Ir para conteúdo

Lençois Maranhenses ( Lagoa Bonita - Vassouras, Mandacaru e Caburé - Atins e Canto de Atins) - junho de 2015 (3 dias)


Posts Recomendados

  • Membros

Esse não é bem um relato, acho que é uma dica: conheça os Lençois! ::otemo::

 

Aproveitei os últimos dias de férias e uma grande promoçao da gol e fui conhecer esse pedaço do Maranhao e confesso que fiquei bastante impressionada com o que vi. A paisagem é linda e única.

E uma coisa que me agradou demais, alem do visual paradisíaco, foi o fato da água ser doce. Td aquele cenário de praia, areia, dunas.. e aí quando vc mergulha: água doce e quentinha ::love::::love::

 

Transporte

 

Peguei um voo direto para São Luis, pelo Gol.

Num horário bem ingrato, por sinal, mas passagem promocional tem dessas coisas, ne? :|

Saí do Santos Dumont às 22:50 e cheguei lá às 02:10.

Mas acho que é comum as pessoas chegarem de madrugada, tanto que contratei o serviço de van até Barreirinhas, por R$50, que me buscou às 03:30 da manhã.

 

Esse serviço fechei com a própria pousada, mas, pelo que percebi, o serviço é usado por tds as pousadas do local. A viagem é longe, aproximadamente 3h e 30min, e o motorista deixa cada passageiro em sua pousada.

 

Na volta, por causa do horário, optei em voltar de ônibus, pois o último horário da van era por volta das 17h e eu queria aproveitar o máximo de Barreirinhas.

Peguei o último ônibus, às 18:45 e cheguei umas 23h. Solicitei que o motorista me deixasse perto do aeroporto. Ele me deixou num ponto de táxi e paguei uns R$15 na viagem, apesar do percurso ser mt curto, uns 5min.

 

O ônibus é da viação Cisne Branco, passagem R$44.

 

Hospedagem

 

Optei pela pousada São José e não me arrependi.

A pousada não ta localizada exatamente no “Centro” de Barreirinhas, mas a cidade é bem pequena, e vc acessa td com 10min de caminhada.

A diária custou R$145 em quarto para casal.

 

A pousada é simples, mas confortável. Ar condicionado bom (lá é mt quente), banheiro pequeno, mas limpo. E o café era bom, com suco de frutas da região, tapioca, ovos, frios, bolos..

Sem grandes luxos, mas bastante agradável.

 

O diferencial do local foi o atendimento. O Bruno é super atencioso, viabilizou o transporte, os passeios e o principal foi que chegamos em Barreirinhas às 7h da manhã, nosso check in era às 14h, mas ele disponibilizou o quarto mesmo antes do horário.

Na hora de ir embora a mesma coisa, ele disponibilizou um local para guardarmos nossas coisas antes de irmos ao passeio e quando retornamos, apesar de já ter passado o horário do check out, disponibilizou um banheiro para tomarmos banho.

 

http://saojosepousada.com.br/

 

Passeios

 

Todos foram feitos através da empresa São Paulo.

 

http://saopauloecoturismo.com.br/

 

Nos lençóis tem um ponto que não é tão positivo, os passeios são feitos por agencia. Não tem como vc fazer por conta própria, alguns dos motivos são que vc necessita de um veículo especial para pode andar nas dunas e também há a necessidade de um guia, visto que as dunas são móveis e não há placas ou pontos de referência.

 

O que levar

 

biquini, roupas leves, chinelo e protetor solar.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

No primeiro dia estava meio morta. Tinha saído do Rio na noite anterior, passado a madrugada em avião/van. Acabei dormindo quando cheguei em Barreirinhas, então tinha apenas meio período para fazer algo.

Almocei em um restaurante na beira do Rio Preguiça, peixe para 02 e algumas cervejas saiu por uns R$100.

 

O passeio que fiz nessa tarde foi o Circuito Lagoa Azul, que é dentro do Parque Nacional dos Lençóis, valor - R$80

 

Os passeios são feitos em Toyotas, onde a “caçamba” recebe bancos para transportar os passageiros.

 

O carro me pegou na pousada, parou em um mercado para que comprássemos água, o carro tem um isopor com gelo, onde vc pode armazenar sua bebida. E seguimos viagem até o rio preguiça, onde descemos do carro e fazemos a travessia numa balsa, depois retornarmos ao carro e continuamos na trilha de areia.

 

598dccdaece00_Maranho189.jpg.7d54c6b29c398cd0348f78da0f2e3a95.jpg

 

Após alguns minutos chegamos nos Lençóis, após uma pequena caminhada dei de cara com a primeira lagoa. Linda! Linda! Linda! Fiquei boquiaberta ::hahaha::

 

Vc ta ali, naquele sol, andando nas dunas, que nem um camelo, e de repente dá de cara com um Oasis. A água é cristalina, as areias brancas, parece cenário de filme.

As fotos não conseguem captar metade da beleza do lugar.

 

598dccdb075ac_Maranho212.jpg.b9e387c412c521c71ee9a02aa0903f6b.jpg

 

598dccdb028d2_Maranho203.jpg.afc7a044d16dd418688f81308545ba14.jpg

 

598dccdaf1e48_Maranho194.jpg.f59bd9c90e1b47d606cf552c498753d6.jpg

 

Depois de curtir as lagoas, caminhamos até uma duna bem alta, onde assisti um por-do-sol lindo.

 

598dccdb10a6d_Maranho220.jpg.966c0ecdcf8ce8ef1e163f93b18a3385.jpg

 

598dccdbee721_Maranho250.jpg.5f176b22b591766eaa5b22d9e82cd4a4.jpg

 

Na volta, onde desce do carro para fazer a travessia na balsa, nao deixe de comer a tapioca vendida ali, a melhor que comi na minha vida!!! ::love::

 

No final o caro deixa cada um na sua pousada.

A noite comi numa pizzaria na rua da pousada. Pizza grande e algumas cervejas por R$55.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Nesse dia o passeio é feito de lancha, valor R$70.

 

Um carro nos buscou na pousada e nos levou a te a empresa, onde tem um cais de onde saem as lanchas. Iniciamos a navegação pelo rio Preguiça, não sei se tds são assim, mas meu guia foi maravilhoso, conhecido como Pescador.

Durante td o passeio ele nos mostrou a flora e a fauna da região, parava nos locais, explicava, dava uma de fotógrafo, humorista.. bem legal! :D

 

598dccde0460d_Maranho108.jpg.9761f615f61450a27f8fc25bca821fca.jpg

 

598dccde0d0a7_Maranho125.jpg.214f25b42851a7d02073c7fd494151e9.jpg

 

598dccde13c09_Maranho129.jpg.1de2fe08259e9977f337587d17cb5817.jpg

 

598dccde4cec1_Maranho161.jpg.79fc4fde3beabada898a722a9ef67f6b.jpg

 

598dccde51e0e_Maranho131.jpg.c4ee99f5b600183afc9db6e67a444a00.jpg

 

A primeira parada foi em Vassouras, onde ficam os pequenos lençóis, lugar lindo. Há um local onde vc pode comprar artesanato, comida, bebida..

 

598dccde57190_Maranho134.jpg.47664a3bab79db0645073c7091eb9848.jpg

 

598dccde98886_Maranho139.jpg.444174181e71a9358e2c52c9a9b67f54.jpg

 

A segunda parada é em Mandacaru, onde tem um farol, onde vc sobe e tem uma vista deslumbrante. Aproveite para tomar um sorvete de tapioca em umas das lojinhas do local.

 

598dccde9ed19_Maranho167.jpg.67ca6c3be84bf9eea26ab1ad95949be5.jpg

 

598dccdea4f23_Maranho168.jpg.5e00d9fcddf359a2c6ab57157623f75d.jpg

 

A terceira e última parada é em Caburé, vilarejo entre o rio e o mar.

Aproveitei pra tomar um banho de água salgada.

Neste local a parada é para almoço e tem também diversos guias com quadriciclos oferecendo passeios. Após o almoço a boa é tirar um cochilo na rede.

 

598dccdeaaf57_Maranho070.jpg.b88e7d6ba41598c0bc2beead2accd557.jpg

 

A noite comi em uma casa especializada em tapioca. Tapiocas e cervejas para 2 pessoas R$70.

Link para o comentário
  • Membros

Novamente voltamos ao passeio de Toyota, valor R$120.

 

O carro nos pega pela manhã na pousada e vamos em direção ao rio Preguiça, onde fazemos a travessia na balsa. O caminho é longo e tem que se segurar, pois o carro sacode bastante.

Durante o caminho há alguns momentos “com emoção”, o carro atravessa regiões alagadas e água cobre boa parte do veículo. Parece que vamos ficar alagados, mas no final td dá certo :lol:

 

Atins é um vilarejo bem pequeno, onde as pessoas vivem de forma bem simples, alguns em casa de pau a pique.

No local fomos a praia de Atins.

 

598dcce08dfaf_Maranho031.jpg.1947106e6457bb5f172d172962e37c3a.jpg

 

598dcce094325_Maranho022.jpg.3ce5c670f562d5ef4df7e4508c07dbea.jpg

 

Depois fomos ao Canto de Atins, a primeira parada é nos restaurante famosos de dois irmãos, restaurante da Ana, que pelo que entendi foi o primeiro e, após um conlito entre irmãos, o Antonio abrio o dele bem do ladinho. Ambos vendem o famoso camarão grelhado, uma das coisas mais gostosas que comi na vida.

Visitei os 2 restaurante e acabei optando pelo do Antonio, pela receptividade dos funcionários.

Fazemos o pedido e voltamos para o carro, para a Lagoa Verde. Gente, que paraíso! Encantador!! ::love::::love::

 

598dcce099bec_Maranho043.jpg.910d704a527388d010d1d8ef13095b85.jpg

 

598dcce09fa15_Maranho044.jpg.077d3abbe25313367edd14807fbb1f23.jpg

 

598dcce0a5a00_Maranho046.jpg.3052818df8d0afec587ff93b05c4d5ad.jpg

 

598dcce0ad0fe_Maranho061.jpg.78b06d379be4a9d336d2dee9d76da1a4.jpg

 

Voltamos ao restaurante e me deliciei com tal do camarão grelhado, não sei como eles fazer isso, só sei que é bom demais. Comam! O prato para 2 custa R$80 e vem com os acompanhamentos.

Após o almoço, aquele cochilinho na rede e retornamos a Barreirinhas.

 

Foi meu último dia no paraíso. Peguei o ônibus até São Luis e aguardei meu vôo pro Rio.

 

Sobre os Lençóis Maranhenses: VISITEM!!! ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada, Reinaldo!

 

Boa viagem! Vai prum lugar fantástico.

 

 

 

Maria,

 

falam que as lagoas tendem a estar cheias de maio a agosto. fui final de maio/início de junho e peguei as lagoas num nível bom, em algumas, no centro da lagoa, a água chegava quase ao pescoço.

mas os guias falaram que as lagoas estavam mais cheias alguns dias antes de eu chegar.

mas até julho tende a chover naquela região, entao as lagoas devem ter enchido novamente e vc vai ter uma ótima experiência nesse lugar maravilhoso ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Marcela, que relato maravilhoso!!

Eu morava em São Luís e eu ja fui ao Lençois, mas eu só tinha sei la, uns 11 anos! E eu nem vou dizer quantos anos eu tenho, mas o que eu posso te dizer que na epoca que eu fui, pelo pouco que eu me lembro, não tinha quase nada, ou eu realmente por ser criança, eu nao me atentava muito para essas maravilhas!!

Até a questão de pousadas/ hostels/ hoteis quase não havia. E eu quando fui convidada pela familia do meu tio a gente ficou numa cabana no meio da praia e montamos as redes pra dormir embaixo mesmo, nem banheiro tinha! Mas foi irado! Disso eu lembro! Lembro também de uma cena que eu nunca vou esquecer, era que a noite o céu era belissimo, talvez pelo pouco desenvolvimento na época e não ser tão iluminado no local onde estavámos! Eu até tinha comentado com minha irmão mais nova na epoca que era o ceu mais bonito de noite que eu ja tinha visto! ehehehe Coisas de crianças!

Mas valeu, foi muito bom ler esse relato! Pretendo voltar, até pq moro em Fortaleza, mas minha familia ta la em Sao Luis e agora as condições tão bem melhores de deslocamento!

 

:P:D

Link para o comentário
  • Membros
Marcela, que relato maravilhoso!!

Eu morava em São Luís e eu ja fui ao Lençois, mas eu só tinha sei la, uns 11 anos! E eu nem vou dizer quantos anos eu tenho, mas o que eu posso te dizer que na epoca que eu fui, pelo pouco que eu me lembro, não tinha quase nada, ou eu realmente por ser criança, eu nao me atentava muito para essas maravilhas!!

Até a questão de pousadas/ hostels/ hoteis quase não havia. E eu quando fui convidada pela familia do meu tio a gente ficou numa cabana no meio da praia e montamos as redes pra dormir embaixo mesmo, nem banheiro tinha! Mas foi irado! Disso eu lembro! Lembro também de uma cena que eu nunca vou esquecer, era que a noite o céu era belissimo, talvez pelo pouco desenvolvimento na época e não ser tão iluminado no local onde estavámos! Eu até tinha comentado com minha irmão mais nova na epoca que era o ceu mais bonito de noite que eu ja tinha visto! ehehehe Coisas de crianças!

Mas valeu, foi muito bom ler esse relato! Pretendo voltar, até pq moro em Fortaleza, mas minha familia ta la em Sao Luis e agora as condições tão bem melhores de deslocamento!

 

:P:D

 

Priscila,

 

que linda experiência vc teve nos lençois. se hj quase nao tem "urbanização", imagino há alguns anos atrás..

 

vc tem que voltar lá logo. hj em dia as coisas evoluiram um pouco, mas continua lindo. :wink:

 

 

 

Que linda viagem! Lugar fenomenal!

Em setembro estarei com minha família conhecendo o Nordeste, lá em Maragogi. Espero ter uma experiência tão boa quanto a sua...

 

:)

 

Maurinho, estive em Alagoas, mas nao conheci Maragogi pq a maré estava alta e nao valeria a pena ir até lá, mas só ouço coisas boas de lá. certamente vai ser ótimo! :D

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...