Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

aletchos

Tutorial de como tirar visto para a Índia

Posts Recomendados

Pessoal, vou postar meu relato sobre como tirar visto para a Índia.

 

Coloquei o texto originalmente no meu blog http://getoutside.com.br/como-tirar-visto-para-india-2/, assim como outros posts sobre minha viagem para a Índia.

 

Esse post pode é dividido em dois: (A) Aqueles que podem obter o visto pela internet e (B) aqueles que precisam obter o visto enviando a documentação ao consulado Indiano.

 

Recentemente o procedimento para obtenção de visto para brasileiros que visitarão a Índia foi simplificado, autorizando a obtenção do visto na chegada ao país (Tourist Visa on Arrival). Porém, essa alteração beneficia somente as pessoas que ingressarão na Índia uma única vez e que não precisam de visto por mais de 30 dias!

 

IMPORTANTE: Antes de você seguir adiante, saiba que os procedimentos aqui relatados são para o visto de turista. Para informações sobre outros vistos, consulte o site do Consultado da Índia no Brasil.

 

IMPORTANTE²: Brasileiros devem ter carteira de vacinação internacional com certificado de vacina da febre amarela. Você não precisa enviar a carteira de vacinação para obter o visto, mas não vai conseguir entrar no país sem ela.

 

IMPORTANTE³: O visto pelo correio é válido a partir da data de emissão, e não da entrada no país. Se programe para pedir seu visto próximo da viagem. Já o visto pela internet vale por 30 dias contados da chegada no país.

 

IMPORTANTE4: Seu passaporte deve ser válido por no mínimo 6 meses e ter no mínimo duas folhas para vistos em branco.

 

IMPORTANTE5: Antes de enviar seu passaporte pelo correio, tire cópias das páginas principais por segurança e caso você precise de visto para algum país de trânsito.

 

Visto pela internet (ETA)

 

Agora brasileiros podem ser beneficiados pelo Visa on Arrival, ou seja, você recebe o visto no desembarque, sem a necessidade de enviar seu passaporte para o consulado e seguir o procedimento burocrático que explicarei mais adiante.

 

Contudo, existem algumas questões a serem observadas.

 

1: Esse visto só é válido para turistas.

2: O seu passaporte deve ter no mínimo mais 6 meses de validade da data em que você chegará na Índia e no mínimo duas páginas de visto em branco.

3: Você deve pedir o visto com no mínimo 4 dias de antecedência da sua data de chegada e no máximo 30 dias. No site eles dão um bom exemplo: Se você está pedindo o visto no dia 1º de setembro, então você deve marcar a data de chegada entre 5 de setembro e 4 de outubro.

4: Taxas: A taxa custa US$ 60 por pessoa e deve ser paga com cartão de crédito ou débito.

5: Validade: O visto é válido por 30 dias contados da data da sua chegada. Se você precisa de mais tempo, então terá que seguir o procedimento que relatei no restante desse post, enviando sua documentação ao consulado Indiano no Brasil.

6: Entrada: O visto é válido para entrada em 16 aeroportos indianos, sendo eles Ahmedabad, Amritsar, Bengaluru, Chennai, Cochin, Delhi, Gaya, Goa, Hyderabad, Jaipur, Kolkata, Lucknow, Mumbai, Tiruchirapalli, Trivandrum e Varanasi.

 

A foto abaixo resume o procedimento todo:

 

VOA.jpg

 

Primeiro, você deve fazer o preenchimento do formulário on-line disponível no seguinte endereço: https://indianvisaonline.gov.in/visa/info1.jsp.'>https://indianvisaonline.gov.in/visa/info1.jsp.

 

Depois de preencher todas as informações (para instruções sobre como preencher o formulário você pode verificar o restante desse post, já que os formulários são bem semelhantes), você precisará fazer o pagamento da taxa aplicável. Guarde o número Application ID, pois você precisará dele nos passos seguintes.

 

Depois de concluído o pagamento, você receberá o ETA (Eletronic Travel Authorization) no e-mail que você indicou no seu formulário.

 

Imprima o ETA e leve com você, pois você precisará apresentar este documento na sua chegada, além de ter que guardá-lo sempre com você em sua viagem.

 

Se você precisa de um visto de mais de 30 dias ou se você irá viajar para outro país e depois retornar à Índia, siga o procedimento que relato a seguir.

 

Visto pelo correio (múltiplas entradas e mais de 30 dias)

 

Se você vai precisar entrar mais de uma vez na Índia ou se você precisa ficar mais de 30 dias no país (visto de mais de 30 dias), então você deve seguir este procedimento. No meu caso, eu passei duas semanas na Índia, fui para o Nepal e voltei para pegar meu voo de volta para o Brasil saindo de Nova Délhi. Nesse caso de múltiplas entradas, como mencionei, o visto deve ser solicitado ainda no Brasil, antes do embarque.

 

O procedimento é burocrático, mas eu detalho abaixo o passo a passo:

 

Passo 1 – Preenchimento do formulário on-line

 

Primeiro passo é preencher o formulário on-line disponível no site do governo indiano para vistos (https://indianvisaonline.gov.in/visa/). Clique no link e depois vá em “Online Visa Application“.

 

Preencha o país de origem e depois selecione o consulado (Indian Mission). Se você está no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo ou Rio de Janeiro você deve selecionar BRAZIL-SAO PAULO. Os demais estados devem selecionar BRASILIA.

 

Preencha as demais informações, inclusive o tipo de visto, que no caso de turistas é TOURIST VISA.

 

Ao passar para a próxima tela você terá que preencher inúmeras informações pessoais. Chamo a atenção para os seguintes pontos:

 

Marcas de Identificação (Visible identification marks): Eu tenho duas tatuagens e somente preenchi “TATTOO”.

Outros passaportes: Depois de indicar o número e demais informações do seu passaporte brasileiro, você também deverá indicar se possui documentos de identificação de outras nacionalidades. A falta dessa informação é uma das principais razões para atraso na emissão de vistos, então preste atenção. Eu tenho passaporte europeu e tive que, além de preencher todas as informações exigidas, enviar uma cópia do passaporte para o consulado.

Caso você queira salvar e continuar o preenchimento do formulário posteriormente, anote o número Temporary Application ID que está indicado no topo da tela.

 

A próxima tela também consiste de informações pessoais, como endereço, nome do seus pais, etc. Preencha e passe para a próxima página.

 

Na próxima página você deverá indicar informações referentes a sua visita. Indique as cidades a serem visitadas, duração do visto (o visto de turista tem normalmente duração de 6 meses), se você terá múltiplas entradas (você deve marcar se vai sair e voltar da Índia e quantas vezes), propósito da visita (marque tourism se você está indo a passeio), dia de chegada e porto de entrada (utilize o nome da cidade que você vai entrar na Índia), além de informar se já visitou a Índia antes e se já teve sua entrada negada alguma vez.

 

Depois, você precisará indicar quais países você visitou nos últimos 10 anos e se já visitou algum dos países SAARC nos últimos 3 anos. Os países em questão são o Afeganistão, Butão, Paquistão, Maldivas, Bangladesh, Sri Lanka e Nepal.

 

Você precisa indicar também um nome de referência na Índia. Indique o nome e endereço do hotel que você vai ficar e isso já é suficiente. Indique, também, uma referência no Brasil e, para finalizar, faça o upload da sua foto.

 

IMPORTANTE! A foto a ser anexada aqui deve ser a mesma a ser enviada pelo correio ao consulado. O tamanho é 5cm X 5cm, com fundo branco e sem sombras. Para evitar dor de cabeça e ter seu visto negado, vá em uma loja especializada e informe que você precisa da foto nesse formato e nessas condições. Se possível, peça para a pessoa lhe enviar também o arquivo digital para o upload no formulário.

 

Depois de fazer o upload na foto, passe para o próximo passo e confirme seus dados. Se tudo estiver ok, clique em “Verified and Continue“.

 

Na página seguinte você receberá seu� Applicant ID. Guarde bem esse número, pois você irá precisar dele.

 

Imprima o formulário em folhas separadas (2 páginas) e assine abaixo do espaço para a foto e no final da segunda página.

 

Passo 2 – Pagamento da taxa

 

Acesse o seguinte link para saber o valor da taxa a ser paga:� http://www.database.indiaconsulate.org.br/indiacon/cpvfndcT_maint.asp. Preencha todas as informações para saber o valor total e escolha Postal submission/ Sedex charge. Quando fiz meu visto, o valor era de R$ 185,00 para múltiplas entradas e visto de 6 meses, que já inclui o valor do SEDEX que será utilizado pelo consulado para devolver seu passaporte pelo correio.

 

Consulte o seguinte link para saber o valor da taxa: http://cgisaopaulo.in/cgi.php?m=1&id=fee_brazilian

 

Com a informação do valor correto, vá até uma agência do Santander e deposite EM DINHEIRO o valor na conta do consulado. Quando fiz meu visto (janeiro 2015), a conta do consultado era a seguinte:

 

Consulado Geral da India

Banco Santander

Agência: 4793 – SP

Conta: 130003802

 

IMPORTANTE: O depósito deve ser feito na boca do caixa em um banco Santander. Não adianta fazer pela internet ou qualquer outro meio!

 

Guarde o comprovante pois você precisa encaminhar o comprovante original pelo correio.

 

Passo 3 – Envelope de retorno

 

Prepare um envelope para ser utilizado pelo consulado para devolver seu passaporte. Para isso, coloque o endereço do consulado como remetente e o seu como destinatário no envelope. Você pode indicar um endereço diferente do seu residencial, mas é importante que você escreva, junto ao seu nome como destinatário, o seu Application ID.

 

Passo 4 – Carta de autorização

 

Você precisa redigir uma carta autorizando o consulado a enviar seu passaporte pelo correio. O texto sugerido pelo pessoal do consulado segue transcrito abaixo:

 

To: Vice Consul, Consulate General of India, Sao Paulo

Date:

From: [sEU NOME COMO NO PASSAPORTE, NÚMERO DO PASSAPORTE]

 

Dear Sir,

 

I am including a self-addressed envelop containing the following address /details:

 

[sEU NOME COMO NO PASSAPORTE]

[ENDEREÇO COMPLETO, COM CEP]

[NÚMERO DO SEU APPLICATION ID]

 

I authorize the Consulate to return my passport by SEDEX using the enclosed self-addressed envelop.

 

Regards,

 

[sEU NOME COMO NO PASSAPORTE E ASSINATURA]

 

Eu li que seria necessária o reconhecimento de firma dessa assinatura, mas o site do consulado não traz essa exigência. Decidi não fazer o reconhecimento de firma e deu certo.

 

Passo 5 – Impressão do comprovante de pagamento

 

Digitalize o comprovante de pagamento da taxa e depois imprima na parte de trás da primeira página do seu formulário.

 

Passo 6 – Envio do formulário e documentos para o consulado

 

Agora que você já imprimou o formulário on-line, colou sua foto, assinou o formulário e fez o pagamento da taxa, chegou a hora de encaminhar sua documentação pelo correio.

 

Encaminhe toda a documentação abaixo, dentro de um envelope endereçado ao Consultado da Índia que você está utilizando (Brasília ou São Paulo). Verifique o endereço no site do consulado.

 

Quando redigir seu nome e endereço como remetente, não esqueça de incluir, novamente, o seu� Application ID.

 

Os documentos a serem enviados são:

 

1: Formulário impresso;

2: Comprovante original de pagamento da taxa;

3: Envelope de retorno;

4: Carta de autorização para envio de documentos;

5: Passaporte;

6: Cópia de outros passaportes, caso você tenha dupla nacionalidade.

 

Tempo de emissão do visto

 

O procedimento é muito rápido. Para vocês terem uma ideia, enviei minha documentação na quinta-feira, e na terça-feira da semana seguinte já estava com meu passaporte de volta em mãos.

 

De todo modo, é bom que você peça seu visto com no mínimo duas semanas de antecedência da viagem para evitar qualquer problema, como greve ou atraso nos correios.

 

Para ver todos os posts da minha viagem para a Índia, clique aqui: http://getoutside.com.br/asia-2/india/.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...