagem de jacarés, acordar cedo para ver o nascer do sol, passeio pela mata, visita à casa de caboclos...tudo isso acompanhados de um guia que explicava tudo. Foi perfeito! Ah, e detalhe: lá não pega internet. Ótima opção para se desligar do mundo. Fiquei em um quarto compartilhado, mas há a opção de ficar em quartos privativos com banheiro. O passeio todo com todas as refeições ficou por R$600.
      Chegando em Manaus, dei uma volta pelo centro e conheci o Mercado Adolpho Lisboa e o porto. Fui até o MUSA e achei bem legal, o interessante é que muita coisa do que eu vi ali, vi enquanto estava na mata, mas valeu a pena.
      Fiz essa viagem com uma amiga e conhecemos mais duas mulheres massa e nós 4 alugamos um carro para irmos à Presidente Figueiredo. Ficamos no Local Hostel Figueiredo. Nos programamos para ficar uma noite e dis dias completos, mas se arrependimento matasse...era para termos ficado pelo menos uns 4 dias! Fomos na Gruta da Judeia e Caverna Refúgio do Maroaga (obrigatório contratar um guia, na entrada do local, pelo valor de R$100 para até 4 pessoas)- imperdível!. Na Lagoa Azul (foi legal), cachoeira Asframa (muito cheia de gente por ser de fácil acesso, então há uma grande concentração de famílias com crianças, então passamos pouco tempo). Fomos na cachoeira de Iracema (muito legal e com áreas profundas para mergulho) e seguimos por uma trilha até a cachoeira das Araras (linda também!). Fomos também no que chegou a ser a minha cachoeira preferida...a do Santuário (surreal a energia do lugar!). Adicionaria mais um dia para a Cachoeira da Neblina (que fiquei triste por não ter dado tempo de ir. São horas de trilhas e, segundo os locais, é a mais bonita da região. Fica para a próxima!) e mais outro para conhecer outras 2. Opções não faltam!

Voltando para Manaus, fiz a visita guiada no Teatro Amazonas e achei muito interessante. Na primeira noite já tinha entrado nele, pois fui assistir à uma peça (a maioria das atrações são gratuitas. Consulte a programação antes!) .
      Fui até o porto de Manaus e consegui um Day Tour, só eu e minha amiga, por R$150 cada (R$300 total). As agências de turismo cobram R$200-R$250 por pessoa. O barqueiro recebeu R$150 e o cara que fechamos ficou com a outra metade. Ou seja, dá pra entrar no porto, pagar a taxa de entrada, de R$5, e negociar diretamente com o barqueiro lá. Obviamente, você não vai ter uma agência de turismo por trás, então é por sua conta e risco. Tivemos a vantagem de irmos para onde queríamos ir. Achei a ida à tribo indígena uma coisa meio que "feita para turista". Achei interessante o fato de muitos indígenas não falarem português e utilizarem idiomas próprios. Nadei com os botos, mas atenção: existem dois lugares que fazem esse mergulho com os botos. Um fica mais distante do porto  e é certo que os botos aparecerão. O outro lugar fica perto do porto e nem sempre aparecem. Fomos para esse segundo e demos sorte! Fomos também em uma casa de uma família que tem um bicho preguiça e sempre foi meu sonho segurar um. Achei estranho quando perguntei onde ele ficava e a mulher disse que ele ficava solto, aí quando eu perguntei mais informações ela mudou de assunto e fez como se não entendesse...fiquei pensando depois que ele deve ficar preso. Triste demais isso e fiquei com peso na consciência de ter, de certa forma, colaborado com isso. 
      No último dia em Manaus fui com a galera do Hostel para Ponta Negra. Fomos até a Marina do Davi e pegamos um barco para um flutuante muito legal. Foi uma bela de uma despedida ver o por do sol no rio, tomando umas cervejas com uma galera massa!

No final, ficou assim:
      dia 01 - chegada em Manaus
      dia 02 - Passeio na Selva 
      dia 03 - Passeio na Selva 
      dia 04 - Passeio na Selva  e retorno à Manaus 
      dia 05 - Dia em Manaus 
      dia 06 - Presidente Figueiredo 
      dia 07 - Presidente Figueiredo e volta para Manaus 
      dia 08 - Manaus 
      dia 09 - Manaus 
      dia 10 - volta pra casa

Bom, é isso! A viagem foi feita em Julho de 2019 e gastei algo em torno de R$1500, para passar 10 dias, com hospedagem, alimentação, transporte e passeios. 
      Se quiserem ver fotos e vídeos, mostrando detalhadamente cada coisa, vejam lá o destaque "Amazonas" no meu instagram: @dudaklaus
    • Por João Paulo Reis
      Olá! faço parte de uma STARTUP da cidade de Manaus. Estamos desenvolvendo um projeto que tem como objetivo auxiliar turistas na chegada à nossa cidade, trazendo a eles uma experiência melhor em relação ao turismo local. Essa pesquisa nos ajudará a entender as problemáticas encontradas nas visitações e trabalhar em cima delas . vocês que passaram pela cidade de manaus poderia responder um pequeno questionário para nos ajudar?
      https://forms.gle/CFffNZWe6FD3Vcrz7

• Por Tayná Venturini
      Boa tarde Pessoal!
      Estou indo para Boa vista, mas queria passar uns 5 dias em Manaus, alguém já conseguiu fazer Stopover com as companhias aqui do Brasil?
      Minha ideia era sair de SP, ficar uns 3 dias em manaus, ir para Boa vista, passar 10 dias, na volta passar mais uns 5 dias em manaus e ai vir para SP, 
      Tayná,
    • Por Aprazzivel
      Oi, sou de Manaus.
      E recentemente criei um site falando sobre:
      o que fazer em Manaus,
      o que fazer em Roraima.
      Além de outras dicas. Confere lá.
      E se surgir alguma dúvida pode entrar em contato no instagram que respondo mais rápido (@aprazzivel)
    • Por Aprazzivel
      Oi, sou de Manaus.
      E criei um site recentemente falando sobre o que fazer em Manaus, e seus arredores. São várias dicas para incrementar nas suas viagens!
      Dicas sobre o Amazonas.
      E se surgir alguma dúvida pode entrar em contato no instagram que respondo mais rápido (@aprazzivel)

• Criar Novo...