Ir para conteúdo

Roteiro Patagônia Argentina e Chilena- 15 dias


Posts Recomendados

  • Membros

A Patagônia é um destino super popular não somente entre os brasileiros, mas entre turistas do mundo inteiro. Paisagens incríveis em um dos lugares mais isolados do mundo, proporcionam uma experiência única que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta.

 

Os meses mais procurados pelos viajantes é durante o nosso verão, ou seja, de dezembro até inicio de abril. Nessa época as temperaturas não são tão congelantes como no inverno, todas as atrações estão disponíveis e dificilmente você terá problemas na estrada por causa de nevadas. Durante o inverno muitos hostels, restaurantes e agências de turismos fecham as portas devido a baixa procura, limitando as opções dos turistas.

 

Organizar um roteiro pela Patagônia pode parecer um pouco complicado a primeira vista, muitas cidades, dois países envolvidos (Argentina e Chile), distâncias que parecem curtas mas que podem levar horas de viagem e surpresas no orçamento caso você não se planeje direito. Por isso resolvi escrever esse post para te orientar na hora de montar seu itinerário por esse lugar fantástico.

 

Em relação as passagens e transporte entre as cidades, eu apenas comprei uma bilhete aéreo de ida de São Paulo até Ushuaia (escala em Buenos Aires) e volta de Buenos Aires para São Paulo. Todos os outros trajetos eu fiz de ônibus, e ia comprando as passagens conforme chegava em cada cidade. Caso você não tenha muito tempo para ficar viajando de ônibus, você pode pesquisar a passagem aérea de múltiplos- destinos, muitas vezes o valor acaba compensando.

 

Ushuaia-Torres del Paine- El Calafate- El Chatén

 

Pegue um voo de Buenos Aires até Ushuaia e comece a descobrir a Patagônia pela cidade mais austral do mundo, quer dizer, pelo menos para os argentinos, que defendem essa fama com todas as forças. Pergunte a um chileno se isso é verdade e você escutará um sonoro NÃOO como resposta.

 

A situação é a seguinte, a pequena cidade chilena de Puerto Willians está de fato localizada mais ao sul do que Ushuaia, porém, a maioria dos argentinos alegam que Puerto Willians trata-se apenas de um porto, e com uma população tão pequena que não pode ser considerada uma cidade.

 

Discussões a parte, reserve quatro ou cinco dias inteiros para conhecer a gelada, porém encantadora Ushuaia. Afinal você não veio tão longe para passar apenas duas noites, certo?! A cidade pode ser percorrida a pé. Reserve um dia para conhece-la, passando pelas praças e parques, museus, e organizando/reservando os passeios dos próximos dias caso você ainda não tenha feito isso.

 

Há muitas, mas muitas agências de turismo que oferecem diversos passeios pela região de Ushuaia. Pesquise bastante antes de fechar negócio. Alguns dos passeios que fiz e recomendo são: Glaciar Martial, Parque Nacional Tierra del Fuego, Isla Martillo (Pinguinera) e passeio pelo Canal Beagle. Você não precisa fazer todos esses, ou se achar pouco, há muitos outros que você pode incluir no roteiro, tudo depende do seu tempo e orçamento disponível.

 

Hora de atravessar a fronteira e ir até um dos parques mais bonitos do Chile, o Parque Nacional Torres del Paine. Para ir até o parque, é interessante você ter como base a cidade de Puerto Natales. De Ushuaia há ônibus que fazem esse trajeto, porém não diariamente. Caso não coincida com o dia que você quer, uma opção é ir primeiro até Punta Arenas (Chile) e de lá para Puerto Natales. Independente de qual for sua opção, esteja ciente que gastará praticamente todo o dia no trajeto.

 

Dica Importante: Compre sua passagem para Puerto Natales/Punta Arenas assim que chegar em Ushuaia ou com uma antecedência de pelo menos três dias.

 

Você pode conhecer Torres del Paine em um passeio de um único dia, saindo bem cedo de Puerto Natales e retornando quase a noite. Nesse caso, será necessário ir com alguma agência de turismo, pois além de incluírem o transporte de ida e volta até o parque, você conhecerá o lugar basicamente de dentro de uma van, parando apenas nos “principais pontos de interesse” para uma pequena caminhada e fotos.

 

A outra opção e que é muito mais interessante na minha opinião é o trekking. Nesse sistema você pode ir por conta própria, sem contratar nenhuma agência. Os circuitos mais tradicionais é o W, que dura quatro dias; e o circuito O, também conhecido como circuito completo. Nesse segundo você conhecerá praticamente todo o parque, e precisará de sete a dez dias. Caso você não tenha todos os equipamentos necessários para trilha e acampamento, em Puerto Natales há muitas lojas que alugam esses itens como saco de dormir, isolante térmico, barraca entre outros.

Depois de conhecer esse lugar incrível no Chile, voltaremos para a Argentina, rumo a El Calafate. A viagem desde Puerto Natales até El Calafate é bem tranquila e dura mais ou menos seis horas. Reserve dois ou três dias inteiros para essa cidade.

 

A grande atração que você não pode deixar de conhecer é o Parque Nacional los Glaciares, onde fica o grande e imponente Glaciar Perito Moreno. Essa incrível geleira é considerada uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. Outros lugares legais para se conhecer em El Calafate é o Glaciarium (bar e museu de gelo) e a Laguna Nimez.

 

A última cidade do roteiro foi a que eu mais gostei na Patagônia, El Chaltén. O pequeno povoado localizado dentro de um parque nacional possui em torno de 600 habitantes e está apenas a três horas de El Calafate.

 

A pequena cidade é considerada a capital mundial do trekking devido as inúmeras opções disponíveis. E o melhor é que a grande maioria é de graça, você não precisa pagar nem um centavo para faze-las.

 

A maioria das trilhas você pode fazer em um dia, ou seja, sair bem cedo de El Chaltén e retornar no fim do dia. As mais procuradas são: as que levam até o Cerro Fitz Roy e Cerro Torre. Reserve pelo menos três dias inteiros para El Chaltén.

 

Texto publicado originalmente no meu blog (http://www.voltologo.net/dica-de-roteiro-pela-patagonia/)

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Opa, valeuu... Desculpa a demora em responder, mas antes tarde do que nunca né?! hehe

Minha viagem foi em Janeiro/ 2013 (são esses preços que vou informar), então os valores atuais provavelmente serão um pouco mais caros.

 

Passagem aérea SP-Buenos Aires/ Buenos Aires- São Paulo : R$ 800,00

Passagem aérea Buenos Aires- Ushuaia (só ida porque voltei subindo de ônibus): R$ 600,00

Média de hospedagem (quarto compartilhado em hostel) e alimentação: US$40,00/ dia

Passeios: Depende muito do que você quer fazer, mas reservaria pelo menos US$ 400,00 para fazer os principais

 

Espero ter ajudado!

Abz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu, Murilo! Nunca viajei para fora do Brasil, mas meu sonho é conhecer a Patagônia. Faz tempo que estou pesquisando sobre o local e foi de grande ajuda esse seu post. No ano que vem quem sabe eu consiga realizar esse sonho, pois esse ano vou fazer um mini-cruzeiro em dezembro e aí vai faltar grana...rsrsrs.

Um grande abraço e obrigado pelas informações. Vou salvar em meu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Ushuaia-Torres del Paine- El Calafate- El Chatén

Blza Murilo,

Parabéns pelo post, ajuda muito na elaboração do roteiro. Vou em Fevereiro, fechado por enquanto a ida por Ushuaia e volta por Puerto Montt, vou fazer esse seu roteiro aí e depois pretendo seguir até Bariloche e San Martin de los Andes.

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Muito bom , Murilo!

O seu post foi um dos melhores que li sobre a Patagônia, da maneira que você passa as informações.

Principalmente pra mim, pq farei uma viagem de 17 dias para os mesmos locais.

 

dia 01/04 começa a Trip - até 17 /04

Comprei passagens

Ida de SP -- El Calafate

retornado por Ushuaia -- São Paulo

( Cia Tam) : Preço R$1.630,00

 

Pretendo comprar passagens de El Calafate para Ushuaia : Aerolineas ( cerca de 420 reais)

Estou com uma dúvida imensa sobre fazer ou não o circuito W.

Quero muito conhecer os principais pontos de TDP porém não estou querendo passar perrengo com ela, será que consigo fazer um bate e volta de Puerto Natales (2 ou 3x) e conhecer os principais cenarios de TDP ou devo mesmo fazer o circuito pois só fazendo que irei ver os melhores picos????

 

Um resumo do meu Roteiro:

02/04 : chegada as 18h El Calafate. Organizar Trip do d­ia seguinte para Perito Moreno

03/04 : (El Calafate) Visita Perito Moreno – MiniTreeking - o que mais consigo fazer? devo ficar mais 1dia em Calafate?

04/04 : (El Calafate -- El Chalten) pega bus cedo. Chegando depois do almoço , consigo fazer alguma trilha legal?

05/04: (El Chalten ) trilha 2

06/04: (El Chalten )trilha 3

07/04: (El Chalten )trilha 4

08/04: (El Chalten ) Trilha 4 - final do dia bus para El Calafate

09/04: ( El Calafate -- Puerto Natales) Dia de viagem – Puerto Natales visitar cidade e fechar algo para TDP

10/04: TDP

11/04: TDP

12/04: TDP

13/04: TDP - Dormir em Puerto Natales

14/04: Puerto Natales - Voltar para El Calafate pegar Voo as 14h para Ushuaia

15/04: Ushuaia Pq Nac Tierra del Fuego

16/04: Ushuaia Glaciar Martial /Passeio Canal Beagle 

17/04: Ushuaia -/ Pega voo as 12h20 para SP

 

Deveria pegar mais um dia em Ushuaia e tirar um dia de TDP?

 

 

Hoteis já reservados:

America del Sur : 2 diarias – Reservado Booking – R$205,00/dia

: Hotel El Paraiso: 2 diarias Reservado Booking – R$ 214,00/dia

Hotel Backpackers - Reservado Booking _ R$240,00/dia

 

 

tirando os valores das passagens , com 6 mil reais/ pessoa. 12 mil eu e minha esposa, conseguimos viajar tranquilo fazendo os principais passeios?

 

Gostaria muito da opnião e sugestão de vcs, estou com essas dúvida que não consegui tirar lendo outros posts.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que bom que gostou Bruno!

Bom vamos lá... hehehe

 

1) Em Calafate há algumas agências que oferecem passeios para esporte de aventura, tipo tirolesa entre outras coisas, assim que se curtir isso talvez vale a pena dar uma pesquisada. Outra coisa para fazer em Calafate é visitar o bar de gelo... também há o museu, que é no mesmo lugar..você consegue fazer esse passeio em uma tarde.

 

2) Em El Chaltén vai depender do tempo. Como fui no verão, cheguei na cidade depois do almoço e consegui fazer uma trilha de umas 7 horas +- (ida e volta). Isso foi possível porque no verão fica claro até bem tarde, tipo umas 21:30.

 

3) Você até pode fazer o passeio bate volta para tdp mais de uma vez, tipo em dois dias... Mas não tem jeito, há paisagens que você só verá fazendo o circuito mesmo. Caso opte em fazer mais de um passeio bate-volta, acredito que 2 dias sejam suficientes e deixaria o outro dia que sobrará para Ushuaia. Pense em conhecer a Pinguinera ou algum outro lugar nesse dia extra por lá.

 

4) Sobre a questão da grana é complicado dar uma opinião não conhecendo o seu estilo de viagem... hehehe

Não estou muito por dentro dos preços atuais da Argentina/Patagonia. O que posso te dizer é que em 2013, 6mil+passagens/pessoa seria mais do que suficiente para MIM.

Isso porque sempre fico em hostel, quase não como em restaurantes e não faço compras.

 

Bom espero que tenha esclarecido um pouco as sua dúvidas.... hehe

 

Abz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Belas dicas Murilo.

Quero ir para Patagônia no fim deste ano ou ano que vem e desde já estou pesquisando sobre. Seu post deu uma boa ideia do que fazer bem como animou mais ainda! haha

Tenho uma duvida: Vc disse que em Puerto Natales há muitas lojas que alugam os equipamentos para serem utilizados em TDP. Quando vc foi, acha que compensava o aluguel ou melhor levar daqui do BR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que bom que ajudou Pedro!

 

Depende... hehehe

 

Você pensa em comprar o esquipamento e usar outras vezes futuramente ou não?? Acho que essa é a principal questão entre levar daqui ou alugar lá!

O aluguel sai mais barato do que comprar tudo aqui e levar, porém, o equipamento não será seu...

 

Abz

Murilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...