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Mochilão Bolívia / Peru - Custos, horários, perrengues e uma viagem incrível (Setembro 2015)


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Maicom, com 2500 reais vc passou quanto tempo? Vou ficar 14 dias fazendo Salar, La Paz, Copacabana, Cuzco e Matchu, com o dólar nas alturas tô trocando aos poucos, mas qria essa info de alguém q economize bem e tenha pegado esses valores mais atuais, q creio seja seu caso. Tô aguardando o resto do relato, tá daora!

 

Lu, fiquei 20 dias e ainda sobrou alguma coisa, voltei e gastei em La Paz rs.

Mas assim, eu ainda não aprendi a chorar por desconto kk, então não pedi desconto em nada que comprei ou fiz, a moça no Salar ofereceu e num hostel em Cusco tbm ganhei... Não economizei com comida e cerveja kk, gastei muito em Cusco sem precisar.

Tô acompanhando um pessoal que tá lá no Peru essa semana e a cotação tá a mesma de quando fui. Se for fazer o mesmo roteiro, leva 3mil pra garantir. Esses 2500 é só Bolívia/Peru, não inclui passagem saindo e voltando pra minha cidade.

Muito obrigada pela informação! :D

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Lagunas, Flamingos, lhamas, Vulcões e o segundo dia no Salar

 

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Talvez o segundo dia seja o mais espetacular pelo Salar, muitas lagunas de tirar o fôlego com sua beleza incrível, vulcões e paisagens maravilhosas.

Saímos por volta das 8:30am do hotel com destino ao Salar de Chiguana, Deserto de Siloli e Laguna Colorada. Pra começar o tour, parada no Vulcão Ollagüe, pelo que me disseram este é um vulcão ativo. No topo do lado esquerdo ele ainda estava soltando uma fumacinha hahaha. O carro para onde tem umas lavas enormes, com o vulcão lindão ao fundo.

Todas as paradas pelo Salar tem um tempo, geralmente 20 a 40 minutos dependendo do lugar.

Algumas fotos...

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Seguindo pelo Deserto de Siloli e aquelas montanhas que fazem fronteira com o Chile, paramos na Laguna Hedionda, com vários flamingos colorindo aquele lugar seco.

A água é de um azul marinho espetacular.

 

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A próxima laguna é a Honda, mais de 4mil metros de altitude e paramos para o almoço. Muito vento e mais flamingos se alimentando o tempo inteiro.

Neste lugar existe um hotel, não lembro o valor da diária mas tem pessoas que vão até lá e depois retornam pra Uyuni, deve ser o máximo passar uma noite por alí com a laguna bem próxima. Tem também um lugar pra quem quiser usar wi-fi, paga 15 bolivianos por 15 minutos de acesso. No meio daquele paraíso todo quem vai querer mundo virtual? Só se for louco.

 

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Depois do almoço era a vez de conhecer a famosa Árbol de Piedra, que também faz parte do Deserto Siloli. Nesse lugar, além de 'árvore de pedra' tem outras formações rochosas que ganharam algum formato com a ajuda do vento forte da região. Passeando pelo lugar consegui ver uma coruja, um buda, um E.T e um sapo hahahahaha.

O vento é bastante forte e nesse dia estava bem intenso mesmo, caminhando o tempo todo com a jaqueta fechada e pra fazer algumas fotos tinha que ser rápido, a areia atrapalha bastante mas o vento para rapidinho às vezes.

 

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Nossa próxima parada seria na reserva Nacional de Fauna Eduardo Avaroa, é lá que se encontra a laguna mais bonita do Salar, pelo menos na minha opinião.

Assim que chega na entrada do parque, apresenta o passaporte e preenche um formulário com seus dados pessoais. Para adentrar no parque paga-se 150 bolivianos. Não se esqueça de levar esse valor a parte, pois o mesmo não está incluso no pacote contratado pela a agência. Eles te entregam um bilhete e esse vai ser solicitado no outro dia quando tiver indo embora do lugar, então guarde bem para não ter problemas.

A laguna é enorme, vai te acompanhando pela viagem até que o carro para em um lugar alto e a visão é linda. O motorista deu 1h pra gente passear pelo lugar.

A água é vermelha e não é de barro, cheguei bem perto e toquei na água pra ver como era, fica vermelhinha na mão. Além da água vermelha, tem uma parte que é verde e outra parte branca, incrível.

Muitos flamingos dentro da laguna comendo o tempo inteiro, mais uma vez rs.

Tinha várias lhamas ao redor também, bem tranquilas que pareciam apreciar a beleza daquele lugar. Cheguei bem próximo delas e super calmas.

 

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Por volta das 17:40 chegamos no Hotel onde passaríamos a noite. O Hotel segundo nosso motorista, fica a 4 mil metros de altitude. É melhor não fazer muito esforço, dá pra sentir mesmo. Era só andar um pouco mais rápido lá dentro que me faltava ar, fiquei a maior parte sentado ao lado da mesa e quando ia pro quarto era só pra cair na cama e pausa pra respirar.

Fomos recebido com uma chá da tarde, opções de sabores pra todos os gostos e bolachas pra combinar.

Alguém aceita?

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Nesse dia não existe banho e aquele lenços umedecidos salva a nossa pele.

O banheiro é compartilhado por homens e mulheres, pelo menos nesse que ficamos. É bem limpo e com espelhos enormes.

A energia só funciona das 19hs até às 21hs.

Na janela de cada quarto possui tomadas para carregar os aparelhos. O quarto era pro grupo inteiro, 6 camas em cada quarto para as 6 pessoas.

Levei uma extensão e liguei até a cama, deixei minhas baterias carregando e às 21h já tinha desmaiado. Sem muita necessidade pq o pessoal deixou na janela e no outro dia estava lá do mesmo jeito.

O jantar foi servido por volta das 19:20h. E que comida maravilhosa! A gente ganhou até um vinho pra fazer um brinde ao nosso mochilão hahaha.

Foi sem dúvidas o melhor dia, claro que os outros dois foram magníficos também mas este segundo dia foi marcado.

 

Gastos:

Entrada na Reserva : 150B$

Energia do corpo, da mente, etc : 100%

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Maicom, com 2500 reais vc passou quanto tempo? Vou ficar 14 dias fazendo Salar, La Paz, Copacabana, Cuzco e Matchu, com o dólar nas alturas tô trocando aos poucos, mas qria essa info de alguém q economize bem e tenha pegado esses valores mais atuais, q creio seja seu caso. Tô aguardando o resto do relato, tá daora!

 

Oi Lu, farei um roteiro parecido com o seu, mas incluindo San Pedro do Atacama, de 14/11 a 05/12. Estou saindo com U$ 1000 e mais alguma coisa em moeda local, que um amigo meu trará de uma viajem que está fazendo agora por lá. Quando você pretende ir?

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Salar Dia 3 - Cansativo e algumas paisagens magníficas

 

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O terceiro e último dia no Salar começa beeeeem cedo. Lembra que no dia anterior antes das 21hs todo mundo já tinha ido dormir? Pois é, no outro dia às 5hs da madruga já tem gente caindo na estrada novamente, algumas saem bem antes disso pra ver o nascer do sol por trás das montanhas.

Coloquei o cel. Pra despertar às 4:30h, mas a preguiça era tanta que ninguém do meu quarto tinha acordado ainda, e como não vi nenhum movimento lá fora, resolvi descansar mais um pouco, às 5h pulei da cama rs. O nosso querido motorista tinha dito que a essa hora estaria servido o café e às 5:30h a gente ia sair, mas ele atrasou tbm e às 5h foi bater no quarto pra acordar todo mundo. Saímos atrasados às 5:50h em direção aos Geisers.

 

Fomos avisados no dia anterior pra colocar bastante roupa de frio, luvas, cachecol e tudo mais pq esse dia estaria muito frio e no local do Geisers ía tá congelando.

 

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Quando foi pra colocar as coisas em cima do carro já começa o sofrimento de tentar ficar lá fora com aquele frio todo, fazia -10ºC , e pra completar, alguém colocou roupas no arame e não sei o que aconteceu que enrolou os fios e não saía de jeito nenhum, tô lá aguardando quando vejo 5 pessoas grudadas no varal tentando desatar o nó das roupas kkk, foi engraçado, a gente morrendo de frio, atrasados e o negócio não soltava, foi bem uns 8 minutos alí no sofrimento.

 

Esse dia é cansativo pq quase não tem nada pra ver, não faz muitas paradas, a gente passa mais tempo viajando e tudo termina às 11hs =/

 

Do meu grupo, só a Elana e eu que voltaria pra Uyuni, o restante seguiria para o Chile. É engraçado que vc passa tão pouco tempo com as pessoas e começa a curtir aquilo tudo, os momentos, as conversas, que na hora de ter que deixa-los e seguir é um pouco ruim. Pelo menos no meu caso, que viajei sozinho, as companhias eram sempre bem vindas.

Chegamos nos Geisers por volta das 6:30h, acho que o tempo pra gente ficar ali era de 15 minutos, mas ninguém conseguiu ficar nem 10m fora do carro hahaha. Faz muiiiito frio, cara. Mas é incrível.

Esses dois primeiros das fotos são artificiais, passamos por eles mas não descemos, é só pra turista mesmo, sabe? Kkkkk, a gente queria os de verdade. Mas é bem foda, só não tente entrar dentro assim dos verdadeiros geisers pq não pode ser uma boa ideia kkkk

 

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Eu já disse que nesse lugar faz muito frio? AAAAAAARRGH! Eu não sei se é todo dia assim, só sei que pra fazer uma foto foi foda, foi descer o zíper da jaqueta e bate logo esse caralho aí que to morrendo kkk

Imaginei como deve ser legal os que tem lá no Deserto do Atacama, os Geisers Del Tatio, era um dos meus passeios que não rolou mas no meu próximo com certeza pretendo ver esses do Chile.

Fotos...

 

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Só pra lembrar, não editei nenhuma das fotos, até pq não precisa. A beleza natural é muito mais legal rs. Pena que não posso compartilhar todas fotos que fiz pelo Salar pra poder mostrar de alguma forma como esse lugar é mágico.

Seguimos em direção as águas termais, a estrada com sal parecia neve, é lindo!

 

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O local onde tem a piscina é sensacional, muito bonito mesmo. A temperatura da água é de 40º, não ventava muito por lá mas fazia um pouco de frio, quem for pro salar não deixe de entrar na água. Fiquei com preguiça de tirar toda a roupa, bota e tudo mais, depois colocar tudo de novo, e a gente só tinha 40 minutos, resolvi só curtir o lugar.

Paga 2b$ pra entrar na piscina e incluso o banheiro pra trocar de roupa. Não tem ninguém lá fiscalizando, vc vai numa casinha e compra o ingresso, isso segundo o que nosso guia falou. Do meu grupo só a Elana entrou.

Vi o pessoal chegando e alguns brasileiros, escutei uma conversando lá com o grupo dela: ‘’ah, não tem ninguém aqui vendo nada, não vi placa em lugar nenhum que tem que pagar pra entrar, vou só ali trocar de roupa e entro já’’, e foi o que ela e mais alguns fizeram. Na hora pensei: tinha que ser brasileiro mesmo kkk. Ok, não tem ninguém lá, mas cara avisaram pra vc que tinha que pagar, e porra são só 2B$ pra manter o lugar, alguém trabalha pra manter aquilo alí e esse dinheiro vai ser útil, sacanagem.

 

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Atrás da piscina tem uma laguna e ela estava toda congelada. GENTE, é muito bonito.

Aproveitei pra andar sobre a água congelada e caraaaaaa, que demais hahahaha. Como muita gente fica lá na piscina só curtindo o banho quentinho, acho que quase ninguém percebe que a água é congelada e perde a oportunidade de curtir aquilo. A laguna é um pouco afastada, acho que uns 10 metros, devia ter alguma proteção pra não chegar tão próximo, mas com o tempo acho que sumiu e como quase ninguém vai lá, não se importaram em arrumar. Tinha só duas pessoas andando lá, uma mulher baixa correndo na água congelada e ia tipo bem longe mesmo, como eu sou gigante fiquei pensando que se eu fosse muito longe da lateral ali o gelo poderia quebrar, mas não resisti kkkk, e foi exatamente o que aconteceu HAHAHA. Comecei a andar e resolvi programar a câmera pra fazer uma foto, quando cheguei mais longe, praft, meu pé começou a afundar kkk, nem vi quando pulei de volta pra terra kkkkkkkkkkk.

Algumas fotos...

 

 

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Depois de horas dentro do carro, paramos no Deserto de Dali.

A paisagem da viagem inteira é linda, mas quando vai se aproximando do Deserto de Dali vai ficando surreal. É muito foda, parece mesmo uma pintura.

Queria ter curtido mais, tirado algumas fotos mas nosso guia estava atrasado que só deu 5min e não rolou nem de caminhar um pouco por lá, queria ter curtido mais.

É um dos lugares mais incríveis que já vi na vida.

Mais algumas fotos ...

 

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Seguimos para nossa última parada: Laguna Verde e Vulcão Licancabur.

 

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A laguna verde que não estava verde devido ao horário, segundo o guia quando o sol fica mais baixo ela começa a ter uma cor mais esverdeada. Das 11 às 15h, dizem que atinge uma cor esmeralda, deve ser muito lindo mesmo.

Com o Licancabur ao fundo a paisagem só se completa. Esse foi o vulcão mais bonito do Salar inteiro. 5.916 metros de altura.

Não sei se a visão do Chile deve ser tão foda como é do lado boliviano, mas vale a pena cada segundo ali.

 

 

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A parte chata é ter que dizer adeus aos nossos companheiros da viagem que seguiriam pro Atacama. E eu quase chorando só de pensar que era pra eu tá seguindo também ::mmm:::mmm:

 

Vários grupos de várias agências se encontram alí e fazem a troca dos carros para voltar a Uyuni. Elana e eu voltamos com o pessoal da Esmeralda Tour, tivemos sorte de pegar um guia legal e mais 3 pessoas super animadas hahaha.

Era quase 11hs quando caímos na estrada novamente, seria mais umas 6:30h de viagem até Uyuni, com previsão de chegar na cidade às 17h.

Tivemos 3 paradas na volta: a primeira pro almoço em um lugar incrível, a segunda num local cheio de pedras gigantes que não consigo lembrar o nome e a terceira em San Cristóbal, uma cidadezinha interessante.

O carro parou e o guia foi preparar o almoço, alí no meio do nada, sem mesas, sem bancos, mas rodeados de montanhas, um pequeno rio do lado com algumas partes congeladas, uma visão sensacional e algumas lhamas passeando. Meu segundo melhor almoço dessa viagem pelo Salar =D

 

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Depois do almoço é só estrada, estrada, estrada e mais estrada. Bate aquela preguiça de saber que tá acabando. A gente ainda passa por lugares bem legais, alguns vulcões que o pessoal vai escalar, sobe uma parte de uma montanha de carro e lagunas...

O guia não podia ver alguém pegar o cel ou câmera pra fazer uma foto que ela parava haha, esperava descer do carro e fotografar e tals, comentando dos lugares.

Depois de muita viagem, a gente para na ‘’Selva de Pedras’’, que eu não consigo lembrar o nome mas acho que é Vale de Rocas.

São várias pedras enormes, algumas dá pra escalar e subir até o topo, algo bem arriscado que eu não quis fazer, se cair dalí pode dizer adeus a tudo kkkk

Ficamos uns 40 minutos andando e fazendo nada rs

 

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Seguimos pra San Cristóbal e a parada era só pra fazer um lanche.

A cidade é bem bonita e alí serve de sede para os mineiros e tal, não pesquisei muita coisa, tava morto da viagem. Dei uma volta e esperei no carro pra seguir.

 

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Saindo dalí já volta o asfalto e acho que 1:30h depois chegamos em Uyuni, era quase 18hs.

 

O guia deixou a gente em frente o escritório da Word White Travel, a agência que contratamos. Aquela atendente simpática ajudou Elana e eu mostrando os lugares das agências de bus desenhando num mapa e explicando tudo.

Me despedi de Elana, agradeci pela paciência e ajuda na viagem inteira hahaha, sem ela a minha comunicação com o restante do grupo não teria sido muito boa rs. Elana seguiu pra Sucre e eu fui atrás do meu bus pra La Paz.

E assim acabou os três dias mais fodas da minha vida.

O Salar de Uyuni é tudo e muito mais isso que a gente já viu nas fotos, nos relatos, nas pesquisas. Eu pretendo voltar algum dia, espero que logo.

E quem não conhece, coloca esse lugar na sua lista e comece a planejar pq vale a pena.

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De passagem por La Paz...

Peru, aí vou eu!

 

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Depois de chegar do Salar e de volta a Uyuni, fui comprar a passagem pra La Paz, o bus que achei era às 20hs pela Empresa Cruz Del Norte. Ainda tinha algumas horas e fui dar uma volta numa pequena feira que tinha em uma rua lá em Uyuni, comprei um rocambole de doce de leite e acho que nunca comi um bolo tão gostoso como aquele de Uyuni, hahaha.

 

Fazia muito frio a noite, Uyuni não deve gostar de calor, sempre frio haha. Voltei pra agência e aguardei lá dentro, fugindo do frio. Conheci um coreano por lá que não tinha nenhuma jaqueta, o cara morrendo e as gurias da agência sem entender nada que ele dizia kkk

 

O bus saiu na hora e logo desmaiei no sono, acordei e estava chegando em Oruro, milagre conseguir dormir muito em ônibus, deve ter sido o cansaço do Salar. O vidro do ônibus suava mais que tudo, não queria nem saber qual a temperatura que fazia lá fora, chega de frio rs.

Cheguei em La Paz ainda de madrugada, por volta das 4:30h, acordei com o barulho das buzinas. O meu plano inicial era ficar dois dias na cidade, mas resolvi seguir pra Cusco e deixei pra curtir La Paz quando estivesse voltando.

 

De La Paz tem ônibus direto pra Cusco, saídas às 8h e às 14hs, pelo menos numa empresa que olhei, a passagem custava 160B$. Como eu sabia que se fosse pra Puno e depois Cusco eu economizava mais, não quis comprar direto. A economia é de uns 40%. Fica a dica pra quem for fazer esse trajeto e quiser economizar tbm.

 

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Comprei a passagem pra Puno com saída às 8:30h, a tarde tem mais horários. Não lembro o nome da empresa.

Assim que ônibus sai do terminal de buses de La Paz a gente já bate logo de cara com o trânsito dos infernos. Muitas vans, sem organização e buzinas, muitas buzinas. Acho que nem em São Paulo o trânsito é tão insuportável como lá em La Paz, não aguentava mais. E demora pro ônibus sair da cidade e pegar a rodovia, quase 1h rodando e subindo morro.

 

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É interessante os costumes dos motoristas com a buzina. O cara na estrada, quando avistava alguma pessoal ou animal atravessando começava a buzinar numa distância de 1km, sério mesmo. Imagine uma distância do tamanho da largura de um campo de futebol, o motorista começava a buzinar, aquilo me dava uma agonia kkk.

Dentro da cidade mesmo já dá pra avistar parte da cordilheira dos Andes bolivianos, aquele contraste. Assim que sai da cidade boa parte da viagem é acompanhando aquela beleza.

 

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3hs de viagem e começa a aparecer uma parte do Lago Titicaca, quase chegando em Copacabana e acompanhando aquela maravilha de fundo.

 

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O ônibus para em um povoado e todos descem, é ali que faz a travessia do lago pelas balsas e barcos. Aqui compra um ingresso para o barco, 2B$. Em menos de 10 minutos chega do outro lado e aguarda o bus. Tem um pequeno mercado, algumas pessoas vendendo artesanatos e alimentos.

 

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Fique de olho no seu ônibus para não perder. Vai saber se o motorista fez a contagem ou se tá preocupado com isso kkk

O Bus chega e seguimos em direção a Copacabana. A estrada é asfaltada e o tempo inteiro por montanhas com o lago Titicaca de fundo.

Chegamos em Copas por volta de 12:30, como comprei passagem direto pra Puno, ia fazer uma troca de ônibus e ele sairia às 13h. As empresas em Copacabana são quase todas em duas ruas lá da cidade e não tem como se perder.

 

Dei uma volta, comprei uma água e aguardei. Ia seguir viagem com a Tour Peru até Puno. Essa foi a única empresa que quis implicar com minha cargueira, viajei o tempo inteiro com minha mochila na parte de cima e ninguém nunca tinha reclamado de nada. Eles entregaram um papel pra preencher pra adiantar o processo na fronteira da Bolívia com o Peru, escolheram o assento e avisaram pra colocar as mochilas na parte do bagageiro. Fui lá e perguntei pro cara que estava guardando se podia levar a minha mochila em cima e ele disse que sim, voltei pra entrar e o outro que estava recolhendo a passagens não queria me deixar subir. Depois de reclamar e reclamar, e ele dizer que não seria responsável pela mochila na parte de cima, me deixou entrar.

 

Depois que chegou na fronteira que fui entender essa preocupação deles. Quando chega lá todo mundo sai e o motorista estaciona o ônibus e fica lá em algum lugar esperando, nem sempre por perto e a porta do carro aberta. Se caso acontecer de alguém quiser dar uma de espertinho e pegar as coisas que ficaram lá, ninguém percebe rs. Eu tinha deixado tudo lá pra passar na fronteira e quando percebi isso, putz, quem mandou não ouvir os caras da agência? Kkkkkkk

 

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Assim que chega na fronteira, passa pelo lado boliviano e segue a pé até o lado peruano. É só seguir e passar pelo arco haha. A polícia boliviana é bem simpática e mais tranquila, já do lado peruano não posso dizer o mesmo, o cara tudo de cara fechada e não respondia nem um ‘boa tarde’ :o

Enfim, Peru.

Seguimos e a funcionária da empresa Tour Peru ofereceu um passeio as Islas Flotantes por 20 soles, o barco sairia às 16hs e com retorno às 19:30h. Chegamos em Puno às 16:30, mas no horário local era 15:30h, menos 1h. Como eu não sabia que horas teria bus pra Cusco e pensei que fosse ser logo, não quis fechar o passeio com a agência, que arrependimento, tsc.

Quando fui olhar horário de ônibus pra Cusco, todos eram depois das 21hs. Fiquei aguardando esse tempo todo, daria pra ter ido as islas e aproveitado mais a cidade. Fui almoçar lá ao redor do terminal e voltei, não fiz nada de útil e esperando até 21:30h.

 

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Troquei 220R$ no terminal de Puno, cotação melhor que achei foi de 1R$ = 0,80.

Paguei 30 soles na passagem pra Cusco pela empresa Titicaca Bolívia, na cruz Del Sur estava 55 soles, as outras era nessa mesma média, não mais que S/50. O bus era até confortável, a estrada pra Cusco é tranquila e segundo a empresa o ônibus chegaria às 5hs.

Se tudo desse certo eu chegaria em Cusco e seguiria pra Águas Calientes, a ansiedade de chegar logo em Machu Picchu era tanta que nem queria saber de fazer mais paradas, deixando pra curtir tudo quando estivesse voltando de lá.

Algumas horas de viagem e desmaiei de novo, estava morto mesmo que nem vi nada durante a viagem, acordei era quase 3h com os motoristas dando pancadas lá embaixo nos pneus do ônibus. Pensei que não fosse nada demais e voltei a dormir. O tempo passa e nada desse ônibus sair do lugar, QUEBROU!

Era o primeiro bus da viagem inteira que tinha quebrado e não me importei muito, apesar dos perrengues uma hora eu chegaria em Cusco kkkk.O foda é que estava perto da cidade, mais umas 2hs e a gente chegava, mas o caras ficaram essas duas horas tentando arrumar o carro, ninguém desceu e só ouvia as pancadas lá embaixo.

Era mais de 5hs quando o ônibus finalmente resolveu sair do lugar. Cheguei em Cusco 7hs. A viagem que seria de mais ou menos 8hs, fechou as 10hs de sofrimento rs.

 

Gastos:

Passagem La Paz – Puno : 50B$

Café em La Paz: 8B$ (café com leche + bolo)

Taxa de uso em La Paz: 2B$

Bano: 0.50

 

Passagem Puno – Cusco = 30 soles

Almoço: 7 soles

Gastei uns 10 soles com internet/wifi

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