Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

CANCUN E PLAYA DEL CARMEN - ROTEIRO - DICAS - ALUGUEL DE CARRO - VALORES DAS ATRAÇÕES - QUANTO SE GASTA?


Posts Recomendados

  • Membros

1. O Vôo e a Chegada

 

Viajem realizada em setembro de 2015. U$1,00 = R$ 3,80 = MS 17,00

Realizamos o voo CM166 de Recife a Panama, com duração de 6,5 horas. Voo tranquilo, porem o avião é um 737-700 muito antigo, sem sistema de entretenimento multimídia, o que deixa a viagem bem mais longa. A segunda perna do voo, do Panama a Cancun é de apenas 2.5 horas, num moderno 737-800.

DICA 1 : A conexão de apenas 45 minutos parece ser muito curta, mas você não necessita retirar a bagagem no Panamá. Na verdade o portão que você ira desembarcar fica imediatamente em frente ao do próximo embarque, e o pessoal da copa já estará os aguardando.

DICA 2: Não há necessidade de visto nem cartão de vacinas.

DICA 3: Já em Cancun, ao sair da área de desembarque você será abordado por uma multidão querendo lhe vender translado para o hotel. Chegam ao cúmulo de lhe afirmar que seu translado foi cancelado, e ele foi chamado pelo seu hotel para lhe ajudar! Procure o representante da empresa que você acertou previamente pela internet, ou se dirija a um dos guichês que surgirão logo à frente, nos dois lados do corredor de saída do aeroporto. Contratamos nosso translado direto no hotel, ao preço de U$ 15,00 por passageiro.

DICA 4: O cambio no aeroporto é extremamente desfavorável; oferecia 13 pesos por dólar, enquanto trocamos em Playa Del Carmen por 16,20!

Ao sair do aeroporto você sentirá todo o calor de 45 graus que irá passar nos próximos dias! A sensação é que você está entrando numa sauna! Você olha ao redor e estão todos molhados de suor!

 

 

2. O Hotel e Onde Ficar? PLAYA DEL CARMEN ou CANCUN???

 

Ficamos no Grand Mayan Riviera Maya, resort situado entre os dois polos da Peninsula de Yulcatan, a 18 km de Playa Del Carmen e a 50km de Cancun. Opte por um hotel sem “all inclusive”, pois as atrações são muitas, e você com certeza irá passar todo o dia fora do hotel. Nosso hotel tinha cozinha completa, o que facilitava muito nossa vida ao chegarmos cansados ao anoitecer. Sugiro fortemente que alugue um carro, pois as atrações ficam entre 30 e 300 km das cidades. De outra forma você perderá muito tempo com deslocamentos;

PDC fica 68km ao sul de Cancun, e bem mais próximo das principais atrações da península. È uma cidade bem menor que Cancun, charmosa e com jeitinho de cidade do interior. Cancun, ao contrario, é dominada por hotéis enormes, que ocupam quase todo o litoral. Se você acha que irá para Cancun para ver a praia, esqueça! Com exceção de pequenas faixas de 200 metros, as famosas “praias publicas” (Playa Tortugas, Las Perlas, Del Fines) tudo o que você verá ao deslocar-se pela avenida Costeira são os imponentes prédios dos Hoteis!Por ser uma cidade pequena, os deslocamentos são bem mais fáceis em Playa.

 

598dcfcbb681a_mapacancun.png.5fcf63c616ab0fb587a2edb31a4c3f26.png

598dcfceb77ef_mapacancun2.png.2d357810276b42fbb9962f36d357179c.png

 

3. Aluguel do Carro – Qual a experiência de alugar um carro e se deslocar em Cancun e Playa Del Carmen?

 

Li muitos posts aqui falando da desonestidade dos policiais mexicanos. Rodei 1.250 Km com um pequeno GM de quatro lugares, e posso lhes afirmar que foi tudo absolutamente tranquilo. Ao contrario do que havia lido, o policiamento é ostensivo, com muitos postos de fiscalização e você tem uma sensação de segurança. Sempre que necessitei de alguma informação, parei em um desses postos policiais e fui muito bem atendido. Em nenhum caso fui parado ou extorquido com exigência de propina. Sua carteira de motorista do Brasil é válida no Mexico. Sempre alugo o carro previamente pela internet através da “Economy Car Rentals”. Já o fiz na Europa, America do Norte e America do Sul, e nunca tive um problema. Sempre consigo um excelente preço e, o mais importante, não há tarifas escondidas, sem surpresas na hora de efetuar o pagamento. É uma agencia européia, e terceiriza a sua locação para alguma agencia local. Neste caso foi a FireFly, pequena agencia situada à AV 10.

DICA: Sempre confira o estepe. Já me ocorreu duas vezes do estepe estar furado ou completamente careca! Anote cada arranhão do carro no recibo! Olhe se o acendedor de cigarros esta presente. Geralmente não está. Deixe registrado.

As condições das estradas são muito boas, a pista que liga PDC a Cancun (Carretera Cancun – Tulum) é um tapete, uma reta só, sem subidas ou curvas! Dá pena que o limite de velocidade seja de 110km/h.

3.1 - Como se Deslocar em Cancun? Tudo o que você precisa conhecer em Cancun está na zona Hoteleira, uma avenida em formato de um 7. Você sai da Carretera Cancun – Tulun, desenha o 7 e volta para a mesma avenida da qual saiu. À direita do 7 está o mar. À esquerda do 7 uma espécie de lagoa, uma entrada de mar. Como mencionado, você só verá a praia parando em pequenos estacionamentos (gratuitos) que dão acesso às praias publicas. São elas: Playa Tortugas, Playa Del Fines, Playa Las Perlas e Playa Caracol.

3.2 – Como se deslocar em Playa Del Carmen? Em PDC você se sente um pouco em Nova York, pois as ruas são denominadas por números. As duas excessões são as principais avenidas da cidade, a Juarez e a Constituyentes. As avenidas dispostas horizontalmente (paralelas à Praia) têm sua numeração acrescida de 5 em 5. Assim temos a av 5, av 10, etc... As avenidas dispostas verticalmente, que terminam na praia, têm suas numerações acrescidas de 2 em 2. Assim, temos a av 2, 4, 6 etc... A Juarez divide as avenidas em norte e sul. Desta forma, temos a av 2 sul, av 2 norte, etc... Facil, né? É na avenida 5, a primeira paralela à praia, exclusiva para pedestres, onde tudo acontece em PDC.

598dcfcf17ee2_mapaPDC.gif.d8e2f6216bb018b93107eda0cb367ecf.gif

 

 

4. Cambio – Onde Fazer???

O melhor local para cambio que encontrei foi na Av 5, em PDC. Há muitas casas de cambio e, de uma maneira geral, à medida que você se desloca para o sul, em direção ao Mac Donalds, o cambio melhora. Realizei cambio entre 16,12 e 16,20 por dólar. Não me pediram identidade, nem passaporte, nem foi emitido nenhum recibo. Voce se sente um pouco inseguro, pois os guichês ficam na rua, e você fica exposto. Mas é assim que funciona...

 

 

5. Propina!

Os mexicanos te cobram propina (gorjeta) para tudo! Chega a encher o saco. Voce contrata um translado: Propina para o motorista da van. Vai abastecer? Propina para o frentista! Pegou um taxi? Paga-se a corrida + a propina... A camareira arrumou teu quarto? Propina!!! Se você for dar propina para todos os que te pedem, pode ter certeza que não vai fazer mais nada na viagem!

 

 

6 – As Atrações

Antes de começar, sugiro que você compre mascara e snorkel no Brasil, e leve para sua viagem. No site da CENTAURO comprei kits de mergulho completos por apenas R$ 59,00! Pode ter certeza que você vai utilizar muuuito durante sua estada na P de Yulcatan. Em Akumal eles cobram U$ 50,00 pelo aluguel do equipamento!

 

1º dia – CHICHEN ITZÁ + VALLADOLID + CENOTE X´KEKÉN

 

CHICHEN ITZÀ:

Você pode chegar a Chichen a partir de PDC de duas maneiras.

1. Pela 307 (carretera Cancun – Tulum), entrando à direita na 180 quando chegar em Tulum. São 220km e não há pedágios, mas há mais trafego. A estrada é boa, e passa por vários vilarejos.

2. Pela autopista 305, com pedágio (cuotas). Pode ser acessada logo ao chegar em PDC, na primeira saída à direita. Há uma sinalização indicando a saída da 307. Velocidade de 110km/h. Um tapete. Sem trafego. Dois pedágios, M$ 64,00 e M$ 219,00;

DICA 1 - Acorde cedo, parta antes das 6h. Pegue a 305, com cuotas. Às 8h, na abertura do parque, você estará em Chichen. É muito importante chegar cedo em Chichen, pois o calor é fenomenal, e o parque fica lotado de turistas. Fomos os primeiros a chegar no parque, o ar estava apenas” morninho”, tiramos excelentes fotos da pirâmide, sem multidões para atrapalhar. Os vendedores ainda não armaram as suas incontáveis barracas. Voce nem acredita como permitem que se armem tantas barracas dentro do parque!!! Quando os ônibus lotados de turistas chegarem, você já estará partindo. Volte pela 180, sem pedágios, sem pressa. Pare nos pequenos vilarejos, conheça a cultura local.

Chichen é um grande sitio arqueológico cuja principal atração é a pirâmide de Kukulcán. O estacionamento custa M$ 30,00; a entrada M$ 156,00. Contrate um guia no guichê à entrada do parque, em frente à bilheteria. Custa M$ 650,00 para o grupo, no meu caso de 4 pessoas, mas vale muito à pena, pois os banners explicativos situados nas atrações estão muito deteriorados. Em torno das principais atrações não há sombra. Então não esqueça da água, chapéu e protetor solar.

DICA 2 – Sem duvida chichen é o melhor lugar para comprar artesanato. Dentro do parque voce pode comprar souvenirs por ¼ do valor cobrado na Av 5 de PDC. Mas tem que pechinchar muito! Eles geralmente te cobram o dobro do valor real. Te pedem 200 pesos. Vc vira as costas e eles te oferecem por 150! Ofereça metade do valor cobrado. Quase sempre da certo! A maioria dos artefatos são feitos na china, de resina. Mas eles vão te dizer que são feitos de osso, que demoram 3 dias esculpindo a peça, etc...

No retorno para Tulum há alguns vilarejos que vendem peças realmente artesanais, de cerâmica, muito belas e coloridas. Vale à pena parar.

598dcfcbd913f_ChichnItz(6).JPG.381873466cc2efcbc376e04bdbd48007.JPG

 

VALLADOLID

Não perca seu tempo. Poucas casas e igrejas em estilo colonial, mal conservadas.

 

CENOTES X`KEKÉN e SAC MUL HÁ

Saindo de Chichen pela 180, após cerca de 40km, antes de chegar a Valladolid você verá à sua direita uma pequena placa indicativa de X´Keken. A principio havia programado conhecer os cenotes Ik Kil e Hubiku. Porém estes são parada obrigatória dos ônibus de excursão, então vivem lotados! Optamos então por estes dois, mais reservados. Valeu à pena. São localizados no interior de cavernas, com estalactites, estalagmites e raízes caindo do teto. Indescritivel. M$ 90,00 para conhecer os dois. A água é fria, mas com todo o calor de 45 graus chega a ser um alivio!

598dcfcc18845_XKekneSacMulH(12).JPG.f9644f2c3214b625a787f810ab539cfe.JPG

 

 

2º DIA – MERGULHO COM GOLFINHOS e PRAIAS PUBLICAS DE CANCUN

 

MERGULHO COM GOLFINHOS:

Optei pelo mergulho com os golfinhos em Punta Maroma, praia a cerca de 10km de PDC, pela carretera Cancun - Tulum. Pelo fato de ser mais próximo, e não necessitar pegar um barco, como ocorre em Cozumel ou Isla Mujeres, achei que haveria menos variáveis para gerar algum imprevisto. Há 3 modalidades de interação. Na primeira você apenas toca. Na segunda adiciona-se algumas acrobacias, como nadar com ele, segurando em suas nadadeiras. Na ultima opção o golfinho te empurra para cima a partir da planta de seus pés, te elevando fora dágua. Optei pela inTermediaria, e meus filhos adoraram!

DICA 1: Compre antes direto do site ( http://br.dolphindiscovery.com/ ), você obterá um desconto de uns 30%. De U$ 129,00 (preço regular, cobrado no local) saiu por U$ 96,00 por pessoa. Agende para o primeiro horário (10 am), o calor e irradiação solar são mais suportáveis, os golfinhos e treinadores estarão descansados!

DICA 2: Pechinche nas fotos! Sim, você não poderá retirar suas próprias fotos dos golfinhos, tem que comprar ao fotografo profissional. Te mostram as fotos de sua família no monitor e começam te pedindo U$ 450,00 !!!! Após muito choro, explicando que somos brasileños, acabei comprando as fotos de minha esposa e 2 filhos por U$ 150,00.

598dcfcc25c84_PuntaMaroma(56).JPG.517b470150c676edd68251938033a4fd.JPG

 

PRAIAS DE CANCUN:

Como mencionei, todas elas ficam na zona hoteleira. Você percorre uma avenida duplicada, com incontáveis hotéis, e a intervalos de cerca de 6km surgem pequenas faixas com cerca de 200 metros, as praias publicas. As principais são Las Perlas, Del Fines, Caracol e Tortugas. Infelizmente as duas primeiras estavam tomadas de algas, então o mar estava escuro e fedido, nada daquilo que imaginamos do Caribe... A praia Del Fines também é conhecida como El Mirador, pois está bem abaixo do nível da rua, então podemos tirar belas fotos. A praia Tortugas parece uma piscina, de tão calma... De lá partem os Catamarãs para Isla Mujeres.

598dcfcc42de1_PlayaTortugas(14).JPG.2260ebbc6861d237fabcd06d20b285ff.JPG

 

 

3º DIA – TULUM - PLAYA PARAISO – COBÁ – GRAND CENOTE – COCO BONGO

 

TULUM

60 km ao sul de PDC está Tulum, pequeno vilarejo que abriga as ruínas de uma cidade Maia homônima à beira mar. Antigo posto comercial, situado acima de uma falésia, guarnecido por arrecifes que se estendem por quilômetros, e por um muro em forma de U na extremidade oposta, foi uma das ultimas cidade maias a serem destruídas pelos espanhóis, já que não tinham prata nem ouro para oferecer. O estacionamento custa M$ 50,00 e fica a 750 metros da entrada do sitio arqueológico. A entrada do parque custa M$ 64,00. Contrate o guia num guichê ao lado da bilheteria. Para nossa família de 4 pessoas, custou M$ 525,00. (1R$ = 4M$. 1U$ = 16M$). Mais uma vez não deixe de contratar o guia, você não encontrará informações no interior do parque, o que tornará sua experiência muito pobre. Imperdível!

598dcfcc63f9b_Tulum(9).JPG.09809c6cd414906c8a82d467532c9ac7.JPG

 

PLAYA PARAISO

Ao sair do muro da cidade, antes de voltar para o estacionamento, vire á esquerda e caminhe até playa paraíso. São apenas 700m de caminhada. Infelizmente a praia estava mais uma vez tomada pelas algas...

 

COBÁ

Saindo de Tulum e virando à direita na 109, após 50km você estará em Cobá, sitio arqueológico na Floresta, onde se destaca a piramide de Nohoch Mul, a maior delas e onde ainda se pode subir. O estacionamento fica na entrada do parque ( M$ 50,00 ) e a entrada custa M$ 64,00. Ao contrario de Chichen, que fica quase todo em campo aberto, Cobá fica incrustada na mata. Logo após a entrada inicia-se uma trilha entre as arvores que vai pecorrendo o parque à medida que as atrações vão surgindo. Desde a entrada do parque até a a piramide são 3km. A vista do topo da pirâmide compensa o esforço da subida. Imperdivel!

DICA! – Recuse o guia e contrate uma espécie de bicicleta com dois assentos sobre o pneu dianteiro. Um nativo vai pedalando e lhe explicando as atrações do parque. Custa M$ 120,00 por 2h de passeio, o suficiente para ver todo o parque. Outra opção é alugar uma bicicleta “normal” por M$ 45,00. Coloque as mulheres no “taxi” e vá acompanhando de bike!

Cerca de 500m após a saída do estacionamento há um pequeno vilarejo onde você pode almoçar deliciosos pratos da cozinha local. São restaurantes simples, familiares, onde você poderá comer a verdadeira comida mexicana. Almoço para 4 pessoas, após provar quase todo o cardápio: MS 550,00!!!

598dcfcca1814_Cob(3).JPG.94c7495d8e220cac0b02e2fd9f49f0da.JPG

 

GRAND CENOTE

Retornando pela 109, 5km antes de chegar a Tulum, à sua esquerda está o Grand Cenote. Não tão belo como os dois anteriores, mas destaca-se pela linda coloração azul de sua água cristalina, estalactites, estalagmites e pequenas tartarugas. Bom para se refrescar no final do dia! M$ 76,00.

598dcfcce31cf_GrandCenote(5).JPG.ea34aeb523e2451393b0d4290d34c119.JPG

 

COCO BONGO

Uma Palavra: Imperdivel. Não tem como descrever. Animação total! E olhe que não bebemos nada! Tive que jogar incontáveis copos de tequila e cerveja no lixo, pois cada garçon que passava e me via sem nada na mão insistia até que eu pegasse! Mistura de Dancing com shows ao vivo e acrobacias!

DICA! - Compre o ingresso com 20% de desconto na Av 5, em PDC, por U$ 55,00. Access Express incluído. Vale muito à pena, pois a fila é enorme e você passa direto!

 

 

4º DIA – AKUMAL – X´CACEL

 

AKUMAL

Baía localizada 40 Km ao sul de PDC pela 307. Praia de águas calmas e cristalinas, perfeita para mergulho com snorkel, onde é possível observar muitos peixes coloridos, arraias e tartarugas. Incrivel! Estacionamento publico gratuito só para quem chegar cedo. Há outro estacionamento, pago, por M$ 50,00. Aluguel de snorkel com pés de pato e flutuador: US 50,00. Mas você pode comprar aqui no Brasil na Centauro.com.br por RS 59,00!

DICA 1: Chegue cedo, às 8h. É a melhor hora para observar as tartarugas, pois a multidão ainda não entrou na água, e o sol está mais brando. A água é sempre morna!

DICA 2: Mesmo que você leve seu equipamento de mergulho, vão tentar te alugar um flutuador por US 19,00, alegando que é ilegal mergulhar sem o mesmo. Não caia nessa! Só é proibido mergulho sem flutuador para amadores nos recifes de coral!

 

X´CACEL e X´CACELITO

Vindo de PDC, 4,1km à esquerda após o hotel Baia Principe, está a entrada para X`Cacel. Trata-se de uma reserva para desova de tartarugas, onde você poderá observar muitos ninhos e, se tiver sorte, o nascimento de tartaruguinhas. A praia só é boa para mergulho se a maré estiver baixa, mas há um cenote num manguezal de águas cristalinas onde você pode banhar-se para aliviar o calor. M$ 20,00.

 

 

5º DIA – ISLA MUJERES

 

Você pode pegar um moderno Catamarã climatizado para Isla Mujeres desde Cancun, em quatro pontos: Puerto Juarez, El Embarcadero, Playa Tortugas e Playa Caracol. O primeiro está um pouco afastado de Cancun, mas custa metade do preço, MS 146,00. Os 3 ultimos situam-se na zona hoteleira, com preço de US 19,00 ou MS 320,00. Todos os valores são para “viaje redondo”, ou seja, ida e volta. Mais uma vez, o estacionamento é gratuito para os primeiros a chegar no porto. Se você estiver de carro alugado, parta de Puerto Juarez! A travessia dura 20 minutos, e você vai babar com a cor e transparência da água!

598dcfcf55259_LocaisdeSaida.jpg.536128cbe13c43ae9d64b1afbc450f53.jpg

 

No próprio catamarã você pode alugar um carrinho de golfe para percorrer toda a extensão da ilha. M$ 550,00 a diária, com todas as taxas incluídas. Ao descer do catamarã vão te oferecer por um pouco menos, mas após a inclusão de taxas, impostos e seguro, o valor ficara mais caro.

A primeira coisa que você deve fazer ao descer na ilha é dirigir-se à playa Norte. Se não alugou um carrinho, dá pra ir andando, pois fica no próprio vilarejo. A praia é linda, com as águas mais transparentes que já vi na vida!

598dcfcf4f7f4_IslaMujeres.jpg.523fa8ebe6bb28b2b121a34fce06ba83.jpg

 

DICA! - Excetuando-se a Playa Norte, temos pouco acesso à praia. Toda a costa leste da ilha é obstruída pelas casas, restaurantes e hotéis. Se você acha (como eu achava) que vai alugar o carrinho para ir conhecendo as praias, ESQUEÇA! Só vai ver o fundo das casas... Só vale à pena alugar o carrinho para ver a ponta sul da ilha, com bela vista sobre uma falésia. Sinceramente, achei que vale mais à pena ir de taxi. O carrinho anda muito devagar, numa estrada asfaltada, junto com os demais automóveis. Chega a ser cansativo e perigoso...

DICA2 – Pegue o primeiro catamarã para a ilha. Você vai pegar a Playa Norte deserta, e tirar fotos de cartão postal!!!

598dcfcf128e0_IslaMujeres(14).JPG.72521552d791bbca9bb036d289adfaf6.JPG

 

Bem pessoal, é isso. Espero que minha experiencia lhes seja útil.

Qualquer duvida, é só perguntar!

Boa Viajem!

Isla Mujeres.tif

Locais de Saida.tif

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

  • 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...